Posso levar um cão de serviço psiquiátrico em um avião?

Mar 30,2023

Ter um animal de serviço significa que você pode contar com apoio constante e se beneficiar de tarefas específicas em casa e em público. Os animais de serviço desempenham um papel essencial na vida de seus donos, principalmente no que se refere a equipamentos médicos. Dito isso, esses animais devem ter direitos de acesso público a todos os locais abertos para uso do público em geral, incluindo lojas, restaurantes, hotéis etc.

E quanto a viajar de avião com um animal de serviço? Os animais de serviço, e os animais de serviço psiquiátricos, em particular, também podem acompanhar seus donos a bordo de uma aeronave?

O que são animais de serviço psiquiátricos?

Os animais de serviço psiquiátrico são um tipo de animal de serviço que faz um trabalho específico para atenuar os sintomas de uma deficiência mental, como depressão, TEPT, esquizofrenia, ansiedade e transtorno bipolar. Os cães de serviço psiquiátrico, assim como os animais de serviço em geral, podem ser apenas cães. No entanto, alguns estados também aceitam cavalos em miniatura.

Animais de serviço psiquiátrico - direitos de acesso público

Considerando o fato de que esses cães não são animais de estimação, mas equipamentos médicos, eles não devem ter o acesso a locais públicos negado. Nos EUA, os animais de serviço são protegidos pela Lei dos Americanos Portadores de Deficiência (ADA), que garante que as pessoas com deficiências físicas ou mentais tenham o mesmo acesso a bens e serviços que qualquer outra pessoa. Entretanto, os animais de serviço podem ser excluídos de instalações públicas se se comportarem mal, representarem uma ameaça direta à saúde e à segurança de outras pessoas, não estiverem sob controle e causarem danos. Além disso, há algumas exceções a essa regra, por exemplo, áreas específicas em um internato, reservadas para alunos alérgicos a pelo/pelo de cachorro; partes de um zoológico, onde os animais em exposição são presas naturais ou predadores de cães; instituições religiosas; áreas onde se aplicam regras de saúde pública.

A Lei de Igualdade de 2010 protege os direitos das pessoas com deficiência no Reino Unido e protege os indivíduos contra a discriminação com base em sua deficiência, incluindo ter um cão de assistência.


Animais de serviço psiquiátrico - A bordo de uma aeronave

O Air Carrier Access Act é considerado uma das maiores conquistas de direitos civis dos Estados Unidos. Ela protege as pessoas com deficiências e proíbe qualquer discriminação em viagens aéreas com base em uma deficiência. De acordo com o site do Departamento de Transportes dos EUA: "Outras disposições relativas a serviços e acomodações tratam do tratamento de auxílios à mobilidade e dispositivos de assistência, informações aos passageiros, acomodações para pessoas com deficiências visuais e auditivas, triagem de segurança, doenças transmissíveis, atestados médicos e animais de serviço."

Os cães de serviço psiquiátricos devem ser certificados para serem permitidos a bordo de uma aeronave?

Aqui vem a parte complicada... Os regulamentos sobre cães de serviço variam em nível local, mas também dependem da política de cães de serviço da companhia aérea específica. Se você tomou a decisão de voar com seu cão de serviço psiquiátrico, deve verificar as leis do seu país, do país para o qual viajará e a política de cães de serviço da companhia aérea. Os animais de serviço nos EUA (também conhecidos como animais de assistência no Reino Unido) não são legalmente obrigados a serem certificados nesses países. No momento em que este artigo foi escrito, as companhias aéreas sediadas nos EUA, bem como (a maioria) das companhias aéreas não sediadas nos EUA, normalmente aceitam animais de serviço treinados pelo proprietário e não exigem que sejam certificados. No entanto, isso não significa que todo cão apresentado como animal de serviço será autorizado a entrar na cabine de passageiros.

