Os cães suam?

Mar 31,2025

A transpiração é uma função natural do corpo para ajudá-lo a se refrescar após um treino ou para ajudá-lo a enfrentar o calor do verão. Entretanto, essa não é a única maneira de se refrescar, nem mesmo a maneira mais comum de resfriar o corpo no reino animal. A transpiração é uma habilidade desenvolvida apenas em primatas e equinos (cavalos). Espécies diferentes desenvolveram estratégias diferentes.

Como seu cão se refresca? Seu cão transpira como você? O Canis lupus familiaris, comumente conhecido como cão doméstico, tem glândulas sudoríparas, mas elas funcionam de forma diferente das dos seres humanos. Continue lendo para saber mais!

Como os cães suam?

Após uma longa corrida, um treino intenso ou um trabalho fisicamente exigente, seu corpo inevitavelmente ficará coberto de suor, que evapora e ajuda a esfriar. Nesse momento, você pode estar procurando o chuveiro mais próximo e um copo de água fria. Entretanto, seu cão faz isso de forma diferente. O pelo do seu cão age como uma camada isolante contra o calor e o frio, mas não é suficiente para manter a temperatura corporal ideal.

As glândulas sudoríparas caninas estão localizadas em suas patas e são chamadas de glândulas merócrinas. Por que elas estão lá? Bem, é realmente simples. As patas geralmente têm o mínimo de pelo possível em comparação com o resto do corpo de seu amigo peludo, o que facilita a evaporação. Você já deve ter notado que o piso de sua casa fica molhado quando seu cão passa por você durante os meses de verão. O suor evapora das almofadas das patas menos peludas e ajuda seu companheiro de quatro patas a se refrescar. Entretanto, o suor sozinho pode não ser suficiente para ajudar seu cão a se refrescar.

A transpiração não é uma maneira eficaz de os cães se refrescarem, e é por isso que eles precisam de sua ajuda. Consulte nosso artigo "Vencendo o calor: como manter seus cães frescos e seguros".

O suor do cão tem cheiro?

Não há quase ninguém que não esteja familiarizado com o cheiro de um cão molhado. No entanto, você pode se surpreender ao saber que o suor do cão é, na verdade, inodoro. O motivo é que a evaporação ocorre muito rapidamente e a quantidade de líquido evaporado não é significativa. Os seres humanos, por outro lado, têm de lidar com bactérias que vivem em nossos corpos e se alimentam do suor, o que pode causar odores desagradáveis.

Estratégias para se refrescar

Seu cão também usa a respiração ofegante como forma de se termorregular. A respiração ofegante permite que os cães inspirem rapidamente, umidifiquem e depois exalem o ar. Isso aumenta a evaporação da água de seus focinhos e pulmões.

Você pode notar que seu amigo de patas procura sombra em dias quentes e se deita no chão para se refrescar com mais eficiência. Os donos de cães podem ajudar seus familiares peludos a lidar com dias muito quentes preparando vários petiscos para eles. Consulte nosso artigo "Guloseimas saudáveis de verão para seu cão".

Lembre-se de garantir que seu cão tenha acesso a água fresca, sombra e (se possível) ar-condicionado. Se a sua casa não for equipada com ar-condicionado e não tiver um bom isolamento térmico, você pode colocar alguns cubos de gelo na tigela de água do seu cão e usar um ventilador doméstico para deixá-lo mais confortável.