Música clássica para acalmar os cães

Oct 16,2021

A ansiedade de separação se tornou um problema comum em muitos cães e precisa ser tratada adequadamente por seus donos/responsáveis. Choramingar, latir, mastigar móveis ou sapatos quando o dono sai de casa são sintomas típicos que revelam a presença dessa condição. Há diferentes abordagens que podem ser aplicadas a esse tipo de situação para atenuar os sintomas da ansiedade de separação. Em alguns artigos, informamos sobre diferentes problemas comportamentais em cães, fornecemos dicas sobre como resolvê-los e informamos sobre alguns métodos simples que provavelmente acalmarão seu cão, por exemplo: envolvê-lo em um cobertor quente ou em uma camiseta velha, massageá-lo, tocar música clássica.

No artigo de hoje, gostaríamos de dar atenção especial a uma dessas técnicas, ou seja, tocar música clássica para acalmar seu cão. Essa técnica calmante pode ser negligenciada por alguns donos, pois tocar música clássica é uma abordagem simples geralmente aplicada a humanos, não a cães, e não é tão popular quanto outras técnicas de treinamento. Queremos fornecer a você um conhecimento mais aprofundado sobre o efeito que a música clássica tem sobre os cães e a maneira como o processo ocorre.

Animais e percepção de sons

É provável que a maioria devocês esteja familiarizada com o fato de que os animais respondem às frequências sonoras de uma maneira diferente. Talvez seja interessante saber que a psicoacústica é o ramo da psicofísica que inclui a audiologia (como os sons são percebidos) e o estudo científico da percepção sonora. Em particular, esse é um segmento da ciência que estuda as respostas psicológicas ao som. Alguns cientistas têm conduzido pesquisas para entender como os sons do ambiente afetam o comportamento animal.Diferentes abordagens científicas têm sido aplicadas para que possamos entender como os animais domésticos que têm ansiedade reagem aos sons. Se você perceber que seu amigo de patas está muito enérgico e vigilante, talvez queira saber que uma das possíveis causas são sons de frequências muito baixas ou muito altas. Os cientistasremoveram as frequências muito altas ou muito baixas em músicas especialmente projetadas para que elas possam ter um efeito calmante sobre os cães.

Vamos falar sobre ciência - O que realmente acontece quando uma música calmante está sendo tocada para os cães?

Muitas partes do cérebro participam do processo, incluindo o sistema límbico e o córtex auditivo. Alguns cientistas acreditam que sons relaxantes levam a processos psicológicos que ocorrem no sistema autônomo. O sistema nervoso autônomo tem dois componentes: o sistema nervoso simpático e o sistema nervoso parassimpático. O sistema simpático aciona a chamada resposta de luta ou fuga e fornece a energia de que o corpo precisa para reagir a um evento prejudicial, ameaça ou ataque. Por outro lado, o sistema parassimpático é responsável pelas funções do corpo quando o indivíduo está em repouso, ou seja, relaxa o corpo, estimula a digestão e o metabolismo. A frequência cardíaca dos cães que estão relaxados é mais lenta e eles descansam com facilidade. Além disso, cães relaxados não costumam vocalizar, o que geralmente é um sinal de estresse, ansiedade e busca de atenção. É provável que os níveis de cortisol, conhecido como o hormônio do estresse, contidos no sangue diminuam tanto em humanos quanto em animais após a execução de música clássica.

Por que a música clássica, em particular, tem um efeito tão calmante nos cães?

Na verdade, não apenas a música clássica, mas também o rock suave e o reggae são considerados gêneros adequados para acalmar nossos amigos peludos. O ritmo desses gêneros provavelmente é de 50 a 60 batidas por minuto. Um ritmo mais lento leva ao relaxamento, em comparação com um ritmo mais rápido que pode aumentar os níveis de estresse e ansiedade. O ritmo de gêneros como heavy metal é considerado inadequado para cães, pois pode perturbar o estado de paz e calma deles.

O que você deve considerar ao tocar música clássica ou qualquer tipo de música relaxante para seu cão?

De acordo com pesquisas, o estresse e a ansiedade dos cães aumentam depois que eles ouvem o mesmo tipo de música por uma semana. Isso significa que você precisará mudar as estações de vez em quando para manter o efeito positivo. Uma boa mistura de música clássica, rock suave e um pouco de reggae pode ser a opção mais adequada.



Situações em que é recomendável tocar música com efeito calmante


Ansiedade de separação

Como mencionamos no início do artigo, seu cãozinho pode ter dificuldades ao ser deixado sozinho em casa. Como aliviar os sintomas da ansiedade de separação é uma das perguntas que muitos tutores querem ver respondidas. Independentemente de onde o seu amigo peludo esteja - na gaiola, na área de recreação, na área de dormir... etc. -, tocar um dos gêneros listados acima o ajudará a relaxar e a desfrutar de um tempo de descanso de qualidade. No entanto, lembre-se de que você deve tocar músicas relaxantes para o seu cão não apenas quando estiver prestes a sair de casa, mas também quando estiver presente. Caso contrário, seu amigo peludo provavelmente começará a associar a música à sua ausência. Em vez de proporcionar um efeito calmante para ele, você pode, sem querer, aumentar os níveis de estresse dele.


Visita ao veterinário

Muitos cães reagem de forma exagerada quando vão visitar uma clínica veterinária. Muitas vezes, os tutores precisam lidar com choramingos, latidos e inquietação que podem afetar outros animais na clínica. Colocar uma música relaxante antes ou durante o exame pode ajudar seu cãozinho a relaxar.


Ruídos altos

Semelhante ao efeito que os gêneros com ritmo mais acelerado têm sobre os cães é o efeito de fogos de artifício, tempestades ou até mesmo dispositivos domésticos que você usa diariamente. Os ruídos altos geralmente causam tensão nos cães e ouvir música com um ritmo mais lento na faixa de frequência adequada pode atenuar o estresse.


Cães muito energéticos

Seu cão é hipervigilante? Se o seu amigo peludo não adormece facilmente, você pode tentar tocar uma música relaxante para ele. É claro que você não deve esquecer que os cães, especialmente os representantes de certas raças, como o Border Collie, o Jack Russell Terrier, o Bernese Mountain Dog, o Australian Shepherd... etc., precisam de muito exercício e brincadeiras para gastar uma quantidade excessiva de energia. Portanto, tocar música para acalmar deve ser apenas uma ferramenta adicional para o controle da hipervigilância.


Passeio em veículos

Às vezes, você pode precisar viajar com seu cão, especialmente se ele for um cão de serviço. Caso seu amigo peludo mostre sinais de estresse e ansiedade ao andar de carro ou em outro tipo de veículo, uma música relaxante pode ajudá-lo a aproveitar a viagem.


Interrupção de latidos

Tocar música clássica, bem como reggae e rock suave, pode ser usado como um truque fácil e inteligente para cobrir alguns ruídos que distraem. Se o seu amigo de patas reage a ruídos externos latindo excessivamente, você pode querer "cobrir" esses ruídos tocando música com um efeito calmante.


Criando uma atitude positiva

Seu cão pode não lidar com nenhum dos problemas mencionados acima. Se esse for o caso,você pode se perguntar se precisa tocar música clássica ou outros tipos de música calmante para seu cão. A resposta é "Sim". Obviamente, isso não é obrigatório, mas ajudaria seu cão, especialmente em uma idade jovem, a se acostumar com novos sons no ambiente de forma positiva.