O monitoramento das condições de saúde e do estado emocional de nossos amigos peludos os aproxima um pouco mais de uma vida longa e feliz. Como tutores/proprietários responsáveis, devemos observar muitos fatores para podermos agir imediatamente se ocorrer um problema. O peso do nosso cão é um dos componentes importantes aos quais precisamos prestar atenção. Se o seu cão estiver ganhando peso ou estiver abaixo do peso, é preciso agir de acordo.
Vamos informá-lo sobre as causas da perda de peso, como saber se seu cão está abaixo do peso, como engordá-lo adequadamente e o que você deve considerar antes de agir.
Se estiver interessado no tópico oposto, ou seja, como ajudar seu cão a perder peso, você pode encontrar mais informações aqui.
Quando seu cão pode ser considerado abaixo do peso?
Na verdade, é muito fácil reconhecer se o seu cão está abaixo do peso. Você precisa observar os ossos, a coluna e as costelas dele. Se eles estiverem muito salientes e não houver gordura alguma, é provável que seu cão esteja abaixo do peso. Às vezes, a perda de peso é acompanhada de outros sintomas, como fadiga e perda de interesse em suas atividades favoritas. Se esse for o caso, você precisa marcar uma consulta veterinária o mais rápido possível, pois pode haver um problema de saúde.
Quais são as possíveis razões para a perda de peso?
Vamos começar com as causas mais comuns e não tão graves do baixo peso.
Exigente demais
Seu cão pode ser muito exigente quando se trata de comida. Ele pode simplesmente não gostar da comida que você dá a ele. Nesse caso, você pode diversificar a alimentação dele e adicionar coberturas para alimentos ou mais alimentos úmidos/frescos. Talvez seu amigo de patas não goste de comer alimentos muito granulados.
Idade
Se você tem um cão mais velho, a perda de peso pode estar relacionada à idade dele. Cáries dentárias ou cavidades podem ocorrer em cães mais velhos. Devido à dor que elas causam, seu amigo peludo pode ter dificuldade para comer alimentos duros. Nesse caso, como no exemplo acima, você pode incluir mais alimentos úmidos e/ou frescos no cardápio diário dele. Você também pode procurar alimentos especialmente desenvolvidos para cães idosos. Há algumas coisas que você pode fazer se quiser cuidar da higiene dental do seu cão:
- você pode escovar os dentes dele;
- consulte o veterinário sobre uma limpeza profissional, se achar que não pode fazer isso sozinho;
- você pode dar ao seu cão palitos dentais ou adicionar à sua refeição regular alimentos que cuidem da higiene dental.
Se quiser tentar limpar os dentes do seu amigo de patas por conta própria, você precisará treiná-lo para se sentir confortável com o toque na boca dele.
Estresse e ansiedade
Assim como os humanos, os cães também podem sofrer de estresse e ansiedade. As razões para isso podem ser diferentes, ou seja: ansiedade de separação, medo de um determinado/novo lugar/objeto/pessoa, um ferimento não cicatrizado, um problema de saúde, mudança para uma nova casa ou qualquer grande mudança no ambiente... etc. Os cães de abrigos de resgate provavelmente precisarão de algum tempo para se adaptar ao novo lar após a adoção e poderão apresentar sinais de ansiedade. Nesse caso, você deve dar tempo ao seu amigo de patas para que ele se adapte e dar a ele amor incondicional.
Doenças
Infelizmente, a perda de peso pode ser um sintoma de uma doença de saúde. Na maioria dos casos, também há sintomas como vômito, febre, letargia etc. É por isso que um proprietário responsável deve sempre supervisionar seu animal de estimação e ser capaz de reconhecer qualquer anormalidade ou flutuação em seu desempenho comportamental.
O que você deve considerar antes de colocar seu cão em uma nova programação de alimentação para ganhar peso?
Consulte um veterinário primeiro
Sempre que notar flutuações na condição física ou emocional do seu cão, entre em contato com um veterinário. Seu cão pode estar lidando com uma doença da qual você não tem conhecimento, e colocá-lo em uma programação especial de alimentação pode piorar os sintomas da doença.
Não tome nenhuma medida drástica
Qualquer mudança que ocorra na rotina diária de seu cão, especialmente na alimentação, pode ter um impacto negativo em seu estado físico e emocional. É por isso que você deve mudar a dieta do seu cão gradualmente. Se você o alimentar em excesso, ele poderá ganhar peso drasticamente, o que causará uma grande pressão nas articulações.
Certifique-se de que você aumentará a quantidade de calorias úteis de alta qualidade.
Se você não levar em conta o fator mencionado acima, é provável que seu cachorro engorde sem desenvolver músculos.
