Como obter um certificado legítimo de cão de serviço

Nov 16,2021

Ter um cão de serviço treinado é útil para muitas pessoas com deficiências físicas e/ou mentais. Os cães de serviço tornam-se parte vital da vida de seus tutores à medida que passam por treinamento individual e aprendem a executar tarefas específicas que atendem às necessidades do tutor. Alguns de vocês podem se perguntar se devem certificar seu cão, se a certificação é exigida por lei e quais são os benefícios de ter um cão de serviço certificado.

No artigo de hoje, gostaríamos de dar atenção à certificação de cães de serviço e às maneiras de certificar um cão como um cão de serviço legítimo.

O que é um animal de serviço?

De acordo com a Lei dos Americanos Portadores de Deficiência (ADA), um "animal de serviço é definido como um cão que foi treinado individualmente para trabalhar ou realizar tarefas para um indivíduo portador de deficiência. A(s) tarefa(s) executada(s) pelo cão deve(m) estar diretamente relacionada(s) à deficiência da pessoa". Considerando a definição de um animal de serviço, fica claro que o cão deve ter passado por um treinamento individual. Aqui surge a pergunta:

Como provar que o seu cão realmente passou por um treinamento e um certificado pode ser exigido por funcionários e proprietários de empresas?

Documentação do cão de serviço nos EUA

De acordo com a ADA: "As entidades cobertas não podem exigir documentação, como prova de que o animal foi certificado, treinado ou licenciado como animal de serviço, como condição de entrada". Além disso, as pessoas com deficiência têm o direito de treinar seus próprios cães e não são obrigadas a usar um programa profissional de treinamento de cães de serviço. Você pode encontrar mais informações em seu site aqui. Isso significa que os cidadãos dos EUA podem treinar seus próprios cães de serviço e não são obrigados a apresentar nenhum documento como prova.

Existem leis uniformes com relação a cães de serviço e sua certificação?

Não, as regulamentações sobre cães de serviço dependem do país em que você vive e podem variar em nível local (província/estado/cidade). Dependendo das leis locais, um certificado emitido por uma organização reconhecida, como a ADI ou a IGDF, pode ser exigido ou não. Queremos usar o Canadá como exemplo, pois cada província canadense tem regulamentações diferentes em relação a esse assunto, ou seja: se você for cidadão da Colúmbia Britânica, há duas maneiras de você e seu cão serem certificados - você precisa receber um cão treinado por uma escola credenciada ou passar em um teste de segurança pública. "Equipes de cães-guia e de serviço com carteiras de identificação válidas emitidas por escolas de treinamento credenciadas pela ADI ou IGDF, independentemente da província ou país de emissão, são consideradas certificadas pela GDSDA."

No entanto, se você for cidadão americano, talvez se pergunte por que deveria considerar a certificação de seu cão como cão de serviço, já que a ADA não exige que os treinadores forneçam qualquer documentação como prova de treinamento.

Benefícios da certificação de seu cão de serviço

Como o número de pessoas que fingem ter um animal de serviço apenas para ter acesso a locais públicos aumentou nos últimos anos, ter um cão de serviço certificado pode ser benéfico para muitas pessoas com deficiência.

Quando os tutores certificam seus cães de serviço, eles provam que passaram por um processo de treinamento real, obtiveram um conhecimento mais profundo da natureza dos animais de serviço e da variedade de abordagens em relação à criação e ao manejo de um. Ter um certificado significa, para os treinadores, que eles já estão familiarizados com os fundamentos do treinamento e podem garantir que seu cão se comportará adequadamente em público.

Um dos benefícios mais importantes de ter um certificado de cão de serviço é que a política de "Proibição de animais de estimação" de hotéis, restaurantes, lojas e outros tipos de estabelecimentos não poderá ser aplicada ao seu cão. Você poderá provar que ele foi treinado e é um cão de trabalho, considerado equipamento médico, e não apenas um animal de estimação. Os cães de serviço devem ter acesso a todos os locais que seu condutor frequenta. O acesso só pode ser negado se eles se comportarem de forma perturbadora e causarem danos.

Alguns de vocês podem pensar que treinar um cão em casa é fácil e que não é necessário se inscrever em um curso ou entrar em contato com um treinador/organização de treinamento. Lembre-se de que os cursos on-line ou o treinamento no local fornecerão lições estruturadas, para que você possa começar do básico e adicionar gradualmente novos conjuntos de habilidades e tarefas. Além disso, você aprenderá a evitar erros comuns que muitos proprietários autodidatas provavelmente cometerão. Você poderá aprender mais sobre a linguagem corporal do seu cão, como lê-la, como ser um bom condutor e como saber quais são os seus limites e os limites do seu cão. Isso é essencial, pois você precisará saber quando parar e quando continuar se esforçando em determinadas tarefas.

Ao visitar um restaurante/mercearia ou qualquer tipo de local público acompanhado de seu cão, pode ser solicitado que você responda a duas perguntas:

1. Este é um cão de serviço devido a uma deficiência?

2. Quais tarefas ele foi treinado para realizar.

Quando tiver um certificado, você poderá responder a essas perguntas, pois as tarefas para as quais seu cão foi treinado estarão listadas no certificado ou você se familiarizará com elas durante o processo de treinamento. Essas tarefas podem incluir:

Fornecer terapia de pressão profunda, estimulação tátil, alertar sobre um episódio de ansiedade iminente, guiar o condutor para um local seguro quando ocorrer um episódio, abrir/fechar portas/armários, puxar uma cadeira de rodas, ajudar o condutor a manter o equilíbrio, recuperar medicamentos... etc.


Como obter um certificado?

Você pode entrar em contato com uma organização/treinador de treinamento de cães de serviço perto de você ou se inscrever em um curso on-line. Você pode dar uma olhada nos cursos de treinamento de cães de serviço disponíveis no site servicedogtrainingschool.org.

No entanto, você pode fazer sua própria pesquisa e participar de qualquer curso disponível on-line que atenda às suas necessidades e seja oferecido por uma escola de treinamento licenciada e legítima. Recomendamos que você verifique o plano de aprendizagem do curso no qual pretende se inscrever, a fim de verificar se ele inclui tarefas que você considera úteis com base na sua condição. Além disso, talvez você queira verificar as avaliações de clientes anteriores e certificar-se de que haverá suporte disponível durante (e após) o processo de treinamento.

Normalmente, os certificados incluem:

-Nome do treinador;

-Nome do cão;

-Raça do cão;

-Informações sobre o curso e a escola;

-Número de certificação.

O número de certificação é um número exclusivo, listado no certificado, que normalmente leva às informações do seu cão, salvas nos registros da escola. Mesmo que o número do certificado forneça acesso apenas às informações do banco de dados da escola, isso não o torna ilegítimo. Gostaríamos de observar que não existe um registro oficial de cães de serviço nos EUA e que o registro não é exigido por lei. "O registro obrigatório de animais de serviço não é permitido pela ADA. Entretanto, conforme declarado acima, os animais de serviço estão sujeitos às mesmas regras de licenciamento e vacinação que são aplicadas a todos os cães".

Você pode simplesmente comprar um certificado?

Não recomendamos que você compre um certificado on-line, pois ele não prova que seu cão é realmente um cão de serviço. Você deve se inscrever em um curso ou entrar em contato com um treinador para passar por um processo de treinamento e obter um certificado somente depois que seu cão for capaz de realizar as tarefas exigidas.

Dessa forma, você terá certeza de que seu cão se comportará adequadamente em público e não terá o acesso negado devido a maus modos.