Kit de primeiros socorros para cães

May 11,2023

Como proprietário responsável de um animal de estimação, você deve pensar em ter um kit de primeiros socorros para ele em casa. Um kit de primeiros socorros pode ser muito útil se houver uma emergência e seu amigo de patas precisar de ajuda. Tentaremos ajudá-lo a estar mais preparado caso seu cão ou gato sofra uma lesão. Como em qualquer outro kit de primeiros socorros, você deve tentar mantê-lo bem abastecido e monitorar as datas de validade dos medicamentos incluídos. Muitos dos itens de um kit de primeiros socorros para humanos podem ser usados em uma emergência com um animal de estimação. A American Veterinary Medical Association (AVMA) tem um excelente folheto que você pode usar para se familiarizar com as maneiras de prestar primeiros socorros ao seu cão ou gato. Além disso, a organização beneficente The People's Dispensary for Sick Animals (PDSA) tem uma página útil com conselhos sobre como lidar com ferimentos comuns em animais de estimação.

Sempre procure atendimento médico veterinário para seu animal de estimação se ele estiver machucado. Às vezes, você pode se encontrar em uma situação em que terá de prestar os primeiros socorros, como quando estiver em uma caminhada em uma reserva natural, quando estiver viajando em uma rodovia ou quando estiver em casa e não houver um veterinário por perto. É melhor ter um kit de primeiros socorros com você em momentos como esses. Teremos prazer em listar o que você deve incluir em seu kit.


Itens indispensáveis:


Papelada

@page { size: 21.59cm 27.94cm; margin: 2cm } p { margin-bottom: 0,25cm; line-height: 115%; background: transparent } a:visited { color: #800000; so-language: zxx; text-decoration: underline } a:link { color: #000080; text-decoration: underline }

Certifique-se de que o seu kit de primeiros socorros inclua os registros de vacinação e quaisquer registros médicos do seu cão. Caso seu cão precise ser tratado, o veterinário precisa saber se o seu cão é alérgico a alguma coisa e se ele tem alguma doença crônica ou condição genética. É bom ter um cartão com o número de telefone, o nome e o endereço de e-mail do veterinário que você costuma usar, caso ele precise ser contatado rapidamente. Recomendamos que você inclua os números de telefone e os nomes de pelo menos mais dois veterinários em sua área, caso o veterinário de sua preferência não esteja respondendo às ligações e mensagens. Pode haver uma emergência envolvendo seu cão em que seu telefone não tenha bateria ou você não tenha serviço telefônico. Talvez seja possível usar o telefone/rede de outra pessoa para entrar em contato com o veterinário de sua preferência ou com qualquer veterinário de sua região. Pode ser melhor que o cartão mencionado anteriormente inclua os números de telefone de seus familiares e amigos próximos, caso precise ligar para eles e seu telefone não esteja carregado.


Gaze

Recomendamos que você coloque pelo menos 6 rolos de bandagem em seu kit de primeiros socorros (de preferência uma dúzia). Você deve comprar uma gaze médica leve e sem látex que possa ser usada em seu animal de estimação em caso de emergência. Você pode consultar esta página de produto para ter uma ideia do que procurar.


Fita adesiva para curativos

Não use fitas adesivas de grau humano em animais de estimação! Existem fitas adesivas especiais para animais de estimação que se destinam a prender a gaze. A fita adesiva deve ser leve e respirável. Dois rolos devem ser mais do que suficientes, pois cada um tem cerca de 4,5 metros de comprimento. Consulte esta página do produto para ter uma ideia do que procurar.


Bandagens antiaderentes

Geralmente são vendidas em pacotes de seis unidades e são baratas para comprar. Leia o rótulo do produto e certifique-se de que ele seja repelente à água. Como o nome sugere, os curativos antiaderentes não grudam no pelo do seu animal de estimação, o que é muito conveniente. Você pode consultar a página deste produto para referência.


Tesoura

Certifique-se de que tenha uma boa tesoura em seu kit de primeiros socorros para que possa cortar a gaze, o esparadrapo e os curativos no tamanho certo.


Peróxido de hidrogênio

Essa é uma excelente solução para limpar ferimentos leves e evitar infecções. Além disso, pode até ser usado para induzir o vômito no seu animal de estimação caso ele tenha ingerido alguma substância tóxica. Abóbora, abóbora-menina, aloe, abacate, manjericão, beterraba e erva-dos-gatos são tóxicos para cães e gatos. Se suspeitar que seu cão comeu algo tóxico, ligue para o veterinário antes de induzir o vômito. O PetMD tem um excelente guia sobre como induzir o vômito aqui. Não podemos recomendar um produto específico, mas você deve procurar um frasco que seja fácil de abrir, como este aqui.


Spray/pomada antibiótica

Todo bom kit de primeiros socorros deve incluir medicamentos para combater infecções. Compre um remédio antibiótico confiável depois de consultar seu veterinário. Se o seu cão/gato sofrer um ferimento e houver sujeira, será necessário limpá-lo e desinfetá-lo. A maioria das pomadas antibióticas vem na forma de gel e você também pode encontrar variantes em frascos de spray. Não se preocupe se o seu animal de estimação ingerir acidentalmente algum medicamento, pois esses produtos são seguros para o sistema digestivo do cão. No entanto, tente evitar que seu animal de estimação lamba a ferida onde você aplicou a pomada. Um spray pode ser a opção preferida de muitos, pois é fácil de usar. Recomendamos comprar algo como isto. O AKC recomenda este hidrogel antibiótico.


