Cuidados com feridas de cães em casa

Jun 01,2023
@page { size: 21,59cm 27,94cm; margin: 2cm } p { margin-bottom: 0,25cm; line-height: 115%; background: transparent } a:link { color: #000080; so-language: zxx; text-decoration: underline }

Muitos proprietários de cães veem seus caninos como membros de suas famílias, profissionais podem usar e cuidar de animais de trabalho e algumas famílias podem contar com cães de guarda para proteger suas propriedades e gado. Seja qual for a sua atitude em relação às bolas de pelo de quatro patas, temos certeza de que ninguém deixaria um cão ferido sem supervisão.


Tentaremos ajudá-lo a entender a melhor forma de cuidar de um cão ferido. As feridas podem ser cortes, rasgos e carne queimada, e a rapidez com que você presta os primeiros socorros pode ser a diferença entre a vida e a morte em alguns casos. Você pode conferir nosso artigo sobre "Kit de primeiros socorros para cães" aqui. Há três regras principais a serem consideradas se você não tiver certeza se deve levar o cão ferido a um veterinário:

1. qualquer ferimento que tenha penetrado na pele e possa parecer profundo (uma mordida de outro animal, por exemplo);

2. qualquer ferimento que atinja uma área ampla do corpo do cão

3. qualquer ferimento que pareça vermelho, inchado e com pus é motivo para uma visita imediata ao veterinário.


Sangramento externo

Se o seu cão de estimação sofreu um ferimento que está sangrando, mas não muito, a primeira coisa que você deve fazer é colocar uma focinheira no cão. Pegue uma gaze limpa e grossa para colocá-la sobre a ferida e continue aplicando uma pressão moderada até perceber que o sangramento está diminuindo. Nesse momento, o sangue deve começar a coagular e isso pode levar de 5 a 10 minutos. A maioria dos veterinários recomenda que você mantenha a gaze sobre a ferida por pelo menos 3 minutos antes de verificar se o sangramento parou. Não verifique a cada poucos segundos e mantenha as compressas sobre a ferida por mais 3 minutos se o sangramento não tiver parado. Você pode usar uma compressa limpa na ferida quando o sangramento tiver parado. Se o sangramento não for grave, faça um curativo na área ferida e use fita adesiva para fixá-la no lugar. Você deve ir ao veterinário para que ele verifique o ferimento o quanto antes.

Se o cão estiver sangrando muito, coloque uma gaze sobre o ferimento, enfaixe rapidamente a área e tente manter uma pressão moderada sobre ela. Você precisará afrouxar a pressão sobre a ferida a cada 15 a 20 minutos. O sangramento grave pode ser muito perigoso e você deve levar seu animal de estimação à clínica veterinária mais próxima.


Hemorragia interna

Se o seu cão foi atropelado por um carro, ele poderá apresentar hemorragia interna, o que, obviamente, dependerá da força com que o cão foi atropelado. Se o impacto foi forte, o cão não conseguirá manter o equilíbrio, as gengivas ficarão pálidas e poderá haver sangramento no reto, no nariz e na boca. Seu cão pode tossir sangue e provavelmente terá um pulso fraco e rápido.

O melhor que você pode fazer é tentar manter o animal aquecido e não se movimentar muito, pois pode haver ossos quebrados também. Envolva o cão em um cobertor limpo e leve-o ao centro de atendimento veterinário mais próximo.


Queimaduras

Se a queimadura foi causada por uma substância química, tente colocar uma focinheira no cão antes de lavar a área queimada com grandes quantidades de água. Se o cão não estiver com a focinheira, ele poderá morder em virtude do choque e como uma tentativa de se proteger.

Se a queimadura foi causada por fogo aberto ou por uma ferramenta que produziu fogo, como uma tocha, você deve aplicar rapidamente uma compressa fria. É possível fazer uma compressa fria colocando cubos de gelo em um saco plástico fechado. Se não tiver cubos de gelo, alimentos congelados podem funcionar em uma emergência. Coloque o saco sobre a carne queimada e faça um curativo para que ele permaneça no lugar.

Outra maneira de fazer uma compressa fria é mergulhar um pedaço de pano limpo em água gelada e colocá-lo sobre a área queimada. A água da torneira pode ser usada, desde que seja segura para beber. Use bandagens para garantir que o pano permaneça no mesmo lugar. A compressa fria pode permanecer sobre a ferida por até 20 minutos e, em seguida, você precisa deixar a área "respirar" por mais 20 minutos antes de colocar outra compressa. De qualquer forma, você deve levar seu cão de estimação a um veterinário para um check-up completo.


