Corrimento ocular do cão e infecção ocular - Causas e tratamento

May 30,2022

Manter o controle da saúde do nosso cão é algo que os donos nunca devem negligenciar. É nossa responsabilidade supervisionar nossos amigos de patas e garantir que eles estejam seguros e não sejam expostos a situações potencialmente prejudiciais.

O monitoramento de nossos cães nos ajudará a determinar se algum problema pode ter ocorrido. Os olhos de nossos amigos de patas são uma parte desprotegida de seus corpos, exposta à influência ambiental. O corrimento ocular é um problema comum em cães que pode ser causado por diferentes fatores e requer ação imediata.


Causas do corrimento ocular em cães

Fatores físicos

O corrimento ocular pode ser causado por fatores inofensivos, como vento forte ou poeira nos olhos do cão. Se você perceber que a secreção ocular é clara e aquosa, pode ter sido causada por um corpo estranho no olho, ou seja, um cílio. Se você notar que a secreção é mais esverdeada/amarelada e se parece com muco (não tão aguado), ela pode ser causada por uma infecção.

Glaucoma

Olhos lacrimejantes também podem ser um sintoma de Glaucoma Congênito. O glaucoma é uma doença causada pelo bloqueio do canal por onde passa o fluido ocular (o chamado humor aquoso) ou pela produção excessiva de fluido. No primeiro caso, a pressão no olho aumenta porque o fluido não pode ser drenado adequadamente.

Olho seco

As lágrimas ajudam a limpar os olhos e a incapacidade do corpo de produzir lágrimas suficientes pode levar a uma condição chamada olho seco. Os sintomas do olho seco podem ser secreção semelhante a pus, que é mais aderente, e inflamação.

O olho seco pode ser causado por uma doença autoimune (o sistema imunológico ataca as glândulas que produzem lágrimas), uma lesão, ou seja, uma pancada na cabeça perto da glândula responsável pela produção de lágrimas, bem como pela cinomose.

Devido à falta de lubrificação e nutrição dos olhos, podem ocorrer outras complicações, como infecção e úlceras na córnea.

Conjuntivite

Aconjuntivite, também conhecida como conjuntivite, é uma infecção ou inflamação da membrana (conjuntiva) que reveste a pálpebra e a superfície do olho. Os sintomas dessa condição podem ser secreção ocular, muco, vermelhidão, coceira, olhos com crostas oupiscarexcessivo. As causas da conjuntivite podem incluir: alergias, ferimentos, corpo estranho, cinomose etc.

Epífora

Essa condição é caracterizada por lacrimejamento excessivo dos olhos para o rosto e pode ser causada por diferentes fatores, como alergias, inflamação, úlceras de córnea... etc.

Úlceras de córnea

As feridas abertas na córnea, conhecidas como úlceras de córnea, geralmente são causadas por infecção (bacteriana, viral, fúngica ou parasitária) e são acompanhadas de vermelhidão, dor ocular, muco ou outra secreção ocular, bem como sensibilidade ocular. As feridas podem afetar o olho na superfície ou mais profundamente.


Diferença entre infecções bacterianas e virais

As bactérias são organismos celulares que podem sobreviver por conta própria, seja dentro ou fora do corpo humano.

Os vírus, por outro lado, não são feitos de células, mas de um conjunto de genes, reunidos em um invólucro protetor de proteína. Os vírus, ao contrário das bactérias, precisam de um hospedeiro para se multiplicar.

Como os nomes dos dois tipos de infecção implicam, a primeira é causada por bactérias, enquanto a segunda é causada por vírus. É importante distinguir os dois tipos, pois isso afeta o tratamento. Embora as infecções bacterianas geralmente sejam tratadas com antibióticos, eles não são eficazes contra os vírus. O uso de antibióticos contra infecções virais pode piorar o problema e levar à resistência aos antibióticos.

Corpos estranhos, como cílios, poeira, resíduos, material vegetal, bem como características específicas dos olhos, como pálpebras que crescem para dentro/para fora, podem levar a uma infecção bacteriana.

A infecção viral, por outro lado, pode ser causada pelo vírus da cinomose canina.


