Truques fáceis e divertidos para treinar e criar laços com seu cão

Jan 16,2023

Ser dono de um animal de estimação está associado a muitas responsabilidades, bem como ao investimento de tempo e dinheiro. No entanto, isso também significa se divertir muito! Ao falar sobre diversão com nosso amigo de patas, várias coisas vêm à minha mente: brincar com ele, abraçá-lo, vê-lo correr atrás do rabo, fazer suas coisas de "cachorro" e ensinar-lhe truques. Por "truques", queremos dizer tanto coisas engraçadas que mal podem ser usadas na vida cotidiana quanto truques que podem ser vistos como tarefas úteis.

Hoje, falaremos sobre os dois tipos de truques e informaremos como você pode se divertir ainda mais com seu cãozinho.

Métodos comuns para ensinar um truque/tarefa ao seu cão

Antes de começarmos, queremos esclarecer a diferença entre as duas abordagens comuns para treinar um cão a exibir um determinado comportamento:

1. O método de atrair;

2. O método de captura.

A primeira baseia-se em atrair o cão com alimentos/guloseimas para incentivá-lo a realizar uma determinada tarefa. A segunda abordagem baseia-se nos comportamentos naturais que os cães apresentam. O proprietário deve esperar que o cão demonstre o comportamento por conta própria e, em seguida, marcar o comportamento com um clicker ou uma palavra-chave e recompensá-lo.



Truques para diversão


Sacudir as patas

Se quiser impressionar seus convidados, você pode ensinar seu amigo de patas a cumprimentá-los com um aperto de mão (patas). Esse é um dos truques fáceis que os cães podem aprender a fazer, pois eles têm o instinto natural de usar as patas.

Uma maneira fácil de ensinar ao seu amigo de patas o truque do "aperto" é deixá-lo sentar (caso seu cão ainda não saiba obediência básica, você precisará treiná-lo com comandos como "senta", "fica" e "vem" antes de ensinar-lhe vários truques). Quando ele estiver sentado, mostre-lhe um petisco e segure-o em sua mão, fechado em um punho. Acene com a mão na frente do rosto dele (perto do nariz). Seu amigo de patas provavelmente farejará o petisco e tentará pegá-lo. Quando ele perceber que você não abrirá o punho, ele poderá começar a cavar com a pata. Quando seu cão tocar sua mão, você deve clicar com um clicker e recompensá-lo (dar a ele o petisco em sua mão). Após várias repetições diárias (não mais do que 10 minutos por sessão), você pode começar a implementar um comando de voz que substituirá o clicker. O comando pode ser "shake" ou qualquer outra palavra que você escolher. Com o tempo, seu cão começará a dar a pata quando ouvir o comando (a palavra-chave que você escolheu).

Depois que o cão tiver entendido o conceito, você pode tentar segurar o petisco com a outra mão. Quando ele der a pata, dê a ele o petisco com a outra mão. Se o seu amigo de patas ficar confuso, você deve interromper a sessão e dar um passo para trás. Talvez ele precise praticar as etapas mais fáceis antes de passar para as mais difíceis.

Com o tempo, você pode começar a oferecer um petisco com menos frequência e também passar de petiscos de alto valor para petiscos de menor valor. Isso é necessário para que seu cão aprenda a executar o comando mesmo sem receber um petisco.

Onda

Se quiser ensinar seu cão a acenar, primeiro você precisará treiná-lo no truque de "sacudir".

Dê o comando "chacoalhar" ao seu amigo de patas. Quando ele esticar a pata em sua direção, você deve mover levemente a mão para cima. Dessa forma, o cão precisará mover a pata um pouco mais para alcançar sua mão. Quando o cãozinho mover a pata para cima, você deve clicar e recompensá-lo. Após algumas repetições, você pode começar a mover a mão um pouco mais para cima, de modo que seu amigo de patas precise levantar ainda mais a pata.Quando o cão entender a ideia e conseguir levantar a pata várias vezes seguidas, você poderá começar a implementar uma palavra-chave, como "acenar". Você deve praticar o novo comando e, quando perceber que seu amigo da pata consegue executá-lo sem hesitação, pode parar de dar o comando "sacudir" e passar diretamente para o comando "acenar".

Implorar

Gostaríamos de observar que esse truque não é adequado para todos os cães. Certifique-se de que seu amigo de patas tenha atingido a maturidade física e que sua estrutura óssea esteja totalmente desenvolvida. As raças pequenas atingem a maturidade física mais rapidamente do que as raças grandes (8 a 9 meses em comparação com 1 a 2 anos). Além disso, talvez você precise investir mais tempo e paciência para ensinar esse truque ao seu cãozinho, em comparação com outros truques.

Dê ao seu cãozinho o comando "senta" e acene com um petisco na frente do rosto dele. Em seguida, comece a mover lentamente a guloseima para cima, de modo que seu amigo de patas precise mover a cabeça para cima para se aproximar da guloseima. Quando o canino esticar o nariz para cima, você deve clicar, elogiá-lo e dar a ele uma recompensa. Será necessário repetir essas etapas algumas vezes para que seu amigo de patas se acostume com esse comportamento.

