Como disciplinar um filhote de cachorro

Jan 19,2022

Ter um novo filhote de cachorro é uma experiência maravilhosa que traz alegria e entusiasmo para nossas vidas, à medida que o número de membros da família aumenta. Como proprietário de um filhote, você deve querer proporcionar a ele um ambiente o mais amoroso e seguro possível, para que seu amigo de patas possa se tornar um cão adulto bem-comportado, feliz e confiante. No entanto, criar um cão pode ser um desafio enquanto seu amigo de patas ainda está na fase de filhote e talvez você precise superar alguns obstáculos no caminho.

Gostaríamos de lhe dar alguns conselhos sobre como lidar adequadamente com os problemas comportamentais mais comuns dos filhotes, quais abordagens de treinamento provavelmente serão mais eficazes e o que você deve evitar fazer ao criar e treinar um filhote.

Dicas sobre como disciplinar seu filhote:


Comece a treinar seu filhote o mais cedo possível

Queremos esclarecer que o treinamento real do filhote, envolvendo a execução de determinadas tarefas, não deve ser realizado até que ele tenha pelo menos 8 semanas de idade. Tarefas mais exigentes, ou seja, tarefas de mobilidade, não devem ser exigidas de seu cão até que ele tenha 6 meses de idade. No entanto, a obediência básica e a socialização são essenciais para que os cães se tornem adultos bem-comportados, e o treinamento relevante pode começar no momento em que o filhote entra em sua casa.

Conheça seu filhote

Cada cão é diferente, independentemente das semelhanças relacionadas à raça. Você pode ter lido todas as informações disponíveis sobre uma determinada raça, mas até que conheça seu cão como indivíduo e entenda sua linguagem corporal, você ainda pode fracassar no treinamento. É importante que todo proprietário entenda o que motiva seu filhote a realizar um comportamento desejado, ou seja, a maioria dos cães geralmente está interessada em comida e petiscos, enquanto outros cães estão mais interessados em brinquedos. Além disso, talvez seja necessário descobrir o sabor ou o tipo de brinquedo favorito do seu cachorro. Há diferentes tipos de brinquedos no mercado com base em sua finalidade (brinquedos de puxar, de mastigar etc.), seu material (borracha, madeira, tecido, plástico etc.) e tamanho. Quando souber do que seu cão gosta, você poderá usá-lo como uma excelente ferramenta de controle de comportamento.

Crie uma rotina/programa

Embora muitos de nós possamos associar a palavra "rotina" com "tédio", os cães provavelmente associam "rotina" com algo positivo. Os cães adoram que as coisas sejam previsíveis, pois a previsibilidade lhes traz uma sensação de segurança. Além disso, você poderá regular o comportamento do seu filhote com mais facilidade depois de estabelecer um cronograma. Quando seu filhote entender quando vai comer, brincar ou passear, ele se ajustará à rotina. É menos provável que seu filhote comece a pular/ mastigar ou apresentar qualquer tipo de comportamento excessivo se ele souber que em um determinado momento do dia poderá brincar ou sair para explorar o ambiente. É por isso que criar um cronograma e cumpri-lo é muito importante quando se trata de treinamento de filhotes.

Treinamento para usar o penico

O treinamento para usar o penico está logicamente ligado ao estabelecimento de um cronograma. Você deve ensinar ao seu filhote a que hora do dia vocês sairão para passear, onde ele poderá se aliviar. Recomenda-se que você passeie com o filhote a cada 2 ou 3 horas - logo depois de acordar, depois de brincar e depois que ele tiver comido e bebido.

Mostre ao seu filhote quem está no comando

Se quiser que o processo de disciplinar seu filhote seja bem-sucedido, você deve conquistar o respeito dele e provar que você é o Alfa. Sua entonação deve ser amigável e confiante para que o filhote saiba que deve ouvi-lo. Também é importante que você use sua autoridade para exigir obediência não apenas durante as sessões de treinamento, mas sempre que der a ele um comando específico. Entretanto, há algumas coisas que você precisa lembrar quando exigir que seu filhote apresente um determinado comportamento. Listaremos esses aspectos a seguir.

Reforço positivo

Como mencionamos acima, você precisa descobrir o que incentiva seu filhote - seja um petisco de determinado sabor ou um brinquedo específico - e dar a ele esse brinquedo sempre que ele cumprir a tarefa determinada.Mesmo quando precisar mostrar sua autoridade perante o filhote, ainda assim você deve garantir que ele não considere a resposta aos seus comandos uma responsabilidade irritante. Talvez você queira criar uma atitude positiva nele, de modo que ele associe a execução da tarefa a algo interessante, com o qual ele ficará feliz em se envolver. O reforço positivo pode ser dividido em reforço primário e secundário. O reforço primário inclui tudo o que seu filhote precisa para sobreviver: comida, água e abrigo. O reforço secundário pode ser combinado com o reforço primário e substituí-lo gradualmente, ou seja, brinquedos, elogios, carinho.

