O que é moralidade? Quando falamos de moralidade, geralmente nos referimos a certas diretrizes estabelecidas pela sociedade, que se baseiam no conceito de certo e errado. A moralidade geralmente engloba valores como honestidade, bondade, equidade e justiça. Ela exige que estejamos atentos e respeitemos os outros e suas necessidades, especialmente quando eles estão vulneráveis ou precisam de assistência.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde, aproximadamente 1,3 bilhão de pessoas em todo o mundo sofrem de deficiências significativas e estão em uma posição vulnerável. Algumas dessas pessoas contam com o apoio de cães de serviço, que as ajudam a enfrentar situações desafiadoras em suas vidas diárias. Os cães de serviço são considerados equipamentos médicos, e sua presença e intervenção podem salvar vidas!
Para as pessoas com problemas de saúdefísica e/ou mental e de desenvolvimento, proteger seus direitos e os direitos de seus animais de serviço, enfrentando mal-entendidos, falta de conscientização e julgamento por parte do público, muitasvezes é uma tarefa árdua .
Lidar com pessoas que fingem ter animais de serviço para garantir que possam acompanhá-los a todos os tipos de locais públicos, inclusive aqueles onde animais de estimação não são permitidos, é outro problema sério que pode causar danos significativos às equipes legítimas de cães de serviço!
Dada a importância desse problema, exploraremos os efeitos negativos que a falsificação de um cão de serviço pode ter sobre as equipes genuínas de cães de serviço.
O que são animais de serviço?
Animais de serviço são cães que foram treinados individualmente para fazer um trabalho específico diretamente relacionado a uma deficiência física ou mental. As tarefas específicas que os cães de serviço realizam para o benefício de seus donos visam atenuar os sintomas de suas deficiências e ajudá-los a ter uma vida mais plena.
Considerando a função essencial dos cães de serviço, eles são considerados uma necessidade médica e não animais de estimação, e a política de "proibição de animais de estimação" das empresas não se aplica a eles. Os cães de serviço têm direito a acesso e moradia públicos. Além disso, eles têm permissão para acompanhar seus donos nas cabines de passageiros das aeronaves.
Ter o status de "animal de serviço" envolve certos privilégios para o cão, que é o principal motivo pelo qual as pessoas que não são diagnosticadas como "deficientes" tentam fingir ter um animal de serviço. No entanto, esse status também é acompanhado de muita responsabilidade, e o uso indevido dele causa danos tanto às equipes reais de cães de serviço quanto às empresas.
Fingir um cão de serviço - Efeitos negativos sobre equipes e empresas genuínas de cães de serviço
É desrespeitoso com as equipes legítimas
Independentemente do tipo de deficiência, as pessoas que se beneficiam do apoio de animais de serviço têm de lidar com desafios todos os dias. Às vezes, até mesmo as atividades mais simples, como levantar-se da cama, ir ao supermercado ou conversar com a família e os amigos, podem parecer difíceis para pessoas com deficiências físicas e/ou mentais.
Aproveitar-se da lei e desrespeitar as pessoas que são realmente deficientes e precisam de cães de serviço para poder participar ativamente de suas vidas é, no mínimo, imoral.
Isso arruína a reputação da comunidade de cães de serviço
Os verdadeiros cães de serviço passam por treinamento adequado, que não inclui apenas a execução de tarefas específicas para ajudar a atenuar os sintomas de uma deficiência, mas também obediência básica e boas maneiras em público. Os cães de serviço têm excelentes maneiras em público, especialmente em locais movimentados com muitas distrações. Eles aprendem a manter o foco em seus donos, independentemente do ambiente ao redor.
Como você deve ter adivinhado, os cães de serviço falsos não passam por treinamento. Eles são cães de estimação, que podem ou não ser bem-educados. É muito provável que ocorram pulos, puxões na coleira, farejamento de comida e busca de atenção, latidos excessivos ou outros tipos de comportamento indesejado, especialmente em locais com distrações.
Conhecer um cão de serviço falso ajuda a dar a impressão de que os animais de serviço são cães mal-educados, que causam transtornos. Depois de entrar em contato com equipes falsas, é muito provável que você também desconfie das equipes verdadeiras. Devido à experiência negativa, algumas pessoas até abordam as equipes de cães de serviço com desrespeito e falta de confiança.
Isso, por sua vez, cria um ambiente ainda mais desafiador para indivíduos com deficiências físicas e/ou mentais. Em vez de apoio e compreensão, as equipes de cães de serviço enfrentam rejeição e julgamento.
