Linguagem corporal do cão e gráfico

Dec 06,2021

Compreender o temperamento, o comportamento, a linguagem corporal e a vocalização do cão é uma parte essencial do processo de criação e treinamento de um cão. Apesar da existência de muitas técnicas de treinamento, cada cão deve ser avaliado como um indivíduo e o processo de treinamento e criação deve ser adaptado ao seu caráter e ao seu próprio ritmo. Mesmo que você não goste de gastar muito tempo e fazer muito esforço para realizar um treinamento sério, precisará ser capaz de reconhecer pelo menos os sinais básicos da linguagem corporal. Esse conhecimento garantirá que você reconheça quando seu cão não está se sentindo bem, está com medo ou provavelmente demonstrará agressividade contra uma pessoa ou outro animal e poderá tomar as medidas adequadas.

Como a capacidade de ler a linguagem corporal de nosso amigo peludo é muito importante, gostaríamos de fornecer informações sobre as expressões corporais mais usadas pelos cães e seu significado.


O que significa a posição de diferentes partes do corpo?


Orelhas

Quando seu cão está calmo e relaxado, suas orelhas estão em uma posição natural - para cima/para baixo (dependendo da raça). Se o seu cão se sentir ansioso, estressado ou agressivo, é provável que as orelhas fiquem encostadas na cabeça. Quando as orelhas do seu cão estão voltadas para a frente, ele pode estar interessado em alguma coisa e está prestando atenção a ela.


Cauda

Da mesma forma que a posição das orelhas, se o cão estiver relaxado, a cauda estará em uma posição neutra (de acordo com a raça). Se o cão estiver estressado e ansioso, é provável que a cauda esteja entre as pernas, apontando para baixo. Tenha cuidado se a cauda do seu cão apontar para cima, pois isso geralmente é um sinal de confiança, que às vezes pode se transformar em agressão. Se um cão sem coleira se aproximar do seu cão, preste muita atenção à linguagem corporal dele e seja cuidadoso.


Pelos

Se os pelos das costas de seu cão se eriçarem, isso geralmente é um sinal de medo, excitação ou inquietação. O processo de eriçamento dos pelos é conhecido como piloereção e é equivalente a arrepios em humanos. Às vezes, pode ser um sinal de agressão. Com frequência, a última interpretação dessa linguagem corporal assume o controle, o que é incorreto, pois outros sinais de linguagem corporal e o contexto também devem ser considerados. Se o seu cão estiver ansioso e estressado, é provável que ele solte pelos, por exemplo, durante um exame veterinário ou quando houver ruídos muito altos, como fogos de artifício ou trovões.


Olhos

O estresse e a ansiedade são reconhecidos pelas pupilas dilatadas e pelo segmento branco dos olhos que se torna mais visível. Se seu cão estiver com medo, é provável que ele desvie o olhar. Enquanto os cães temerosos evitam o contato visual, os cães agressivos tendem a olhar fixamente. Quando dois cães se olham fixamente, talvez você queira tomar medidas oportunas e evitar que eles cometam atos de agressão.


Boca

Boca fechada e lábios franzidos - sinais de estresse e medo que seu cão pode apresentar. Outros sinais de linguagem corporal que os cães estressados geralmente apresentam são babar, sem a presença de alimento, e arfar, sem estar muito quente. Se o seu cão estiver prestes a demonstrar agressividade, é muito provável que você a reconheça pelo focinho amassado e pelos dentes descobertos. A vocalização também pode ser usada. Obviamente, se o cão estiver feliz e calmo, a boca estará em uma posição neutra. Ela também pode estar ligeiramente aberta.


Postura

Se o seu cão se sentir muito confiante, a postura dele expressará isso. Ela será ereta. No entanto, você precisa ter cuidado, pois a postura ereta, acompanhada de orelhas e pelos eriçados e rosnados, é um sinal de um cão agressivo e dominante. Por outro lado, quanto mais medo o cão tiver, menor ele vai querer parecer e isso ficará evidente em sua postura.

Na próxima parte do artigo, apresentaremos alguns dos sinais corporais mais comuns usados pelos cães e mostraremos fotos para melhor ilustração.


Sinais de linguagem corporal mais comuns usados por cães


Eu quero brincar!

Como você pode ver na imagem, a parte frontal do corpo está abaixada, a cauda está levantada (ela também pode abanar naturalmente), a boca está ligeiramente aberta.


Não me toque!

Na próxima foto, você verá a postura de um cão dominante/agressivo - dentes à mostra, focinho enrugado, focinho nas costas:


Estou com medo!

Sinais de submissão e medo - orelhas apoiadas na cabeça, cauda baixa:


Estou curioso!

Os olhos estão abertos, as orelhas levantadas expressando interesse de forma alegre, a boca está fechada (mas os lábios não estão franzidos) e o cão se inclina para a frente.


Estou muito feliz!

Temos certeza de que não há donos de cães que não consigam reconhecer a felicidade em seus cães quando eles estão com a língua exposta, deixam o dono esfregar a barriga e têm uma posição corporal relaxada:


Estou relaxado!

A postura, as orelhas e a cauda estão relaxadas. A boca está ligeiramente aberta:


A capacidade de entender é essencial para desenvolver um vínculo forte entre os donos e seus amigos de patas. Quando seu cão entender que você está tentando compreendê-lo e garantir a ele condições de vida de alta qualidade, ele responderá com amor, lealdade e comprometimento. Nós podemos lhe garantir!