Mantenha as sessões curtas

Os cães, ainda na fase de filhote, podem não conseguir se concentrar em algo por muito tempo. Como eles podem se distrair facilmente, é recomendável manter as sessões de treinamento curtas e frequentes e encerrá-las antes que o cão fique entediado. A capacidade de manter a atenção e o interesse de seu cão despertos é fundamental para o sucesso do processo de treinamento.

Dê tempo ao seu filhote

Lembre-se de que está lidando com um filhote que está aprendendo tudo sobre o mundo e seu lugar nele. Não espere que ele responda imediatamente aos seus comandos e dê a ele algum tempo para reagir.

Paciência

Logicamente, passamos para o próximo ponto: seja sempre paciente. A paciência é a chave para o sucesso de todas as atividades em que você se envolverá.

Consistência

Outra palavra importante que você precisa lembrar. Quando começar a treinar seu cachorro ou a se envolver em qualquer tipo de atividade, você precisará ser consistente. O progresso se esconde nos pequenos passos que você dá todos os dias e na rotina que segue.

Tempo adequado

O que isso significa de fato? Toda vez que incentivar seu cão a realizar um determinado comportamento, você precisa usar o reforço positivo logo após o cachorro realizar a tarefa. A recompensa muito cedo ou muito tarde confundirá seu cão e ele poderá não entender por que você está dando a ele um petisco/brinquedo.


Dicas sobre como lidar com alguns problemas comportamentais comuns de filhotes

Alguns problemas comportamentais comuns, com os quais a maioria dos filhotes lida, são pular em você ou em seus convidados, mastigar sapatos, móveis... ou tudo o que eles conseguem colocar na boca, morder enquanto brincam, choramingar quando são deixados sozinhos e latir quando buscam atenção.

Redirecione a atenção de seu filhote

A maneira mais fácil e eficaz de evitar qualquer tipo de comportamento indesejado que seu filhote apresente é mantê-lo ocupado e redirecionar sua atenção. Você pode dar ao seu filhote um brinquedo de mastigação interessante, que pode impedi-lo de mastigar coisas não comestíveis. É importante que os novos proprietários entendam que o ato de mastigar faz parte da fase de filhote de cada cão. Em vez de tentar evitar que seu filhote bata, você pode mostrar a ele quais coisas são boas para mastigar e redirecionar esse comportamento para os objetos certos. No final, você e seu amigo de patas ficarão felizes.

Estimule seu filhote física e mentalmente

Seu filhote pode participar de jogos estimulantes física e mentalmente, que o ajudarão a gastar a quantidade excessiva de energia. Cães calmos e relaxados, que já brincaram e exploraram novos objetos, sons e cheiros em seu ambiente durante o dia, têm menos probabilidade de se comportar mal. Eles estarão cansados demais para isso. Eles estarão cansados demais para isso.

Comandos básicos de obediência

Talvez você precise começar com comandos básicos como "senta", "fica", "abaixa", "solta" e "vem". Esses comandos básicos podem ajudá-lo a interferir no comportamento indesejado do seu filhote em muitas situações e permitem que você evite situações potencialmente perigosas. Um bom exemplo pode ser uma situação em que seu cachorro vai atravessar uma avenida movimentada. Você pode dar o comando "sentar", seguido do comando "esperar". Quando o semáforo ficar verde e for seguro atravessar a rua/avenida, você poderá continuar caminhando e dar ao seu filhote o comando "come". Toda vez que seu filhote executar um comando, você deve recompensá-lo.

Recall

Esse comando indica a capacidade do filhote de reconhecer seu nome e vir até você quando você o chama. A maneira mais fácil de treinar o filhote para responder ao nome dele é esperar até que ele não esteja olhando para você e, então, dizer o nome dele, usando uma entonação alegre e brilhante. Quando o filhote olhar para você, marque o comportamento com uma palavra-chave ou um clicker e dê a ele uma recompensa. Como dissemos acima, o tempo é importante e você precisa ser rápido. No início, talvez você queira praticar a tarefa em um ambiente sem distrações. Repita as etapas algumas vezes ao longo do dia e, em seguida, comece a adicionar mais e mais distrações. Ligue a TV, abra a janela para que vários sons e ruídos externos possam ser ouvidos, inicie uma conversa com um membro da família ou um amigo. Após várias repetições, seu filhote deverá ser capaz de vir até você sempre que você o chamar pelo nome.

Comandos mais avançados

Quando seu filhote for capaz de reconhecer o próprio nome e responder adequadamente quando você o chamar, você pode tentar praticar um comando mais avançado - o comando "foco". Fazer contato visual e ser capaz de manter o foco em você pode poupá-lo de muitos problemas quando estiver em público ou com convidados. Esse comando pode ser aplicado a qualquer situação, quando seu filhote se distrai com um objeto em movimento, outro cão ou uma pessoa e começa a se comportar mal, ou seja, latir, puxar a coleira, pular nos convidados... etc.

