Como fazer seu cão parar de pular em estranhos durante os passeios

Dec 02,2022

Com que frequência você se encontra em uma situação em que precisa esticar a guia durante um passeio com seu amigo de patas para evitar que ele pule nos transeuntes? Talvez não seja tão frequente, mas quando isso acontece você se sente constrangido com o comportamento do seu cão e tenta ir embora o mais rápido possível. Estar constantemente alerta para que seu cão se comporte mal pode arruinar qualquer passeio agradável e causar estresse em vez de proporcionar relaxamento.

Se não quiser lidar com esse tipo de situação, nossas dicas sobre como fazer com que o cão pare de pular em estranhos durante os passeios podem ser muito úteis.


Por que os cães pulam?

Se voltarmos aos ancestrais dos cães - os lobos -, podemos dizer que os filhotes de lobo pulavam em suas mães como uma espécie de indicação para que ela os alimentasse. Como você já deve saber, as mães dos cães alimentam seus filhotes regurgitando o alimento consumido anteriormente e deixando que os filhotes consumam a substância. Como os filhotes tendem a imitar comportamentos, é provável que eles pulem nas pessoas da mesma forma que costumavam pular em suas mães. Os filhotes nos veem como membros da matilha.

Outro motivo pelo qual os filhotes pulam é que isso faz parte da brincadeira.

Você pode incentivar esse comportamento de forma não intencional, mesmo sem perceber. Em vez de incentivar o cão a se comportar adequadamente, alguns donos reforçam comportamentos ruins dando atenção ao cão, dando-lhe um petisco, um brinquedo... qualquer coisa para que ele pare de se comportar mal. Essa é uma abordagem completamente errada . Essa é uma abordagem completamente errada. Quanto mais você reforçar um determinado tipo de comportamento, mais frequentemente ele ocorrerá no futuro.

Além disso, se você ficar empolgado quando seu filhote pular, pois ele fica muito bonito ao fazer isso, você mostra a ele que esse comportamento é desejável. Se você tentar punir seu cão, a punição pode parecer um jogo para ele, o que o incentivará ainda mais a se comportar mal.

Mesmo que pareça fofo e totalmente inofensivo e que alguns transeuntes provavelmente gostem (válido para pessoas que amam cães e não têm medo deles), esse comportamento pode se tornar um problema sério, especialmente em público. Nós, como donos responsáveis, precisamos abordar o comportamento de pular em tempo hábil se quisermos ter certeza de que não se tornará um mau hábito.


O que não devemos fazer?

Não recomendamos que você puna o cão por meio de qualquer tipo de agressão verbal ou física.

Além disso, você não pode resolver o problema apenas ignorando seu cão. Ignorar determinado comportamento pode ser usado como parte da solução, mas ignorar por si só não trará os resultados desejados.

Levantar o joelho como reação primária para se proteger de um cão que se aproxima e quer pular em você é bastante normal. No entanto, se o cão que estiver pulando for de uma raça pequena, você poderá machucá-lo. Se o cão for de uma raça grande, você certamente acabará no chão e machucará os joelhos. Além disso, crianças ou idosos provavelmente não conseguirão se proteger usando esse método.



Como lidar com o fato de pular nas pessoas como um problema de comportamento?

Equipamento em casa

Sim, você pode usar o equipamento adequado mesmo em casa antes de sair para o exterior. O House-line é um tipo de equipamento para controle interno. Ele se parece com uma coleira curta que precisa ser presa ao arreio do seu amigo de patas. Pode ser muito útil quando você tem convidados ou qualquer tipo de visita, pois você poderá ter controle sobre seu cão e evitar que ele pule. Outro tipo de equipamento que você pode usar em casa é um cercado para exercícios. Você pode deixá-lo sentar e se acomodar para que ele tenha acesso ao resto da casa.

Equipamento externo

O chamado arreio "No-pull" (sem puxão) pode fazer um ótimo trabalho ao impedir que seu cão pule nas pessoas de uma forma não dolorosa. O peitoral é uma opção melhor do que a combinação coleira-guia, pois você ainda tem controle sobre o cão, mas, ao mesmo tempo, não faz com que ele se sinta desconfortável e acabe se machucando ao puxar a coleira.

