Como treinar seu gato de dia e de noite

May 26,2022

O treinamento em caixas é um tipo comum de treinamento para cães na fase de filhote. Treinar um gato em uma caixa pode parecer um pouco estranho para você. Na verdade, o treinamento em caixas para gatos traz muitos benefícios, pois mudará a atitude negativa que seu amigo felino provavelmente terá em relação à caixa dele. Por que você deve treinar o gato em uma caixa e como fazê-lo - essas são as perguntas que responderemos no artigo de hoje.

Por que treinar seu gato em uma caixa

Ensinar seu amigo que mia a aceitar a caixa de transporte e até mesmo a gostar de passar o tempo dentro dela traz muitos benefícios.

Você poderá levar seu gato ao veterinário, a um salão de beleza, a uma creche ou levá-lo para fora de casa. Seu amigo de patas deve permanecer em uma caixa de transporte durante o passeio para sua segurança e a dele. Os animais de estimação que não estiverem em uma caixa de transporte poderão distraí-lo enquanto estiver dirigindo e causar situações perigosas. Além disso, eles podem sair facilmente do veículo se uma janela estiver aberta e cair em uma situação perigosa na rua.

Se ocorrer uma situação de emergência e você tiver de sair de casa imediatamente, poderá levar seu amigo de patas para fora com muito mais facilidade se ele for treinado em uma caixa.

A caixa provavelmente proporcionará ao seu amigo de patas uma sensação de espaço pessoal seguro. Se você receber visitas ou se houver ruídos muito altos nas proximidades, seu gato poderá ficar ansioso e tentar se esconder. Se ele for treinado, provavelmente associará a caixa a uma zona privada, confortável e segura. Você pode simplesmente jogar um cobertor ou uma toalha sobre a caixa para fazer com que os gatilhos de estresse do ambiente desapareçam.


Como treinar seu gato em uma caixa

O primeiro passo que você deve dar antes de iniciar o treinamento é escolher o transportador certo para o seu pequeno companheiro.

Escolha o transportador certo

A caixa deve ter um tamanho adequado para que seu gato tenha espaço suficiente para se deitar, ficar de pé e se virar. Ela não deve ser nem muito pequena nem muito grande. Além disso, talvez você queira considerar uma caixa com tampa removível. As caixas com esse design podem tornar as consultas veterinárias menos estressantes para o seu gato, pois o veterinário poderá examiná-lo sem removê-lo da caixa (seu local seguro). Além disso, a parte superior removível oferece uma segunda opção de saída do transportador, para que seu amigo de patas se sinta mais confortável. Outra característica da caixa de transporte para gatos que você deve considerar é se ela deve ser macia ou rígida. Ambas as opções têm suas vantagens e desvantagens:

Transportadores com laterais macias:

Prós

Elas são mais aconchegantes e seu amigo de patas provavelmente gostará mais delas;

Podem ser dobradas e são mais fáceis de guardar;

Eles vêm em cores e designs diferentes e são mais atraentes;

São mais leves e, portanto, mais fáceis de transportar;

Podem ser levados em um avião como bagagem de mão.

Contras

São mais difíceis de limpar;

São menos duráveis do que as caixas de transporte com laterais rígidas;

Seu gato pode rasgar a parte de náilon da caixa de transporte se ficar muito excitado ou ansioso e escapar dela;

Pode ser mais difícil fechar o zíper da porta da caixa de transporte se o seu carrinho estiver ansioso e quiser sair;

Elas não protegem seu gato tanto quanto uma caixa de transporte rígida.

Transportadores com laterais rígidas:

Prós

Protegem melhor seu gato;

Seu gato não pode escapar da caixa de transporte;

São mais fáceis de limpar;

Você pode colocar seu gato dentro dela com mais facilidade e fechar a porta da caixa de transporte mais rapidamente;

Você pode prender os suprimentos de comida e água do seu gato a ela.

Contras

Não são tão aconchegantes e confortáveis;

São mais pesadas;

Ocuparão mais espaço em sua casa.


Depois de decidir qual tipo de caixa/carrier será a melhor opção para você, passe para a próxima etapa:

Introduzir a caixa

Recomendamos que você coloque a caixa de transporte em um local da casa que seu gatinho goste e ao qual tenha fácil acesso. Deixe que a caixa se torne uma parte natural do ambiente para que seu gato possa explorá-la e se acostumar com ela. Para torná-la mais agradável e acolhedora, você pode colocar um cobertor macio e quente dentro dela. Se o cobertor tiver o cheiro do seu gatinho, isso o tornará automaticamente mais atraente para ele. Você pode tentar esfregar suavemente a toalha/cobertor no corpo do seu gatinho para torná-lo mais atraente para ele. Além disso, você pode borrifar feromônios de gato na caixa para obter um efeito maior. No início, você deve manter a porta da caixa aberta ou removê-la completamente. Deixe seu gato farejar e investigar a caixa.

