Como usar o iogurte como remédio para o mau hálito do cão

Nov 27,2023

Dar um beijo - qual a melhor maneira de seu amigo de patas demonstrar afeto e amor? Nós, é claro, ficamos ansiosos para acariciar nossos amados cães, acariciá-los, elogiá-los e mostrar-lhes nosso amor e carinho em troca. Uma imagem perfeita, que nada pode estragar! Quase...

A maioria de vocês provavelmente conhece a sensação desagradável que ocorre quando se sente omau hálito de um cão. Ocasionalmente, o mau hálito é comum em nossos amigos de patas e, na maioria dos casos, não há motivo para preocupação.

Felizmente, existem muitos remédios para o mau hálito, que são totalmente seguros para cães. Hoje vamos informá-lo sobre como usar um dos alimentos mais populares (e deliciosos), o iogurte, como remédio para o mau hálito.


O que pode causar mau hálito em um cão?

Assim como acontece com os humanos, o mau hálito pode ser causado por vários fatores. Listaremos abaixo alguns dos mais comuns:

Má higiene bucal e infecções orais

Se você não cuidar da higiene bucal doseu cão, escovando os dentes, alimentando-o com palitos dentais e levando-o ao veterinário para exames regulares, é provável que haja formação de placa bacteriana e tártaro, o que pode causar o crescimento de bactérias. As bactérias na cavidade oral são um motivo comum para o mau hálito.

A má higiene dental pode levar a infecções orais, como doença gengival ou abscesso dentário, que também podem causar mau hálito em cães.

Alguns donos tendem a negligenciar a higiene dental de seus animais de estimação, sem perceber que um problema dental pode causar problemas de saúde mais sérios no futuro. Aconselhamos que você seja um dono de cão responsável e cuidadoso.

Dieta

A alimentação de seu cão afeta o hálito dele. Com base nos ingredientes, alguns alimentos para cães podem ter um odor forte.

Por exemplo ,a comida enlatada passou por um processamento para ser preservada, o que pode fazer com que ela tenha um cheiro forte. É claro que os cães adoram esse cheiro e preferem alimentos úmidos a alimentos secos.

Devido aos óleos e proteínas de peixe, os alimentos à base de peixe também costumam ter um odor forte.

Ração seca de baixa qualidade - algumas marcas de ração optam por aditivos fortes, coloração e uso de substâncias químicas para encobrir o verdadeiro odor ruim dos ingredientes. É altamente recomendável que você sempre verifique os ingredientes no rótulo antes de comprar ração para cães.Os alimentos de baixa qualidade podem não apenas irritar o sistema digestivo do cão, mas também causar mau hálito. Quanto mais naturais forem os ingredientes da ração de seu cão, mais saudável será seu amigo de patas!

Por último, mas não menos importante, vamos falar sobre os hábitos de nossos cães.Alguns de vocês concordam que a busca por alimentos pode ser um problema difícil de resolver. Se o seu cão tende a remexer no lixo e a comer lixo quando não é supervisionado, você não deve se perguntar por que ele tem mau hálito. Esse tipo de comportamento pode ser causado por diferentes motivos, como tédio, ansiedade, dieta inadequada, falta de exercícios, etc.

Condições de saúde

Alguns problemas de saúde subjacentes também podem ser responsáveis pelo mau hálito do seu cão, incluindo doenças hepáticas e renais, diabetes, doenças periodontais e problemas estomacais. Se o seu cão estiver lidando com um problema de saúde, geralmente há outros sintomas presentes, além do mau hálito, como diarreia, vômito e falta de energia.

Problemas de saúde mais sérios estão relacionados a tumores na garganta e na boca, que podem produzir um odor desagradável.

Se você suspeitar que seu amigo de patas possa ter um problema de saúde subjacente, consulte um veterinário o mais rápido possível. Não espere que o problema se agrave e se torne intratável.

Iogurte - Benefícios para a saúde do seu cão

O iogurte é produzido pela fermentação bacteriana do leite.As culturas vivas e ativas do iogurte são conhecidas como probióticos e podem ajudar a melhorar o movimento intestinal do seu cão , promovendo o crescimento de bactérias benéficas no sistema digestivo. Isso pode ajudar a reduzir a quantidade de bactérias nocivas na boca do cão, que podem causar mau hálito.

O iogurte também contém cálcio e proteína que podem estimular o sistema imunológico do cão, melhorar o hálito, fortalecer os ossos e afetar positivamente o coração e o sistema nervoso.

