O Transtorno de Estresse Pós-Traumático é um distúrbio que pode ocorrer quando uma pessoa passa por um evento traumatizante, chocante e/ou perigoso. O susto que um indivíduo pode sentir durante esse tipo de evento pode fazer com que seu corpo faça mudanças repentinas como uma defesa contra o perigo. Aproximadamente 60% dos homens e 50% das mulheres têm a probabilidade de passar por pelo menos um evento traumatizante em suas vidas. Há certos fatores que podem aumentar a possibilidade de uma pessoa desenvolver TEPT, ou seja, se ela for diretamente exposta a um evento ou lesão traumatizante. Infelizmente, a maioria desses fatores não está sob o controle da pessoa. Para lidar com o TEPT, muitas pessoas tomam medicamentos e fazem terapia e tratamento de apoio. Alguns indivíduos também decidem contar com a ajuda de um animal de serviço para melhorar ainda mais sua saúde mental e seu bem-estar geral.
O que são animais de serviço para TEPT?
Animais de serviço são cães que passam por treinamento individual para aprender a realizar tarefas específicas em benefício de uma pessoa com deficiência. Por "deficiência" entende-se tanto a deficiência física quanto a mental, e as tarefas que o cão foi treinado para realizar devem estar diretamente relacionadas a essa deficiência.
Os cães de serviço para TEPT, em particular, foram treinados individualmente para fazer um trabalho específico para atenuar os sintomas desse transtorno. Os cães de serviço que realizam tarefas para ajudar pessoas com deficiências mentais, incluindo TEPT, ansiedade, depressão, esquizofrenia, transtorno bipolar... etc., são conhecidos como Cães de Serviço Psiquiátrico.
Sintomas de TEPT
Os sintomas comuns do TEPT são:
- Imagens intrusivas;
- Memóriasangustiantes ;
-Flashbacks ;
- Comportamentosrepetitivos (prejudiciais);
-Distanciamento da realidade;
-Pesadelos ;
- Sofrimentoemocional ;
-Evitar lugares, objetos ou qualquer coisa relacionada ao evento traumatizante;
-Dificuldades para manter o foco e a concentração;
-Um sentimento avassalador de vergonha ou culpa;
- Sintomasfísicos , como tremores, dor e suor;
-Aumento da excitação;
- Pensamentossuicidas .
Como um cão de serviço pode ajudar com o TEPT?
Com base nos sintomas e nas necessidades da pessoa, um cão de serviço pode ser treinado para realizar várias tarefas, tanto de alerta quanto de resposta. Por meio de tarefas de alerta, o cão de serviço notifica a pessoa de que algo está prestes a acontecer, enquanto as tarefas de resposta estão relacionadas à ação após um episódio já ter ocorrido. Em outras palavras, as tarefas de alerta são uma espécie de aviso para um indivíduo, já que ele não está ciente do que vai acontecer; as tarefas de resposta são uma espécie de "resposta" a algo que já aconteceu.
Os cães de serviço podem ser treinados para reconhecer um cheiro específico que o dono exala quando está tendo um episódio ou um comportamento específico que ele executa logo antes de ter um episódio. Quando reconhecem que um episódio está prestes a ocorrer, os cães de serviço apresentam um determinado comportamento. Esse comportamento pode incluir cutucar o nariz, acariciar, lamber, deitar no colo do dono/colocar o queixo no colo do dono (terapia de pressão profunda) ou outros tipos de estimulação tátil. Na verdade, esse comportamento pode ser qualquer coisa que funcione para uma pessoa específica. Por meio de tarefas de alerta, um indivíduo que está prestes a passar por um episódio de TEPT pode tomar medidas imediatas, ou seja, sentar/ deitar, encontrar um lugar seguro para ir, tomar medicação, pegar um telefone... etc. As tarefas de alerta também podem ser direcionadas a terceiros, ou seja, notificar um membro da família de que o proprietário está prestes a ter um episódio.
As tarefas de resposta podem ser diversas, incluindo:
-Recuperação de itens;
-Fornecer estimulação tátil/terapia de pressão profunda para efeito calmante;
-Ligar para o 911;
-Orientar o proprietário para um local seguro;
-Interrupção de comportamentos repetitivos;
-Aterramento do proprietário (trazendo-o de volta à realidade);
-Acordar o proprietário de pesadelos;
-Lembrar o proprietário de tomar a medicação;
- Tarefasambientais , como abrir/fechar portas e armários, desligar/ligar luzes, puxar cortinas... etc.
Os cães de serviço podem ser treinados para realizar muitas tarefas para ajudar uma pessoa com TEPT ou outros tipos de deficiência mental.
Como obter um cão de serviço para TEPT?
Você pode adquirir um cão de serviço treinado ou adquirir um cão e depois treiná-lo você mesmo ou treiná-lo com a ajuda de uma escola/treinador.
