Quando as emoções parecem tomar conta de nós e não sabemos como lidar com elas, tendemos a contar com o apoio de nossos parentes e amigos. Em alguns casos, eles saberão como nos confortar e nos ajudar a colocar nossos pensamentos e sentimentos em ordem; em outros casos, isso pode ser mais difícil, especialmente se nossas emoções não forem fáceis de reconhecer na superfície. Isso se aplica particularmente a situações em que nos sentimos tristes e incompreendidos.
Embora os humanos nem sempre possuam o conjunto de habilidades necessárias para reconhecer as emoções uns dos outros e reagir a elas adequadamente, será que esse também é o caso de nossos amigos de patas? Se você se sentir triste, seu amigo peludo seria capaz de reconhecer isso?
Vamos falar sobre os membros de nossa família de patas e sobre a capacidade deles de reconhecer emoções e, em particular, a tristeza!
Os cães podem reconhecer nossas emoções?
Pesquisas confirmaram que os cães reconhecem as emoções humanas. Os caninos são conhecidos por terem um desenvolvimento mental em termos de emoções, incluindo inteligência e vocabulário que correspondem ao desenvolvimento mental de uma criança pequena.
Mesmo que eles não consigam dizer exatamente como você se sente, eles podem perceber desvios do comportamento padrão do dia a dia, incluindo tristeza ou superexcitação e felicidade, e reagir a eles.
Muitos donos de cães já devem ter enfrentado situações em que seus amigos peludos mastigaram seus sapatos ou móveis, fizeram xixi em casa, quebraram um objeto de valor etc., ou se comportaram mal de outra forma. Há uma grande probabilidade de que muitos cães nesse cenário tenham mudado suas expressões e comportamento (por exemplo, lançando um olhar de culpa). Dito isso, alguns cães podem até mesmo prever as reações humanas em uma situação específica.
Nossos queridos amigos de patas podem se conectar conosco em um nível emocional e responder às nossas emoções - eles ficam animados quando estamos animados ou vêm até nós para nos confortar quando sentem nossa tristeza.
Um estudo realizado em Londres confirmou as grandes habilidades que os cães têm para reconhecer a tristeza nos seres humanos. De acordo com o estudo, quase todos os cães do grupo-alvo foram checar uma pessoa que chorava (um indivíduo desconhecido ou seu dono) e exibiram um comportamento submisso.
Como os cães reconhecem a tristeza e outras emoções?
Reconhecendo o cheiro
Quando se fala em reconhecer emoções, o excelente olfato dos cães pode não ser a primeira coisa em que se pensa, mas deveria ser!
Ao longo de muitos anos de evolução, os cães perseveraram em seu excelente olfato, que ainda é sua principal ferramenta para navegar pelo ambiente. Isso os ajuda a perceber até mesmo as menores mudanças nos odores, o que também se aplica ao odor específico do corpo humano.
O cheiro do corpo de uma pessoa pode mudar em resposta a emoções como tristeza ou estresse. Quando um indivíduo experimenta essas emoções, seu corpo libera diferentes substâncias químicas por meio do suor e de outras secreções corporais, o que pode alterar sutilmente seu odor. As pesquisas nessa área estão em andamento, mas há evidências que sugerem que as emoções podem influenciar o odor corporal. Isso é particularmente válido para situações em que sentimos emoções intensas.
Talvez você se interesse pelos seguintes estudos: "Induction of Empathy by the Smell of Anxiety", and Chemosensory Cues to Conspecific Emotional Stress Activate Amygdala in Humans, publicado na National Library of Medicine.
Por meio do olfato, os caninos podem reconhecer alterações na produção de diferentes hormônios, como serotonina, endorfina e cortisol. Portanto, em outras palavras, quando nos sentimos tristes, estressados, excessivamente estimulados ou felizes, os níveis de alguns hormônios que nosso corpo produz mudam. E os cães são ótimos em reconhecer essas mudanças!
Também vale a pena observar que os cães, especialmente os representantes de algumas raças de cães com focinho longo, como o Poodle, o Border Collie, o Labrador/Golden Retriever, o Bernese Mountain Dog e o Pastor Alemão, podem se tornar excelentes cães de alerta médico! Juntamente com o grande número de receptores olfativos, o cão deve ter, é claro, o temperamento certo para se tornar um cão de alerta médico!
Reconhecendo nossa linguagem corporal
Ao longo da avaliação, por milhares de anos, os cães evoluíram junto com os humanos, aprendendo a reconhecer a linguagem corporal humana. Isso se aplica até mesmo a sinais sutis, como gestos, postura e expressões faciais.