Ajudar a aliviar a dor de estômago, manter a pele e a pelagem limpas e saudáveis e reduzir o risco de câncer e outras doenças são outros benefícios desse delicioso alimento.

Se o seu amigo de patas estiver sofrendo de infecções de ouvido ou coceira constante, o iogurte pode ajudar a aliviar os sintomas.


Iogurte - possíveis problemas

Evite produtos que contenham muitos corantes, aditivos, conservantes e adoçantes artificiais, especialmente o xilitol. Opte por iogurte natural se quiser garantir que seu cão permaneça saudável. Os cães não conseguem digerir o açúcar da mesma forma que os humanos e o xilitol é extremamente tóxico para eles.

Também é recomendável que você opte por uma marca que ofereça iogurte rico em culturas vivas e com baixo teor de lactose. Muitos cães são intolerantes à lactose, portanto, quanto menor o teor de lactose, melhor.A lactose pode causar diarreia, vômito e gases no cão . Se você perceber que o consumo de iogurte causa problemas digestivos em seu cão, exclua-o imediatamente da dieta dele.

O teor de gordura é outro fator importante que você deve considerar ao alimentar seu cão com iogurte.Alguns produtoslácteos são ricos em gordura, o que pode não apenas perturbar o estômago de seu cão, mas também levar ao ganho de peso.

Dicas sobre como incorporar adequadamente o iogurte na dieta do seu cão

Sempre que decidir implementar um novo alimento na alimentação regular de seu cão, você deve sempre começar com pequenas quantidades.

Isso o ajudará a fazer uma transição suave, evitará que seu cão fique com dor de estômago e também perceberá como o corpo do cão reage ao novo alimento.

Sempre consulte um veterinário antes de mudar a dieta do seu cão, especialmente se você pretende adicionar alimentos humanos a ela. Ele lhe dirá se essas mudanças serão benéficas para seu amigo de patas ou se será exatamente o contrário. O veterinário do seu cão lhe dará informações e orientações precisas sobre como alimentar seu amigo de patas adequadamente , dependendo da idade, saúde, raça e estilo de vida dele.

Use iogurte como petisco. Você pode dar ao seu cão pequenas quantidades de iogurte fresco ou colocá-lo em bandejas de cubos de gelo.Como o iogurte não é uma parte natural da dieta do seu cão, você deve fornecê-lo a ele na forma de petiscos em vez de torná-lo parte da alimentação regular. Por exemplo, você pode dar a ele um petisco de iogurte quando ele for bem-educado ou demonstrar um comportamento desejado.

Você também pode misturar o iogurte com a ração do seu cão. Como já mencionado, certifique-se de que o iogurte seja natural e livre de aditivos, corantes e adoçantes artificiais. Acrescentar um pouco de iogurte à ração do seu cão adicionará nutrição à dieta dele, aumentará a umidade da ração e também o ajudará a ter um bom hálito.


Outra opção para alimentar seu cão com iogurte é misturá-lo com frutas e vegetais frescos (seguro para cães). Tenha muito cuidado ao alimentar seu cão com comida humana e sempre verifique se ela é segura para cães primeiro. Pequenas quantidades de mirtilos, bananas, maçãs e melancias podem complementar muito bem o iogurte.

Iogurte e óleo de coco - que combinação, não é mesmo? O óleo de coco é conhecido por suas propriedades antibacterianas e, quando misturado ao iogurte, pode ajudar a remover as bactérias que causam mau hálito nos cães. O óleo de coco virgem é conhecido como o mais benéfico para os cães, portanto, você pode optar por ele.

Você pode misturar iogurte natural com óleo de coco, que é conhecido por suas propriedades antibacterianas. Isso pode ajudar a matar as bactérias na boca de seu cão que causam mau hálito. Certifique-se de usar óleo de coco virgem, pois ele é o mais benéfico para a saúde do seu cão.

O iogurte pode ser usado como um ótimo remédio caseiro para o mau hálito de seu cão. Entretanto, assim como outros tipos de alimentos para humanos, você deve ser cauteloso quando decidir incorporar novos tipos de alimentos à dieta do seu cão.

Consulte sempre um veterinário com antecedência e monitore a reação do corpo do seu cão ao novo alimento. Você não deve alimentar demais seu amigo de patas se quiser ter certeza de que ele está saudável e seguro.

Além disso, lembre-se de que, apesar dos benefícios que o consumo de iogurte pode trazer para a saúde e o hálito do seu cão, ele não substitui uma dieta saudável, higiene dental e consultas regulares ao veterinário.