1. Obtenção de um cão de serviço treinado
Vamos dar uma olhada na primeira opção, ou seja, receber um cão de serviço treinado. Isso parece muito simples e eficaz - você não precisará treinar um cão, mas profissionais farão esse trabalho para você. No entanto, há vários problemas que você provavelmente enfrentará se optar por essa opção, a saber
-Você precisará passar por um processo de inscrição. Isso significa que primeiro você deve ser aprovado pela organização que fornece cães de serviço treinados para sua deficiência;
-Você precisará pagar muito. Depois de ser aprovado, você precisará pensar em como cobrirá os custos de um cão de serviço, pois eles provavelmente chegarão a milhares de dólares (às vezes mais de US$ 30.000). Felizmente, algumas organizações oferecem aos candidatos a oportunidade de receber apoio financeiro ou de arrecadar fundos por conta própria;
- É provável quevocê seja colocado em longas listas de espera. Há organizações que fornecem animais de serviço treinados sem nenhum custo. No entanto, as listas de espera para esses cães geralmente são longas e podem chegar a 3 anos ou até mais;
-Você não terá nenhuma conexão emocional com o cão. Quando você adquire um cão de serviço treinado, ele já terá passado pelo menos dois anos sendo criado e treinado pelos membros da organização. O cão já estará preparado para o trabalho que deverá fazer... mas você estará? Você terá de aprender a interagir com o cão e a acompanhar o ritmo dele, pois, no início, ele estará mais "treinado" do que você. Além disso, você terá de desenvolver um vínculo emocional com o cão, pois isso é essencial para parcerias bem-sucedidas entre cães e serviços. Muitas organizações oferecem suporte contínuo depois que um cão de serviço já foi combinado e alojado com uma pessoa. Entretanto, você ainda precisará trabalhar muito.
Vamos discutir a segunda opção, ou seja, adquirir um cão e depois considerar as opções de treinamento. Se você optar por essa opção, terá basicamente dois caminhos a seguir:
2. Adquirir um cão e fazer com que ele seja treinado por profissionais;
3. Adquirir um cão e treiná-lo você mesmo.
Matricular seu cão em uma aula em grupo, em um internato, em uma aula de obediência básica e depois em um programa especializado ou contratar diretamente um treinador será mais acessível do que a opção 1, mas ainda assim é muito caro. Os programas intensivos, que levam muito tempo, também podem lhe custar alguns milhares de dólares ou centenas de dólares por hora de treinamento com um treinador. No entanto, haverá benefícios - seu cão será tratado por profissionais, você estará mais envolvido no processo de treinamento e poderá receber apoio quando necessário. Há vários fatores que você deve considerar aqui:
-Escolha do cão certo - nem todos os cães têm o temperamento certo para o trabalho; além disso, você terá de considerar fatores como raça, tamanho, nível de energia, necessidades de estímulo físico e mental, tendência a latir, nível de baba... etc;
- O programaéo certo para seu cão?
- A abordagem de treinamentoé adequada a você e ao seu cão?
-Quais sãoas qualificações dos treinadores?
-Quanto custará?
-Quanto tempo levará?
Você deve fazer uma pesquisa completa para ter certeza de que está tomando a melhor decisão para você e seu amigo de patas. Se você decidir treinar um cão por conta própria, aqui estão algumas coisas que você pode querer saber:
-Isso o ajudará a passar um tempo valioso com seu cão e a se conhecerem melhor;
-Isso fortalecerá o vínculo entre você e seu cão;
-Você poderá trabalhar nas tarefas que serão mais benéficas para você, com base em suas necessidades;
-Você poderá praticar no seu próprio ritmo;
-Você poderá praticar independentemente do local.
Todas essas coisas listadas acima parecem ótimas, mas treinar um cão de serviço como proprietário não é uma tarefa fácil, e você precisará:
-Escolher o cão certo;
-Ser paciente;
-Ser consistente;
-Ser disciplinado;
-Já ter ou desenvolver habilidades para usar a abordagem correta para seu cão;
-Entenda que o treinamento de um cão de serviço é um processo para toda a vida;
-Verifique as regulamentações locais e se os cães de serviço treinados pelo proprietário são reconhecidos.
Uma boa opção para aqueles que desejam treinar seus cães sozinhos é se inscrever em um programa que ofereça a flexibilidade do treinamento pelo proprietário, mas que também ofereça aulas estruturadas e suporte de um tutor.
Quanto tempo leva para treinar um cão de serviço para TEPT?
Em geral, as organizações que fornecem cães de serviço treinados se dedicam à criação e ao treinamento de animais por cerca de dois anos. Durante esse período, o futuro cão de serviço está sendo treinado para usar o penico, socializado, treinado em obediência básica e, finalmente, treinado para realizar tarefas específicas de cão de serviço. Como mencionado acima, talvez seja necessário esperar por um cão de serviço treinado por vários anos.
A duração do treinamento de um cão de serviço com uma organização/treinador depende do tipo de programa do qual você deseja participar ou da intensidade das sessões particulares, se você contratar um treinador. A intensidade geralmente depende da disponibilidade da agenda do treinador e dos preços praticados.
Se você decidir realizar o autotreinamento, precisará definir onde obterá os materiais de aprendizagem necessários. Se você depender inteiramente dos materiais disponíveis na Internet, como vídeos do YouTube ou lições gratuitas, pode levar muito tempo para treinar seu cão. A falta de estrutura e de apoio de profissionais pode fazer com que você fique indo e voltando no treinamento, sem saber em quais tarefas/habilidades você precisa se esforçar mais ou como determinados problemas de comportamento podem ser tratados. Isso, obviamente, tornará o processo de treinamento muito mais difícil e longo. É por isso que se inscrever em um programa de treinamento que combine as vantagens do autotreinamento e do apoio de tutores pode ser uma opção muito boa.
Falando sobre o tempo que o treinamento de cães de serviço geralmente leva, você deve ter em mente que o treinamento não termina quando você termina um programa ou atinge um determinado nível de desempenho. Os proprietários de cães devem sempre investir tempo e esforço para manter o progresso do treinamento de seus cães e de si mesmos como treinadores.