- O que saber antes de começar a treinar seu gato para reconhecer o nome dele
- 1. Escolha um nome
- 2. Não mude o nome
- 3. Você não deve usar demais o nome escolhido
- 4. Comece o treinamento em uma idade jovem
- 5. Conheçao paladarde seu gato
- 6. Conheça o temperamento, os hábitos e as limitações do seu gato
- 6.Não treine seu gato depois que ele já tiver comido
- 7. Lembre-se de usar o reforço positivo
- 8. Permita que seus familiares/parentes/amigos participem das sessõesde treinamento
- Etapas de como treinar seu gato para reconhecer o nome dele
- 1. Prepare guloseimas
- 2. Escolha um local adequado
- 3. Chame seu gato pelo nome
- 4. Recompense o bom comportamento
- 4. Seu gato desvia o olhar
- 5. Aumente a distância
- 6. Chame seu gato pelo nome somente durante as sessões de treinamento
- 6. Mantenha as sessões curtas e frequentes
- 7. mude sua posição (gradualmente)
- 9. Mude o local
- 10. Tente reduzir a quantidade de petiscos oferecidos
- 11. continue repetindo as etapas
- Seu gato não responde aos seus comandos
Que situação cotidiana ou tipo de interação com seus animais de estimação pode ser considerada comum para todos os donos de animais? Todos nós chamamos nossos queridos amigos de patas pelo nome, se quisermos alimentá-los, acariciá-los, brincar com eles ou prepará-los para um passeio (se forem cães). Reconhecer seu nome e responder a ele quando chamado (recall) é uma tarefa básica de obediência que os donos gostariam que seus animais de estimação cumprissem. A chamada é geralmente uma tarefa para a qual os cães foram treinados. Não é comum ouvirmos falar de gatos que respondem a seus nomes.
Os gatos são considerados muito mais teimosos do que os cães e muitas pessoas ainda pensam que eles são animais completamente intratáveis. Gostaríamos de assegurar a você que esse não é o caso. Os gatos realmente podem ser treinados. É claro que isso não significa que o processo será fácil e que você atingirá suas metas de treinamento tão rapidamente quanto deseja. Você precisa ser muito paciente e conhecer muito bem o seu gato. Se você é um proprietário de gato que deseja treinar seu amiguinho fofo para responder ao nome dele, este artigo é para você.
O que saber antes de começar a treinar seu gato para reconhecer o nome dele
1. Escolha um nome
Se você é um novo pai de gato e seu gatinho ainda não tem um nome, é hora de escolher um nome adequado. Para obter resultados melhores e mais rápidos, talvez seja necessário optar por um nome curto e facilmente reconhecível, que soe agradável. Evite nomes longos, como "Sir Jonathan Fluffy the Great" ou "Lady Arabella the Gorgeous" (Arabella significa "resposta às minhas orações" em latim, por isso gostamos desse nome) e outros nomes de fantasia semelhantes. Quanto mais curto for o nome, melhores serão os resultados. Você ainda pode dar ao seu gatinho um nome sofisticado, mas use a versão mais curta para fins de treinamento.
2. Não mude o nome
Quando você escolher o nome que deseja que seu gato reconheça e responda, ele deverá permanecer o mesmo. Caso contrário, seu gato poderá se confundir. Seja consistente durante o processo de treinamento.
3. Você não deve usar demais o nome escolhido
Se você quiser ter certeza de que o nome terá um significado para o seu gato e será reconhecido como um sinal para que ele venha, não o use com frequência. Se você o usar em excesso, poderá transformá-lo em uma palavra aleatória, percebida pelo seu gato como parte do ruído de fundo.
4. Comece o treinamento em uma idade jovem
Quanto mais cedo você começar a treinar seu gato, mais rápido conseguirá resultados. Se o seu gato já for adulto, não se preocupe, você ainda pode treiná-lo com truques. No entanto, pode levar mais tempo para que o treinamento seja bem-sucedido.
5. Conheçao paladarde seu gato
É importante saber do que seu gato gosta, respectivamente, o que omotivará a cumprir as tarefas dadas. Se você já treinou um cão, deve saber que os cães devem ser motivados por meio de reforço positivo primário no início (petiscos) e, gradualmente, começar a ser motivados por meio de reforço positivo secundário (elogios, carícias) que substitui arecompensa na forma de comida. Em comparação com os cães,os gatos dificilmente podem ser incentivados a realizar uma tarefa apenas por meio de elogios/carícias. É claro que você pode incorporar os brinquedos favoritos do seu gatinho, como ponteiros laser ou brinquedos, inclusive penas.Você deve conhecer o gosto do seu gato e escolher as guloseimas ou, eventualmente, os brinquedos que mais o motivarão. Talvez seja necessário experimentar sabores diferentes até descobrir qual deles terá o maior efeito sobre a motivação do seu gatinho.
6. Conheça o temperamento, os hábitos e as limitações do seu gato
Conhecer seu gato inclui não apenas conhecer seu gosto, mas sua personalidade em geral. Com base na personalidade do seu gato em geral, você saberá quais coisas o irritariam, quando seria o momento mais adequado para iniciar as sessões de treinamento, com que facilidade ele se distrai ou fica entediado. Todas as informações que você tem sobre o seu gato o ajudarão a adaptar o treinamento à personalidade dele.
