Como escolher um cão de terapia
Os cães que podem ser considerados para o trabalho de terapia precisam ter pelo menos 6 meses de idade, sendo que algumas escolas preferem que os cães tenham pelo menos um ano de idade. Os candidatos devem ser calmos, amigáveis e responder rapidamente aos comandos. A idade e a raça não são de importância significativa, e você pode transformar praticamente qualquer cão em um cão de terapia, desde que ele seja amigável e responsivo. Como você deve suspeitar, o bom candidato a cão de terapia precisa ser sociável, pois terá de lidar com muitas pessoas, locais lotados, ruídos e cheiros estranhos o dia todo. O candidato a cão de terapia potencialmente bem-sucedido pode ser enérgico, mas não excessivamente agitado, e não deve buscar atenção ativamente.
Posso treinar meu próprio cão para ser um cão de terapia?
Para responder à pergunta acima, você precisa ter certeza de que seu cão está aberto a interações com outras pessoas, além dos membros de sua família. Alguns outros pontos importantes a serem considerados incluem se o seu cão responde rapidamente aos comandos, não apenas em casa, mas também no espaço público; se o seu cão tem medo de lugares desconhecidos; se o seu cão reage mal a outros animais; se o seu cão fica na defensiva quando está perto de certos tipos de pessoas. Quando você tiver uma boa compreensão do caráter do seu cão e das características potencialmente problemáticas, poderá responder à pergunta acima.
Os cães de terapia podem ser treinados em casa pelo dono e com a ajuda de um treinador de boa reputação. Há muitos cursos on-line para escolher se você optar pelo método "faça você mesmo". Como alternativa, você pode chamar um treinador de cães local para trabalharem juntos. Os comandos geralmente abordados durante o treinamento de cães de terapia incluem: sentar, ficar, esperar, vir, deixar, parar, buscar, brincar, abraçar e cutucar. As pessoas que pretendem oferecer trabalho de terapia, seja de forma particular ou por meio de um programa de uma instituição, precisarão de contatos. É uma boa ideia entrar em contato com instituições de assistência e visitar eventos em sua área. Você pode achar muito gratificante trabalhar como treinador de cães de terapia e conhecer muitas pessoas novas com histórias únicas para compartilhar.
O que faz um bom treinador de cães de terapia?
Você precisa entender as limitações do seu cão e ser uma pessoa muito sociável. Espera-se que você converse com pessoas com vários desafios mentais e físicos, que podem estar acostumadas a falar com a equipe médica e podem não saber como abordá-lo. Se você não tiver certeza de como proceder, poderá conversar com um treinador de cães de terapia mais experiente e receber conselhos valiosos. Vale a pena pesquisar suas oportunidades de trabalho com antecedência para que você tenha uma mentalidade adequada e saiba o que esperar. Uma das grandes vantagens do trabalho de terapia particular com um cão é que você escolhe seu local de trabalho. Se você não gosta de hospitais e casas de repouso, pode optar por escolas e locais semelhantes onde os cães de terapia são necessários.
Dicas
É impossível enfatizar demais a importância do temperamento do cão quando se trata de trabalho com cães de terapia. Você precisa estar familiarizado com a linguagem corporal de seu cão e certificar-se de que ele esteja calmo, receptivo e com aparência apresentável. Ninguém gosta de cães desgrenhados que possam ter um odor incômodo. A limpeza é uma parte importante de como seu parceiro de patas é visto e reflete sua atitude em relação ao cão e ao trabalho em equipe. Invista o máximo de tempo possível no domínio dos comandos de obediência e certifique-se de que seu cão não tenha medo de novos sons e cheiros. É melhor levar seu filhote para passear regularmente e visitar todos os tipos de ambientes desde cedo. Fique sempre de olho no seu cão e certifique-se de que ele não esteja nervoso, desbocado ou excessivamente animado ao visitar novos lugares e interagir com as pessoas. Não deixe de fazer os exames veterinários duas vezes por ano e é imperativo que o cão seja totalmente vacinado.