- Definição do termo "Animais de serviço"
- Quais são as qualidades que um bom cão de serviço deve ter?
- Golden Retriever - Breve visão geral da raça
- Que tarefas os Golden Retrievers podem ser treinados para realizar como animais de serviço?
- Como treinar um Golden Retriever para realizar tarefas específicas?
- Princípios essenciais do processo de treinamento
- É necessário registrar o Golden Retriever como um animal de serviço?
- É necessário colocar um colete de cão de serviço em seu Golden Retriever?
Os animais de serviço são reconhecidos como equipamentos médicos valiosos que ajudam muitas pessoas com deficiências físicas e/ou mentais a assumir o controle de suas vidas e a se envolver novamente em várias atividades diárias. Considerando o papel significativo que os animais de serviço desempenham na vida de tantas pessoas, o processo de escolha do animal "certo" para essa finalidade provavelmente será rigoroso e completo.
Os Golden Retrievers são uma das raças mais populares em todo o mundo, classificada em 4º lugar em 2021 pelo American Kennel Club. Por que tantas pessoas gostam tanto dos representantes dessa raça e quais são as qualidades dos representantes da raça como animais de serviço são alguns dos tópicos que gostaríamos de discutir hoje.
Primeiro, precisamos esclarecer o termo "animal de serviço" mais uma vez para aqueles que são novos aqui e não estão familiarizados com seu significado.
Definição do termo "Animais de serviço"
A Lei dos Americanos Portadores de Deficiência (ADA) define animais de serviço como cães que foram treinados individualmente para realizar tarefas específicas em benefício de uma pessoa com deficiência física ou mental. As tarefas executadas pelo animal de serviço devem estar diretamente relacionadas à deficiência da pessoa. Se quiser ler mais sobre os regulamentos da ADA em relação a animais de serviço, clique aqui. Como você pode perceber pela definição, somente cães podem ser reconhecidos como animais de serviço. No entanto, alguns estados permitem que os tratadores tenham cavalos em miniatura como animais de serviço também, portanto, você deve ter isso em mente.
Quais são as qualidades que um bom cão de serviço deve ter?
Os cães e os cães de serviço em particular devem ser avaliados com base em suas características individuais. Algumas pessoas ainda têm preconceitos de que certas raças não podem se tornar cães de serviço ou simplesmente não podem se tornar bons cães de serviço. A ADA afirma que os animais de serviço não devem ser discriminados com base em sua raça, e todos os tipos de raças podem ser treinados como animais de serviço. Entretanto, há qualidades que todo cão de serviço deve possuir para ser confiável o suficiente para executar tarefas específicas em benefício de um indivíduo com deficiência. Entre essas qualidades estão:
Inteligência, treinabilidade, vontade de aprender e agradar o dono, personalidade amigável, natureza amorosa, temperamento equilibrado e lealdade.
Golden Retriever - Breve visão geral da raça
Nós amamos essas criaturas! Os Golden Retrievers são classificados como uma das raças de cães mais afetuosas que podem se apegar fortemente a seus donos. Eles podem interagir com membros da família, pessoas novas e outros animais com facilidade! Se você tem filhos pequenos, pode ter certeza de que eles encontrarão um companheiro leal e brincalhão com quem poderão passar momentos agradáveis! É bom demais para ser verdade, não é? Os Golden Retrievers também são considerados uma das raças mais inteligentes e treináveis. Eles são conhecidos por aprenderem rápido, por serem capazes de reter muitas informações e por serem cães obedientes, ansiosos para agradar seus donos. É claro que não há felicidade completa... Nossos adoráveis amigos de patas tendem a se despir moderadamente durante o verão e o inverno. Durante a primavera e o outono, é de se esperar que eles apresentem uma queda mais intensa. Aqueles que decidirem ter um representante dessa linda raça em casa devem estar preparados para uma certa quantidade de pelos nos móveis e nas roupas o tempo todo. Felizmente, esses lindos cachorrinhos requerem um nível moderado de cuidados, portanto, você não precisa investir muito tempo para manter a linda pelagem dupla bem cuidada. Se você está apaixonado por essa raça, deve estar preparado para dedicar tempo suficiente para mantê-la física e mentalmente em forma. Os Golden Retrievers são bastante enérgicos e brincalhões. Esses cães incríveis não são considerados latidores. Eles latem ocasionalmente, pois a vocalização é um tipo de comunicação não só entre os humanos, mas também entre os cães. Em geral, podemos dizer que o Golden Retriever é uma das raças mais populares, tanto como animal de estimação quanto como cão de serviço, devido às suas qualidades indiscutíveis.