Após várias repetições, você pode aumentar um pouco as exigências clicando e recompensando seu cão se ele também mover uma das patas do chão. Repita isso várias vezes, até que seu cão se torne consistente na execução da tarefa. Você deve aumentar gradualmente o nível de exigência e recompensar seu amigo de patas somente depois que ele tiver realizado a "versão mais difícil" do truque. Certifique-se de que seu cão consiga executar cada novo comportamento muito bem antes de passar para o mais difícil, o que o aproxima um pouco mais da posição desejada.

Após um número suficiente de repetições, você pode retirar o petisco da mão e usar um sinal manual. Além disso, você pode acrescentar a palavra-chave "beg" (implorar). Quando o cão conseguir realizar o truque e ficar de pé sobre as duas patas, você deve começar a recompensá-lo apenas por realizar a tarefa completa sob comando.




Rolar

Para ensinar seu cão a rolar, ele precisa primeiro saber o comando "down" (para baixo). A maneira mais fácil de treinar seu cãozinho para ficar em uma posição deitada é acenar com um petisco na frente dele, deixar que ele o cheire e dar o comando de sentar. Depois disso, você deve mover lentamente sua mão para o chão. Seu cão provavelmente seguirá o petisco. Quando ele chegar ao chão, use as palavras-chave "deite-se" e recompense-o. Repita várias vezes até que seu cão domine o comando.

Então, estamos passando para a parte divertida - ensinar seu amigo de patas a rolar.

Dê ao seu amigo de patas o comando "down" (para baixo) e, quando ele o fizer, ajoelhe-se ao lado dele. Coloque uma guloseima perto do nariz dele, para que ele possa cheirá-la. Em seguida, mova o petisco em direção ao ombro dele, o que pode incentivá-lo a rolar para um lado. Repita isso várias vezes e recompense seu amigo de patas logo após ele demonstrar esse comportamento.

Aqui vem a parte complicada: enquanto o cão estiver deitado no chão, comece a mover o petisco do ombro em direção à coluna, para que ele role para trás. Você deve continuar movendo o petisco para que seu amigo de patas role para o outro lado.

Quando perceber que seu cão faz o truque regularmente (segue o petisco e rola de forma consistente), você pode acrescentar uma ou mais palavras de orientação. Pode ser "Roll over" (rolar) ou qualquer outra palavra de sua preferência. Quanto maior for o desempenho do cão, menos frequentemente você poderá usar as guloseimas e mover a mão. Em algum momento, seu cão será capaz de "rolar" somente sob comando.

Fazer-se de morto

A maioria das pessoas fica realmente impressionada com esse truque! Ficaremos felizes em lhe dizer que ele não é tão difícil quanto você imagina!

Se você quiser usar o método de atrair, prepare petiscos e dê ao cão o comando de deitar. Em seguida, você deve se ajoelhar e segurar a guloseima. Comece a mover lentamente o petisco de um lado da cabeça em direção ao ombro. Seu amigo de patas provavelmente se deitará de um lado. Nesse momento, você deve dizer as palavras-chave, ou seja, "play dead". Repita as etapas várias vezes, até que seu cão entenda a tarefa. Gradualmente, você pode começar a dar uma recompensa depois que o cão tiver se colocado na posição e conseguido permanecer nela por alguns segundos.

Se preferir usar o método de captura, basta esperar que seu amigo de patas se deite de um lado, ou seja, enquanto descansa. Quando ele fizer isso, você deve dizer a palavra-chave ou clicar com o clicker e recompensá-lo.



Tarefas úteis

O próximo grupo consiste de tarefas que podem seraplicadas no treinamento de cães e até mesmo no treinamento de cães de serviço. Você pode usá-las não apenas para passar um tempo agradável com seu cão e criar laços com ele, mas também para treiná-lo em tarefas que o beneficiarão em sua vida diária.

Dar um beijo

Essa tarefa está entre as mais fáceis de treinar seu cão. No entanto, quanto mais forte for o vínculo entre o cão e seu condutor, mais facilmente ele aprenderá a realizá-la. Além disso, você pode adaptá-la da maneira que lhe convier, ou seja, se não quiser que seu amigo de patas o lamba no rosto, você pode treiná-lo para lambê-lo no braço.

Essa tarefa pode ajudá-lo de várias maneiras - treinar seu cão para lhe dar um beijo quando você se sentir emocionalmente sobrecarregado, tiver um episódio de ansiedade, quando quiser que ele o alerte ou o lembre de algo ou se quiser evitar que ele o lamba sempre que quiser.

A maneira mais fácil de ensinar essa tarefa ao seu cão é colocar manteiga de amendoim ou cream cheese em sua bochecha/braço. Diga uma palavra-chave como "kiss" (beijo) ou "give a kiss" (dê um beijo) e aproxime-se do cão. Se você praticar essas etapas várias vezes ao dia, seu amigo de patas conseguirá realizar a tarefa rapidamente!