Exercícios
O exercício é um fator importante não apenas para a perda de peso, mas também para o ganho de peso. Se o seu cão não se exercitar o suficiente durante o dia, engordá-lo pode levar à obesidade. Tanto o baixo peso quanto a obesidade são igualmente ruins para a saúde do seu cão. Você pode envolver seu amigo peludo em jogos que sejam tanto intelectuais quanto físicos. Eles o manterão ocupado durante o dia e cuidarão para que ele se mantenha em forma. Esconder brinquedos com guloseimas dentro, brincar de "perseguir a presa" (amarrar um brinquedo a uma vara com uma corda e atrair o cão) ou realizar algum treinamento de agilidade (você pode colocar obstáculos no quintal ou improvisar em casa com diferentes objetos, como caixas, que seu cão precisa pular), com certeza terá um efeito positivo na saúde do seu cão.
Reconheça quaisquer alterações no peso de seu cão
A mesma abordagem que você aplica para reconhecer o baixo peso do seu cão pode ser usada para confirmar se a nova programação está realmente funcionando ou não. Observe os quadris e as costelas do seu cão de diferentes perspectivas - de perfil, de cima... etc. Mesmo pequenas mudanças devem ser perceptíveis.
Chegamos à parte em que daremos alguns conselhos sobre o que você pode fazer para ajudar seu cão a ganhar peso.
Como engordar seu cão
Exercícios
Como mencionamos acima, tanto os humanos quanto os cães precisam de exercícios regulares como complemento de uma dieta balanceada para se manterem em forma. A manutenção de um peso e de músculos saudáveis só pode ser obtida com exercícios.
Adicione alimentos ricos em proteína e gordura
Você precisa dar ao seu amigo de patas alimentos ricos em proteínas e gorduras. Essas refeições provavelmente causarão um ganho de peso gradual e os resultados deverão ser visíveis em várias semanas. Você pode adicionar alimentos que contenham mais proteínas às proteínas da carne na alimentação do seu cão ou mudar totalmente a alimentação do seu cão. Se decidir substituir totalmente o alimento, é preciso fazê-lo passo a passo. Qualquer mudança rápida não é saudável para seu cão e pode irritar seu estômago. A melhor maneira de fazer a transição é adicionar diariamente cerca de 10% do novo alimento ao antigo.
Você pode adicionar alimentos úmidos/frescos ao cardápio do seu cão
Se a razão para o baixo peso do seu cão for a sua indisposição, você pode adicionar carne ou vegetais à comida dele. Nesse caso, você precisa garantir que eles sejam comestíveis. Especialmente se forem enlatados, você precisa dar ao seu cão o alimento úmido logo após a abertura.
Alimentos para humanos
Alguns tipos de alimentos humanos não são apenas seguros para o cão, mas também podem fornecer nutrientes benéficos a ele. Alimentos como abóbora, batata, ovos e arroz podem ajudar seu cão a ganhar peso.
As batatas contêm vitamina A, vitamina B6, vitamina C, cálcio, magnésio, ferro e outros nutrientes. Se você decidir incluir batatas na dieta do seu cão, recomendamos que faça isso gradualmente e consulte um veterinário primeiro. Lembre-se de nunca dar batatas cruas ao seu cão.
As abóboras também contêm várias vitaminas, como vitamina A, C, E, ferro, potássio e probióticos. Elas também ajudam na digestão devido ao conteúdo de fibras. No entanto, você precisa ter cuidado com a quantidade que fornece ao seu cão, pois ela também pode ter um efeito prejudicial. Como as abóboras são ricas em fibras, elas podem interferir na absorção de outros nutrientes saudáveis, como as proteínas. Portanto, pode ocorrer uma deficiência de proteínas. Além disso, as abóboras contêm muitas calorias e, se você não prestar atenção à quantidade de calorias, seu cão pode ganhar peso muito rapidamente. Como mencionado acima, isso não é saudável e o processo de ganho ou perda de peso precisa ser feito gradualmente. Outro aspecto a ser considerado se você decidir adicionar abóbora à ração do seu cão é o teor de sódio e outras adições que podem ser perigosas para ele. Recomendamos que você dê ao seu cão abóbora pura.
Os ovos são saudáveis para os cães devido ao conteúdo de proteínas, vitaminas e ácidos graxos. Preste atenção na qualidade dos ovos e na granja em que as galinhas foram criadas se você quiser experimentar essa opção.
É provável queo arroz ajude nossos amigos peludos a digerir facilmente e pode ser preparado rapidamente. O arroz integral geralmente não é recomendado para cães, pois seria mais difícil para eles digeri-lo devido à forma como foi preparado. O arroz branco, por outro lado, é mais seguro para cães, mas é preciso ter em mente que ele pode aumentar o nível de açúcar no sangue. É extremamente importante saber disso se seu cão sofre de diabetes.
Distribua as refeições ao longo do dia
Alimente seu cão com mais frequência durante o dia, para que ele possa obter a nutrição necessária durante o dia. Você não deve exercitar seu amigo de patas logo após ele ter feito uma refeição. Talvez seja necessário esperar de 30 a 60 minutos antes disso.
Comer antes de dormir
Da mesma forma que os seres humanos, quando o cão come antes de dormir, é provável que ele armazene gordura em vez de queimá-la e, logicamente, é provável que ganhe peso. Pequenas mudanças no cronograma de alimentação podem levar a grandes resultados.