- Por que seu cão não quer comer
- Dicas sobre o que você pode fazer para que seu cão coma
- Torne a comida de seu cão mais atraente
- Cumpra um cronograma
- Não dê petiscos em excesso ao seu cão
- Não dê comidahumanaem excesso ao seu cão
- Verifique com osmembros de sua família se eles também alimentam seu cão
- Crie uma área de alimentação para seu cão
- Considere a possibilidade de trocar a tigela de comida
- Use brinquedos com comida
- Lide com a ansiedade
- Consulte um veterinário
- Não negligencie a higiene bucal do seu cão
Alguns de vocês talvez conheçam a sensação de passar muito tempo procurando a melhor marca de ração para o seu cão e depois vê-lo não demonstrar nenhum interesse pela ração... Alguns cães tendem a ser realmente exigentes, o que pode tornar a vida de seus donos um pouco desafiadora. No entanto, muitas vezes depende de nós e da abordagem que usamos para criar nossos amigos de patas o fato de eles se tornarem exigentes ou não.
Se você tem dificuldades para fazer com que seu cão coma, este artigo pode lhe dar algumas dicas valiosas sobre o que pode causar esse comportamento e como proceder.
Por que seu cão não quer comer
Pode haver diferentes razões para a diminuição do apetite de seu cão.
Seu cão pode não estar motivado pela comida
Embora a comida seja considerada o principal motivador para os cães, isso não significa automaticamente que todos os cães sejam motivados por comida. Alguns caninos gostam mais de brinquedos ou de elogios/carícias e você deve ter isso em mente ao criar e treinar seu amado animal de estimação. Por exemplo, se você quiser treinar seu amigo de patas em obediência básica ou em comandos mais avançados, mas ele não parece estar realmente motivado pelos petiscos oferecidos, considere a possibilidade de dar a ele brinquedos interessantes. Além disso, elogiar com uma voz alegre e acariciá-lo pode ter, em alguns cães, um efeito maior do que a comida.
O alimento de seu cão pode não ser o mais adequado para ele
Algumas marcas não oferecem um alimento de qualidade satisfatória e seu cão pode ser capaz de detectar isso. Você deve verificar os ingredientes antes de comprar uma determinada marca de ração e certificar-se de que eles sejam naturais e não incluam muito sal, corantes ou aditivos. Recomendamos que você consulte o veterinário do seu cão e leia as avaliações sobre as marcas que está pensando em comprar antes da compra.
Além disso, você deve ter em mente que os cães, com base em sua idade, saúde e nível de energia, têm necessidades nutricionais diferentes.
Você pode dar muitos petiscos ao seu cão
Você mantém um cronograma de alimentação ou dá ao seu cão muitos petiscos aleatoriamente ao longo do dia sem seguir uma determinada rotina? Dar petiscos com certeza leva a uma experiência positiva para seu cão, pois ele se sentirá amado e cuidado. Além disso, isso o ajudará a motivar seu amigo de patas a realizar determinadas tarefas, caso esteja em processo de treinamento. Se você dá petiscos ao seu cão para fins de treinamento ou apenas porque quer o melhor para ele, deve sempre controlar a quantidade de petiscos. Se você alimentar seu cão em excesso com petiscos, ele poderá perder o interesse em seu alimento regular, seja ele de alta qualidade ou não.
Você pode dar comida humana demais ao seu cão
Muitas vezes caímos na tentação de nossos cães quando eles nos veem comendo. Certos alimentos humanos, quando preparados adequadamente, podem ser realmente saudáveis para nossos animais de estimação. Entretanto, se não prestarmos atenção na quantidade, podemos fazer com que nossos amigos de patas percam o interesse em sua comida normal.
Seu cão pode estar ansioso
É provável que o estresse e a ansiedade tenham um impacto na saúde e no comportamento geral do seu cão. A falta de apetite e a diminuição da energia podem ser sintomas de doenças mentais. Se você considera a ansiedade uma possível razão para a diminuição do apetite de seu cão, deve observá-lo para determinar se há sintomas adicionais que sustentem essa suposição, como letargia, fadiga, falta de energia, mudanças de hábitos... etc. Se ocorreu um determinado evento que causou uma mudança abrupta no ambiente, esse pode ser o motivo da ansiedade de seu cão. Esses eventos podem ser: mudança para uma nova casa (ou a mudança de um membro da família para uma nova casa), reorganização do apartamento, mudança do local de alimentação/dormir/brincar do cão, recepção de um bebê ou de um novo animal de estimação.
Causas relacionadas à idade
O processo de envelhecimento está relacionado a muitas mudanças e a diminuição do apetite está entre elas.
Problema de saúde
Se o seu cão perdeu o apetite repentinamente, você deve consultar um veterinário, pois pode haver um problema de saúde. Problemas de saúde subjacentes geralmente são acompanhados de vários sintomas, por isso conhecer bem seu cão e seus hábitos o ajudará a reconhecer esses sintomas em tempo hábil.
