Independentemente dos esforços que você faz para manter seu amado animal de estimação saudável, às vezes podem ocorrer situações desagradáveis que não podem ser evitadas. Os tutores/proprietários atenciosos tentam supervisionar regularmente seus cães, especialmente quando estão fora de casa, pois eles costumam ser gulosos e curiosos. Quando saem para passear ao ar livre, nossos amigos peludos imediatamente começam a explorar os arredores e tentam comer tudo o que veem. Infelizmente, esse hábito pode levar a muitos problemas de saúde. Na maioria dos casos, nossos amigos de patas conseguem superar o problema em um ou dois dias, mas, em alguns casos, ocorrem condições de saúde mais perigosas e é preciso consultar um veterinário.
A diarreia é um problema de saúde comum em cães. Em alguns casos, seu cão pode ter um único episódio de diarreia ou a condição pode durar até um ou dois dias. Depois disso, ele continua agindo normalmente. Se esse for o caso, seu amigo de patas pode ter conseguido se livrar sozinho de qualquer substância desagradável em seu corpo. Entretanto, isso não significa que você não deva supervisionar seu cão e depender de sua sorte.
Se quiser saber mais sobre a diarreia como um problema de saúde em cães, o que pode causá-la, quais são seus sintomas, como lidar com eles e que medidas tomar para prevenir a diarreia, continue lendo.
Tipos de diarreia
Há três tipos de diarreia:
-Diarreia aquosa aguda;
-Diarreia aguda com sangue;
-Diarreia crônica.
Diarreia aquosa aguda
O primeiro tipo está relacionado a um "evento" que ocorre repentinamente e, normalmente, seu cão dá indicações claras sobre isso. É provável que ele fique tenso e ansioso e queira sair de casa o mais rápido possível.
Diarreia aguda com sangue
O segundo tipo de diarreia pode causar preocupações. Junto com os sintomas listados acima, pode ser um sinal de problema de saúde devido ao sangue nas fezes e à resposta natural do corpo do seu cão a essa condição. Se o segundo tipo de diarreia ocorrer, recomendamos que você marque uma consulta com um veterinário o mais rápido possível.
Diarreia crônica
O terceiro tipo é considerado o mais perigoso, especialmente quando se trata de cães de pequeno porte. A desidratação causada pela perda de líquido devido à diarreia pode levar a consequências graves . Esse tipo é caracterizado por uma alteração na consistência, no volume e na frequência das excreçõesde seu cão por mais de três semanas. Gostaríamos de aconselhá-lo a não esperar três ou mais semanas para que os sintomas perdurem. Quanto mais cedo você chamar um veterinário, mais rápido o problema será resolvido.
Sintomas de diarreia
Os sintomas mais óbvios da diarreia são evacuações freqüentes, soltas e aquosas. Se o seu cão parecer estar se esforçando para excretar novamente depois de já ter excretado, isso também pode ser um sinal dessa condição. Devido à irritação do sistema digestivo, é provável que seu amigo peludo sinta uma necessidade constante de se aliviar, embora não haja resíduos sólidos ou líquidos para eliminar.
É provável também que seu cãozinho fique letárgico, tenha febre alta ou perca o apetite.
O que pode causar a diarreia?
Vamos dividir as causas da diarreia em 4 grupos:
Causas relacionadas a alimentos
A causa mais comum de diarreia é que seu amigo de patas comeu algo que irritou o estômago dele. Alguns cães são alérgicos a determinados alimentos e, se você costuma ter esses alimentos em casa, deve trancá-los em um local seguro, longe do seu canino.
Intolerância a determinadosalimentos ealergias alimentares podem levar a problemas digestivos e até mesmo causar SII (síndrome do intestino irritável) ou DII (doença inflamatória intestinal). A SII também pode ser causada por inflamação.
Se o alimentoficar preso no trato digestivo do cão, também pode causar diarreia.
Sevocê tiver mudado a dieta do seu cão rapidamente e o corpo dele aindanão tiverse adaptado, pode ocorrer diarreia. Se você decidir mudar totalmente a alimentação do seu cão, precisará fazer isso passo a passo. Talvez você queira adicionar aproximadamente 10% do novo alimento ao antigo diariamente e manter esse plano até que a quantidade do novo alimento chegue a 100%. Caso contrário,o corpo de seu cãoprovavelmente reagirá de acordo. Além disso, você precisa prestar atenção aos ingredientes e à qualidade do alimento que fornece ao seu cão. O excesso de aditivos e açúcar não é apenas prejudicial à saúde do cão, mas o corpo dele pode tentar eliminá-los.
