Ver seu cão vomitar pode ser muito preocupante, especialmente se ele não tiver tomado nenhum medicamento ou sofrer de algum problema de saúde que possa ser a causa mais óbvia. Recomendamos que você monitore cuidadosamente o cão quanto a quaisquer outros sintomas que acompanhem o vômito, para que possa discernir o que fazer. Se o cão ficar letárgico, gemer de dor ou desmaiar, procure imediatamente um médico veterinário.
Por que os cães vomitam?
O vômito canino pode ser amarelo, marrom, claro (pode parecer secreção de saliva) ou branco e espumoso. Os motivos mais comuns para o vômito são: inchaço, refluxo ácido, indigestão, exposição a toxinas e inflamação ou obstrução gastrointestinal.
O "inchaço" é uma condição de saúde perigosa que indica que o estômago do cão está cheio de gás, fluido ou alimento, aumentando o volume do órgão em um grau inseguro. Essa condição não pode ser tratada em casa e você deve procurar ajuda médica imediata para o seu cão. O vômito de espuma branca pode ser o primeiro sinal de inchaço. Isso pode ser acompanhado pelo fato de o cão não conseguir se aliviar.
Refluxo ácido é o termo científico usado para denotar um excesso de ácidos estomacais e bile. Seu cão pode vomitar o excesso de bile ou de ácidos estomacais. Seu cão pode estar sofrendo dessa condição se vomitar regularmente espuma branca após o café da manhã. Se a condição não for muito grave, você pode garantir que o cão faça refeições frequentes, mas pequenas, ao longo do dia. Consulte o veterinário sobre o melhor plano de tratamento.
A indigestão é comum para cães e seus donos. Essa condição geralmente se resolve sozinha e, muitas vezes, é a razão pela qual os cães vomitam uma espuma branca. Os cães podem apresentar secreção branca na boca se tiverem comido após exercícios vigorosos e se tiverem ingerido muita grama ou alimentos da lixeira. Recomendamos que você se certifique de que os recipientes de descarte de resíduos sejam seguros para cães e suficientemente protegidos contra cachorros particularmente curiosos.
Se não tiver certeza do motivo pelo qual seu cão ingeriria grama, consulte nosso artigo "Por que os cães comem grama".
Sua casa pode ser perigosa para seu cão se você não estiver preparado para recebê-lo. Itens domésticos aparentemente inofensivos, como uvas, passas, chocolate, alvejante, amônia, detergentes e vitaminas, são tóxicos para os cães. Se o seu cão estiver com fome e sentir o cheiro de algo interessante na sua mesa de centro, ele poderá ter dor de estômago, diarreia e vomitar no seu lindo carpete. Falamos sobre toxinas de férias em nosso site e talvez você queira dar uma olhada. Uma lista completa de itens domésticos e plantas potencialmente inseguros pode ser encontrada no site da FDA dos EUA aqui.
Se você tiver problemas para monitorar o que o seu cão come em casa e quando sai, é possível que, em algum momento, esteja lidando com uma inflamação ou obstrução gastrointestinal. Filhotes jovens são mais propensos a ingerir itens não alimentares e ossos e restos de comida potencialmente inseguros. Isso pode fazer com que seu sistema gastrointestinal seja bloqueado ou até mesmo perfurado. Seu cão pode vomitar alimentos e espuma, pois o organismo não consegue eliminar as fezes. Isso pode deixar seu cão desidratado, fazer com que ele perca peso e fique letárgico.
A inflamação gastrointestinal pode ser causada por vários agentes patogênicos, como bactérias e vírus. Se o seu cão não tiver sido totalmente vacinado, interagido com animais doentes e ingerido fezes, ele estará vulnerável à inflamação. É comum que os cães que sofrem uma infecção tenham febre, falta de apetite e vomitem com frequência. Você deve ligar para o veterinário e marcar um exame físico completo se o seu cão estiver letárgico, vomitar e estiver visivelmente indisposto.
O que fazer se o seu cão estiver vomitando espuma branca
O vômito branco e espumoso geralmente é gás do estômago do cão que foi misturado com saliva. Às vezes, pode incluir resíduos de grama. Uma pequena descarga de vômito branco não é motivo de preocupação. Se o hálito do seu cão precisar melhorar, consulte nosso artigo "Como usar o iogurte como remédio para o mau hálito do cão".
Entretanto, se o vômito for frequente e acompanhado de fraqueza, letargia, tremores e diarreia, ligue para o veterinário e agende um check-up dentro de 24 horas. Você deve ser capaz de fornecer um relato detalhado do que seu cão comeu, da atividade física que praticou e do que bebeu recentemente. Seu veterinário poderá prescrever medicamentos ou decidir internar seu amigo peludo. O tratamento dependerá do que está causando o vômito, a fraqueza, a diarreia e outros sintomas.
Em casos raros, o cão pode ter de se submeter a uma cirurgia para que o gás seja removido do estômago e qualquer bloqueio seja eliminado. Na maioria dos casos, uma simples indigestão ou dor de estômago se resolve em um ou dois dias.
Seus melhores esforços devem ser direcionados para manter seu cão longe de coisas que ele não deve comer, lamber ou mastigar. No entanto, todos nós sabemos que os cães podem ser muito habilidosos em engolir coisas do chão antes que tenhamos a chance de agir. Tente ficar atento e alertar seu veterinário sobre qualquer comportamento perturbador, como tremores, problemas para ir ao banheiro, falta de apetite e letargia. Dessa forma, você pode tomar as medidas adequadas logo no início e dar ao seu cãozinho as melhores chances de recuperação caso haja problemas.