Como solicitar um cão de serviço

Feb 15,2022

O processo de solicitação de um cão de serviço pode ser muito diferente entre as organizações de treinamento de cães nos EUA e no Reino Unido. Tentarei descrever o processo em sete etapas e ajudá-lo a se preparar para a solicitação de um cão de serviço. Se não tiver certeza de que precisa de um cão de serviço, converse primeiro com o profissional médico de sua preferência e, em seguida, com O que é um usuário de cão de serviço e um treinador de cão de serviço


Se estiver pensando em solicitar um cão de serviço, devo fazer uma distinção importante entre um condutor de cão de serviço e um usuário de cão de serviço. Esses cargos nem sempre são ocupados pela mesma pessoa. Por exemplo, uma pessoa que tem problemas de mobilidade pode ser o condutor e o usuário do seu cão de serviço. Por outro lado, os problemas de uma pessoa podem ser graves e podem exigir que outra pessoa seja o condutor do cão de serviço que cuida do cão. Nesse caso, o condutor do cão de serviço o ajuda a navegar em espaços públicos, enquanto a pessoa com deficiência é considerada o usuário do cão de serviço. Se você é pai ou mãe de uma criança que precisa de apoio por meio de um cão de serviço, pode solicitar um cão de serviço e ser listado como o condutor e seu filho como o usuário. Veja abaixo nosso guia em sete etapas sobre como solicitar um cão de serviço.


1. Pesquise on-line as escolas disponíveis em sua área


A Internet é sua amiga e você pode pesquisar on-line por uma escola de treinamento de cães em sua área para ter uma ideia melhor das opções em sua região. Você pode aproveitar o poder das caixas de pesquisa nas mídias sociais, como Facebook e Instagram. Muitas escolas de adestramento de cães têm páginas ativas nas mídias sociais e buscam promover seus serviços. Você perceberá que tem mais opções se considerar também os serviços de treinadores particulares. É provável que a maioria das pessoas encontre as páginas da Assistance Dogs International, da ADEu e da International Guide Dog Federation (IGDF). Nesse ponto, você pode começar a pesquisar sobre a certificação de cães de serviço e como isso é feito em seu país.


Nem os EUA nem o Reino Unido têm um registro nacional ou um órgão de certificação que lide com cães de serviço. Há muitas organizações sem fins lucrativos que são membros da ADI, da ADEu e da IGDF que fornecem certificados que são aceitos internacionalmente. Além disso, há treinadores particulares que podem ajudá-lo a treinar um cão de serviço em casa ou em uma instalação local. Se você viaja muito para o exterior, talvez seja melhor entrar em contato com uma escola afiliada à ADI, à ADEu ou à IGDF. Alguns países têm uma lista de instalações de treinamento de cães que são aprovadas pelo ministério da saúde e você pode perguntar ao seu médico sobre isso. Depois de encontrar alguns candidatos interessantes em sua região, envie-lhes um e-mail ou uma mensagem nas mídias sociais e veja se pode ligar diretamente para eles.


2. Informe-se sobre o preço, o tempo de espera e o treinamento disponível


A maioria das escolas de adestramento de cães e adestradores particulares prefere o e-mail para responder às perguntas e inclui suporte por meio de bate-papo ao vivo e linhas telefônicas. Escrever um e-mail pode ser a melhor opção, pois você poderá listar suas perguntas, apresentar seu caso à escola e acompanhar facilmente o contato com o representante. Há algumas perguntas importantes que toda pessoa que está solicitando um cão de serviço deve fazer:


- Que cursos vocês oferecem que poderiam me beneficiar?

- Quais são os preços de seus cursos?

Algumas escolas têm preços personalizados com base no que o cliente pode precisar, portanto, você precisa apresentar seu caso e receber uma cotação.

- Como posso financiar o curso de treinamento?

- Quanto tempo o curso deve durar?

- Posso viajar internacionalmente com meu cão de serviço?


Quero voltar ao financiamento mencionado acima. A obtenção de um cão de serviço pode ser cara e proibitiva para algumas famílias. A maioria das escolas de treinamento de cães cobra entre US$ 20.000 e US$ 30.000 para comprovar que um cão de serviço foi treinado. Algumas pessoas podem preferir treinar seu próprio cão para se tornar um cão de serviço, seja por meio de um curso on-line ou com um treinador particular em sua cidade. Observe que você precisará verificar as leis locais para saber se isso é permitido. As leis dos EUA e do Reino Unido permitem que os cidadãos treinem seus próprios cães de serviço no momento em que este artigo está sendo escrito. A certificação para animais autotreinados/treinados pelo proprietário é possível, mas você precisa encontrar a escola certa para isso pela Internet ou por meio de seu médico.


Muitas escolas de treinamento de cães podem direcioná-lo para organizações sem fins lucrativos e programas de saúde que podem ajudá-lo a pagar por um cão de serviço. Você pode pegar um empréstimo no banco de sua preferência para cobrir os custos ou arrecadar fundos por conta própria. É importante saber que a maioria das escolas e treinadores particulares provavelmente exigirá um pagamento inicial no início do treinamento e pedirá que você pague o restante no final do treinamento.


