Agitação do cão - Razões e como lidar com isso

Oct 23,2021

O vínculo entre os cães e seus donos é realmente forte, e eles se amam incondicionalmente. Os donos de cães precisam prestar atenção ao comportamento de seus amigos queridos para garantir que eles estejam em boa saúde física e emocional. Condições como agitação e tremores podem ser causadas por fatores inofensivos , como a busca de atenção, mas também podem ser sinais de doenças, ansiedade ou distúrbios. É importante que os proprietários supervisionem constantemente o comportamento de seusparceiros caninos para que possam determinar eventuais desvios do comportamento padrão. Mudanças no apetite, no nível de energia e na consistência da urina podem estar associadas a distúrbios dos quais seu cão está sofrendo.

Se você perceber que seu amigo fofo está tremendo, talvez queira saber os motivos disso e como lidar com eles.


O que pode fazer com que umcão seagite?


Temperaturas baixas

Normalmente, nossos amigos peludos tremem devido ao clima frio. A agitação ou o tremor são respostas naturais do corpo às condições ambientais. O processo de agitação leva ao bombeamento de sangue, o que aumenta a temperatura corporal. Raças pequenas, como Pinschers e Chihuahuas, bem como raças com pelagem fina, como Dobermans, tendem a se resfriar facilmente. É provável que essas raças tremam mais para aquecer melhor o corpo.


Excesso de excitação

Outro motivo pelo qual seus cães estão tremendo pode ser a excitação deles. A agitação ou os tremores podem ser uma expressão de emoções intensas, como felicidade e alegria, que seu parceiro canino está experimentando no momento. Normalmente, esse tipo de comportamento cessa naturalmente quando seu amigo fofo se acalma.


Estresse, ansiedade e medo

Embora algumas emoções possam ser benéficas para o estado emocional do seu cão, outras , como estresse, ansiedade e medo , podem rapidamente levar a tremores ou calafrios. Certas situações, lugares ou objetos podem ser os gatilhos do estresse, como fogos de artifício (ou outros objetos que fazem ruídos extremamente altos), clínicas veterinárias, lugares que você e seu parceiro canino visitam diariamente durante as caminhadas....etc.


Fraqueza muscular

Tremores em determinadaspartes do corpo acompanhados de dor quando você tenta tocar essa área podem ser causados por cãibras ou fraqueza muscular. Exercícios mais longos ou tarefas físicas mais exigentes podem levar a tremores. Da mesma forma queos seres humanos, quandosobrecarregados,os músculos em cães podem ter contrações involuntárias que levam ao tremor do corpo.


Lesões ou dor

Você precisa prestar muita atenção à linguagem corporal do seu cão, pois a agitação ou o tremor podem ser sinais dedoenças ou lesões. Condições como hipoglicemia, cinomose, inflamação cerebral, doenças estomacais, distúrbios renais ou convulsões podem estar relacionadas aos sintomas de tremor.


Síndrome do Tremor Generalizado (GTS)

"Os tremores são contrações involuntárias, repetitivas, rítmicas e oscilantes de grupos musculares antagônicos. Geralmente são caracterizados pela frequência, ritmo e tipo de movimento e podem estar localizados em uma área ou envolver todo o corpo". Essa síndrome foi notada primeiramente em raças pequenas e brancas, mas pode ser observada em cães de qualquer raça, cor ou tamanho.


Distúrbiosconvulsivos

Tremores e sacudidelas geralmente são condições diferentes das convulsões. Os sintomas de convulsão estão associados à ruptura muscular e à perda de mobilidade. Ao sofrer uma convulsão, a capacidade dos seres humanos e dos cães de perceber o ambiente ao seu redor é prejudicada. Se estiver se perguntando se o seu cão está tremendo ou desmaiando como um sintoma de convulsão, isso pode ser causado por epilepsia ou doenças neurológicas, infecções bacterianas ou virais ou níveis baixos de açúcar no sangue. Razões mais sérias podem ser uma doença cerebral ou um distúrbio metabólico. Os mais perigosos são os distúrbios convulsivos causados por malformações cromossômicas.


Envenenamento

Substâncias que contêm toxinas, como xilitol, cigarros e chocolate, que não são tóxicas para os seres humanos, podem ser extremamente perigosas para os cães. A ingestão de toxinas pode estar associada a tremores ou convulsões.


Artrite ou distúrbios articulares

Geralmente, os sintomas da artrite, como dor ou rigidez nas articulações, podem ocorrer quando seu cão está envelhecendo. Os músculos das pernas ficam fracos e os tremores corporais podem ser sintomas de artrite.