Dicas sobre o que você pode fazer para que seu cão coma
Torne a comida de seu cão mais atraente
Você pode procurar alimentos de melhor qualidade ou simplesmente misturar alimentos secos e úmidos. Além disso, você pode adicionar petiscos à ração normal do seu cão. Se você decidir trocar completamente a ração do seu cão ou misturá-la, deve fazê-lo gradualmente. Recomenda-se que você adicione 10% do novo alimento todos os dias até que ele receba 100% do conteúdo do alimento. Sempre adicione pequenas quantidades primeiro, para ver como o estômago do seu cão reagirá ao novo alimento. Além disso, você poderá determinar se há ingredientes que seu cão não tolera e/ou aos quais é alérgico. Se o seu cão for enérgico, talvez você queira pedir um alimento projetado para cães ativos, que provavelmente será mais concentrado. Esse tipo de alimento deve fornecer energia em porções menores que as do alimento comum.
Cumpra um cronograma
Como os cães são criaturas de rotina, seria útil criar um cronograma de alimentação, ou seja, encher a tigela de comida do seu cão em determinados horários durante o dia e esperar que ele coma por cerca de 20 a 30 minutos. Se ele não comer dentro desse período, você pode pegar a tigela e colocá-la de volta quando chegar a hora da próxima refeição. Ele pode aprender que, se pular a refeição, terá de esperar algumas horas pela próxima.
Não dê petiscos em excesso ao seu cão
Sempre supervisione a quantidade de petiscos que está dando ao seu cão. Ela não deve exceder 10% de sua ração normal.
Não dê comidahumanaem excesso ao seu cão
Se você tende a compartilhar demais a comida com seu amigo de patas, não é de se admirar que ele tenha se tornado muito exigente. Você também deve ter em mente que certos alimentos humanos podem ser perigosos para os cães. Além disso, a comida humana pode ser apimentada. Evite dar ao seu cão alimentos com alto teor de sal e aditivos.
Verifique com osmembros de sua família se eles também alimentam seu cão
É recomendável que os membros da sua família estejam familiarizados com a rotina que você estabeleceu para o seu cão. Se eles constantemente alimentam seu cão fora do horário de alimentação, é muito provável que ele deixe de considerar atraente o alimento regular.
Crie uma área de alimentação para seu cão
Você pode definir uma determinada área em casa para ser o local de alimentação do seu cão. Fornecer ao seu cão uma área de alimentação designada, onde ele possadesfrutar confortavelmenteda refeição, pode aumentar o interesse dele pela comida .
Limpe regularmente a tigela de comida do seu cão
Se a tigela de comida do seu cão estiver suja, ele poderá se recusar a comer.
Considere a possibilidade de trocar a tigela de comida
Embora não seja muito comum, alguns cães podem não gostar de comer em tigelas de vidro ou em qualquer tigela feita de materiais com superfícies reflexivas. Você pode tentar trocar a tigela de comida por uma nova feita de um material diferente, como cerâmica.
Use brinquedos com comida
Existem no mercado brinquedos de quebra-cabeça com petiscos escondidos que podem despertar o interesse do seu cão pelo alimento.Esses brinquedos também estimulam mentalmente seu cão e proporcionam a ele uma dupla recompensa - uma por resolver o quebra-cabeça e outra por alcançar a guloseima.
Lide com a ansiedade
Se o apetite do seu cão diminuiu devido à ansiedade, você deve tomar medidas para lidar com isso adequadamente.
Remova todos os gatilhos no ambiente que possam causar estresse em seu cão.Você pode usar a dessensibilização (expor seu cão aos estímulos em um nível muito baixo, para que ele não reaja, e aumentá-los gradualmente) e o contracondicionamento (mudar a atitude do seu cão em relação aogatilho/estímulo , proporcionando-lhe uma experiência positiva, ou seja, dar a ele petiscos/brinquedos, acariciá-lo, elogiá-lo enquanto o gatilho estiver presente).
Você deve fazer com que seu cão se sinta confortável e relaxado e dar a ele tempo para se adaptar às mudanças ambientais, ou seja, se você se mudou para uma nova casa e seu cão de repente se tornou um comedor exigente, ele pode precisar de tempo para se familiarizar com as mudanças. Preparar uma área em casa para ser a zona de segurança dele, acrescentando a ela seus brinquedos e cobertores favoritos , além de usar óleos essenciais e massagear suavemente o cão, pode ter um efeito positivo no estado emocional dele.
Permita que seu cão se envolva em uma variedade de atividades - faça brincadeiras interessantes com ele, exercite-o, ensine-o a praticar obediência básica. Quanto mais estimulado física e mentalmente o cão estiver, menor será a probabilidade de ocorrerem problemas comportamentais e de saúde. É claro que os cães têm níveis de energia diferentes,com base em sua raça, idade e personalidade. Você deve ter isso em mente e não exercitar demais seu amigo de patas.
Consulte um veterinário
Se suspeitar que um problema de saúde subjacente possa estar presente, entre em contato com um veterinário para que elefaça um check-up erealize os exames necessários.
Não negligencie a higiene bucal do seu cão
Não apenas as condições de saúde, mas também os problemas odontológicos podem levar à falta de apetite. Você deve investir tempo naescovaçãocuidadosa dos dentes do seu cão usando pasta de dente desenvolvida para cães. Se essa tarefa parecer muito difícil, você pode dar a ele palitos dentais e brinquedos para mastigar. Além disso, você pode providenciar uma limpeza profissional no consultório do veterinário.