6.Não treine seu gato depois que ele já tiver comido
Se o seu gatinho acabou de comer uma grande porção de sua comida favorita, é provável que ele não se sinta encorajado o suficiente para fazer algum "trabalho". Recomenda-se que você realize as sessões de treinamento antes de alimentar o gato.
7. Lembre-se de usar o reforço positivo
Não é provável que as coisas aconteçam na primeira tentativa, portanto, não se decepcione. Não demonstre nenhuma agressividade - verbal oufísica- em relação ao seu gatinho. Isso só causará estresse nele e sua disposição para participar do treinamento diminuirá imensamente. Mantenha-se positivo!
8. Permita que seus familiares/parentes/amigos participem das sessõesde treinamento
Se você não puder passar tempo suficiente com seu gatinho durante o dia, seus familiares ou colegas de quarto também podem participar do treinamento. Eles devem chamar seu gato pelo mesmo nome e seguir a mesma estrutura de treinamento. Informe-os de que não devem usar o nome do gato em excesso e que devem ser muito gentis e consistentes.
Etapas de como treinar seu gato para reconhecer o nome dele
1. Prepare guloseimas
Como você já conhece o paladar do seu gato, deve preparar uma quantidade suficiente de petiscos com o sabor favorito dele.
2. Escolha um local adequado
Você deve escolher um cômodo da sua casa sem distrações. Desligue a TV e remova todos os objetos com os quais seu gato possa estar interessado em brincar ou investigar. Certifique-se de que it seja uma área calma, sem sons ou cheiros que possam redirecionar a atenção de seu gato.
3. Chame seu gato pelo nome
Chame seu gatinho pelo nome. Além disso, você pode acrescentar "venha" ou "aqui", ou seja, "Maya, venha". Lembre-se de não mudar as palavras que está usando.
4. Recompense o bom comportamento
Se o gato olhar para você, diga uma palavra-chave como "Yes" (Sim) ou "Right" (Certo) com entusiasmo e dê a ele um petisco. Recompense logo após o gato olhar para você, para que ele possa associar a recompensa ao comportamento. Seu gatinho precisa associar a "lembrança" a algo agradável que o manterá motivado.
4. Seu gato desvia o olhar
Se o gato desviar o olhar, repita a terceira etapa para que você possa reforçar a associação com o nome do gato.
5. Aumente a distância
Se o seu gato olhar para você,você pode dar um pequeno passo para trás depois de chamá-lo pelo nome, para que ele possa se aproximar de você. Aumente a distância passo a passo.
6. Chame seu gato pelo nome somente durante as sessões de treinamento
Nos próximos dias, tente não chamar seu gato pelo nome, a não ser durante as sessões de treinamento.
6. Mantenha as sessões curtas e frequentes
Talvez seja necessário manter as sessões por não mais do que 2 a 3 minutos por sessão (os gatos podem se distrair ainda mais facilmente do que os cães) e repetir as etapas várias vezes ao longo do dia.
7. mude sua posição (gradualmente)
Se você iniciou as sessões de treinamento na posição em pé, pode mudar para a posição sentada após alguns dias. Seu gato deverá ser capaz de responder em várias situações e contextos.
9. Mude o local
Se achar que o seu gatinho já responde muito bem aos comandos dados no cômodo onde o treinamento começou, você pode mudar para outro cômodo e repetir as etapas. Você pode realizar o treinamento em todos os cômodos da sua casa/apartamento, bem como no quintal (se você morar em uma casa).
10. Tente reduzir a quantidade de petiscos oferecidos
Como mencionamos acima, os gatos são fortemente motivados pela comida e provavelmente não se interessam por outras ferramentas de reforço positivo. Entretanto, você ainda pode tentar reduzir a quantidade de petiscos que seu gatinho recebe como recompensa. Dessa forma, você garantirá que:
-seu gato não ganhará peso;
-seu gato responderá aos seus comandos mesmo quando receber petiscos ocasionalmente (você não pode dar petiscos toda vez quechamar seu gatinho).
Para cumprir essa etapa, você pode tentar fazer algumas variações narecompensa dada, ou seja, se o seu gato deseja ter acesso a um determinado lugar da sua casa, ao qual ele normalmente não tem permissão para entrar, você pode dar a ele acesso a esse lugar. Além disso, você pode começar a incorporar os brinquedos favoritos dele para reduzir os petiscos.
11. continue repetindo as etapas
Repita as etapas acima por várias semanas até que seu gatinho domine o comando.
Seu gato não responde aos seus comandos
Se o seu gato não parece ser muito receptivo, há dois motivos para isso:
1. Seu gato é teimoso e obstinado
Nesse caso, você deve ser extremamente paciente, consistente e preparar muitos petiscos. Se o seu gato já for adulto, pode levar mais tempo para obter os resultados desejados. Além disso, você pode consultar um especialista em comportamentofelino .
2. Certifique-se de que seu gato não tenha problemas de audição
Você pode tentar usar sons diferentes para verificar como seu gato reage a eles. Se você teme que seu amigo de patas possa ter problemas auditivos, consulte um veterinário.
Treinar um gato pode ser uma tarefa exigente, mas não é impossível. Os gatos podem aprender muitos truques. Você só precisa mostrar suas qualidades de dono amoroso e bom treinador.