Como pegar um cão pequeno
Se precisar pegar um cão pequeno, você pode fazer isso facilmente colocando uma das mãos sob as pernas traseiras e a outra mão no peito. Se for pegar um filhote, pode fazer isso colocando uma das mãos ou as duas sob o peito do filhote e trazendo-o até o seu peito em um movimento suave. Não se esqueça de apoiar o filhote em um berço com as duas mãos. Se o cão não gostar de ser pego, você pode colocar uma das mãos sob o peito dele e usar a outra para agarrar a nuca, de modo que o cão não possa se virar facilmente e mordê-lo.
Como pegar um cão de porte médio
Desde que o cão esteja calmo, você pode pegá-lo colocando uma das mãos sob as pernas traseiras e a outra sob o peito. Como alternativa, você pode colocar uma das mãos sob a parte inferior do tórax, logo antes da barriga, e a outra mão sob a parte superior do tórax, logo antes das pernas dianteiras. Isso é chamado de "berço peitoral", mas lembre-se de que não deve ser usado com raças maiores.
Como pegar um cão grande
Se o seu amigo de patas grandes não estiver se sentindo muito bem e tiver dificuldade para entrar no seu veículo ou se você precisar levá-lo para o banho para uma sessão de xampu, talvez precise de ajuda. Não tenha vergonha de pedir ajuda, pois seu amigo grande pode ser demais para você. Tome cuidado para não pegar seu cão grande colocando a mão na barriga dele. Coloque uma de suas mãos sob as pernas traseiras e a outra sob o peito ou a parte inferior do pescoço. Se estiver fazendo isso com um parceiro, diga a ele para colocar as mãos sob o peito do cão e agarrá-lo com firmeza. Se você estiver na parte de trás, não agarre o cão por trás, mas fique do lado esquerdo ou direito dele e coloque as mãos sob as patas traseiras.
Se o cão não for muito pesado e você conseguir pegá-lo sozinho, apoie as patas traseiras dele com um braço e, com o outro braço, apoie-o sob o peito ou o pescoço. Se ele estiver ansioso, você pode segurar a nuca dele para evitar que ele o morda, ou colocar uma focinheira e uma guia curta para que você possa controlar a cabeça dele com mais eficiência.
Como pegar uma cadela grávida
A maioria dos veterinários desaconselha pegar uma cadela grávida, pois isso pode expor a cadela a problemas de saúde. Como é de se esperar, é melhor evitar aplicar pressão na barriga da cadela o máximo possível se precisar levantá-la. Há uma maneira correta de fazer isso e é muito fácil - coloque uma de suas mãos como apoio firme sob as patas traseiras da cadela e a outra mão como apoio sob as patas dianteiras e o peito.
Como pegar um cão com problemas nas costas
A doença do disco intervertebral (IVDD) é a causa mais comum de dor nas costas em cães e é encontrada principalmente em raças como o Dachshund, o Pequinês, o Beagle e o Lhasa Apso, conforme explicado aqui. A condição é causada por danos às vértebras e, dependendo da gravidade, pode ter diferentes implicações. Os sintomas incluem um andar do tipo "marinheiro bêbado" (as pernas se cruzam quando o cão está andando e há uma oscilação em seu passo), falta de motivação para andar pela sala, dor nas costas, perda de andar ou incapacidade de mover as pernas voluntariamente. A osteoartrite é outro problema comum em cães idosos e/ou obesos que afeta cerca de um quarto da população canina em todo o mundo. É uma doença articular crônica caracterizada pela perda da cartilagem articular e pela formação de novos ossos ao redor da articulação, acompanhada de dor e possível disfunção dos membros. Você pode ler mais sobre o assunto aqui.
Não é recomendável pegar um cão com problemas nas costas, a menos que isso seja absolutamente necessário. Para pegar corretamente um cão com problemas nas costas, coloque um dos braços entre as pernas dianteiras do cão e o outro entre as pernas traseiras. É imperativo certificar-se de que você está apoiando o peso do cão de maneira uniforme em toda a extensão do corpo dele. Se o cão estiver com dor ou ansioso, talvez seja necessário colocar uma focinheira nele antes de pegá-lo. Ele pode mordê-lo, portanto, seja cauteloso.
Como pegar um cão com displasia
A displasia, também conhecida como displasia do quadril canino (CHD), é uma condição de saúde que se inicia nos cães à medida que eles crescem e resulta em instabilidade ou em um ajuste frouxo da articulação do quadril , conforme descrito pelo American College of Veterinary Surgeons. Há muitas causas para essa condição de saúde, mas a maioria dos veterinários concorda que a genética desempenha o papel principal. Devo acrescentar que algumas raças têm necessidades nutricionais especiais para evitar o desenvolvimento da displasia do quadril canina, portanto, converse com seu veterinário sobre isso. Raças maiores, como Dogue Alemão, Pastores Alemães, Golden Retrievers, Terra Nova, Mastiffs e Rottweilers. Os sintomas dessa condição de saúde incluem claudicação, relutância em se levantar, transferência de peso para os membros dianteiros, dor no quadril e perda de massa muscular nos membros traseiros.
Se o seu cão sofre de displasia do quadril canino, ele pode precisar de muito transporte. Alguns cães podem precisar de um pouco de ajuda para se levantar da cama e de muita ajuda para entrar e sair do veículo. Recomenda-se evitar colocar tanta pressão nas patas traseiras quanto possível para que seu cão não sinta dor. Use um braço para apoiar a parte traseira do cão sob a barriga dele e use o outro braço para apoiar o peito. Como mencionado acima, se o cão estiver com dor, talvez seja necessário colocar uma focinheira nele antes de pegá-lo, pois ele pode mordê-lo como reação defensiva.