Além disso, você pode esperar que seu amigo de patas demonstre esse comportamento por conta própria. Quando ele lhe der um beijo, você deve dizer a palavra-chave ou clicar com o clicker para marcar o comportamento e recompensá-lo.

Recomendamos que você verifique novamente os ingredientes dos alimentos que usa e certifique-se de que eles não contenham xilitol, pois ele é tóxico para os cães.

Empurrão pelo nariz

Os cães usam seu excelente olfato para navegar pelo ambiente. Antes de usar a boca ou as patas para investigar um objeto, é provável que os cães o farejem. Dar um empurrãozinho ao comando também é uma tarefa muito útil, que também está entre as tarefas comuns dos cães de serviço psiquiátrico.

Para treinar seu amigo de patas a realizar essa tarefa, você deve segurar um petisco na mão e acenar para o cão. Em seguida, feche a mão em um punho. Seu cão provavelmente começará a cheirar sua mão. No momento em que ele tocar sua mão com o nariz, você deve clicar com um clicker e abrir a mão. Repita essas etapas várias vezes ao dia e aumente gradualmente o nível de exigência - não abra a mão imediatamente, mas deixe o cão cutucar um pouco mais antes de receber uma recompensa. Além disso, você pode acrescentar uma palavra-chave como "nose-nudge" (cutucar o nariz) ou "give a nudge" (dar um cutucão). Pratique até que seu cão consiga realizar a tarefa regularmente.

Falar

Você pode se beneficiar desse comando se quiser evitar que seu cão latir excessivamente ou se quiser treiná-lo para alertá-lo como parte do treinamento de cães de serviço.

Treinar um cão vocal a falar será muito mais fácil do que tentar ensinar um cão não vocal a latir. Se o seu cão for naturalmente vocal, basta esperar que ele latirá e marcar o comportamento com um clicker ou uma palavra-chave, como "falar". Elogie-o e recompense-o com petiscos deliciosos imediatamente. Se o seu amigo de patas não for motivado por comida, você pode dar a ele brinquedos.

Os cães não vocais precisarão ficar excitados o suficiente para realizar a tarefa, ou seja, você pode começar a falar alto, pular, ligar a TV e o rádio, pular por aí... qualquer coisa que possa motivar seu amigo de patas a latir. Quando ele latir, você precisa marcar o comportamento e recompensá-lo.




Leve e traga

Listamos essas tarefas juntas, pois "trazer" é a tarefa que logicamente vem depois de "levar". Em outras palavras, seu cão já deve saber como pegar um item antes de ser capaz de trazê-lo. Aqui estão várias etapas simples que você pode seguir para ensinar seu cão a pegar:

Coloque o brinquedo favorito do seu cão no chão e espere que ele o pegue. Quando ele o fizer, clique e o recompense. Quando ele for capaz de executar a tarefa de forma consistente, você poderá implementar uma palavra-chave, como "pegar", e dar uma recompensa. Repita várias vezes até que não haja hesitação em pegar o brinquedo. Com o tempo, você pode começar a praticar com vários objetos, inclusive medicamentos, caso treine seu cão como um animal de serviço.

Quando seu cão souber esse comando, você poderá passar para o próximo: "Bring it" (traga). Dê ao seu amigo de patas o comando "pegar". Em seguida, você deve incentivá-lo a se aproximar de você (por exemplo, por meio de gestos e linguagem corporal). Se o cão trouxer o brinquedo até mesmo alguns passos para perto de você, clique e recompense-o. Repita essas etapas várias vezes e continue a incentivá-lo a se aproximar de você. Você deve clicar e dar uma recompensa toda vez que seu amigo de patas se aproximar de você com o brinquedo. Pratique até que seu cão consiga trazer o brinquedo sem hesitar. Você pode incorporar a palavra-chave "trazer". A última etapa é colocar o brinquedo no chão e dar os comandos "pegar" e "trazer". Nunca se esqueça de elogiar e recompensar seu cão quando ele demonstrar o comportamento desejado.

Nome

Ensinar o nome do seu cão, ou a chamada "lembrança" - reconhecer o nome e responder a ele -, está entre as tarefas mais comuns e populares do treinamento de cães. Essa tarefa pode ser muito benéfica, por exemplo, se você e seu amigo de patas estiverem do lado de fora e você precisar que ele volte (ou seja, se ele estiver prestes a atravessar uma rua movimentada); além disso, saber o nome dele é a base do treinamento de foco, pois para ensinar um cão a fazer contato visual e permanecer concentrado, você precisa chamá-lo primeiro.

Chame o cão pelo nome e, no momento em que ele fizer contato visual com você, dê um clique e o recompense. Repita essas etapas várias vezes ao dia, até que seu amigo de patas comece a fazer contato visual imediatamente após chamá-lo.