Que tarefas os Golden Retrievers podem ser treinados para realizar como animais de serviço?
Devido à sua inteligência e alta capacidade de treinamento, esses caninos podem realizar várias tarefas.
Tarefas relacionadas à mobilidade e ao equilíbrio
As fêmeas da raça podem pesar de 25 a 32 kg, enquanto os machos pesam de 30 a 34 kg. Sua altura pode chegar a 51-56 cm nas fêmeas e 56-61 cm nos machos. Considerando seu tamanho e características pessoais, esses cães podem se tornar excelentes cães de mobilidade. Eles podem ser treinados para puxar uma cadeira de rodas ou apoiar uma pessoa com problemas de equilíbrio. Há um certo tipo de arreios equipados com uma alça robusta que permite que os cães de serviço de mobilidade realizem essa tarefa.
Tarefas de guia
Os Golden Retrievers também podem se tornar ótimos cães-guia. Eles podem ser treinados para ajudar uma pessoa com deficiência visual a se orientar nos arredores. Como cães-guia, esses caninos podem alertar o dono sobre um obstáculo no caminho ou garantir que haja distância suficiente entre o dono e os transeuntes.
Tarefas de recuperação
Como o próprio nome da raça indica, esses cães são ótimos para recuperar objetos. Essa habilidade pode ser atribuída ao motivo de sua criação, ou seja, a recuperação de aves de caça de terras altas, como perdizes e gansos. Se você tiver mobilidade reduzida ou se sentir desorientado e tonto com frequência devido a uma determinada condição ou como efeito colateral de um medicamento prescrito, pode contar com o seu Goldie para levar até você todos os itens necessários.
Tarefas do cão de serviço psiquiátrico
Se você estiver lidando com ansiedade, depressão, TEPT ou outros tipos de deficiência mental, ficará feliz em saber que esses adoráveis cãezinhos são ótimos em proporcionar estimulação tátil e terapia de pressão profunda (DPT). Como eles são de tamanho médio a grande, não são adequados para pular no seu colo. No entanto, eles podem dar a pata, cutucar você, colocar o queixo no seu ombro, braço ou colo para acalmá-lo quando você precisar. Além disso, ele pode guiá-lo para um local seguro quando surgem episódios de ansiedade.
Como treinar um Golden Retriever para realizar tarefas específicas?
Há as seguintes opções disponíveis para isso:
1. Entre em contato com uma organização de treinamento ou com um treinador pessoal especializado em treinamento de cães de serviço. Você pode marcar uma consulta on-line ou pessoalmente (em sua casa ou no local de treinamento) para que seu cão possa ser avaliado e um programa de treinamento possa ser recomendado.
2. Você pode entrar em contato com uma organização envolvida no treinamento de cães de serviço e obter um cão de serviço treinado.
Essas duas opções lhe darão a certeza de que o seu cão ou o cão que lhe será fornecido foi treinado profissionalmente e adquiriu as habilidades sociais e de obediência necessárias. Entretanto, essas opções podem ser proibitivamente caras para algumas pessoas. Você pode esperar pagar de US$ 25.000 a US$ 30.000 para ter um cão de serviço treinado. Treinar seu próprio cão com a ajuda de um treinador ou de uma organização de treinamento é mais acessível; no entanto, uma sessão de treinamento em pessoa, que leva cerca de uma hora, pode custar cem dólares ou mais. Alguns programas de treinamento, especialmente aqueles destinados a um treinamento mais avançado, podem chegar a milhares de dólares.
