Como separar uma briga de cães | Pergunte ao nosso especialista

Nov 06,2021

Se você está lendo isto, é provável que tenha se deparado com uma briga de cães recentemente e a maioria de nós não sabe realmente como agir nesse tipo de situação carregada. A verdade é que as brigas de cães são comuns e normais, apesar do que você possa imaginar. No entanto, a segurança e a saúde de todos os envolvidos devem ser uma prioridade para todos e talvez você queira continuar lendo.


Conheça os gatilhos da agressividade

A melhor maneira de manter seu amigo peludo seguro e de bom humor é conhecer os gatilhos que podem levar à agressão. As brigas de cães geralmente são precedidas por rosnados, postura tensa e mostrar os dentes, orelhas achatadas, pelos rígidos na coluna e olhar fixo. Os gatilhos comuns são brinquedos e alimentos que podem ser objeto de interesse de outros cães. Seu cão pode ser muito possessivo com seus brinquedos e tigelas de comida. Se um amigo seu levar o cão para visitar sua casa, é melhor remover as tigelas de comida e água do cão. É recomendável certificar-se de que ambos os cães tenham sido apresentados anteriormente e estejam em boas relações. Não deixe os cães fora de sua vista por muito tempo e sempre preste atenção à linguagem corporal dos cães.

Outro gatilho que pode levar seu cão a atacar é se ele for ferido. A dor pode desencadear um mecanismo de defesa no cão e até mesmo o dono pode ser atacado. Oriente as crianças a não importunar os cães com brinquedos fora do alcance ou com brincadeiras bruscas, pois isso pode levar a surpresas desagradáveis com cães que não foram treinados para serem pacientes e obedientes.


Como separar uma briga - o que fazer e o que não fazer

Primeiro, tente evitar a briga distanciando os animais; se isso não for mais uma opção, mantenha a calma. Tente distrair os cães jogando um pouco de água neles e depois os distanciando. A melhor maneira de interromper a briga é colocar uma barreira sólida entre os cães para que eles possam se refrescar e você possa, então, colocar uma boa distância entre eles. Se não tiver algo para usar como barreira, você deve agarrar as patas traseiras do cão acima dos joelhos, levantá-las lentamente e se afastar. É altamente recomendável que o dono do outro cão faça o mesmo em uníssono. Acredita-se que essa seja a próxima melhor maneira de diminuir a escalada da situação. Definitivamente, você não deve fazer o seguinte:


Não agarre o cão pela coleira;

Não agarre a cauda do cão e tente puxá-la para longe;

Não coloque suas mãos, rosto e pele nua no caminho da boca do cão quando ele estiver exibindo sinais claros de agressão;

Não grite com seu cão ou com o outro participante da briga, pois você estará colocando mais lenha na fogueira;


É importante evitar ficar entre os cães que estão reagindo uns aos outros. Você pode acabar transferindo essa agressão para si mesmo, o que é uma péssima ideia. Manter a calma e a compostura terá um grande impacto no estado emocional do seu cão e você verá que ele voltará a ficar calmo em pouco tempo.


Conheça suas limitações

Nunca tente intervir em uma briga de cães se achar que poderá se machucar gravemente. As brigas de cães geralmente duram de alguns segundos a um minuto. Não enfrente os cães que estão claramente fora de controle, pois você pode acabar com lacerações e ossos quebrados. Se o cão estiver ferido, mas não muito gravemente, deixe-o se acalmar. Acaricie seu cão, diga algumas palavras calmantes e expresse sua afeição por ele. Você deve sempre saber qual é o veterinário mais próximo de sua região e ter um cobertor no carro. Você pode enrolar o cobertor em volta do cão e carregá-lo em caso de ferimento para que o cão tenha menos probabilidade de se virar para mordê-lo quando estiver com dor. Leve seu cão ao veterinário para fazer um check-up completo, mesmo que visualmente não encontre nenhuma lesão grave. A alta tolerância do cão à dor pode impedir que você perceba as escoriações, mesmo quando você o carrega até o carro. Tente fazer uma massagem em seu cão mais tarde para que ele possa se recuperar mais rapidamente do evento traumático.