Como acalmar um cão

Oct 19,2021

Os cães são criaturas maravilhosas e brincalhonas, que ajudam seus donos de várias maneiras - eles fornecem apoio emocional apenas por estarem perto deles, ajudam-nos a se sentirem mais confiantes e relaxados, aliviam os sintomas de estresse e depressão e também podem ser treinados individualmente para realizar tarefas específicas para pessoas que precisam lidar com diferentes tipos de deficiência. Os cães estão ansiosos para agradar seus donos e os amam incondicionalmente. Como os cães são tão amorosos, eles merecem um cuidado adequado. Os donos de cães precisam prestar atenção ao comportamento de seus amados amigos fofos para garantir que eles estejam em perfeito estado físico e emocional.

Alguns donos precisam lidar com a ansiedade ou a hiperatividade do cão e precisam tomar as medidas adequadas para evitar esse tipo de comportamento prejudicial à saúde. Se o seu cão estiver sofrendo de estresse, ansiedade ou for hiperativo, talvez você queira saber como acalmá-lo.

Gostaríamos de dar alguns conselhos que você pode seguir em tais situações.


Como acalmar um cão hiperativo

Se o seu cão está superexcitado e você acha difícil controlá-lo, é preciso ter em mente que esse comportamento pode ser causado por tédio. A hiperatividade também pode ser usada como expressão de um comportamento de busca de atenção. É normal que os cães reajam de forma exagerada se não tiverem participado de atividades sociais por um longo período ou se sentirem falta da atenção do dono.


Desestimule esse comportamento

Quando seu cão está superexcitado, você pode querer desencorajar esse tipo de comportamento. Recomendamos que você não toque, acaricie ou converse com seu cão. Evite também o contato visual. Você precisa mostrar ao seu amigo fofo que ignorará esse tipo de comportamento e que ele não será elogiado ou recompensado por isso. Quando seu cão entender que não receberá atenção, é provável que ele pare com esse comportamento.

O primeiro conselho leva logicamente ao segundo:


Incentive seu cão a ficar calmo

Quando o cão se acalmar, você poderá recompensá-lo, dar atenção a ele, acariciá-lo... etc. Talvez seja necessário combinar os dois tipos de comportamento - o de desencorajamento e o de incentivo - para obter resultados de longo prazo.


Encontre coisas alternativas que seu cão possa fazer

Se o seu cão estiver superestimulado, talvez você queira descobrir algumas tarefas ou atividades que possam redirecionar a energia dele. Você pode dar um treinamento para que seu amigo peludo possa manter o foco e recompensá-lo quando ele cumprir seus comandos. Seu parceiro canino entenderá que será recompensado quando estiver bem-comportado, concentrado e não perturbador. Além disso, um treinamento adequado ajudará seu cão a se livrar da quantidade excessiva de energia.


Brincar pode ser muito útil

Da mesma forma que o conselho acima, você precisa manter seu cão concentrado em coisas alternativas e redirecionar sua energia. Uma maneira divertida de atingir esse objetivo pode ser por meio de brincadeiras como buscar objetos ou encontrar objetos escondidos. É importante mencionar que você precisa supervisionar o comportamento de seu amigo durante a brincadeira. Se ele ficar muito empolgado, talvez seja melhor interromper a brincadeira. Seu cão entenderá que você brincará com ele e lhe dará um petisco somente se ele estiver calmo.


Passeie com seu cão

Uma caminhada, especialmente uma longa, pode ser muito útil para seu cão reduzir a quantidade excessiva de energia. Os principais motivos para o efeito positivo da caminhada são:

Primeiro, você pode supervisionar o comportamento ou o controle do seu cão sobre como ele está usando a energia enquanto está fora de casa.

Segundo, é provável que os cães se conectem aos seus instintos para encontrar água e comida.

Durante esse processo, eles precisam manter o foco para atingir seu objetivo. Quando voltarem para casa e receberem água e comida, eles os associarão à recompensa que recebem depois de uma caminhada. Esse processo reduzirá a quantidade excessiva de energia e criará uma sensação de calma.


Use aromas com efeito calmante

Todos nós sabemos que o olfato dos cães é muito forte. Assim como os humanos, aromas diferentes podem ter um impacto diferente no comportamento e no humor dos cães. O aroma de lavanda é considerado um dos aromas benéficos com efeito calmante. Você pode entrar em contato com o veterinário para obter informações adicionais sobre os aromas que podem ser usados.

