Adquirir um filhote de cachorro bonito, fofo e carinhoso é o desejo de muitas crianças em todo o mundo. Quando éramos crianças, a maioria de nós pintou quadros coloridos em nossas mentes, mostrando o tempo maravilhoso que poderíamos passar com um amiguinho de patas, correndo e brincando. A alegria que sentíamos só de imaginar isso era imensa! Então veio a resposta de nossos pais, que acabou com nosso sonho de ter um animal de estimação: "Não, vocês não podem ter um cachorro!". Por que eles disseram "não" a essa ideia incrível? O que eu fiz de errado? Essas são algumas perguntas que ficaram incomodando nossas mentes por muito tempo após a rejeição.
Temos certeza de que as coisas não mudaram muito e que muitas crianças e adolescentes de hoje passam pelo mesmo processo pelo qual passamos quando éramos crianças. Por que seus pais realmente não querem lhe dar um cachorro e como você pode convencê-los a fazer isso são alguns dos tópicos que gostaríamos de discutir hoje.
Por que seus pais se recusam a comprar um cão para você
Você pode se perguntar como é possível que alguém não queira um cãozinho fofo e carinhoso. Que tipo de pessoa não gosta de cães?!? No entanto, se você associar o cão apenas a momentos agradáveis, como abraçar e brincar, é provável que seus pais associem a presença de um cão a mais trabalho para eles.
Um cão significa mais trabalho para seus pais
A quantidade de trabalho que seus pais terão de fazer provavelmente aumentará depois que eles comprarem um cão para você. Alimentar, passear, limpar o cão, treiná-lo para obediência básica, levá-lo ao veterinário para exames regulares ou quando estiver doente, proteger os móveis e outros itens da casa contra mastigação... etc. A lista com as tarefas que seus pais terão de fazer provavelmente crescerá a dimensões incríveis...
Seus pais não acham que você é responsável o suficiente
Falando em tarefas, seus pais podem não acreditar em sua capacidade de se comportar como um adulto e assumir responsabilidades. Você deve se lembrar de que cuidar de um cão ou de um animal de estimação, em geral, exige muita responsabilidade, afinal.
Um cão requer muito tempo
Todas as tarefas que ocorrerão depois que seu novo amigo de patas entrar em sua casa e se tornar parte de sua família requerem tempo. Vamos pensar na rotina diária de seus pais e em quantas atividades eles realizam ao longo do dia: eles precisam se preparar para o trabalho, preparam o café da manhã, lavam a louça, eventualmente o levam para a escola, vão para o trabalho, voltam para casa e preparam o jantar, lavam a roupa... e assim por diante... Criar um cão requer tempo e algumas pessoas são simplesmente muito ocupadas para cuidar de um animal de estimação.
Criar um cão não é barato
Como você ainda é uma criança/adolescente, talvez não se dê conta de como é caro cuidar de um cão. E não há apenas os custos únicos relacionados à compra de um cão, mas também quaisquer custos adicionais, ou seja, custos de alimentação, acessórios para cães, como coleira e guia, brinquedos, cama, cobertor, consultas ao veterinário, vacinas... Como você pode ver, criar um cão não é barato, portanto, seus pais talvez não queiram gastar dinheiro extra com isso.
O que você precisa considerar antes de tentar convencer seus pais a comprar um cachorro para você
Antes de dar alguns conselhos sobre como mudar a atitude de seus pais em relação a esse assunto, você deve pensar em todos os aspectos de ter um cão e certificar-se de que realmente quer um cão. Há muitas pessoas que, depois de algum tempo, descobrem que criar um cão é demais para elas ou que o cão simplesmente não se encaixa em seu estilo de vida. Elas jogam fora o animal de estimação, dão-no a outras pessoas para que cuidem dele ou o colocam para adoção. Os cães são criaturas inteligentes que, assim como nós, têm sentimentos e sofrem com a separação de sua família humana. Os cães não são brinquedos, e você não pode simplesmente desistir deles depois de se cansar e ficar entediado.
Dicas sobre o que fazer para verificar como seria a vida com um cão?
Recomendamos que entre em contato com seus amigos que tenham cães e peça a eles que passem algum tempo com eles enquanto passeiam com o cão ou o exercitam. Além disso, eles podem lhe dar informações mais detalhadas sobre determinados aspectos do processo de criação de um cão e quais dificuldades podem ocorrer. Além disso, você pode ler livros relacionados a esse assunto e se informar sobre cães em geral, como comportamento, linguagem corporal, alimentação, necessidade de exercícios, predisposição a certas doenças... etc.