Treinamento

Apenas impedir que seu cão pule em estranhos sem treiná-lo adequadamente será apenas uma solução de curto prazo. Ao treinar seu cão, você estará ensinando a ele que bons comportamentos trarão bons resultados.

O treinamento de um novo comportamento deve sempre começar em um ambiente onde não haja distrações. Você também deve preparar as guloseimas favoritas do seu cão, que você dará a ele como recompensa pelo comportamento desejado. Para treinar novos comportamentos, especialmente se o cão tiver muita dificuldade em manter o foco, você deve dar petiscos de alto valor, que são aqueles que o cão mais gosta e que normalmente não são dados fora das sessões de treinamento. Por exemplo, peru, carne bovina, salsicha de fígado, queijo de corda... etc. Quanto mais difícil for a tarefa, maior será a recompensa.

Os comandos fáceis para ensinar seu cão a não pular são "sentar" e "quatro pés no chão".


Quatro pés no chão

No início da sessão de treinamento, você pode amarrar seu cão a um item em casa e começar a se mover lentamente em direção a ele. Se ele começar a pular, você deve parar e dar um passo para trás. Quando ele permanecer calmo e com todas as patas no chão, você poderá elogiá-lo e recompensá-lo. Após várias repetições, seu cão entenderá que conseguirá o que quer (petiscos e você se aproximando) quando mantiver as quatro patas no chão.

Depois de mais algumas repetições, você pode tentar praticar essas etapas sem amarrar o cão. Quando ele parecer ter entendido o comportamento que você quer que ele demonstre, você pode acrescentar uma palavra ou mais palavras de estímulo, como "chão" ou "quatro no chão".

Uma alternativa para amarrar o cão durante a prática é colocar uma coleira/trela doméstica nele e pedir ajuda a um membro da família ou a um amigo. Eles devem impedir gentilmente que o cão pule enquanto você estiver praticando.

Sente-se

Se quiser que ele fique especificamente na posição sentada, você pode atraí-lo com um petisco ou esperar que ele se sente por conta própria e reforçar o comportamento.

No primeiro caso, você precisa mostrar a ele um petisco e, em seguida, começar a movê-lo lentamente acima de sua cabeça. É provável que seu cão queira manter o petisco à vista e acabe se sentando. Nesse momento, você deve clicar e recompensá-lo. Com o tempo, você pode começar a implementar o comando "senta" como uma palavra-chave.

O segundo método está relacionado aos comportamentos naturais que os cães apresentam. Você deve observar seu cão e, quando ele se sentar, deve clicar com o clicker e recompensá-lo. Se você não é fã de clickers como dispositivos de treinamento, não há problema algum nisso. Você pode substituir diretamente o clicker por um comando vocal. Entretanto, há muitos benefícios nesses dispositivos.


Praticando com convidados e transeuntes

Após um número suficiente de repetições, você pode fazer uma avaliação rápida do progresso do seu cão. Quando os convidados vierem visitá-lo, dê ao seu cão o comando de sentar ou permanecer no chão. Recompense-o imediatamente após ele cumprir a ordem. Se o seu cão ainda não dominar o comando, talvez seja necessário continuar praticando com uma coleira/limite de casa por mais tempo.

Com o tempo, você pode continuar praticando em locais mais movimentados, como parques locais. Quando vir um transeunte se aproximando, dê ao seu amigo de patas o comando de sentar e recompense-o imediatamente quando ele o fizer. Além disso, você pode pedir aos transeuntes (em algum momento em que se sentir muito mais confiante nas habilidades do seu cão) que dêem um petisco ao seu cão.

Coisas importantes a serem lembradas

Quando estiver praticando as etapas ao ar livre, mantenha distância dos transeuntes no início. Diga as palavras-chave a uma distância maior quando perceber que um estranho está se aproximando e diminua a distância gradualmente com o tempo. Mantenha seu cão sob controle, especialmente em um ambiente desconhecido com muitas distrações e pessoas ao redor. Não se esqueça de recompensar seu cão por permanecer calmo e com as patas no chão.