Estresse e ansiedade
Alguns cães são mais sensíveis do que outros e reagem de forma exagerada a lugares, pessoas, objetos ou ruídos muito altos , novos e/ou desagradáveis . A ansiedade de separação é um problema comum em cães que precisa ser tratado em tempo hábil. É necessário observar o comportamento do seu cão para reconhecer os estímulos de estresse. Uma vez identificados, os estímulos de estresse devem ser evitados no início. Você pode tentar expor seu cão a eles gradualmente. Sempre use a quantidade adequada de petiscos para influenciar a atitude negativa de seu cão em relação a um lugar/objeto/pessoa e mudá-la para uma atitude positiva.
Intoxicação
Ao comer alimentos que foram envenenados, objetos não comestíveis (o termo que descreve essa condição é conhecido como "pica") ou alimentos não seguros para cães, pode ocorrer diarreia como uma resposta natural do corpodo cão .
Causas relacionadas à saúde
Infelizmente, a diarreia pode ser um sinal de um problema de saúde subjacente, como doenças crônicas , ou seja: problemas com o estômago, fígado, rins, úlceras intestinais, desequilíbrio hormonal ou colite; doença autoimune; supercrescimento bacteriano do intestino delgado (SIBO) (essa condição é caracterizada por um aumento anormal da população bacteriana no intestino delgado); parvovírus; câncer; parasitas intestinais ; infecções bacterianas/virais.
Medicação
Se você der medicamentos ao seu cão devido a determinados problemas de saúde, deve estar ciente dos efeitos colaterais que eles podem causar. A diarreia pode ser um efeito colateral dosmedicamentos paracães .
O que você pode fazer para ajudar seu cão a lidar com a diarreia?
Lembre-se de que, se o seu cão não superar essa condição em 24 horas, você deve entrar em contato com um veterinário antes de agir por conta própria. Você precisa ter certeza de que a diarreia não é um sintoma de um problema de saúde mais sério que pode piorar devido à sua ação.
Depois que o veterinário confirmar que a causa da diarreia está relacionada à alimentação e lhe fornecer orientações médicas precisas, você poderá contribuir para a saúde do seu cão seguindo algumas etapas simples.
Fixação
Deixe seu cão em jejum por no máximo 24 horas. Você pode deixar seu cão em jejum por um dia ou no máximo 24 horas para ajudá-lo a eliminar todas as substâncias prejudiciais à saúde. Ao aplicar essa abordagem à sua rotina, lembre-se de fornecer água suficiente ao cão para que ele se mantenha hidratado.
Dieta branda
Depois de seguir a primeira etapa, seu cão pode ter se livrado de todos os ingredientes ruins. Agora você pode tentar colocá-lo em uma dieta leve. Uma dieta leve inclui alimentos que podem ser facilmente digeridos e melhoram o sistema digestivo. Além disso, os alimentos incluídos na dieta branda devem ajudar seu cão a normalizar os movimentos intestinais e a ter fezes sólidas novamente. A dieta branda para cães inclui carne com baixo teor de gordura, como peru e frango, e amido, como batata-doce e arroz branco cozido. Recomenda-se ferver a carne e cozinhar os vegetais no vapor. Quanto menor for o teor de gordura, melhores serão os resultados. É muito importante que você implemente a dieta gradualmente. No início, você pode fornecer de 1 a 2 colheres de sopa a cada 3 horas. É provável que você perceba que o movimento intestinal do seu cão melhora. Você pode começar a misturar os alimentos contidos na dieta branda com o alimento padrão do seu cão. Lentamente, você pode aumentar a quantidade de alimento normal e diminuir o alimento da dieta branda. Cinco dias são considerados o tempo aproximado de transição de uma dieta branda para uma dieta normal.
Você pode se perguntar por que não pode manter seu cão com uma dieta branda por mais tempo. O principal motivo é que a dieta branda não pode fornecer todos os ingredientes necessários ao corpo do cão. Os alimentos apresentados nessa dieta contêm alguns dos nutrientes de que ele precisa até que a condição do trato intestinal melhore. Essa dieta apenas (sem o alimento regular) não é considerada benéfica para o cão em longo prazo, pois pode ocorrer deficiência de nutrientes importantes.
Probióticos e bactérias saudáveis
Como o número de bactérias saudáveis no corpo e no sistema digestivo está sendo interrompido devido à diarreia, o veterinário pode prescrever suplementos adequados, como iogurte de cultura e probióticos.
A diarreia é uma condição de saúde que pode afetar os cães e é considerada um problema relativamente comum. Na maioria dos casos, os cães superam essa condição rapidamente e, geralmente, ela é causada por algo que eles comeram. No entanto, se notar sintomas de diarreia que durem mais de um a dois dias (no máximo), marque uma consulta com um veterinário, mesmo que o cão esteja agindo normalmente ("normal" é um termo subjetivo e cada treinador/proprietário precisa avaliar o comportamento de seu próprio cão). A diarreia pode levar à desidratação e a sérias conseqüências e pode ser um sinal de um problema de saúde subjacente. Proprietários/manipuladores atenciosos sempre monitoram a condição de saúde e o comportamento de seus cães e são capazes de tomar medidas imediatas conforme necessário.