Toxinas de férias para cães

Dec 08,2022

Independentemente dos feriados que comemoramos, eles geralmente estão associados a comidas e bebidas deliciosas, visitas de parentes e amigos e muita diversão e alegria. Quando se trata do Natal, a euforia que sentimos é ainda maior e muitos de nós começam a se preparar para esse feriado com pelo menos algumas semanas de antecedência. Independentemente do clima positivo que geralmente associamos aos feriados, eles também podem ter um outro lado, que não é tão agradável. Não estamos falando dacorreria e do dinheiro que gastamos todos os anos em preparativos e presentes, mas dos riscos potenciais que as festas escondem para nossos animais de estimação.

Como donos responsáveis de animais de estimação, precisamos garantir que eles estejam seguros e saudáveis, independentemente da situação. Hoje falaremos sobre os "perigos das festas de fim de ano" para nossos animais de estimação (itens perigosos especialmente durante o Natal) e como evitá-los.


Alimentos

Talvez você já esteja familiarizado com os alimentos humanos perigosos para os cães. No entanto, listaremos novamente alguns tipos de alimentos que você não deve dar ao seu cão, independentemente de serem deliciosos ou benéficos para os humanos.

Chocolate

A teobromina e a cafeína são as principais substâncias do chocolate que são tóxicas para os cães. Os cães não conseguem metabolizá-las da mesma forma que os humanos. Quanto maior o teor de cacau no chocolate, mais perigoso ele é para os cães. Isso significa que os chocolates escuros são mais perigosos para os cães do que os chocolates ao leite e brancos. O nível de toxicidade depende do tipo de chocolate, da quantidade de chocolate que seu cão comeu e do peso dele. Algumas clínicas veterinárias usam a chamada "calculadora de toxicidade" para determinar o nível de intoxicação. Caso o seu cão tenha se intoxicado, é muito importante que você forneça informações precisas sobre o peso e a saúde do animal, bem como sobre o tipo e a quantidade (se você tiver conhecimento disso) do chocolate consumido. Os sinais de intoxicação geralmente incluem diarreia, vômito, respiração ofegante, urina excessiva e aumento da frequência cardíaca. Se o caso for mais grave, outros sintomas como convulsões, insuficiência renal, hepática ou até mesmo cardíaca também podem ocorrer. Se você tiver alguma dúvida de que seu cão ou gato digeriu chocolate, consulte um veterinário imediatamente.

Xilitol

O xilitol é amplamente usado como substituto do açúcar e pode ser encontrado em vários produtos, como chicletes, iogurte, produtos de panificação, doces, pasta de dente, enxaguante bucal e até mesmo em medicamentos como pastilhas. O xilitol é extremamente tóxico para cães e pode causar anemia, tremores e convulsões. Os sintomas ocorrem em uma hora a partir do momento da ingestão. Assim como o chocolate, o nível de toxicidade depende da quantidade de xilitol no produto que o cão ingeriu, bem como do peso do cão. Os casos leves de toxicidade podem incluir hipoglicemia, enquanto os casos graves podem estar associados à falência de órgãos. Tremores, diarreia, vômitos, fadiga e letargia e até convulsões estão entre os sintomas que seu cão pode apresentar após ser intoxicado.

Uvas e uvas-passas

De acordo com estudos recentes, o ácido tartárico, que as uvas contêm, é o principal motivo pelo qual as uvas são tóxicas para os cães. Estudos anteriores afirmam que pode haver um fungo ou uma droga específica nas uvas, o que causa uma reação tóxica. Sintomas como desidratação, dor abdominal, fadiga, vômito, aumento da sede e até mesmo falência de órgãos são sintomas que podem acompanhar o processo de intoxicação. É fundamental para a saúde do seu cão que você consulte um veterinário imediatamente, pois a insuficiência renal pode ocorrer em 48 horas. Se você tiver alguma dúvida de que seu cão possa ter ingerido uvas ou passas, monitore-o de perto quanto a qualquer um dos sintomas listados acima ou qualquer desvio de seu comportamento padrão.

