Os cães são criaturas amorosas, que desenvolvem um forte vínculo com seus donos e adoram agradá-los. Apesar do quanto seu cão o ama, não há garantia de que ele ficará calmo ao seu lado o tempo todo. Os cães são exploradores por natureza e gostam muito de investigar seu ambiente e encontrar novos cheiros e sons. O mundo externo desperta o interesse de nossos amigos de patas e pode levar a tentativas de fuga. Isso pode ser muito frustrante para a maioria dos donos, pois eles não sabem o que fazer para evitar esse comportamento.
Gostaríamos de apontar os possíveis motivos pelos quais seu cão pode querer fugir e como desencorajar esse comportamento. Além disso, queremos assegurar que, mesmo que seu amado amigo de patas tente fugir, isso não é um sinal de falta de amor por você.
Razões pelas quais seu cão quer fugir
Tédio
Seu cão tem que passar o dia inteiro sozinho em casa? Se suas horas de trabalho não permitem que você se envolva o suficiente em atividades como passear, brincar, treinar ou exercitar seu cão, ele pode ficar entediado facilmente e desenvolver a necessidade de fugir em busca de aventuras. A falta de interação, bem como de estímulo físico e mental, geralmente tem um efeito negativo em nossos amigos peludos que são criaturas sociais.
Receptivo ao acasalamento
É muito provável que as tentativas de fugir sejam causadas pelo ciclo de "aquecimento". O desejo de acasalar das fêmeas caninas que não foram esterilizadas é muito forte e a presença de um macho por perto pode fazê-las fugir. "No cio" é um termo que se refere a cadelas e especialmente ao seu ciclo reprodutivo. Os cães machos, por outro lado, que podem acasalar durante todo o ano quando completam 6 meses de idade (idade fértil), sentem o cheiro único que as cadelas no cio exalam e podem ficar incontroláveis. A receptividade ao acasalamento se aplica especialmente a cães não esterilizados/neutros.
Grande excitação
Outros animais, como gatos, cachorros, esquilos ou objetos que se movem rapidamente, como carros, podem levar seu cão a se empolgar demais e a querer alcançá-los. Se você estiver criando um cão de uma raça maior, como o pastor alemão, precisará ser extremamente cuidadoso e capaz de controlá-lo durante os passeios. Caso contrário, você pode se machucar facilmente.
Casa nova
Se você se mudou recentemente para uma nova casa, seu cãozinho pode ainda não ter se adaptado e quer voltar para a casa antiga. Alguns cães precisam de mais tempo para se adaptar às mudanças ambientais e você deve ser paciente e dar ao seu cão o tempo necessário para que ele se acostume com o novo ambiente.
Hábito
Se o seu cão não tem muito o que explorar, ou seja, você se mudou de uma casa para um apartamento, colocou uma cerca em volta da casa ou pegou um cão de rua que costumava ter liberdade, ele pode apresentar esse tipo de comportamento até se acostumar com o novo ambiente. É sempre mais difícil para as raças de cães maiores, que passaram muito tempo em áreas rurais e gostavam de passear em espaços abertos e iluminados, se adaptarem à vida na cidade.
Medo
Os cães podem ser muito sensíveis a determinados cheiros, objetos e ruídos, especialmente ruídos muito altos. Se houver fatores presentes que incomodem o cão e causem estresse e ansiedade, ele pode querer encontrar um lugar seguro para ir. Trovões e fogos de artifício são considerados fatores perturbadores para os cães, devido ao barulho alto que produzem.
Eles não gostam de restrições
Embora os cães se apeguem aos seus donos e estejam ansiosos para agradá-los, isso não significa que eles gostem das restrições que você impõe. Se eles tiverem a chance de explorar um novo território e precisarem pular uma cerca ou superar qualquer tipo de cercado, é provável que o façam.
Como evitar que seu cão fuja?
As ações que você deve tomar dependem dos gatilhos que fazem seu cão querer fugir.
Exercícios e brincadeiras
Se o cão estiver entediado, ele precisa passar tempo suficiente se exercitando e brincando. Manter o cão ocupado e oferecer a ele oportunidades de gastar sua energia o deixará mais calmo. Um cão calmo e relaxado tem menos probabilidade de querer ou ter energia para fugir. Há diferentes tipos de brinquedos no mercado (brinquedos para mastigar, brinquedos de obediência, brinquedos de perseguição, brinquedos quebra-cabeça) que estimularão seu cão não apenas fisicamente, mas também mentalmente. Você pode saber mais sobre os tipos de brinquedos em nosso artigo:"Melhores brinquedos para cães de serviço".
Castração / esterilização
Se o seu cão for receptivo ao acasalamento, talvez você queira esterilizá-lo para evitar comportamentos indesejados que podem ser potencialmente perigosos para ele. Destacaremos alguns benefícios que a esterilização/neutralização traz para seu cão.
Para cadelas:
-
você não terá de lidar com a bagunça relacionada ao ciclo da estação;
-
você evitará uma gravidez indesejada. Encontrar um bom lar com donos amorosos e responsáveis para todos os filhotes da ninhada pode ser uma tarefa difícil;
-
você interferirá na presença de cães machos indesejados em sua propriedade;
-
você evitará que sua cadela desenvolva problemas de saúde graves, como infecções ou tumores nas glândulas mamárias.