Prepare as guloseimas favoritas de seu gato

Para reforçar o interesse do seu gato pela caixa, você deve preparar os petiscos favoritos dele que serão usados como recompensa. Como já mencionamos, os gatos são motivados principalmente pela comida, portanto, ela desempenha um papel importante no processo de treinamento.

Use um clicker

Monitore seu gatinho e observe quando ele olha para a caixa, fareja, se aproxima, toca ou demonstra qualquer tipo de interesse nela. Clique para marcar o comportamento e imediatamente dê ao gato uma recompensa para reforçar o comportamento. Quanto mais experiências positivas você proporcionar ao seu gato quando ele demonstrar interesse na caixa, mais motivado ele se sentirá para continuar fazendo isso,

Repetição

É provável que várias repetições motivem seu gato o suficiente para que ele queira passar mais tempo perto da caixa ou até mesmo dentro dela.

Feche / coloque a porta da caixa de transporte novamente

Quando seu gatinho demonstrar que se sente confortável perto ou dentro da caixa, você pode tentar colocar a porta novamente. Depois que o gatinho entrar, feche a porta e mantenha-a fechada por alguns segundos. Você pode começar a conversar com seu amigo felino de forma alegre e calma, para que ele se sinta relaxado. Depois de alguns segundos, você deve abrir a porta e deixar o gatinho sair. Recompense-o imediatamente para incentivá-lo a passar mais tempo na caixa voluntariamente. Em breve, seu amigo de patas começará a associar o tempo passado na caixa com seus petiscos favoritos. Embora elogiar e acariciar não sejam tão bons motivadores para gatos quanto a comida, você ainda pode usar sua voz empolgada e elogiar seu gato quando ele fizer a coisa certa.

Levante a caixa de transporte

Repita as etapas acima várias vezes ao dia por 3 a 4 minutos. Depois de algumas semanas ou antes, tudo depende do seu gato, ele poderá passar de 5 a 10 minutos dentro da caixa e permanecer calmo durante esse tempo. Nesse ponto do treinamento, você pode tentar pegar a caixa e segurá-la por alguns segundos. Em seguida, recompense o gato imediatamente. Após algumas repetições, você pode tentar carregá-la com o gatinho dentro. Aumente a duração gradualmente e não se esqueça de recompensar seu amigo de patas se ele permanecer calmo.

Andando no carro

A próxima etapa do processo de treinamento é colocar o transportador no carro com o gatinho dentro e deixá-lo lá por um ou dois minutos. Você pode usar novamente sua voz calma e alegre para falar gentilmente com o gatinho. Em seguida, devolva a caixa de transporte para casa e deixe seu amigo de patas sair. Recompense-o imediatamente. Quando perceber que seu gato permanece calmo enquanto está no transportador, você pode visitar seus amigos ou parentes com seu gatinho para que ele se acostume a andar em um veículo. Avise seus amigos/parentes que eles podem acariciar seu gato e dar petiscos a ele. A experiência agradável contribuirá para que seu gato tenha uma atitude positiva em relação a andar de carro. As visitas ao veterinário não serão a única coisa com a qual seu pequeno companheiro associará o passeio de carro.


O que você deve ter em mente durante o treinamento

Você nunca deve apressar as coisas. Seu gato pode precisar de mais tempo para começar a se sentir confortável dentro da caixa. Se o gato começar a ficar ansioso, interrompa a sessão e repita-a mais tarde, quando ele já estiver calmo. Talvez seja necessário dar um passo atrás e repetir a sessão quantas vezes forem necessárias até que o gato se sinta confortável com ela.

Não castigue seu gato e não o force a entrar na caixa. Dessa forma, ele só desenvolverá uma atitude negativa em relação à caixa e a associará a uma experiência terrível.

Se o seu gato não parecer interessado na caixa, você pode colocar vários petiscos dentro dela para incentivá-lo.

Ocasionalmente, você pode levar o seu gatinho para passear em locais diferentes, para que ele não associe o passeio de carro somente a exames veterinários.

Certifique-se de que você tenha o transportador certo para o seu gatinho. Se ele ainda parecer não gostar dela, talvez seja necessário trocá-la por um modelo diferente ou mudá-la de lugar.