Massa de pão áspera

O pão em si é seguro para cães - é claro que você não deve deixar seu cão comer pão regularmente e, em vez disso, deve dar a ele uma quantidade moderada em determinadas ocasiões. Entretanto, não é o mesmo caso com a massa de pão áspera. A massa de pão áspera continuará crescendo no estômago, o que resultará em um abdômen inchado. Além disso, a massa áspera pode conter bactérias que deixarão seu animal de estimação doente. Outro efeito negativo que a ingestão de uma massa de pão áspera terá em seu cão está associado ao processo de fermentação da levedura (levedura ativa/viva) quando ingerida com alimentos ricos em carboidratos. Durante o processo de fermentação, o álcool será liberado e, em seguida, absorvido pelo organismo. O álcool pode levar à intoxicação e podem ocorrer sintomas como diminuição da pressão arterial, do açúcar no sangue e da temperatura corporal. Falência de órgãos e convulsões são outros sintomas que podem ocorrer em casos graves.

Ossos

Imagine que você passou várias horas na cozinha preparando um almoço/jantar delicioso, incluindo carne de peru ou presunto. Toda a família está em volta da mesa saboreando a refeição e seu amado amigo de patas lhe lança aquele olhar com seus grandes olhos carinhosos, ao qual você simplesmente não consegue resistir. Alimentá-lo com um pequeno osso não deve ser um problema, certo? Errado! Os ossos cozidos ficam muito frágeis e podem facilmente ficar presos na garganta do seu amigo de patas e fazê-lo engasgar. Ossos cozidos, especialmente quando pequenos, podem ser perigosos para os animais de estimação. Engasgamento, constipação, sangramento retal ou bucal e obstrução do sistema digestivo são possíveis resultados que podem ocorrer após alimentar seu animal de estimação com ossos de aves.


Álcool

Como você já aprendeu no parágrafo anterior, o álcool é tóxico para os cães. Nunca caia na tentação de dar a seu animal de estimação vinho, uísque, licor ou qualquer outro tipo de bebida alcoólica que você goste de tomar. O mesmo acontece com a cerveja, pois o lúpulo, que geralmente é um dos ingredientes da cerveja, pode levar à intoxicação. Diarreia, vômito, respiração ofegante, tremores, temperatura alta e até convulsões estão entre os sintomas que podem ocorrer. A falência de órgãos também pode ser causada em casos graves de intoxicação.


Plantas

Azevinho, teixo, lírio, visco... essas plantas são normalmente associadas a feriados e ao Natal em particular. Elas são definitivamente muito bonitas e se tornaram parte das casas de muitas pessoas em todo o mundo. Apesar de trazerem uma atmosfera festiva, elas podem ser muito perigosas para nossos animais de estimação. Até mesmo uma pequena mordida nessas plantas pode causar intoxicação, dor abdominal e levar à insuficiência renal. Se o seu cão/gato tiver ingerido uma quantidade muito pequena dessas plantas, é provável que ele comece a balançar a cabeça e lamber os lábios. Também é provável que ocorra baba excessiva. Os sintomas de irritação do trato digestivo podem ser dor abdominal, desvio da frequência cardíaca normal e diminuição da pressão arterial. Os casos mais graves podem incluir coma e até a morte.

É essencial que você tome medidas para evitar que seu animal de estimação tenha contato com plantas tóxicas para ele.


Potpourri

Fragrâncias naturais e belas decorações para sua casa feitas com materiais vegetais secos são as preferidas em muitos lares, especialmente durante as festas de fim de ano. Quando se pensa na perspectiva do seu animal de estimação, as coisas parecem um pouco diferentes... Você não deve permitir que seu cão ou gato (especialmente o último) tenha acesso a qualquer mistura de temperos, ervas ou flores. Várias lambidas são suficientes para causar problemas respiratórios, tremores e febre. Irritação da boca, inclusive queimaduras, problemas digestivos e acesso de corpos estranhos ao corpo do animal são outros riscos possíveis com os quais você deve tomar cuidado. A cirurgia também pode ser administrada para que um item seja removido do corpo do animal.

