Meu cão está ofegante e tremendo - o que fazer?

Dec 30,2021

A respiração ofegante é uma função natural do corpo do cão que permite que ele se refresque no calor do verão e não é algo a que a maioria de nós presta muita atenção. O cão pode ofegar após um bom exercício ou uma longa perseguição à população local de esquilos e gatos. Entretanto, a respiração abdominal profunda, contínua e pesada, deve ser interpretada como um sinal de problema de saúde.


Os veterinários descrevem a respiração ofegante normal como uma respiração rápida e superficial que acelera a evaporação da água da língua e da parte superior do trato respiratório. Seu cão não transpira como você e precisa evaporar a água pela boca para se refrescar. Talvez você queira saber que os cães têm glândulas sudoríparas nas orelhas e sob as patas, mas elas não são particularmente úteis no verão.


Como mencionado acima, seu cão pode ficar ofegante depois de uma boa corrida ou de uma brincadeira difícil. Esse tipo de ofegação é normal, mas se o seu cão estiver ofegando muito sem um bom motivo, você deve dar uma olhada mais de perto no seu cão. Se perceber que seu cão está ofegando alto enquanto anda e se agita, há uma boa chance de que ele esteja superaquecido ou tenha um problema de saúde. Continue lendo para descobrir os motivos mais comuns para os cães ofegarem e se agitarem.


Dor

Os cães comunicam dor choramingando, com o rabo entre as pernas, com pouco apetite e simplesmente deitados em um canto silencioso. Infelizmente, seu companheiro de patas pode não ser muito bom nisso e você pode notar que ele não está tão ativo quanto antes, mas abana o rabo e sorri depois de um tapinha gentil. É por isso que se você vir seu cão ofegante e tremendo muito, isso pode significar que ele está com dor há algum tempo e não consegue mais escondê-la. Recomenda-se dar uma boa palmada em seu cão depois de um passeio no parque ou no quintal para ver se ele não sofreu uma lesão enquanto brincava. Considere a possibilidade de ligar para o veterinário e marcar uma consulta. Enquanto isso, certifique-se de que seu cão esteja hidratado, tenha se alimentado adequadamente e não tenha nenhuma ferida aberta.


Obesidade

Os cães com sobrepeso enfrentam os mesmos problemas que os humanos. Esses quilos extras dificultam a circulação de sangue fresco e oxigenado nos órgãos do corpo. Se o seu cão caminha por cerca de 15 minutos e depois se deita para ofegar, isso é um mau sinal. Recomenda-se consultar o veterinário para obter uma boa dieta e um programa de exercícios que ajudará a reduzir a respiração ofegante e o tremor. A boa saúde de seu cão é sua responsabilidade se quiser desfrutar de muitos anos de alimentação e brincadeiras juntos.


Reação ruim a medicamentos

Os cães que começaram a tomar medicamentos recentemente podem apresentar reações adversas ao remédio. Os culpados mais comuns são os medicamentos ansiolíticos, os esteroides e os tratamentos contra o câncer.


Problemas renais

Pressão arterial alta, respiração ofegante e tremores podem ser sinais de doença renal. Esses sinais podem ser combinados com tosse e micção frequente. Você deve ligar para o veterinário o mais rápido possível e fazer exames para que o problema não se torne mais grave do que já é.


Você tem uma raça de face plana

As raças braquicefálicas (de face plana) são conhecidas por terem problemas respiratórios que são chamados pelos profissionais de Síndrome Obstrutiva das Vias Aéreas Braquicefálicas (BAOS). Sua respiração ineficiente é a principal causa de insolação. Se as gengivas do seu cão parecerem mais claras ou mais escuras do que o normal ou tiverem uma tonalidade azulada, isso significa que o cão não está suficientemente oxigenado e você precisa ligar para o veterinário o mais rápido possível.


Estresse e ansiedade

Alguns cães reagem com respiração ofegante e tremores ao estresse. Felizmente, você tem opções para aliviar essa condição rapidamente. Leve o cão para um local seguro, livre de possíveis fatores de estresse, como outros cães e pessoas que possam brincar com o animal. Dê muitos abraços em seu cão e fique perto dele até que ele relaxe. A ansiedade da separação também pode provocar tremores e respiração ofegante. Lembre-se de treinar seu cão para tolerar sua ausência desde pequeno.


Baixo nível de açúcar no sangue

Essa condição pode ser muito grave e geralmente é encontrada em raças pequenas. Recomenda-se ter guloseimas saborosas à mão sempre que possível, caso o cão precise de um pouco de energia. Os cães com problemas de açúcar no sangue podem ficar trêmulos, perder o equilíbrio, ofegar e tremer. Não deixe de ir ao veterinário e faça exames de sangue pelo menos uma vez por ano para evitar problemas graves de saúde.


Problemas digestivos

Os cães tentam comer tudo o que lhes interessa. Embora essa peculiaridade os torne uma adição valiosa a qualquer história de fantasia, as consequências no mundo real podem ser desastrosas. Não deixe seu cão perto de carcaças, fontes de água duvidosas e pilhas de lixo, pois ele pode comer ou beber algo nojento. Se o intestino do cão estiver entupido ou se ele estiver com dor de estômago, é provável que você veja tremores, respiração ofegante, choramingos e incapacidade de defecar quando for ao banheiro. É necessário levar o cão ao veterinário mais próximo para uma avaliação o mais rápido possível.


Problemas cardíacos e pulmonares

A falta de um bom suprimento de oxigênio pode fazer com que seu cão fique ofegante por um longo período, o que, por si só, pode indicar possíveis problemas cardíacos e pulmonares. Se os tecidos do cão não estiverem recebendo oxigênio suficiente, ele pode ficar letárgico, sem apetite, ofegar com frequência e não se hidratar o suficiente. A tosse também pode ser um sinal confiável. Não se esqueça de verificar as gengivas do cão - se elas estiverem azuladas e a língua estiver roxa em vez de rosa - vá ao veterinário para que ele seja tratado adequadamente.


Doença de Cushing

A doença está afetando tanto os humanos quanto os cães. Simplificando, as glândulas adrenais do cão produzem quantidades anormais do hormônio cortisol. Ele é usado pelo organismo para regular os níveis de açúcar no sangue, a pressão arterial, o ciclo sono/vigília e o processamento de carboidratos, gorduras e proteínas. Os cães afetados pela doença de Cushing apresentam aumento do apetite, aumento da sede, baixos níveis de energia e são conhecidos por urinar com frequência. Você precisa consultar seu veterinário para saber qual é o melhor tratamento e a melhor dieta.


Quando a respiração ofegante e os tremores são uma emergência?

Pouco apetite, baba, chiado, engasgos, choramingos, tremores contínuos e respiração ofegante por mais de 15 minutos são sinais seguros de um problema de saúde desconcertante que deve ser tratado o mais rápido possível. Ligue para a clínica veterinária mais próxima e leve seu cão para ser examinado. O veterinário verificará a frequência cardíaca e respiratória de seu cão. O veterinário usará um oxímetro de pulso para medir a saturação de oxigênio no sangue do cão. Se esses valores estiverem normais, será necessário fazer um exame de sangue e considerar o uso de ultrassom ou radiografia. As informações adicionais permitirão um melhor diagnóstico e o tratamento correto para que seu parceiro de patas volte ao normal.