Da mesma forma que o comando "recall", talvez seja necessário começar a praticar o comando "focus" em um ambiente livre de distrações. Chame seu filhote pelo nome e diga "observe-me" ou "olhe para mim". Se o filhote fizer contato visual após o comando, você pode marcar o comportamento (com uma palavra-chave ou um clicker) e dar a ele um petisco delicioso. Se o filhote não responder imediatamente, você pode incentivá-lo balançando o petisco na frente do nariz dele. Em seguida, comece a mover o petisco para seu rosto. Em algum momento, o filhote pode acabar olhando para você, pois é provável que ele queira manter o petisco à vista. Quando o filhote olhar para você, elogie-o ou clique para marcar o comportamento e dê a ele uma recompensa. Lembre-se de marcar o comportamento logo após o filhote tê-lo realizado e dar a recompensa imediatamente. Talvez você precise praticar essas etapas várias vezes para obter os resultados desejados. Lembre-se de usar o reforço positivo e aplicá-lo em um momento oportuno. Gradualmente, você pode adicionar mais distrações e mudar o local para um mais movimentado, por exemplo, um parque. Continue praticando com outros animais e pessoas para garantir que seu filhote domine o comando.

Como lidar com problemas de ansiedade de separação

É provável que os filhotes chorem quando são deixados sozinhos. É por isso que você pode escolher um local em sua casa que seja moderadamente movimentado, para que seu filhote não se sinta isolado. No entanto, talvez você também não queira que o local seja muito movimentado, pois alguns ruídos mais altos podem provocar latidos ou ansiedade. Além disso, você deve prestar atenção à temperatura do local e garantir que não esteja frio nem quente e, o mais importante, que não haja corrente de ar. Depois de escolher o local perfeito para o seu cachorro, você pode começar a treiná-lo para se acostumar com a sua ausência. A maneira mais simples de fazer isso é sair do cômodo por um ou dois segundos. Em seguida, entre novamente. Certifique-se de que o filhote esteja calmo e relaxado antes de sair do cômodo novamente. Aumente a duração gradualmente, alterando os intervalos, ou seja, saia por 4-5 segundos, depois por 2-3 segundos e, em seguida, por 5-6 segundos. Continue praticando e aumentando a duração até que o filhote comece a se sentir confortável com sua ausência.

Consulte um treinador ou inscreva-se em um curso

Se achar que se beneficiará mais com a assistência oferecida por profissionais, você pode entrar em contato com uma organização de treinamento ou com um treinador. Os serviços de muitas organizações de treinamento incluem programas de treinamento de filhotes, para que eles possam ensinar o básico ao seu filhote. Algumas das opções disponíveis geralmente incluem Board and Train (em que você deixa seu filhote no local de treinamento e o pega mais tarde no mesmo dia, após uma semana ou várias semanas, de acordo com o programa), Puppy Courses (cursos para filhotes) e Private Consultations (consultas particulares) (em sua casa, no local de treinamento ou via Zoom).

Se você acha que quer treinar seu filhote por conta própria, pois deseja fortalecer seu vínculo e tratar apenas de questões específicas, mas ainda precisa de aulas estruturadas, pode se inscrever em um curso on-line de treinamento de filhotes. Durante o processo de treinamento, você provavelmente terá o apoio dos instrutores da escola por meio de diferentes canais, como e-mail, bate-papo ao vivo, Zoom ou telefone.

Ambas as opções têm suas vantagens e desvantagens e você deve escolher a que mais lhe convém. Os fatores que você deve considerar são: custos, atenção pessoal, experiência profissional, tempo, energia e compromisso necessários.


O que você deve evitar fazer ao disciplinar seu cachorro


Sem punição

Como já dissemos várias vezes, a punição, bem como qualquer ato de agressão verbal e física, só traumatizará seu filhote em vez de trazer resultados. Não grite nem tente bater em seu filhote, mesmo que esteja com raiva dele. Lembre-se sempre de que ele está aprendendo e que você deve ser compreensivo e paciente.

Não incentive seu filhote quando ele se comportar mal

Um erro comum que muitos novos donos cometem é dar ao filhote o que ele quer apenas para que ele pare de choramingar. Ao fazer isso, você apenas incentiva o filhote a continuar choramingando sempre que ele quiser comer, brincar ou quando estiver apenas buscando sua atenção. Recompense seu filhote somente quando ele se comportar adequadamente.

Não afaste sua mão

Se você estiver no meio de uma brincadeira e seu filhote parecer um pouco mais animado e começar a mordiscar, não tente puxar sua mão para longe. Isso pode ter o efeito oposto e motivar seu filhote a continuar brincando com ainda mais entusiasmo. Seria mais eficaz se você dissesse uma palavra-chave, como "Não", e parasse de brincar com o filhote por um ou dois minutos, até que ele se acalmasse, e depois retomasse a sessão de brincadeiras. Se o filhote começar a latir ou choramingar, ignore-o até que ele se acalme.

Ter um novo filhote de cachorro traz alegria e responsabilidade para nossas vidas e devemos ser atenciosos e pacientes ao criar e treinar o novo membro da família.