- Por que os filhotes mordem?
- O que você não deve fazer?
- Como impedir esse comportamento
- Encontre objetos substitutos, como brinquedos
- Redirecione a atenção de seu filhote
- Treinamento
- Exercícios
- Brinquedos especiais projetados para ter um gosto ruim
- Use adestradores profissionais e inscreva-se em cursos de obediência e socialização
Brincar com seu cachorro é uma das atividades favoritas de muitos donos de animais de estimação. Brincar com brinquedos, longas caminhadas e exercícios diferentes são muito benéficos tanto para o dono quanto para o cão, pois fortalecem o vínculo entre eles. Além disso, são benéficos para a saúde do cachorro e sua boa forma. Infelizmente, as brincadeiras agradáveis às vezes podem se transformar em uma experiência dolorosa devido aos dentes afiados do seu cãozinho.
Por que os filhotes mordem?
Assim como os humanos, os filhotes também tendem a morder e mastigar muitos objetos durante a fase de dentição. Essa fase é uma parte natural da infância do filhote, quando ele está tentando aliviar a dor e o desconforto causados pela dentição. Ao morder, os filhotes estão , na verdade, explorando o mundo usando a boca. Esse estágio pode levar vários meses. Os representantes das raças Retriever provavelmente pegarão e buscarão todos os tipos de objetos, podendo tentar alcançar os braços de seus tutores também.
Esse tipo de comportamento pode danificar não apenas os móveis, mas também o seu corpo, pois os filhotes não conseguem avaliar a força da mordida. Para evitar que seu filhote o machuque acidentalmente, talvez você queira ensiná-lo a parar de morder. Como fazer isso?
Gostaríamos de indicar algumas ações que você não deve tomar quando seu filhote começar a mordê-lo.
O que você não deve fazer?
É muito importante não punir seu filhote fisicamente. Isso pode causar não apenas lesões físicas, mas também distúrbios emocionais em seu filhote. Isso pode levar ao medo ou até mesmo à agressão contra outros animais e seres humanos. Lembre-se de que seu cãozinho não está tentando dominá-lo.
Você não deve afastar a mão ou o pé enquanto o cachorro estiver mordendo você. Esse tipo de comportamento provavelmente será mal interpretado por seu filhote e os instintos naturais de perseguição dele poderão ser ativados.
Como impedir esse comportamento
Quando um cão está sendo mordido, ele geralmente grita. Você pode imitar esse comportamento e usar um som agudo para mostrar que foi ferido. Se o seu cachorro não reconhecer o aviso e continuar mordendo ou ficar ainda mais afetado, você pode simplesmente ignorá-lo, virar-se e se distanciar dele. Você também pode levá-lo para dentro da gaiola por algum tempo para que ele possa se acalmar. É muito importante elogiar e recompensar o filhote quando ele entender o que você espera que ele faça e se comportar adequadamente.
Se o filhote tende a mordê-lo durante uma sessão de brincadeiras, você precisa mostrar a ele que não tolerará esse comportamento e interromper a brincadeira. Seu cãozinho precisa discernir quando o comportamento dele é aceitável e a brincadeira continuará e quando a brincadeira será interrompida em resposta. Ele podefalar, mas nãomorder. Você precisa desencorajar o comportamento de que não gosta.
Encontre objetos substitutos, como brinquedos
Depois de mostrar claramente ao seu filhote que "morder" interrompe a brincadeira, você precisa encontrar objetos alternativos (brinquedos) que ele possa morder. O uso de itens substitutos pode ser muito útil para melhorar o comportamento de seu cão, pois isso deixará claro quais coisas ele pode ou não morder. No entanto, se os objetos alternativos não surtirem o efeitodesejado e o cão continuar mordendo, você pode seguir oconselho acima: pare de brincar e se afaste por algum tempo, até que o cachorro se acalme.
Redirecione a atenção de seu filhote
Você pode criar um ambiente interessante e amigável no qual ele possa morder e levar à boca para explorar. Uma boa ideia seria comprar brinquedos para mastigar ou brinquedos que tenham petiscos escondidos e que devam ser encontrados pelo cão.
Seria muito útil treinar seu filhote para cumprir comandos como "sair".
Outro método para impedir que seu filhote morda e que também manterá vocês dois em boa forma é a prática regular deexercícios e treinamento.