Depois dedescobrir o motivo que causa condições como tremores/estremecimentos em seu cão, você pode querer saber que tipo de medidas precisa tomar.


O que fazer quando seu cão está tremendo

Como mencionado acima, o tremor pode ser causado porfatores inofensivos ou ser um sinal de lesão ou doença grave. Dependendo do motivo, você pode conseguir lidar com a situação sozinho ou pode precisar entrar em contato com um veterinário imediatamente.


Quando você deve chamar um veterinário?

Se você acredita que seu amigo querido está sofrendo de uma doença ou está machucado, é melhor ligar para o veterinário o mais rápido possível. Normalmente, doenças ou distúrbios são acompanhados de outros sintomas relacionados a mudanças no comportamento do cão.


Alguns sintomas adicionais da cinomose podem ser: febre, vômito, letargia, diminuição do apetite, secreção ocular/nasal.

Os sintomas adicionais de náusea podem ser: vômito, estalar de lábios, salivação, deglutição.


Se o seu cão for mais velho e você notar que ele começa a tremer, isso pode ser causado por inchaço e sensibilidade nas articulações (artrite). Nesse caso, também recomendamos que você entre em contato com o veterinário para obter ajuda. Os cães de pequeno porte são considerados idosos aos 11 anos de idade, os cães de porte médio são considerados idosos aos 10 anos de idade e as raças grandes tornam-se idosas quando atingem 7 anos de idade.


Se o seu cão estiver sofrendo uma convulsão, também recomendamos que você ligue para o veterinário, pois isso pode ser um sintoma de uma doença perigosa, conforme mencionado na primeira parte do artigo. Seu veterinário pode fazer exames de sangue e físicos para fazer um diagnóstico. Caso o seu companheiro fofo esteja sofrendo uma série contínua de convulsões ou uma convulsão que se prolongue por muito tempo, esse estado pode estar relacionado ao "status epilepticus" (SE). Trata-se de uma única convulsão que dura mais de cinco minutos ou duas ou mais convulsões em um período de cinco minutos. Entre os episódios, os humanos/cães não conseguem voltar ao seu estado normal. Essa condição pode causar danos cerebrais ou morte se não for tratada a tempo.

Temos o prazer de informar que, na maioria dos casos, as convulsões podem ser tratadas com medicação. Entretanto, uma consulta ao veterinário é sempre útil e recomendada.


Como se acredita que a Síndrome do Tremor Generalizado (GTS) seja uma doença autoimune, seu aparecimento precisa ser tratado por um veterinário.


Você pode prevenir o envenenamento, evitando o contato com substâncias tóxicas para o seu cão. Se o seu companheiro canino já tiver ingerido uma substância tóxica, você precisa ligar para o veterinário ou levar seu amigo fofo a uma clínica o mais rápido possível.

Quando vocêpode lidar com a agitação do seu cão sozinho?

Se não for provável que o comportamento de seu cão parceiro se desvie de seu estado normal e não houver outros sintomas, você poderá lidar com a situação sozinho.

Se a agitação for causada por estresse ou ansiedade, você pode remover ou evitar os gatilhos de estresse.Você também pode usar determinados brinquedos com efeito terapêutico ou tentarredirecionar a atenção do seu amigo peludo. Lembre-se de que os cães tendem a perceber os sentimentos e as mudanças de comportamento de seus donos, portanto, mantenha a calma.

Se perceber que seu cão está sofrendo de ansiedade grave, recomendamos que entre em contato com o veterinário para que ele possa prescrever medicamentos.

É possível determinar se o seu companheiro fofo está tremendo devido ao clima frio quando a temperatura do corpo dele diminui imensamente. Nesse caso, você pode usar um cobertor ou um pano quente e levá-lo para uma sala aquecida. Há muitossuéteres e jaquetas fofos para cães no mercado que podem ajudar seu cão a não ficar com frio.

Em casos mais sérios , seu cão pode estar com hipotermia, e talvez seja necessário consultar um veterinário o mais rápido possível.

Como é provável que os cães tremam quando buscam atenção, você pode lidar com esse comportamento sem visitar um veterinário. Há diferentes abordagens que podem ser aplicadas: 1) você pode ignorar seu cão até que ele se acalme; 2) redirecionar sua atenção; 3) oferecer treinamento ou exercícios para que ele possa reduzir a quantidade excessiva de energia.

Semelhante ao caso listado acima é quando seu cão está tremendo devido ao excesso de excitação. Talvez você precise incentivar o comportamento calmo com petiscos e elogios e desencorajar o comportamento excessivamente excitado e perturbador mantendo distância e não elogiando/recompensando seu amigo peludo.