De acordo com a American Veterinary Medical Association (relatório aqui), não há estatísticas confiáveis sobre agressão entre cães. No entanto, a State Farm pagou mais de 1,3 bilhão em indenizações por lesões relacionadas a cães no período entre 2012 e 2022. O censo nos EUA mostra que cerca de 45% de todas as residências incluem pelo menos um cão. A questão da agressão canina não deve ser subestimada, e queremos educá-lo sobre o assunto.
O termo "agressão" se refere a uma ampla gama de comportamentos que ocorrem por uma infinidade de motivos em várias circunstâncias. Se você estiver tentando determinar se um cão é "agressivo", primeiro precisará entender a linguagem corporal canina e levar em consideração muitos fatores. A agressão entre cães geralmente é precedida de avisos e pode culminar em um ataque. Os cães podem interromper seus esforços a qualquer momento durante um episódio agressivo.
Qual é a linguagem corporal canina que deve ser monitorada?
Você nunca sabe quando poderá se deparar com uma situação de risco com um cão. Mesmo que você conheça todos os cães de sua vizinhança, não cometa o erro de presumir que todas as suas interações com os cães locais serão iguais a qualquer momento. Diversas coisas podem fazer com que um cão se comporte mal, mesmo que não tenha havido nenhum problema anterior com esse cão. Um cão que demonstra agressão a pessoas e outros cães geralmente apresenta os seguintes comportamentos cada vez mais intensos.
Esses comportamentos são considerados avisos:
Ficar muito quieto e rígido - se você vir seu cão ou outro cão fazendo isso, tente imediatamente puxar seu animal de estimação para longe e se afastar. Recomendamos manter o cão em um arreio em vez de uma coleira na maioria das vezes. Isso permite que você afaste seu cão com mais facilidade. Se o outro animal estiver sem coleira, tente colocar o máximo de distância entre você e o outro cão e tente obstruir a linha de visão dele para o seu cão.
Latido gutural ou ros nado que pareça ameaçador e rosnado (uma combinação de rosnado e dentes à mostra) - isso é fácil de detectar e você deve colocar uma distância entre os cães imediatamente.
Olharfixo - se um cão estiver olhando intensamente para outro cão com um olhar fixo, isso pode ser um sinal de agressão. Isso geralmente é uma demonstração de domínio. Mantenha seu cão perto de você e não permita que ele se aproxime do outro cão.
Peloseriçados - quando o pelo de um cão se eriça ao longo da nuca e da coluna vertebral, é um sinal de excitação ou agressão. Mantenha seu cão perto de você e não permita que ele se aproxime do outro cão.
Observação: Se estiver passeando com seu cão e vir outro cão passando que possa olhar fixamente para seu companheiro de patas e o pelo dele se eriçar, tente abrir espaço entre os cães para não deixá-los se tocar. Você pode ficar entre os cães ao passar por eles.
Mostrar os dentes - se você vir seu cão ou outro cão fazer isso, tente manter distância entre os cães. Os cães mostram os dentes quando se sentem ameaçados e querem comunicar que tomarão medidas defensivas, se necessário.
Arremeter para a frente ou atacar uma ameaça percebida, o que pode incluir estalar (um rápido cerramento da mandíbula) - como mencionado acima, recomendamos manter o cão preso em um arreio para que você tenha melhor controle da parte central do corpo dele. Isso permitirá que você reaja rapidamente e afaste o cão.
Esses comportamentos indicam aumento da agressividade:
Morder, como se quisesse mover ou controlar o inimigo percebido;
"Soco no focinho" (o cão literalmente soca o inimigo percebido usando o nariz);
Mordida rápida que não deixa marca;
Mordida rápida que rasga a pele;
Mordida com pressão suficiente para causar um hematoma;
Mordida que causa ferimentos por perfuração;
Mordidas repetidas em rápida sucessão;
Morder e sacudir;
Os cães nem sempre apresentam apenas um sinal, portanto, fique atento ao seu cão e aos outros cães e pessoas ao seu redor. Não passeie com o cão enquanto estiver concentrado no telefone, pois isso o impede de reconhecer e interromper situações de risco que podem colocar você e seu cão em perigo.
Às vezes, em um parque ou na rua, você pode se deparar com um cão sem coleira. Sua melhor atitude é afastar-se calma e lentamente se encontrar um cão dessa forma. Se o cão estiver apresentando comportamento agressivo, entre em contato com as autoridades imediatamente e informe a localização e a aparência do cão. Evite se envolver com o canino potencialmente perigoso e alerte outras pessoas (especialmente crianças) para que mantenham a calma e evitem se envolver com o cão. Crianças correndo podem ser vistas como presas ou ameaças, portanto, tente ajudar outras pessoas a se afastarem de um cão que possa parecer agressivo.