Outra coisa importante a considerar é a raça que você gostaria de criar. Já dissemos muitas vezes que os cães devem ser avaliados como indivíduos, no entanto, há algumas características consideradas comuns a uma determinada raça. Você pode pesquisar e reunir o máximo de informações possíveis sobre diferentes raças e suas características, ou seja: peso, altura, tempo de vida, inteligência, nível de energia, queda, latidos, baba, treinabilidade... etc. Se você mora em um apartamento pequeno, um representante de uma raça maior pode não ser adequado para sua família. Além disso, se você tiver familiares alérgicos a pelos de cães, talvez seja necessário encontrar uma raça hipoalergênica. Se você e seus pais não têm um estilo de vida muito ativo, pense em uma raça com níveis de energia mais baixos, que não exija muito exercício. Além disso, algumas raças são propensas a latir. Se sua família e/ou seus vizinhos adoram passar um tempo tranquilo em casa, você deve ter isso em mente também.
Depois de esclarecer todas as dúvidas acima, você pode passar para a próxima etapa, a saber:
Como convencer seus pais a comprar um cachorro para você?
Discuta com seus pais as vantagens e desvantagens de ter um cão
Diga a seus pais que você já considerou os aspectos positivos e negativos de ter um cão. Quando eles entenderem que seu pedido não se baseia apenas em emoções, mas que você também pode apoiá-lo com argumentos lógicos, é mais provável que eles estejam abertos a uma conversa.
Prove que você está pronto para fazer a sua parte do trabalho em relação à criação de um cão
Como já mencionamos acima, criar um cão significa mais trabalho para seus pais. Portanto, você precisa provar a eles que estará ativamente envolvido em atividades relacionadas ao cão. Recomendamos que você explique a eles como exatamente contribuirá para o processo - você vai alimentar e passear com o cão, vai levá-lo ao veterinário, se necessário... etc. Além disso, talvez você queira fazer um cronograma que inclua suas responsabilidades e o horário do dia em que você se dedicará a cada uma delas. Dessa forma, você mostrará aos seus pais que tem um plano que pode ser aplicado na prática.
Prove que você é responsável o suficiente para cuidar de um cão
Se sua mãe e seu pai duvidam que você possa se comportar como um adulto responsável, é hora de provar que eles estão errados. Você pode pensar em como costuma agir quando lhe pedem para arrumar a cama, lavar a louça ou fazer a lição de casa. Você costuma reclamar e se recusar a fazer o que lhe foi pedido? Comece a agir como um adulto e prove que você é uma pessoa responsável. Arrume a cama logo ao acordar, ajude sua mãe a lavar a louça, ajude-a a limpar a casa, faça a lição de casa em tempo hábil e pare de se atrasar. Há muitas coisas que você pode fazer para mostrar que é responsável.
Mostre que você encontrará tempo para cuidar do cão
Você está envolvido em muitas atividades antes ou depois da escola? Você costuma passar o tempo depois da escola com seus amigos, assistindo a filmes, fazendo compras, tomando café? Ter um cão significa que você precisará abrir mão de algumas atividades favoritas para ter tempo para seu amigo de patas. Você deve explicar aos seus pais que está ciente desse aspecto da criação de um cão e que está pronto para dedicar tempo às atividades relacionadas a ele.
Ajuda com os custos
Como você ainda é uma criança/adolescente, não poderá contribuir muito com esse aspecto. No entanto, isso não significa que não há nada que você possa fazer! Talvez você queira saber que adotar um cão de um abrigo ou de um resgate custará menos do que comprar um cão de um criador. Além disso, os cães resgatados tendem a ser ainda mais leais e amorosos. Se você optar por essa opção, precisará considerar o estado emocional do seu futuro amigo de patas, pois alguns cães resgatados tendem a ter uma experiência negativa no passado. Por isso, eles precisarão de mais tempo e amor ilimitado para se adaptar ao novo ambiente. Podem ocorrer ansiedade de separação e outros problemas comportamentais leves, portanto, você precisará ser um dono paciente e amoroso. Além disso, recomendamos que você se familiarize com o pedigree do cão e com quaisquer doenças genéticas que ele possa ter herdado de seus pais.
Outro conselho em relação aos custos é que você se dedique a uma atividade pela qual será pago. Obviamente, isso não significa encontrar um emprego, pois, dependendo de sua idade, isso pode até ser ilegal. No entanto, você pode ajudar seus vizinhos a lavar os carros ou cortar a grama. Além disso, você pode vender seus brinquedos antigos ou criar itens feitos à mão, como cartões de presente, e economizar algum dinheiro. Mesmo que o dinheiro que você consiga economizar não cubra todos os custos relacionados ao cão, você ainda mostrará aos seus pais a seriedade de suas intenções.
Em geral, podemos dizer que criar um cão significa ter a capacidade de ser responsável e de cuidar dele. Recomendamos que você considere todos os aspectos do processo de criação e, eventualmente, de treinamento de um cão, antes de dar qualquer passo adiante.