Você deve se preocupar se seu cão estiver soluçando?

Jul 12,2022

Nós e nossos animais de estimação temos muito em comum, e não nos referimos apenas a coisas generalizadas, como "nós dois nos sentimos felizes e tristes". Os cães, assim como os humanos, vivenciam o mundo conscientemente usando seus sentidos. As semelhanças podem ser notadas até mesmo em eventos fisiológicos... como soluços.

Quando uma pessoa está soluçando, sabemos que isso pode acontecer ocasionalmente e que não há motivo para preocupação. E quanto aos nossos animais de estimação? É normal que nosso cão esteja soluçando ou devemos nos preocupar?


O que são soluços?

Os soluços são espasmos involuntários do diafragma. Devido a esses espasmos, a glote (a parte central da laringe onde estão localizadas as cordas vocais) se fecha rapidamente, o que produz um som específico de "hic".

Embora o motivo real dos soluçospermaneça desconhecido, acredita-se que possa estar relacionado à época em que o útero ainda estava se desenvolvendo. Os soluços deveriam ajudar o feto a aprender a respirar. Isso explica por que os soluços são mais comuns em filhotes do que em cães mais velhos.

É claro que também existem teorias que tentam explicar esse evento fisiológico, ou seja, por meio dos soluços, os filhotes provavelmente aliviam a dor de estômago.


Causas dos soluços

A causa mais comum de soluços em cães é comer ou beber muito rápido, pois dessa forma eles também engolem ar.

Outra causa comum de soluços em cães são os problemas estomacais. Se seu cachorro for intolerante a determinado alimento e seu estômago ficar irritado, podem ocorrer contrações do diafragma. Isso pode ser explicado pela localização do estômago, que fica perto do diafragma.

Fatores estressantes, bem como o excesso de excitação, também podem causar soluços.

Se o seu cão tiver soluços persistentes, isso pode ser um sinal de problemas de saúde subjacentes, como problemas cerebrais, respiratórios, renais ou gástricos, pericardite, hipotermia, bem como a presença de certos parasitas. Normalmente, se houver um problema de saúde subjacente, é provável que ele seja acompanhado de sintomas como vômito, fadiga, tosse e diarreia.


Como lidar com os soluços?

Na maioria dos casos, não é necessário fazer nada a respeito, pois o problema cessará por si só. Entretanto, se os soluços não pararem por conta própria, há algumas coisas que você pode fazer para ajudar seu cão a lidar com eles.

Como uma das causas comuns de soluços em cães é comer muito rápido, você pode dividir a comida do seu amigo de patas em pequenas porções, para que ele não engula muita comida rapidamente. Certifique-se de não alimentar demais seu cão, pois isso pode causar muitos problemas de saúde. Uma dieta equilibrada e saudável, bem como o fornecimento de alimentos em pequenas porções, afetará positivamente a saúde de seu amigo de patas. Além disso, você pode criar uma rotina de alimentação, para que seu amigo de patas aprenda a que horas do dia ele receberá comida e não tente engolir rapidamente qualquer alimento disponível na casa (mesmo os que não são seguros para ele).

Outra coisa útil que você pode fazer é esfregar a barriga do seu cão, enquanto ele estiver deitado de costas. Essa abordagem provavelmente o ajudará a voltar a respirar normalmente. Se essa abordagem não parecer funcionar, você pode levar o cão para passear ou fazer um exercício fácil que ajude a respiração dele a voltar ao normal. No entanto, evite dar ao seu cão exercícios exigentes logo após a alimentação e deixe-o descansar.

Da mesma forma que os humanos, beber água pode ajudar seu amigo de patas a parar de soluçar. No entanto, nesse caso, você deve supervisioná-lo para garantir que ele não esteja bebendo muito rápido. Recomendamos que você use uma tigela que seja funda e larga o suficiente para que seu cachorro possa beber água sem problemas.

Adicionar xarope de bordo ou uma colher pequena de mel à água de seu amigo de patas pode suavizar a garganta de seu cão. Você deve se certificar de não adicionar muita doçura e de que a água não contenha xilitol, passas ou chocolate.

Se os soluços forem persistentes, consulte o veterinário. É importante que você leve seu cão para consultas veterinárias regulares com base em sua idade, raça e estilo de vida. Os filhotes precisam passar por exames mensais até atingirem a idade de 5 a 6 meses, enquanto os cães adultos devem ser examinados pelo menos uma vez por ano. Como certas raças são propensas a condições de saúde específicas, talvez seja necessário obter orientação profissional a respeito desse assunto. Quando se trata de estilo de vida, os cães que passam muito tempo ao ar livre e são gulosos têm maior probabilidade de engolir algo rapidamente (mesmo itens não comestíveis) quando não são supervisionados. Além disso, eles têm uma tendência maior de contrair parasitas, o que também pode levar a soluços.


O que você não deve fazer?

Não tente assustar seu cão. Isso pode causar mais estresse do que realmente trazer um resultado positivo.


Soluços de acordo com a idade do cão

Como mencionamos acima, é mais provável que os filhotes tenham soluços do que os cães adultos, pois eles geralmente engolem a comida muito rápido e ficam excitados demais com muito mais facilidade.

Para evitar que esse evento fisiológico ocorra com frequência (pode ocorrer ocasionalmente), você deve socializar seu filhote e treiná-lo em obediência básica enquanto ele ainda é jovem. Dessa forma, ele aprenderá a controlar seus impulsos e a se concentrar em você, em vez de em quaisquer fatores do ambiente que possam causar estresse ou hiperexcitação. Sessões curtas, muitos elogios e a oferta de petiscos (em quantidade razoável) ajudarão a manter o cãozinho motivado durante as sessões de treinamento.

Falar com seu cachorro com uma voz alegre, mas calma, massageá-lo, tocar música clássica... Você pode aplicar todas essas técnicas diariamente para acalmar seu filhote conforme necessário.


Raças que são mais propensas a soluços

Raças de focinho curto, como o Pug, o Boston Terrier, o Boxer, o Shih Tzu, o Lhasa Apso, o Bulldog... etc., são muito propensas a ter soluços devido às suas características genéticas. Seu focinho curto obstrui o acesso ao fluxo de ar, o que pode causar soluços.

Em geral, diríamos que soluços ocasionais são bastante normais e que você não deve se preocupar. No entanto, você deve manter o controle da saúde do seu cão e tentar desenvolver uma rotina saudável enquanto ele ainda é jovem. Se os soluços ocorrerem regularmente, especialmente se forem contínuos, você deve consultar um veterinário.