Com que frequência você deve levar seu cão ao veterinário?

Nov 10,2021

A responsabilidade de todos os proprietários/responsáveis é garantir que seus amigos peludos estejam saudáveis e monitorar regularmente seu comportamento. Às vezes, devido à nossa vida cotidiana agitada, podemos esquecer que nossos animais de estimação precisam não apenas de comida e água, mas também de visitas ao veterinário, cuidados com a higiene e, dependendo da raça, exercícios e jogos interativos para mantê-los não apenas fisicamente, mas também mentalmente em forma.

Como a saúde do cão deve ser uma prioridade para todos os donos, você pode se perguntar com que frequência é normal e recomendável levar seu cão para um check-up veterinário.

Fatores gerais que determinam a frequência das visitas ao veterinário

Geralmente depende da condição de saúde e da idade de seu amigo de patas. Algumas raças são mais propensas a determinadas doenças de saúde, ou seja, os Huskies são predispostos a doenças autoimunes que afetam a pele, os pugs têm mais probabilidade de ter problemas oculares, as raças grandes, como os pastores alemães, são predispostas à displasia de quadril, os buldogues são propensos a doenças respiratórias... etc. Portanto, a raça também pode ter um papel importante quando você pensa em consultas ao veterinário.

Exame anual

Recomenda-se que os donos levem seus animais de estimação peludos para serem examinados pelo menos uma vez por ano. Isso é considerado uma regra geral por alguns motivos. Assim como os humanos, os cães e gatos precisam passar por exames preventivos anualmente. Dessa forma, você poderá acompanhar o estado de saúde do seu cão e ser informado sobre qualquer problema que ele possa ter e que você não saiba. Além disso, serão fornecidas informações úteis sobre o peso, a dieta, incluindo os nutrientes necessários, exercícios, cuidados dentários e muitos outros fatores importantes. Quanto mais cedo uma eventual doença for reconhecida e diagnosticada, mais rápido seu cão passará pelo tratamento adequado e se recuperará. A auscultação será realizada, os ouvidos, os olhos e a pele de seu cão serão verificados. Além disso, se alguma vacina precisar ser administrada, você será informado sobre isso.

Alguns veterinários também oferecem visitas domiciliares, portanto, você pode usar essa opção se ela estiver disponível.

Visitas ao veterinário de filhotes

As visitas ao veterinário são obrigatórias para os proprietários que adquiriram um novo filhote de cachorro. Os filhotes precisam passar por exames mensais durante os primeiros 4 a 6 meses de vida.

De acordo com o American Kennel Club, as seguintes vacinas precisam ser aplicadas:

  • Contra: Esgana e Parvovírus. A vacinação contra Bordetella é considerada opcional. A idade recomendada para um filhote receber essa vacina é de 6 a 8 semanas;
  • DHPP (Esgana, Adenovírus (Hepatite), Parainfluenza e Parvovírus). As vacinas contra Influenza, Leptospirose, Bordetella e doença de Lyme são consideradas opcionais. A idade recomendada para o filhote é de 10 a 12 semanas;
  • DHPP, Raiva - segundo reforço. Vacinação contra: Influenza, leptospirose, doença de Lyme e Bordetella são consideradas opcionais, a critério do veterinário. A idade recomendada para o filhote é de 16 a 18 semanas;
  • DHPP, raiva - terceira dose de reforço. As vacinas opcionais são contra o coronavírus, a leptospirose, a doença de Lyme e a Bordetella. A idade recomendada para o filhote é de 12 a 16 meses;



Esse cronograma é opcional e pode ser adaptado às condições gerais de saúde de seu filhote e à sua localização. As vacinas listadas acima protegerão seus amigos peludos de problemas de saúde com consequências graves e farão com que você economize muito dinheiro no futuro, caso surja um problema. Além disso, o filhote se acostumará com o veterinário e provavelmente ficará calmo em qualquer consulta futura. Quanto mais positiva for a atitude do filhote em relação ao veterinário, mais fácil será para você levá-lo até ele.