Bolas de algodão

Um ou dois pacotes de bolas de algodão devem ser suficientes para que seu kit esteja bem abastecido. As bolas de algodão podem ser muito úteis quando você precisa limpar a sujeira de uma ferida e, em seguida, aplicar uma pomada antibacteriana ou peróxido de hidrogênio. Além disso, elas também são bastante econômicas.


Conta-gotas (ou seringa grande sem agulha)

Você deve incluí-lo em seu kit de primeiros socorros, pois ele pode ser útil para administrar medicamentos orais e lavar ferimentos.


Focinho

Se o seu animal de estimação estiver sentindo dor, ele poderá morder e arranhar para se defender. Recomendamos incluir uma focinheira no kit de primeiros socorros para que você não se machuque quando estiver tentando ajudar o animal. Em uma emergência, uma gravata, corda ou outro tecido macio pode ser amarrado ao redor da boca do cão.


Coleira e guia extras

Caso você tenha perdido a guia ou a coleira do seu cão ou o equipamento tenha sido danificado em uma emergência, certifique-se de ter peças sobressalentes na bolsa.


Lanterna

Às vezes, você pode precisar de luz extra e seu telefone pode não ser suficiente. Você precisa de uma lanterna específica para o caso de precisar arrancar uma lasca, examinar mais de perto a pele do seu cão ou espantar animais selvagens que possam colocar seu animal de estimação em perigo.


Toalhas

Pegue alguns pedaços de pano limpo e coloque-os em seu kit de primeiros socorros. Elas podem ser usadas para estancar e limitar sangramentos intensos.


Pó estíptico

Esse é um complemento valioso para qualquer kit de cuidados médicos. Ele pode ser usado para estancar rapidamente o sangramento e aliviar a dor. Você pode ver o produto aqui se não tiver certeza do que comprar.


Termômetro digital

É possível que lhe peçam para medir a temperatura do seu animal de estimação quando você ligar para o veterinário e pedir ajuda. Esse modelo tem boas avaliações e é recomendado por muitos. A AVMA sugere que você meça a temperatura do cão por via retal para obter o melhor resultado. As medições feitas por via oral não são consideradas confiáveis. Por mais desagradável que possa parecer, as medições retais foram testadas e reconhecidas pela comunidade científica como as mais precisas. Foi comprovado que os termômetros sem contato não funcionam adequadamente; consulte este estudo. A temperatura corporal normal dos cães é de 101,5 Fahrenheit (38,36 Celcius). Não se surpreenda se o seu cão tiver uma temperatura de mais ou menos 1 grau. Qualquer diferença maior deve ser considerada um motivo para chamar um veterinário o mais rápido possível.


Itens opcionais


Caixa de remédios

Se o seu cão tiver algum problema de saúde crônico que precise ser tratado com comprimidos regularmente, será necessário ter uma caixa de comprimidos resistente à água para armazenar os medicamentos. Consulte esta página de produto para saber o que procurar.


Cobertor

Se estiver montando uma mochila com suprimentos de primeiros socorros, recomendamos que adicione um cobertor macio que possa ser usado para envolver seu animal de estimação e fazer com que ele se sinta mais seguro. O cobertor também pode ajudar caso seu cão tenha sido exposto a um clima extremamente frio. O cobertor pode ser usado como uma maca improvisada para seu animal de estimação, caso ele não consiga andar sozinho.


Maca dobrável

Como alternativa, você pode comprar uma maca específica para emergências. Vale a pena considerar um produto como esse, mas ele é bastante caro. Se estiver procurando uma opção mais econômica, consulte este produto.


Bálsamo para as patas

Talvez você também queira adicionar produto como esse pode ajudar muito para que seu amigo se sinta confortável. Não use hidratante para humanos em seu animal de estimação. Isso geralmente deixa as patas vulneráveis a lesões.


Solução salina para os olhos e gel para lágrimas artificiais

Esses remédios podem ajudar os cães com problemas oculares a se sentirem mais confortáveis e a se manterem saudáveis. A solução salina para os olhos é usada para aliviar a conjuntivite, os sintomas de alergia e as infecções. Ela ajuda a prevenir abrasões, irritações e conjuntivite. Dê uma olhada nesse lava-olhos para cães e gatos que tem críticas positivas dos donos de animais. O Artificial Tear Gel pode ajudar cães e gatos propensos à síndrome do olho seco a se manterem saudáveis e evitarem abrasões nos olhos. Ao contrário dos colírios comuns, o gel lacrimogêneo não evapora. Para obter mais detalhes, consulte a página do produto. Converse com seu veterinário sobre os melhores cuidados com os olhos de seu cão e gato.


Um código QR

Se o seu animal de estimação tiver uma emergência e você estiver com seu telefone com um bom serviço telefônico, é possível acessar orientações sobre como prestar os primeiros socorros rapidamente. Você pode fazer isso escaneando um código QR e abrindo o site da PDSA que mencionamos anteriormente. O site contém orientações sobre como mover um animal de estimação ferido e lições sobre como reagir a convulsões, acidentes de trânsito, hipotermia, choques elétricos e insolação. Você pode facilmente transformar o URL do recurso on-line em um código QR usando um serviço como este. Você pode fazer o download da imagem produzida que apresenta o código QR e colocá-la no cartão que contém as informações de contato do seu veterinário.


Esperamos que agora você saiba o que deve incluir no seu kit de primeiros socorros para cães e que esteja mais bem preparado para lidar com emergências envolvendo seu animal de estimação. Se não tiver certeza de qual produto deve ser incluído no kit de primeiros socorros, converse com o seu veterinário antes de fazer qualquer compra. Mantenha-se seguro e não se esqueça de seu kit de primeiros socorros em seus passeios.