Os cães com orelhas longas e pesadas são especialmente vulneráveis a problemas de ouvido, aos quais seus donos devem estar atentos. A limpeza regular e a vigilância são suas melhores ferramentas para manter as orelhas de seu cão limpas e saudáveis. As raças que são propensas a desenvolver infecções de ouvido estão listadas abaixo:
Basset Hounds, Beagles, Bloodhounds, Cavalier King Charles Spaniels, Coonhounds, Dachshunds, Golden Retrievers, Gordon Setters, Havanese, Irish Setters, Poodles, Salukis, Spinone Italiano, Sussex Spaniels, Weimaraners são especialmente vulneráveis.
Os cães são muito diferentes dos humanos em termos de estrutura da orelha. Muitas raças têm um ângulo de 90 graus em seus canais, o que torna a limpeza uma tarefa difícil. Muitas raças têm canais que variam de 5 a 10 cm (〜2 polegadas - 4 polegadas). É fácil para um cão com orelhas grandes e flexíveis reter a umidade nas orelhas, o que pode levar ao desenvolvimento de uma infecção e irritação. Os cães que sofrem de alergia ou têm pele sensível são mais propensos a desenvolver problemas de ouvido e você deve ser extremamente cuidadoso.
Como reconhecer problemas de ouvido
Se o seu cão estiver com um problema de ouvido, há sinais que você pode perceber e tomar as medidas adequadas. Se o cão estiver coçando excessivamente a cabeça e as orelhas ou balançando muito a cabeça, esses são sinais de alerta. Vermelhidão, inchaço e liberação de fluido colorido ao redor da orelha é um sinal claro de que pode haver um problema com a saúde do seu cão. Os cães com pele sensível e problemas de ouvido podem desenvolver crostas ou crostas ao redor das orelhas, portanto, você deve ficar atento e monitorar essas áreas. Há algumas mudanças radicais que você não deve ignorar, como um cheiro horrível vindo das orelhas do cão, falta de reação quando você chama seu amigo de patas, o que pode indicar uma deficiência auditiva, e aparente perda de equilíbrio e coordenação. Esses últimos sintomas devem levar você e seu cão diretamente ao consultório veterinário mais próximo.
Limpeza regular das orelhas
A limpeza regular das orelhas flexíveis de seu cão é a melhor prática para evitar infecções de ouvido e problemas de pele relacionados a essa área. A maioria dos veterinários recomenda limpar as orelhas do cão pelo menos uma vez por semana; no entanto, é melhor consultar o veterinário sobre a higiene das orelhas do cão com antecedência. A limpeza frequente das orelhas do cão não é aconselhável e pode causar problemas em vez de evitá-los. A limpeza frequente pode provocar irritação e dor. Há três coisas importantes que queremos que você saiba sobre como cuidar do seu cão:
1 - Consulte um veterinário sobre a frequência com que você deve limpar as orelhas do seu cão e forneça a ele o máximo possível de informações sobre a rotina do cão.
2) Evite usar soluções que você viu promovidas na Internet, pois o veterinário conhece o perfil de saúde do seu cão e pode recomendar uma solução de limpeza adequada.
3. fique de olho no seu cão se ele nadou em um lago, rio, pântano ou canal de água e verifique as orelhas dele. Os cães naturalmente sacodem a cabeça para remover a água das orelhas, mas isso pode não funcionar muito bem em alguns casos.
A solução de limpeza é vendida na maioria das lojas de artigos para animais de estimação, farmácias para animais de estimação e clínicas veterinárias.
Guia passo a passo para limpar as orelhas
Limpar as orelhas do seu cão é muito fácil e não é necessário levá-lo a um pet stylist/groomer. Você precisará de algodão comum ou de discos circulares de algodão, uma solução para limpeza de orelhas (que deve ser verificada pelo veterinário com antecedência) e petiscos saborosos para recompensar seu cão pelo bom comportamento durante o procedimento de limpeza. Combinar o processo de limpeza com petiscos saborosos é a melhor maneira de aliviar o desconforto do seu companheiro de patas desde cedo. Você pode seguir as etapas abaixo:
1. leve seu cão ao banheiro ou a outro local tranquilo em casa. Talvez seja necessário colocar uma toalha para o cão se não estiver em um cômodo fácil de limpar.