Consultas veterinárias recomendadas para cães adultos (1 a 7 anos de idade)

Os cães adultos precisam de visitas regulares ao veterinário, pelo menos uma vez por ano. Como já mencionamos, os exames preventivos são importantes para o caso de ocorrerem problemas de saúde que não são facilmente detectáveis pelos tutores. Além disso, é provável que seja necessária uma dose de reforço contra a raiva e a vacina DHPP. Se você verificar novamente o cronograma opcional listado acima, verá que também pode ser necessário tomar vacinas adicionais (opcionais) contra o coronavírus, a leptospirose, a doença de Lyme e a Bordetella. Isso depende basicamente de sua localização, pois, dependendo de onde você mora, o filhote pode estar exposto a determinadas doenças, e o veterinário lhe dará orientações médicas precisas. As orelhas e os dentes de seu amigo peludo também serão examinados, pois problemas nessas áreas, considerados por alguns tutores não tão importantes, podem ter consequências graves para a condição geral de saúde do cão. Também podem ser realizados testes de dirofilariose. Se algum aspecto da rotina diária do seu cão exigir mudanças ou precisar de atenção extra de suaparte, como dieta alimentar ou exercícios, você será informado sobre isso durante o exame.

Quaisquer problemas comportamentais que seu cãozinho possa apresentar podem estar relacionados a determinadas condições de saúde. Você poderá fornecer ao veterinário informações detalhadas sobre o comportamento e o bem-estar do seu cão. Todos os detalhes sobre seu cão ajudarão o veterinário a avaliar melhor sua condição e a fazer os testes adequados.



Visitas recomendadas ao veterinário para cães idosos (8 anos de idade ou mais)

Assim como os humanos, quanto mais velhos os cães ficam, mais predispostos eles ficam a certas doenças e condições de saúde relacionadas à idade. Juntamente com os exames anuais, também são recomendados exames veterinários semestrais. Podem ser realizados testes para diagnosticar o estado geral de saúde do cão, inclusive exames de sangue. O veterinário poderá usar os resultados desses testes como referência para exames futuros.

É provável que os cães idosos tenham perdido ou quebrado alguns de seus dentes, e pode ser necessário um atendimento odontológico adequado. Como é provável que os cães mais velhos mudem de apetite (geralmente o envelhecimento dos cães vem acompanhado de perda de apetite, mas também pode ocorrer um aumento do apetite), pode ser necessário um novo cronograma de alimentação ou uma mudança na dieta nutricional. Se o seu cão começou a perder peso, o veterinário pode prescrever um alimento rico em proteínas e especialmente desenvolvido para cães idosos. Por outro lado, refeições com menos calorias também podem ser recomendadas.



Em quais casos você deve levar seu cão ao veterinário imediatamente?

Infelizmente, podem ocorrer situações desagradáveis e potencialmente perigosas, e você precisará tomar medidas imediatas. Listaremos algumas situações e sintomas cuja presença exige uma visita ao veterinário o mais rápido possível. Algumas delas são:

  • Se você perceber que seu cão não consegue respirar/parou de respirar;
  • Se seu cão foi atropelado por um veículo;
  • Se você duvida que seu cão tenha ossos quebrados ou órgãos lesionados;
  • Se o cão ficar inconsciente;
  • Se o seu cão estiver sofrendo uma convulsão;
  • Se o cão tiver sido intoxicado;
  • Se o cão apresentar sinais de dor intensa, como tremores ou choramingos;
  • Se o cão vomitar e tiver diarreia e os sintomas persistirem por mais de 24 horas;
  • Se o estômago do cão ou outras partes do corpo dele estiverem inchadas;
  • Se as gengivas de seu cão estiverem pálidas.

É necessário fazer exames veterinários regulares. Você não deve levar seu amigo peludo para ser examinado somente depois que um problema já tiver ocorrido, mas também para exames preventivos. Dessa forma, você, como proprietário/responsável, garantirá que seu cão esteja saudável e em forma.