Isso torna a interação com os empregadores e o público mais difícil
Vamos imaginar as seguintes situações: um colega de trabalho que leva um falso cão de serviço para o trabalho; um cliente que insiste em visitar um supermercado com seu falso cão de serviço; um cliente que quer visitar um hotel com seu falso cão de serviço.
Se um empregador, o gerente de um supermercado, o gerente de um hotel ou o público em geral tiver se envolvido com equipes de cães de serviço falsos, eles serão mais cuidadosos e atentos em suas próximas interações com animais de serviço.
É provável que os empregadores e proprietários de empresas exijam a documentação de que talvez não tenham permissão legal para solicitar ou mesmo recusar o acesso de equipes de cães de serviço às suas instalações. Isso, é claro, leva à frustração de ambos os lados, já que os treinadores de cães de serviço se sentem desrespeitados, enquanto os proprietários de empresas estão tentando proteger seus negócios e clientes.
Cães de serviço falsos podem ser perigosos
Infelizmente, há mais de um ou dois casos de cães de serviço falsos atacando cães verdadeiros e até mesmo causando a morte deles em alguns casos.
Embora estar perto de um cão mal-educado seja uma experiência desagradável, estar em contato com um cão perigoso, que pode até mesmo ferir você ou seu animal de serviço/cachorro de estimação, é uma situação séria e potencialmente perigosa que exige atenção imediata e intervenção apropriada.
Cães de serviço falsos podem ser um perigo real para outros animais, inclusive cães de serviço treinados, mas também para as pessoas.
Isso ajuda a criar uma reputação ruim para as empresas
Imagine que você é hóspede de um hotel ou cliente em um supermercado e um cão mal comportado, cujo dono o apresenta falsamente como um animal de serviço, se aproxima de você. Isso certamente tornaria sua experiência com a empresa menos agradável, não é mesmo?
Visitar um estabelecimento comercial aberto ao público com um falso cão de serviço que está se comportando mal pode facilmente torná-lo menos atraente para clientes atuais e potenciais. A longo prazo, isso afetaria negativamente o lucro da empresa e faria com que os funcionários fossem excessivamente cuidadosos e desconfiassem de todas as equipes de cães de serviço que se aproximassem da empresa.
Como reconhecer um cão de serviço falso?
Em alguns países, incluindo os EUA e o Reino Unido, os cães de serviço/assistência não são legalmente obrigados a usar colete, arreio, etiqueta de identificação ou outros itens que os identifiquem como animais de trabalho. Embora isso possa ajudar muito em público, é opcional.
Dito isso, não é o equipamento de treinamento/identificação que é essencial, mas como o animal se comporta. Como os cães de serviço são uma necessidade médica e foram submetidos a um treinamento adequado, adaptado às necessidades do indivíduo, eles precisam se comportar adequadamente em público.
Um cão de serviço treinado não buscará atenção, não farejará comida, não tentará pular em outros cães ou pessoas, não puxará a coleira e não fará as necessidades de forma inadequada. O latido é permitido quando se trata de uma tarefa de serviço treinada que visa alertar o condutor sobre um fator no ambiente ou um episódio médico.
1. Este é um cão de serviço devido a uma deficiência?
2. Quais tarefas o cão foi treinado para realizar?
No entanto, os funcionários não têm permissão para fazer perguntas pessoais, especialmente aquelas relacionadas à deficiência.
Consequências legais da falsificação de um cão de serviço
Apresentar falsamente seu cão como um cão de serviço não é apenas imoral, mas também ilegal.
Com base no local específico, serão aplicadas penalidades de diferentes valores. O serviço comunitário também pode ser exigido.
Além disso, há novas leis em alguns estados, como o Texas, como a House Bill 4164, que entrou em vigor em 1º de setembro de 2023. Ela impõe penalidades de até US$ 1.000 e 30 horas de serviço comunitário para pessoas que alegarem falsamente que seu cão é um animal de serviço.
Se você está se perguntando se uma pessoa que apresenta falsamente seu cão de estimação como um cão de serviço pode ir para a cadeia, a resposta é SIM. Em alguns estados, como Califórnia, Kansas e Virgínia Ocidental, as pessoas que têm cães de serviço falsos podem ser punidas com prisão.
Como se pode ver, apresentar falsamente um cão como animal de serviço pode ter muitos efeitos negativos sobre as partes envolvidas - as equipes genuínas de cães de serviço, as empresas e os indivíduos que estão fazendo uso indevido das leis.
O uso apropriado de animais de serviço, juntamente com a educação e o aumento da conscientização pública, é essencial não apenas para o bem-estar da comunidade de cães de serviço, mas de toda a sociedade!