Cuidados gerais com feridas

Se o seu cão estiver com a pele lacerada, limpe a ferida com uma quantidade generosa de peróxido de hidrogênio e use bolas de algodão para limpar qualquer sujeira. Em seguida, você pode borrifar a ferida com spray antibiótico, se houver. Uma boa alternativa é colocar pó estíptico no ferimento para estancar rapidamente o sangramento. Observe que, se houver um objeto alojado no tecido, como um prego ou talvez pedaços de vidro, você deve tentar evitar que o animal se mova muito e não tentar remover o(s) objeto(s). Limpe o ferimento da melhor maneira possível usando o peróxido de hidrogênio e leve o animal a uma clínica veterinária para tratamento adicional. Não se esqueça de colocar uma focinheira no cão para que você não sofra uma mordida durante a aplicação dos primeiros socorros e durante o transporte do animal.


Troque os curativos com frequência

A remoção de sujeira e outros detritos com bolas de algodão também ajudará a remover a carne morta, o que auxiliará no processo de cura. O pó estíptico e o spray antibacteriano ajudarão a reduzir a chance de infecção da ferida. Os veterinários recomendam alternar entre curativos úmidos e secos a cada 10 horas. Dessa forma, você poderá limpar a ferida com mais eficiência. Os curativos secos e antiaderentes devem ser usados quando a ferida estiver devidamente fechada e não houver sangramento. Seu veterinário pode usar suturas, grampos e cola cirúrgica para fechar a ferida em seu cão.


Monitore a ferida quanto a pus e mau cheiro

Se você perceber que a ferida do seu cão apresenta secreção, ligue para o veterinário e peça que ele verifique se há infecção. Talvez seja necessário drenar a ferida para que ela possa cicatrizar adequadamente. Há duas maneiras de fazer isso: 1) use bolas de algodão e faça uma leve pressão para absorver qualquer secreção; 2) o veterinário pode precisar usar um dispositivo com uma ventosa para limpar a ferida.


Não se esqueça de que, quando estiver trocando a bandagem/ curativo da ferida, seu cão provavelmente estará sentindo um pouco de dor, portanto, coloque uma focinheira em seu animal de estimação com antecedência. Fique atento a qualquer mau cheiro quando estiver limpando a ferida, pois um mau cheiro pode indicar uma infecção. Converse com o veterinário sobre como aplicar o curativo na ferida e trocá-lo.


Entenda como funciona um curativo

A primeira camada de um curativo é geralmente chamada de curativo e pode incluir uma gaze macia e respirável ou uma malha especial que permite que o tecido vivo cicatrize mais rapidamente. A primeira camada geralmente pode absorver medicamentos e manter a pele úmida. É importante remover a primeira camada com frequência, pois isso ajudará a manter a ferida limpa. A segunda camada do curativo geralmente é feita de almofadas ou rolos de algodão que mantêm a primeira camada no lugar. A terceira camada de bandagens exerce pressão sobre o tecido lesionado e fixa as duas primeiras camadas em uma posição adequada. A terceira camada é responsável por manter a ferida protegida. Na maioria dos casos, a terceira camada é composta de fita adesiva e fita elástica, dependendo da localização da ferida.


Uso do mel em primeiros socorros

Se você não tiver nenhuma pomada antibacteriana em casa, poderá usar mel. O mel é conhecido por ter excelentes qualidades antibacterianas e pode fechar rapidamente uma ferida e protegê-la do ambiente. Você pode aplicar uma quantidade generosa de mel em uma ferida e, em seguida, usar rolos de algodão e fita adesiva elástica para cobri-la. Essa é apenas uma solução temporária, portanto, você deve procurar ajuda veterinária o mais rápido possível.


Como uma ferida cicatriza


Estágio 1 - os vasos sanguíneos se contraem para que o sangramento seja minimizado e, por fim, interrompido por meio da coagulação do sangue. As células brancas do sangue se deslocam para o tecido lesionado e começam a matar as bactérias e a remover qualquer tecido morto.


Estágio 2 - Os fibroblastos e os capilares (pequenos vasos sanguíneos) migram para a ferida e começam a criar uma espécie de andaime para que outras células cresçam e restaurem o tecido danificado. É importante manter o tecido relativamente úmido, pois se ele estiver muito seco, o processo de cicatrização será lento.


Estágio 3 - As fibras de colágeno se formam na superfície do tecido e, nesse ponto, a ferida está totalmente fechada. A área danificada é considerada 15% a 20% mais fraca do que as áreas saudáveis não danificadas.


Se você quiser saber mais sobre como limpar uma ferida em um cão, consulte as recomendações da Dra. Jennifer Coates no site da PetMD aqui. Esperamos que este artigo seja útil para ajudá-lo a entender como cuidar de uma ferida e o que você deve esperar. Certifique-se de ter um kit de primeiros socorros para animais de estimação em casa e procure atendimento veterinário mesmo que você ache que a lesão em seu cão não pareça grave.