Há também companhias aéreas que exigirão um certificado como prova de treinamento, e esse treinamento deve ter sido conduzido por um membro de uma organização reconhecida, como a ADI ou a IGDF, ou por uma escola/organização licenciada e especializada em treinamento de cães de serviço.

Cães de serviço psiquiátricos - Documentação exigida pelas companhias aéreas

Como já explicado acima, um certificado como prova de treinamento pode ou não ser exigido, o que depende da política da companhia aérea. Para voos dentro dos EUA ou de/para os EUA, você precisará preencher e enviar um formulário de transporte aéreo de animais de serviço do Departamento de Transportes dos EUA, conhecido como formulário DOT. Esse formulário requer informações sobre o condutor (seu nome e informações de contato), o usuário (seu nome, se for diferente do condutor) e o animal de serviço. O treinador do cão de serviço é a pessoa envolvida no processo de treinamento, enquanto o usuário do cão de serviço é a pessoa que se beneficia das tarefas que o cão realiza. Geralmente, quando se trata de proprietário/autotreinamento, o treinador e o usuário são a mesma pessoa.

As informações necessárias sobre o animal de serviço referem-se tanto à sua saúde quanto ao seu treinamento/comportamento. Os animais de serviço devem estar em dia com todas as vacinas necessárias para poderem viajar de avião. A data da última vacinação, a data de validade da vacina e o nome do veterinário devem estar listados no formulário DOT. Conforme mencionado acima, também serão necessárias informações sobre o comportamento e o treinamento dos animais. Elas incluem:

Nome do animal e nome do treinador/organização de treinamento, que estava envolvido no treinamento do animal. Caso o animal tenha sido treinado por seu proprietário, o nome dele deve ser colocado no campo "Trainer/Training Organization" (Treinador/Organização de treinamento).

Se estiver interessado em obter informações mais detalhadas sobre o formulário DOT e como preenchê-lo, leia nosso artigo: "Como preencher o formulário do DOT para transporte aéreo de animais de serviço para voar com seu cão de serviço".

Para voos dentro dos EUA ou de/para os EUA, com duração de 8 horas ou mais, você precisará preencher o chamado Formulário de Atestado de Alívio do Animal de Serviço do Departamento de Transportes dos EUA (Formulário de Alívio). Esse formulário é exigido como verificação da capacidade do animal de serviço de não se aliviar durante o voo ou de se aliviar de maneira higiênica.

Ao viajar internacionalmente, exceto em voos diretos de/para os EUA, talvez seja necessário fornecer documentação adicional, como um certificado de treinamento, uma carta médica, uma autorização de importação/exportação, uma licença de transbordo... etc. Você deve sempre verificar com antecedência a política de cães de serviço da companhia aérea com a qual viajará.


Todas as companhias aéreas aceitam cães de serviço treinados pelo proprietário?

Nem todas as companhias aéreas permitem cães de serviço treinados pelo proprietário na cabine de passageiros gratuitamente. É por isso que você deve verificar se o seu cão de serviço será permitido na cabine de passageiros ou não, caso ele não tenha sido treinado por um treinador/organização profissional. Em certos casos, as companhias aéreas podem exigir informações adicionais sobre o treinamento a que o cão de serviço foi submetido e podem considerá-lo um padrão equivalente.

Todas as companhias aéreas aceitam cães de serviço psiquiátricos?

Apesar do fato de que os animais de serviço psiquiátricos são considerados equipamentos médicos e não animais de estimação, eles podem não ter permissão para viajar na cabine de passageiros. Por exemplo, isso é válido para algumas companhias aéreas asiáticas, que permitirão cães de serviço psiquiátrico na cabine de passageiros somente em voos de/para os EUA.

Há companhias aéreas que ainda permitem animais de apoio emocional?