Sintomas mais comuns de infecção ocular

Além do corrimento ocular, há outros sintomas de uma infecção ocular, que podem incluir

  • Piscar excessivo
  • Alta sensibilidade
  • Vermelhidão
  • Inchaço das pálpebras
  • Pata no olho infectado

Quando há uma infecção, é provável que ocorra uma inflamação como resposta natural do sistema imunológico.

Alguns sintomas são comuns a mais de uma condição, portanto, é importante que você não tome nenhuma medida antes de saber com certeza qual é a condição exata de saúde.


Como tratar a infecção ocular em casa

É altamente recomendável que você consulte primeiro o veterinário do seu cão e deixe que ele seja examinado. É provável que sejam prescritos colírios ou pomadas, que podem precisar ser aplicados no olho infectado em um ambiente doméstico.

Antes de aplicar a medicação prescrita, você deve limpar cuidadosamente a secreção ocular do rosto do cão. Você pode usar uma toalha úmida e quente ou uma tigela de algodão.

Se estiver aplicando o colírio, empurre a cabeça do cão para trás com muito cuidado e tente mantê-la na posição. Isso é importante para garantir que você não machuque o olho do cão se ele se mover rapidamente.

Se estiver aplicando uma pomada, puxe a pálpebra inferior do cão para abrir espaço para a pomada. Você deve ser muito cuidadoso e carinhoso e certificar-se de que não machucará seu cão se ele se mover. Coloque sua mão na cabeça dele para garantir que ela permaneça na mesma posição. Depois de aplicar a pomada, você deve abrir e fechar as pálpebras do cão algumas vezes, para que a pomada possa ser distribuída em todas as áreas dentro do olho.

Além de colírios e pomada, também podem ser prescritos antibióticos.

Em certos casos, seu cão pode precisar ser submetido a uma operação.

Você deve tentar remover um corpo estranho do olho do seu cão por conta própria?

Em geral, diríamos que depende. Se o corpo estranho for visível, de fácil acesso, e sua intervenção não causar dor ou piorar o problema, então sim. Se o corpo estranho não for de fácil acesso e forem necessárias ferramentas especiais, talvez seja melhor deixar esse trabalho para um veterinário. Você não deve tomar nenhuma medida que não tenha certeza de que afetará a saúde do seu cão.

Predisposição da raça à secreção ocular

As raças com as seguintes características são consideradas mais propensas a corrimento ocular e infecções oculares em geral:

  • Raças de focinho curto com faces achatadas (as chamadas raças braquicefálicas), como o Pug, o Bulldog, o Shih Tzu, o Pequinês, o Cavalier King Charles Spaniel, o Boxer e o Boston Terrier;
  • Raças com pele facial solta e enrugada, como São Bernardo, Bloodhound, Beagle... etc.

Prevenção de infecções oculares

Como nossos amigos de patas têm um instinto natural de explorar o ambiente, pode ser difícil para nós garantir que eles nunca serão infectados. Entretanto, você ainda pode tomar medidas preventivas, como

  • Limpeza regular

Dessa forma, você se certificará de que os pelos ao redor dos olhos estejam aparados e não irritem os olhos.

  • Óculos de proteção

Para muitos de vocês, fazer com que seu amigo de patas use óculos de proteção pode parecer um pouco estranho ou extravagante. No entanto, usar óculos de proteção pode ser muito benéfico para o seu cão, pois eles protegerão os olhos dele, especialmente em situações como: andar de motocicleta, visitar um resort de inverno, ir à praia... etc.

  • Limpeza regular

Durante o banho ou regularmente, você deve cuidar dos olhos do seu cão e limpá-los suavemente com água morna.

  • Use os produtos de higiene corretos

Sempre use xampus especialmente desenvolvidos para cães e proteja os olhos do seu amigo de patas durante o banho.

  • Exames veterinários

Não negligencie os exames veterinários regulares, pois você poderá tomar medidas em tempo hábil se houver algum problema de saúde subjacente.

  • Monitore seu cão

Supervisionar seu cão o ajudará a reconhecer qualquer sintoma, como vermelhidão ou secreção ocular. Além disso, você poderá determinar se há algum desvio em relação ao comportamento normal dele, como piscar demais ou bater a mão no olho.