2. coloque o cão em uma posição sentada ou deitado e vire a orelha verticalmente para que você possa despejar a solução de limpeza dentro da orelha. Você pode perguntar ao veterinário sobre a dosagem; de modo geral, uma colher de café de líquido deve ser suficiente na maioria dos casos.
3. massageie suavemente a parte inferior da orelha do cão para que o líquido possa penetrar totalmente no canal auditivo. Isso pode resultar em um som úmido e lamacento, mas não há problema, não tenha medo. Continue fazendo isso por cerca de 20 segundos por ouvido.
4) Quando você parar a massagem, é provável que o cão tente remover o fluido de limpeza, portanto, talvez seja necessário esperar que ele pare de sacudir a cabeça.
5) Se o seu cão estiver acostumado com a limpeza, você pode pegar os chumaços de algodão/lã e esfregar a orelha suavemente, tentando limpar um pouco a parte interna. Nem todos os cães gostam disso, portanto, tente entender qual é o limite para o seu cão. Não se esqueça de limpar a dobra interna da orelha flexível, bem como o lado externo.
6) Recompense seu cão pela paciência com seus petiscos favoritos.
Use essa oportunidade para examinar cuidadosamente as orelhas de seu cão. Você também pode verificar os dentes e o nariz do cão para detectar possíveis causas de preocupação.
O que são ácaros da orelha?
Os ácaros da orelha são uma infestação parasitária comum conhecida por afetar animais domésticos como cães e gatos. Esses ácaros são menores do que as pulgas, mas não são microscópicos, e é possível que os donos de animais de estimação os detectem após uma inspeção cuidadosa - esses parasitas geralmente aparecem como pequenos pontos brancos no pelo e na pele do seu cão. Se o seu cão ou gato estiver com ácaros da orelha, é provável que ele se agite e coce as orelhas com frequência. Observe esse fato e marque uma consulta com seu veterinário o mais rápido possível. Não confie na Internet para encontrar uma solução e prossiga com o tratamento prescrito por seu veterinário. A maioria dos medicamentos para ácaros da orelha vem na forma de gotas para os ouvidos, que são fáceis de aplicar.
Como lidar com a natação
Seu cão pode adorar nadar e você pode deixá-lo tomar um banho de lama de vez em quando, o que leva a um banho quente em casa. Entretanto, as atividades que envolvem água podem não ser tão inofensivas quanto você imagina. Como mencionado acima, a estrutura da orelha do cão não permite a limpeza fácil e a descarga de água quando o cão sai de um lago, canal de água, pântano, rio ou banheira. Entrar na água com frequência pode resultar em uma infecção no ouvido se você prestar muita atenção nas orelhas do seu cão. Muitos donos de cães gostam de colocar algodão nas orelhas como forma de proteção, mas nem todos os cães se sentem confortáveis com isso. Não há nada de errado em deixar seu cão aproveitar a água, mas é preciso dar uma olhada nas orelhas dele depois e verificar se estão limpas.
Palavras finais
Conforme mencionado no início deste artigo, a limpeza e as verificações regulares o ajudarão a manter seu cão saudável e seguro. O desenvolvimento de ácaros da orelha pode ser evitado por um proprietário protetor e inteligente que tenha o apoio de um bom veterinário. Temos muitas informações na ponta dos dedos na Internet, mas recomendamos seguir o tratamento prescrito pelo seu veterinário. Tratamentos alternativos promovidos na Internet devem ser discutidos com seu veterinário. Tenha sempre em mente a pele sensível de seu animal de estimação e fique longe de soluções de limpeza de ouvido que não foram projetadas para a pele de seu animal.