3. Vá a uma entrevista com um representante da escola


Depois de selecionar uma boa escola em sua área ou de ter algumas opções em mente, você deve marcar uma entrevista com a equipe dela. Você deve poder conversar com um de seus representantes sobre suas necessidades e situação de vida. Essa é a sua chance de receber orientação adequada sobre a raça de cão que mais lhe traria benefícios e esclarecer quaisquer dúvidas que não tenham sido respondidas até o momento. As pessoas que solicitam um cão de serviço e podem sofrer de alergia a pelos devem levar isso em consideração. Seus níveis de atividade e espaço em casa também serão levados em conta. Você deve aproveitar essa oportunidade para descrever detalhadamente as tarefas que precisa que o cão cumpra, para que possa entender o que o cão de serviço será capaz de fazer e suas limitações.


Se optar por usar os serviços de um treinador particular, você terá de conversar sobre a raça do cão que deseja, quais raças serão adequadas e discutir um cronograma mutuamente satisfatório para as sessões de treinamento. Você também deve levar em consideração o que listei acima. As escolas de cães de serviçogeralmente trabalham com apenas uma ou duas raças e têm contratos com criadores confiáveis, e você tem mais liberdade com um tutor particular.


4. Confirme seus acordos com a escola/treinador


Quando você tiver uma ideia clara de qual é a melhor opção, deve prosseguir com os preparativos formais. Isso geralmente envolve a assinatura de um contrato, o estabelecimento de um cronograma para o treinamento, o compartilhamento de informações sobre cães de serviço e seus tutores e o estabelecimento de canais de comunicação para mantê-lo atualizado sobre o andamento do treinamento. Essa será a etapa em que você deverá pagar uma entrada e ter um plano de como pagar o restante. Se, em vez disso, você usar os serviços de um instrutor particular, provavelmente terá de pagar por hora. Recomendo que você leia o máximo possível sobre o que esperar de sua vida com um cão de serviço enquanto o treinamento estiver em andamento.


5. Crie laços com seu cão de serviço


Quando o treinamento do seu cão de serviço estiver quase concluído, é provável que a escola de treinamento de cães o chame para visitar as instalações por uma ou duas semanas para que você possa criar um vínculo com o cão de serviço. Talvez seja necessário tirar uma licença do trabalho e você deve se planejar adequadamente. O vínculo com seu cão será uma parte muito importante das etapas finais do treinamento e moldará sua experiência no futuro. Um treinador da escola terá a tarefa de instruí-lo sobre como usar o cão de serviço, como navegar em espaços públicos e como cuidar do seu cão. Também haverá muito tempo para brincar com seu cão. Você será levado a lojas locais, a um shopping center, a um cinema, a uma instituição de saúde, a um escritório de serviço público, a um restaurante e a um hospital com o seu cão, para que aprenda o que esperar e a navegar nesses espaços acompanhado por um cão.


Se você escolheu o caminho com um treinador particular, provavelmente já está cuidando do seu cão em treinamento. Você deve ter uma boa compreensão do caráter e das capacidades dele. É melhor conversar com o treinador sobre qualquer coisa em que você não se sinta muito confiante. Dessa forma, você poderá resolver qualquer problema que possa ter passado despercebido e ter mais confiança quando estiver passeando.


6. Faça um teste de acesso público


Antes de poder levar o cão para casa, você terá de fazer um teste de acesso público e demonstrar o que aprendeu com os exercícios de vínculo e o tempo que passou com o treinador da escola. Você será colocado em situações da vida real e o teste pode incluir o uso de carros, transporte público e visitas a um restaurante e a uma loja. Algumas escolas podem incluir uma parte escrita do teste em que você precisa demonstrar que está ciente de seus direitos como usuário/manipulador de cães de serviço e de suas responsabilidades como cuidador do cão.


7. Leve seu cão de serviço para casa


A escola poderá recomendar um veterinário específico de sua confiança para levar o cão para casa. Recomendo que você prepare sua casa e sua família para receber o cão de serviço com antecedência. Há muitos artigos bons on-line sobre como tornar sua casa confortável para um cão, mas é mais importante instruir os membros de sua família sobre como tratar o cão de serviço e o papel dele em sua vida. Recomendo que você reserve um tosador em sua região e visite-o pelo menos uma vez por mês ou cuide você mesmo dos cuidados com o seu cão. Como regra geral, faça exames de sangue uma vez por ano em seu cão e vá ao veterinário local para fazer exames pelo menos duas vezes por ano.


Muitas escolas de treinamento de cães mantêm contato com seus clientes depois que eles deixam as instalações para verificar se o usuário do cão de serviço está se adaptando bem à sua nova rotina diária. Um representante da escola pode entrar em contato com você nas primeiras duas ou três semanas por e-mail ou telefone. É normal que uma escola de treinamento de cães de serviço permaneça em contato com seus clientes por até um ano e algumas podem fornecer suporte contínuo com aconselhamento jurídico, dicas de estilo de vida e até mesmo organizar eventos.


Se tiver alguma dúvida que não tenha sido respondida aqui, consulte nossos outros artigos, onde poderá encontrar mais informações.