Quanto mais forte for o vínculo entre um cão e um ser humano, mais receptivo o cão será até mesmo às menores mudanças na linguagem corporal da pessoa. A postura natural e a linguagem corporal relaxada, juntamente com dicas verbais curtas e fáceis de lembrar, são importantes para o sucesso do treinamento do cão.
Reconhecendo seu tom de voz
Em geral, os cães usam três tipos de tons para expressar seus sentimentos e necessidades:
- Sons agudos, como choramingos e ganidos, para expressar excitação;
- Sons médios para expressar calma e relaxamento devido à ausência de ameaça potencial;
- Sons graves, como rosnados, para mostrar que o cão está alertando;
Dito isso, os cães reconhecem nosso tom de voz. Se estivermos felizes com seu comportamento, devemos elogiá-lo com uma voz entusiasmada para mostrar o quanto estamos orgulhosos! É claro que não devemos nos entusiasmar demais, pois podemos inadvertidamente fazer com que ele fique hiperativo ou sobrecarregado. Além disso, cães mais sensíveis podem facilmente ficar ansiosos devido a sons muito agudos.
Como os cães reagem à nossa tristeza?
Estimulação tátil
Alguns cães são naturalmente muito orientados para as pessoas e podem reagir às emoções mesmo sem treinamento formal. Alguns proprietários relatam que são cutucados, apalpados ou lambidos por seus cães em situações estressantes ou tristes.
Terapia de pressão profunda
Em muitos casos, o cão pode até deitar no peito do dono ou colocar a cabeça/canela no colo do dono para se acalmar por meio da terapia de pressão profunda.
A terapia de pressão profunda, juntamente com a estimulação tátil, são as técnicas mais comuns para a redução da ansiedade e do estresse no treinamento de cães de serviço psiquiátrico.
Distração / Redirecionamento da atenção do dono
Alguns cães podem estar ansiosos para distraí-lo de seus pensamentos intrusivos ou sentimentos de tristeza. Eles podem incentivar você a levá-los para passear, acariciá-los, alimentá-los ou fornecer qualquer tipo de estímulo tátil para redirecionar sua atenção para outra coisa.
Alertar você ou responder a mudanças em seu cheiro
De acordo com alguns donos de cães, seus amigos peludos começam a apresentar comportamentos peculiares, ou seja, olham para eles ou choramingam sem um motivo óbvio. Como alguns cães são naturalmente mais sensíveis do que outros, eles podem querer notificá-lo de um episódio que se aproxima (devido a estresse, ansiedade ou tristeza imensa).
Outro cenário é quando um cão apresenta um comportamento específico, como qualquer um dos listados acima, depois que um episódio já ocorreu.
Cães como cães de serviço psiquiátrico e animais de apoio emocional
Se o sentimento de tristeza for avassalador e acompanhado de ansiedade, sintomas de depressão, sensação de estar perdido ou outros sinais de um problema de saúde mental, você pode considerar treinar seu cão como cão de serviço psiquiátrico ou animal de apoio emocional.
Se o seu amigo de patas for calmo, afetuoso, estiver em sintonia com você, for bem-educado e perceber as mudanças em suas emoções, então ele pode ter um grande potencial para se destacar no trabalho de cão de serviço/acompanhante!
Os animais de apoio emocional proporcionam conforto e companhia aos seus donos. Eles passam por treinamento básico de obediência e socialização, mas é principalmente a presença e a capacidade natural de confortar o dono que os torna ESAs. Eles não passam por treinamento especializado e não realizam tarefas específicas diretamente relacionadas a uma condição de saúde mental. Entretanto, ESA.
Se você precisa que seu cão realize tarefas específicas para você, que podem incluir estimulação tátil, terapia de pressão profunda, lembrá-lo de tomar medicamentos, interromper comportamentos repetitivos, recuperar itens para você, alertá-lo sobre episódios de ansiedade, etc., então o treinamento de cães de serviço psiquiátrico pode ser a opção certa para você!
Como animais de serviço e não de estimação, Enquanto em alguns países, como EUA, ReinoUnido, muitas províncias canadenses (British Columbia, Ontário, New Brunswick etc.), Holanda, Brasil etc., os proprietários de cães podem treinar seus cães de estimação como cães de serviço, outros exigem certificação emitida pela Assistance Dogs International ou pela International Guide Dog Federation. Há também países em que os proprietários de cães podem ter seu cão de serviço autotreinado avaliado por um treinador/escola local credenciado para ser reconhecido.
Como você deve ter aprendido no artigo de hoje, os cães não apenas sentem tristeza e reconhecem nossas emoções, mas também podem realizar tarefas específicas para responder a elas. Eles são criaturas incríveis e merecem todo o amor e cuidado que pudermos dar a eles!