Os cães podem nos ajudar a construir uma vida melhor para nós mesmos, mantendo-nos calmos e proporcionando motivos para muitas atividades saudáveis ao ar livre. Sabe-se que os cães acalmam as pessoas e as deixam de bom humor por meio de toques, brincadeiras e carícias. No entanto, talvez você não tenha pensado muito em suas caminhadas diárias e em como essa atividade mantém seu sistema cardiovascular saudável. A pressão alta é um problema de saúde que não deve ser subestimado. Um estudo realizado nos EUA entre 2017 e 2018 mostrou que 46% das pessoas com 20 anos ou mais estão lidando com hipertensão (pressão alta).
Cães de alerta cardíaco
Se você está familiarizado com cães de serviço, como cães-guia, cães auditivos e cães de alerta para convulsões, talvez esteja familiarizado com uma subseção de cães de serviço que ajudam a detectar a pressão alta. Esses cães normalmente são treinados em escolas de cães de serviço por um período de 2 a 3 anos e começam a ser treinados desde filhotes (aos 6 meses de idade). Esse tipo de cão é comumente chamado de Cães de Alerta Cardíaco e os treinadores de cães preferem raças com olfato apurado, alta inteligência e disciplina. A maioria das escolas prefere treinar Labradores Retrievers, Poodles e Pastores Alemães devido ao seu excelente olfato, capacidade de resposta a comandos e inteligência. Os candidatos a Cães de Alerta Cardíaco participam de sessões diárias com seus treinadores e geralmente são treinados para usar algumas técnicas para alertar o usuário sobre sua pressão arterial elevada. Esses sinais incluem:
- Pisar em seu pé;
- Latidos altos fora do padrão;
- Cutucadas no nariz;
- Orelhas e cauda levantadas e forte contato visual;
Qual é o custo?
Um Cão de Alerta Cardíaco totalmente treinado, proveniente de uma escola especializada, pode ser adquirido, mas você pode ser colocado em uma lista de espera e esperar de 1 a 2 anos. Um cão treinado, por assim dizer, pode custar de US$ 10.000 a US$ 25.000. O preço pode parecer alto, mas você deve pensar nisso como um investimento de longo prazo em sua boa saúde e como uma forma de ganhar um novo e empolgante companheiro de vida. Há uma alternativa para você: treinar um cão de serviço por conta própria. Isso reduzirá significativamente seus custos, mas traz um desafio. Você precisará de uma orientação confiável, investir tempo e muito trabalho, pois a responsabilidade pelo treinamento não é algo que você queira subestimar.
Como melhorar sua saúde sem um cão de alerta cardíaco?
Se quiser melhorar sua saúde geral e diminuir os episódios de hipertensão, há uma maneira confiável que envolve seu cão. É bastante simples: faça caminhadas longas e regulares com seu companheiro peludo. Você precisa se manter ativo o máximo que puder durante o dia e isso melhorará a circulação sanguínea, além de ajudar a queimar calorias. Está comprovado que caminhar acalma o corpo e você não deve perder a oportunidade de acariciar seu companheiro de patas. Os cães adoram atenção e brincadeiras. Uma longa e agradável caminhada no parque ou pela vizinhança todos os dias deve ajudá-lo a limpar a mente, desfrutar de um pouco de ar fresco e reduzir efetivamente a pressão arterial. É uma boa ideia estabelecer um cronograma e se esforçar para segui-lo rigorosamente. As caminhadas com seu cão devem ser uma boa maneira de mantê-lo ativo e saudável, além de você mesmo. O tempo gasto ao ar livre provavelmente lhe dará a oportunidade de conversar com mais pessoas que possam se interessar pelo seu cão, o que deve ajudar a lidar com qualquer ansiedade e problemas de comunicação.
Como escolher um cão que possa ajudar com a hipertensão?
É importante considerar o tamanho de sua casa e se você tem alguma alergia. Existem raças hipoalergênicas, como o Poodle, que podem ser uma boa opção para pessoas alérgicas a pelos de cães e caspa. Se estiver morando em um apartamento pequeno, considere uma raça pequena, como o Cocker Spaniel, o Yorkshire Terrier ou o Boston Terrier. As pessoas que têm uma casa espaçosa podem gostar de ter um Portuguese Water Dog, um Vizsla ou um Belgian Malinois. Você deve pensar no grau de atividade da raça e escolher um cão que se adapte confortavelmente aos seus níveis de atividade. Se estiver morando em um prédio de apartamentos, talvez seja melhor evitar caninos mais barulhentos. Seja qual for a sua escolha, lembre-se de que está iniciando um relacionamento que durará muito tempo e será uma mudança importante em sua vida, portanto, escolha com sabedoria.