Para cães machos:
-
você evitará que eles desenvolvam problemas de próstata;
-
eles ficarão mais calmos, especialmente em relação a outros cães;
-
a tendência a vagar diminuirá;
-
você poderá treinar seu cão com mais facilidade.
Treinamento
Se o seu amigo peludo ficar facilmente excitado ou se as tentativas de fugir forem apenas um hábito, talvez seja necessário treiná-lo e exercitá-lo com mais frequência. Adquirir habilidades sociais e de obediência básicas é importante para todos os cães, não apenas para aqueles treinados para se tornarem cães de serviço. Se o seu cão apresentar uma forte reação a um determinado objeto, talvez seja necessário incorporar esse objeto ao processo de treinamento. Se a excitação do seu cão estiver sendo causada por outro animal, você pode usar um brinquedo que seja semelhante a esse animal. Quando o cão se acostumar com o objeto e adquirir habilidades de obediência, será menos provável que ele queira fugir.
Como conduzir o treinamento de recuperação
Primeiro, você precisa escolher um ambiente sem distrações - uma sala silenciosa ou o quintal, se for cercado e não houver ruídos, pessoas ou animais por perto.
Como próximo passo, você precisa ter um petisco delicioso e mostrá-lo ao seu filhote.
Dê alguns passos para trás, chame seu filhote e dê a ele a guloseima.
Na próxima etapa, você precisa mostrar o petisco ao seu cãozinho e, em seguida, aumentar a distância, fugindo lentamente dele. Quando ele o alcançar, dê-lhe uma recompensa.
Passo a passo, você pode acrescentar mais distrações e mudar o local.
Toda vez que o cãozinho cumprir a tarefa, dê-lhe um petisco para que ele continue motivado e venha até você quando o chamar.
Lembre-se de que você precisa ser paciente e consistente para ter sucesso, pois o processo leva tempo. Mantenha as sessões curtas e termine-as antes que o filhote fique entediado, para que ele tenha uma atitude positiva em relação ao treinamento.
Faça com que seu cãozinho se sinta confortável em sua nova casa
Para reduzir o tempo de adaptação necessário, você pode colocar os brinquedos favoritos do seu cãozinho na área de brincar ou de dormir na nova casa. Os cheiros familiares também contribuirão para o conforto do cão na nova casa. Você pode usar sua camiseta velha ou um cobertor, cujo cheiro seu cão conhece e associa à sua antiga casa. Além disso, você pode passear com ele pelos novos espaços para que ele possa explorar, cheirar e se acostumar com o cheiro. Outra dica que pode ajudar seu cãozinho a se familiarizar mais rapidamente com o novo ambiente é escolher uma área em casa com uma boa vista, para que ele não se sinta isolado.
Encontre uma área segura em sua casa / Treine seu cão
Se o seu cão estiver com medo, estressado ou ansioso, você deve encontrar um local em sua casa onde ele se sinta seguro até que o evento, por exemplo, fogos de artifício ou trovões, passe.
Ajude seu cão a superar o medo
É muito importante treinar o cão para que ele se acostume com determinados fatores do ambiente e supere o medo que eles causam. Lembre-se de expor seu cão a esses fatores gradualmente e criar uma atitude positiva em relação a eles usando seus petiscos favoritos.
MM - Música e massagem
Além disso, tocar música clássica para seu amigo de patas provavelmente terá um efeito surpreendentemente bom no estado emocional dele e o deixará mais calmo. A massagem em seu cãozinho e o uso de óleos essenciais podem ser usados como ferramentas adicionais com efeito relaxante.
Coloque uma cerca / Feche a porta
Talvez seja necessário colocar uma cerca ao redor da casa e, eventualmente, pavimentar as bordas com pedras, caso o cão consiga cavar. Se ele tiver um físico forte e conseguir pular a cerca, talvez seja necessário aumentar sua altura. Você também pode colocar o cãozinho em um cômodo com a porta fechada antes de abrir a porta da frente. Dessa forma, você reduzirá as chances de fuga.
Raças com maior e menor probabilidade de fugir
Algumas raças são mais propensas a apresentar esse comportamento, especialmente os representantes de raças de caça, guarda e pastoreio. Se estiver criando um pastor alemão, um pastor australiano, um husky, um border collie ou um grande pirineu, deve ter cuidado e talvez queira colocar uma etiqueta de identificação neles por precaução.
Os representantes do grupo toy são menos propensos a fugir. Se o seu cãozinho for um Pomeranian, Pug, Toy Poodle, Cavalier King Charles Spaniel ou um Maltipoo, você pode respirar, pois essas raças não tendem a fugir.
O que você deve evitar fazer?
Apesar de estar com raiva de seu cão, não demonstre nenhuma agressão verbal ou física. Isso não fará com que ele queira fugir menos. Na verdade, a experiência negativa pode levar à ansiedade e ao estresse e a tendência de fuga pode aumentar. Tente sempre incentivar o comportamento positivo, mas lembre-se de não dar petiscos quando seu cãozinho se comportar mal. O treinamento adequado é altamente recomendado, e você pode começar a treinar seu cãozinho enquanto ele ainda é filhote. No entanto, é preciso ter cuidado e não treiná-lo para tarefas muito difíceis, pois tarefas exigentes em uma idade jovem podem prejudicar a estrutura óssea ainda em desenvolvimento.