Como afastar dois cães brigando um do outro
É essencial priorizar a segurança e o bem-estar dos animais e relatar essas atividades às autoridades competentes, como a polícia local ou organizações de bem-estar animal. Permita que profissionais treinados lidem com a situação e investiguem quaisquer atividades ilegais envolvidas em brigas de cães.
Se você se deparar com uma situação em que dois cães estão brigando, sua principal preocupação deve ser a sua segurança. Tentar separar fisicamente dois cães agressivos pode ser extremamente perigoso e resultar em ferimentos graves para você e para os animais. Em vez disso, aqui estão algumas medidas que você pode tomar para ajudar com mais segurança:
Pedir ajuda
Não corra e se esconda. Entre em contato com o controle de animais local, com a polícia ou com uma organização de resgate de animais para relatar o incidente. Forneça a eles o máximo de informações possível, como o local, a descrição dos cães e quaisquer outros detalhes relevantes.
Faça barulho
Grite bem alto e crie um tumulto para atrair a atenção de outras pessoas que possam ajudar. A presença de espectadores pode ajudar a impedir que os cães continuem a brigar.
Use distratores
Se você tiver algum disponível, tente usar ruídos altos, mangueiras de água para borrifar os cães ou até mesmo jogar um cobertor sobre os cães para distraí-los e desorientá-los. Outra ferramenta eficaz que você pode usar é um spray de pimenta. OSABRE Protector Dog Spray é um spray de pimenta para cães humano, eficaz e totalmente natural que pode ser usado contra cães agressores e também para distanciar dois cães que estejam brigando. É eficaz em distâncias entre 4 e 4,5 m (12 e 15 pés) e inclui 14 a 18 disparos de um segundo. A aplicação de spray de pimenta em um cão não é ilegal e não deixa o animal com danos permanentes. Consulte seu veterinário para obter mais detalhes.
Evite a intervenção física
Não tente separar fisicamente os cães, a menos que você seja treinado para lidar com cães agressivos. Isso pode causar ferimentos e agravar a situação.
Não tente separar cães briguentos colocando a si mesmo ou sua mão ao alcance deles.
Mesmo que seja o seu cão que esteja agindo agressivamente e você ache que ele não ousaria mordê-lo, você está errado! Quando estão envolvidos em uma briga, os cães mordem o que estiver ao alcance deles, pois estão em modo de sobrevivência. Colocar sua mão ao alcance de qualquer um dos cães é muito perigoso e desaconselhável. Sua segurança e a segurança dos outros devem ser a prioridade máxima ao se deparar com uma situação como essa.
Nem sempre podemos ler com precisão a linguagem corporal de um cão
Os cães, assim como as pessoas, têm personalidades próprias e exclusivas. Às vezes, um cão que boceja pode simplesmente indicar que está entediado; outras vezes, isso pode ser interpretado como um sinal de que está nervoso. O movimento da cauda do cão pode ser complexo, e você precisa considerar o ambiente do cão se estiver tentando decifrar o que ele significa. Não presuma que todos os cães se comunicam da mesma forma, pois, assim como os humanos, os cães têm níveis diferentes de tolerância e paciência e respondem de forma diferente às ameaças percebidas.
Se um canino estiver relaxado e amigável e parecer feliz em vê-lo, é seguro presumir que ele está de bom humor e brincalhão e que receberá bem a sua atenção. Se o cão não olhar para você ou estiver evitando-o, andando ou virando as costas, é melhor ficar longe e deixá-lo em paz. Se o cão parecer tenso e nervoso, exibir uma postura rígida, tiver orelhas empinadas ou parecer estar olhando para você, é melhor se afastar com calma e evitar qualquer interação com ele.
Se você quiser conhecer um cão com o qual não esteja familiarizado, é mais seguro conversar com o dono para ajudá-lo a entender o humor do animal. Sempre peça a permissão do dono antes de tentar acariciar um cão que você não conhece ou de tentar dar um petisco a ele. Se estiver interessado em saber mais sobre como proteger seu cão e ajudá-lo em uma emergência, consulte nosso artigo "Kit de primeiros socorros para cães". A American Society for the Prevention of Cruelty to Animals tem uma página maravilhosa com mais detalhes sobre problemas comuns de comportamento canino aqui.