Sim, existem! No final de 2020, a maioria das companhias aéreas alterou seus regulamentos, o que resultou na proibição gratuita de animais de apoio emocional na cabine de passageiros. No entanto, ainda existem companhias aéreas que reconhecem o conceito de um animal de apoio emocional e permitem esses animais na cabine de passageiros. Exemplos dessas companhias aéreas são a Latam Airlines (para voos de/para o México, Colômbia e em voos domésticos dentro da Colômbia), Volaris (para voos dentro do México, do México para a América Central e vice-versa; do México para a América do Sul e vice-versa; dentro da América Central, dentro da América do Sul, da América Central para a América do Sul e vice-versa), Singapore Airlines, Virgin Australia (para voos de/para os EUA) e Wingo.

Você precisa de uma carta médica para voar com um cão de serviço psiquiátrico?

Uma carta médica pode não ser legalmente exigida como prova da necessidade de um cão de serviço psiquiátrico. No entanto, se você for viajar com seu animal de serviço, é recomendável que leve essa carta para o caso de os agentes do aeroporto duvidarem da legitimidade do cão de serviço.

Tarefas do cão de serviço psiquiátrico

Os cães de serviço psiquiátrico podem ser treinados para realizar muitos tipos diferentes de tarefas, de acordo com as necessidades de seus donos. Algumas das tarefas mais essenciais do PSD são

Estimulação tátil, que pode incluir cutucar o nariz, dar um beijo, acariciar o dono, terapia de pressão profunda, aterrar o dono quando ele tiver um episódio, recuperar itens, alertar para um episódio que se aproxima, guiar o dono para um local seguro, proteger o dono com seu corpo, evitar sobrecarga emocional em público, fornecer controle de multidões, notificar outras pessoas sobre a condição do dono... etc. Você pode ler mais sobre tarefas de serviço, incluindo cães de serviço psiquiátrico, em nosso artigo "Tarefas dos cães de serviço".

Dicas sobre como se preparar para viajar com seu cão de serviço psiquiátrico

- Você deve se certificar de que verificou a política de cães de serviço da companhia aérea que irá utilizar e que seu animal de serviço atende a todos os critérios para ser acomodado;

-Entre em contato com a companhia aérea com antecedência (a maioria das companhias aéreas exige que os tutores/usuários de cães de serviço entrem em contato com eles pelo menos 48 a 72 horas antes da partida);

-Certifique-se de ter preenchido corretamente e enviado em tempo hábil toda a documentação necessária para viajar com um animal de serviço;

-Certifique-se de ter preparado todo o equipamento de treinamento necessário - os cães de serviço nos EUA não são obrigados por lei a usar equipamento de identificação; no entanto, dependendo da companhia aérea ou do país de origem/destino, pode ser exigido que os animais de serviço usem colete, arreios ou sejam identificados de outra forma;

-Verifique as áreas de alívio no aeroporto;

-Leve seu cão de serviço para passear antes da viagem;

-Não alimente seu cão/ não lhe dê muita água antes de viajar;

-Prepare absorventes para xixi e/ou fraldas, especialmente se o voo for de 8 horas ou mais;

-Certifique-se de que o tamanho do seu animal de serviço permita que ele fique embaixo do assento à sua frente durante o voo;

-Certifique-se de que seu animal de serviço tenha atingido a idade para poder voar - isso varia de acordo com a companhia aérea. Entretanto, como regra geral, os cães devem ter pelo menos 6 meses de idade para serem reconhecidos como animais de serviço e poderem voar na cabine de passageiros;

-Tente manter a calma o máximo possível, pois quanto mais calmo você estiver, mais calmo seu cão de serviço estará também;

-Por último , mas não menos importante, certifique-se de que seu cão de serviço foi realmente treinado e preparado adequadamente para um voo em um avião.

Aqui está um guia completo em vídeo para você:


Os cães de serviço psiquiátrico são animais de serviço que beneficiam muito o estado mental de muitas pessoas em todo o mundo. Sua ajuda e impacto positivo no bem-estar de seus tutores são indiscutíveis. No entanto, como as regulamentações variam em nível local e também dependem da companhia aérea em particular, é responsabilidade do condutor familiarizar-se com elas com antecedência.