Decorações

Vamos admitir: decorar nossa casa é o principal (ou pelo menos um dos principais motivos) pelo qual gostamos tanto das festas de fim de ano. Ao decorarmos nossa casa, mudamos toda a atmosfera e a sensação que ela proporciona. Nós nos sentimos instantaneamente mais felizes e cheios de alegria.

E quanto aos nossos animais de estimação? É provável que nossos cães e gatos também demonstrem grande interesse em luzes, ornamentos, itens brilhantes e reluzentes, como enfeites e fitas, ou qualquer coisa que seja nova para eles ou pareça interessante. Dar patadas e cutucar o nariz e, é claro, mastigar, estão entre as ações que nossos cães provavelmente realizarão em relação aos itens de interesse. Podem ocorrer queimaduras elétricas, intoxicação por produtos químicos, problemas digestivos, lesões na boca e na pele, além de outras complicações, como pneumonia. Em alguns casos, pode ser necessária uma intervenção cirúrgica. Tente evitar que seu animal de estimação tenha acesso a qualquer item potencialmente perigoso ou opte por uma decoração mais simples este ano.

Derretimento de gelo e anticongelante

O sal grosso é perigoso para o seu animal de estimação por vários motivos: pode causar irritação na pele e nas patas quando o animal caminha sobre ele; pode causar vômito, diarreia e outros problemas gastrointestinais.

O uso de anticongelante logicamente aumenta durante o inverno, pois ele ajuda nossos carros, trailers e sistemas de encanamento a permanecerem funcionando, pois evita que congelem. Se você tem uma cabana que não visita com frequência, pode considerar colocar anticongelante no sistema de encanamento. Tome muito cuidado ao visitar sua propriedade acompanhado de seu cão/gato e certifique-se de que ele não beberá do vaso sanitário nem terá acesso ao anticongelante. Existe o chamado anticongelante para veículos recreativos, que, ao contrário do anticongelante comum, não é tóxico e foi especialmente projetado para uso no sistema de encanamento. Normalmente, ele tem uma cor rosa em comparação com a cor verde do anticongelante comum.

Você também deve ter em mente que o anticongelante pode estar presente em algumas decorações, por exemplo, em alguns globos de neve. Se eles quebrarem e seu animal de estimação ingerir parte da substância, ele poderá ser envenenado. Sede, fadiga e problemas de equilíbrio podem estar entre os sintomas de envenenamento. Pode ocorrer falência de órgãos se essa condição não for tratada. Consulte um veterinário imediatamente para que um antídoto tenha a chance de funcionar.


Suéteres

Você está entre aquelas pessoas que gostam de vestir roupas em seus cães?Muitos donos, especialmente aqueles que têm cães de raças pequenas, vestem seus amigos de patas por vários motivos, devido à baixa temperatura externa ou porque querem que seus cães sejam elegantes e representem o espírito natalino. É essencial lembrar-se de não colocar nenhuma roupa em seu cão ou gato, pois isso pode obstruir a respiração, fazer com que ele fique ofegante ou se sinta desconfortável. Além disso, as roupas não devem ter enfeites, que seu amigo de patas pode engolir.

Bolsas

Quando se trata de curiosidade, não há nada que se compare ao desejo de nossos cães e gatos de cheirar cada parte do ambiente, especialmente se houver comida por perto. Falando em férias, você deve ter muito cuidado ao trazer sacolas de compras para casa, cheias de produtos para um almoço ou jantar de férias. Não deixe suas sacolas de compras sem supervisão, especialmente se elas contiverem alimentos tóxicos para animais de estimação.


Visitantes

Quando falamos em visitantes, estamos nos referindo a todos os tipos de pessoas que passam por aqui, incluindo familiares, amigos, vizinhos, entregadores... etc. Toda a atmosfera caótica e, às vezes, até mesmo agitada que provavelmente ocorrerá, pode ter um impacto muito negativo sobre seu animal de estimação. É provável que ele se esconda ou, pelo menos, vá para um cômodo silencioso onde possa relaxar sem interrupções. Entretanto, os convidados que visitam sua casa também podem ter o efeito oposto em seu amigo de patas. Ele pode pular, latir, farejar e ficar excitado. É importante que você ajude seu amigo de patas a manter a calma. Um treinamento básico de obediência seria muito útil nesse caso.