3. Entre em contato com uma organização sem fins lucrativos.
Essa opção é a mais econômica. Entretanto, nesse caso, é provável que você seja colocado em uma lista de espera e talvez precise esperar um ou dois anos para obter um cão de serviço treinado.
4. Você mesmo pode treinar seu Golden Retriever para se tornar um animal de serviço.
Nesse caso, você pode se concentrar nas tarefas que realmente precisa que seu amigo de patas realize. Além disso, você estará ativamente envolvido no processo de treinamento e poderá fortalecer o vínculo entre vocês. A maior desvantagem dessa opção é que talvez você não tenha a experiência e as habilidades necessárias para conduzir o treinamento sozinho. Além disso, você terá de investir muito tempo e esforço. Paciência, disciplina e consistência são outras palavras que você precisará ter sempre em mente se decidir seguir esse caminho.
5. Inscreva-se em um curso on-line.
Ao escolher essa opção, você terá acesso a materiais de aprendizagem e suporte de um tutor (o suporte de um instrutor geralmente está incluído no preço de muitos cursos on-line). Além disso, você poderá fazer seu próprio cronograma em vez de cumprir um cronograma definido por um instrutor profissional. Treinar em sua casa e em seu próprio ritmo são outros benefícios dessa opção. Não é preciso dizer que você e seu cãozinho desenvolverão um vínculo ainda mais forte, pois passarão muito tempo juntos e se conhecerão melhor. Se você considera essa opção a mais adequada para você, recomendamos que dê uma olhada nos cursos on-line que a Service Dog Training School International oferece: Cursos on-line.
Princípios essenciais do processo de treinamento
Se decidir treinar seu Golden Retriever para se tornar um animal de serviço, você deve considerar alguns princípios básicos de treinamento. Você deve ser muito paciente e consistente e não desistir se surgirem dificuldades. Além disso, lembre-se de que cada cão é um indivíduo e você precisa levar em conta a personalidade e o temperamento do seu cão ao realizar o treinamento. Mantenha as sessões de treinamento curtas e sempre recompense e elogie seu amigo de patas quando ele realizar uma determinada tarefa. Ao falar sobre determinadas tarefas, você precisa ter em mente que o processo de treinamento deve começar com comandos básicos como "senta", "fica", "vem" e, gradualmente, passar para tarefas mais avançadas. Não apresse as coisas. Como mencionamos acima, essa raça é considerada altamente energética, portanto, você não deve se esquecer de exercitar e passear com seu cãozinho regularmente. Exercícios físicos e mentais também ajudarão seu cão a gastar a quantidade excessiva de energia e reduzirão a possibilidade de ocorrerem problemas de comportamento devido à falta de atividade.
É necessário registrar o Golden Retriever como um animal de serviço?
Não, de acordo com o Americans with Disabilities Act (ADA), os animais de serviço não precisam ser registrados. Entretanto, se a sua cidade exigir que todos os cães sejam licenciados e/ou registrados, lembre-se de que os animais de serviço estão sujeitos às exigências locais de licenciamento e registro de cães.
É necessário colocar um colete de cão de serviço em seu Golden Retriever?
A ADA não exige que os cães de serviço usem qualquer tipo de equipamento para cães de serviço, incluindo coletes, arreios ou etiquetas de identificação. Entretanto, alguns treinadores consideram os acessórios de treinamento de cães de serviço sinais de identificação benéficos, pois notificam os transeuntes sobre a natureza de seu cão - ele não é apenas um animal de estimação, mas está trabalhando. Dessa forma, é menos provável que os transeuntes iniciem contato, o que pode distrair seu cão.
Não é de se admirar que o Golden Retriever seja uma das raças mais bem recebidas pela maioria das pessoas. Cães tão adoráveis!