Treinamento
Você pode tentar treinar seu filhote com certos comandos, como "stay" (ficar), "sit" (sentar), "lay down" (deitar), primeiro atraindo-o com petiscos. Quando ele ficarmuito enérgico e tentar morder você ou objetos "proibidos", você pode mostrar a ele petiscos deliciosos para chamar sua atenção e iniciar o treinamento. Seu cãozinho precisa ver os petiscos, mas não conseguir alcançá-los. É provável que ele tente pegá-las, mas você deve afastar a mão e dizer uma palavra de comando escolhida como sinal para que ele pare. Quando ele parar de tentar pegar os petiscos e se acalmar, você deve incentivá-lo com outra palavra de comando e recompensá-lo. Lembre-se de manter as sessões curtas.
Durante as sessões de treinamento, você também pode ensinar ao seu filhote o comando "deixar" quando quiser que ele deixe um objeto que esteja mordendo. Para esse comando, você pode usar petiscos novamente. Primeiro, coloque um petisco em sua mão para que o filhote possa vê-lo e diga uma palavra de comando de restrição se ele estiver tentando pegá-lo. Em seguida, tente colocar um petisco na mão para que o filhote possa vê-lo. Em seguida, você pode tentar colocar um petisco na sua frente e observar a reação do seu cãozinho. Se ele tentar pegá-la (o que é muito provável), você pode cobrir a guloseima com a mão ou outro objeto e dizer uma palavra de comando de restrição.Quando o cãozinho se acalmar eparar de tentar pegar o petisco, elogie-o com uma palavra de comando de aprovação e dê a ele um petisco diferente.
Quando o filhote entender o que você espera que ele faça, você poderá continuar o treinamento, usando diferentes objetos "proibidos". Ele deve estar ciente do fato de que as palavras de comando estão relacionadas a todos os tipos de objetos, especialmente às suas mãos e pés. Não se esqueça de elogiá-lo quando ele cumprir uma tarefa e de recompensá-lo adequadamente.
Exercícios
Outrométodo alegre e agradável que você pode usar para fazer com que seu filhote pare de morder é a prática regular de exercícios. Talvez você queira descobrir brincadeiras divertidas que ajudarão seu cãozinho a gastar o excesso de energia. É claro que você precisa avaliar a duração dos exercícios para evitar que seu cachorro fique exausto ou sofra lesões ósseas.
Já mencionamos que você pode usar brinquedos para distrair a atenção do cão de suas mãos/pés ou de seus móveis. Há também diferentes tipos de itens que podem ser usados para evitar que seu cão morda. Mas como isso funciona?
Brinquedos especiais projetados para ter um gosto ruim
São brinquedos especiais ou sprays que geralmente têm um sabor amargo. É importante que você primeiro faça com que seu cachorro relacione o brinquedo com seu sabor e cheiro específicos. Você precisa ser muito carinhoso ao colocar uma pequena parte do brinquedo na boca de seu filhote. Com certeza ele não gostará do sabor e vomitará o brinquedo. Depois disso, talvez você queira fazer com que seu filhote cheire o brinquedo, para que ele possa associar o gosto e o cheiro ao item. Em seguida, você pode tentar usar o item em situações reais quando seu cão começar a morder os móveis ou os sapatos. Você precisa colocar o brinquedo nos itens de sua casa que seu cão não pode morder. Continue fazendo isso uma vez por dia e impeça o acesso do cão à tigela de água por cerca de 30 a 60 minutos. Se o seu cachorro souber que pode tirar o gosto ruim da boca todas as vezes, os brinquedos não produzirão o efeitodesejado. Quando o cachorro entender a ideia e parar de morder os móveis ou todos os itens que você deseja manter longe da boca dele, você poderá parar de usar os brinquedos. Talvez seja necessário continuar fazendo isso por algumas semanas ou um mês.
Se você achar difícil fazer com que seu filhote pare de morder sozinho, recomendamos outra opção.
Use adestradores profissionais e inscreva-se em cursos de obediência e socialização
Como pode ser muito difícil para alguns proprietários treinar adequadamente seus filhotes, você pode recorrer a profissionais que fornecerão um treinamento adequado de acordo com as necessidades eo comportamentodo filhote.