Os métodos listados acima estão diretamente relacionados ao comportamento do cão e ao que se espera que ele faça. Como proprietário do cão, você precisa se lembrar de que seu comportamento também tem um grande impacto no estado emocional do cão.


Lembre-se de manter a calma

Quanto mais calmo e feliz for o dono, mais calmo e feliz será o cão. Os cães tendem a criar um forte vínculo com seus donos/manipuladores e são capazes de reconhecer mudanças em seu comportamento, humor e estado emocional. É muito importante não gritar com seu cão e não puni-lo por estar muito animado. Isso pode ter um impacto negativo sobre ele e causar estresse ou ansiedade.

Na primeira parte de nosso artigo, examinamos mais de perto as técnicas que podem acalmar um cão superexcitado. Infelizmente, às vezes, um comportamento perturbador, como latir ou ganir, pode ser um sinal de estresse que seu cão está sofrendo no momento.


Sintomas de estresse ou ansiedade

Primeiro, precisamos saber como reconhecer quando nossos cães estão se sentindo estressados. Como a linguagem corporal é uma ferramenta de expressão muito forte, precisamos sempre prestar mais atenção a ela. Alguns sinais comuns de estresse são: agitação, tremores, lambedura dos lábios, redução do apetite, hipersalivação, ferimentos na pele, aumento do hábito de se limpar... etc.


Como acalmar um cão que está lidando com estresse e/ou ansiedade

Se você acha que seu amigo fofo pode estar sofrendo de ansiedade, a primeira coisa que precisa fazer é remover o fator que pode causar aansiedade.


Conheça e remova os fatores que causam ansiedade

Se o seu cão tem medo de determinadoslugares, talvez seja melhor evitar visitá-los com ele. A maioria dos cães tem medo de fogos de artifício. Você pode esperar alguns minutos antes de levar seu cão para passear com ele para ter certeza de que o ambiente já está seguro e calmo. Saber o que pode causar estresse em seu cão pode ajudá-lo a estar preparado para circunstâncias que podem ocorrer sempre que você passear com seu animal de estimação.


Outra coisa que você pode fazer para acalmar seu querido amigo é:


Envolver seu cão

Você pode usar um cobertor, um casaco, uma camiseta velha ou um cachecol. É preciso ser muito carinhoso ao envolver o cão para reduzir o estresse. Essa técnica geralmente é muito benéfica e tem resultados imediatos.


E quanto aos clássicos?

Todos nós conhecemos os estudos sobre como a música clássica pode ser benéfica para os seres humanos, pois alivia o estresse, estimula o cérebro e ajuda as pessoas a serem mais eficientes no trabalho ou na escola. O mesmo efeito positivo pode ser observado no comportamento dos cães.


Massagem

Semelhante à técnica de embrulhar mencionada acima, um contato humano, especialmente na forma de uma massagem calmante, pode ser muito benéfico para o seu amigo peludo. Otopo da cabeça, bem como as orelhas e as patas, são pontos de pressão importantes, cuja estimulação pode levar à redução do estresse. Lembre-se de que os cães são muito apegados aos donos e precisam de contato físico e atençãoregulares para se sentirem bem.


Atividades e exercícios regulares

Atividades e exercícios ao ar livre não apenas manterão seu cão em bom estado físico, mas também aliviarão o estresse. Até mesmo uma caminhada diáriaregular será muito benéfica para seu amigo fofo. Você precisa dar ao seu cão a oportunidade de explorar novos lugares e coisas para se manter em um bom estado emocional.

Além dos exercícios físicos, os exercícios mentais também são muito importantes para a saúde do cão.


Exercícios mentais

Dependendo da raça, alguns cães podem precisar de mais estímulos mentais do que outros para se manterem em forma e calmos. Você pode descobrir diferentes jogos ou se inscrever em um curso de treinamento. Se quiser treinar seu cão individualmente em casa, você pode esconder objetos (petiscos) e deixar que seu amigo fofo os encontre. Essa pode ser uma tarefa interessante, que estimulará seu cão tanto física quanto mentalmente.


Entre em contato com um veterinário

Como nem todos os donos são capazes de reconhecer e/ou lidar com sucesso com condições como estresse e ansiedade, você sempre pode pedir ajuda ao veterinário.