Apostamos que a maioria de vocês já assistiu ao filme "101 Dálmatas"! Esse foi um dos filmes favoritos de muitas crianças há algumas décadas, especialmente depois que a Disney o transformou em uma franquia de mídia. Várias sequências se seguiram ao filme original de 1961, que foi baseado em um romance.
O filme provavelmente deixou muitas crianças, algumas das quais agora são adultas, com a impressão de que os dálmatas são cachorros fofos, fáceis de criar e que se dão bem com qualquer pessoa, a menos que sejam retratados como personagens malignos, é claro.
No final dos anos 90, muitos abrigos registraram um aumento drástico no número de filhotes de dálmatas abandonados, depois que eles deveriam ser dados de presente às crianças.
Hoje, exploraremos as características dessa raça, informaremos a você por que sua popularidade diminuiu e também forneceremos informações sobre se esses cães têm potencial para se tornarem cães de serviço ou não.
Histórico
Os cães dessa raça foram desenvolvidos como cães de caça e também usados como cães para proteger carruagens de ladrões ou outros tipos de intrusos. A região histórica da Dalmácia, que abrange atualmente o território da Croácia moderna, é considerada a área onde esses cães se originaram.
Acredita-se queos caninos de raças específicas de ponteiro, bem como os representantes do Dogue Alemão (malhados), sejam os ancestrais dos atuais cães dálmatas.
De acordo com alguns relatos, a presença de cães com pelagem manchada distinta foi documentada no século 38 a.C. no Egito.
O dálmata foi oficialmente reconhecido como uma raça pelo American Kennel Club em 1888.
Tempo de vida e aparência física
A vida útil média dos representantes da raça é de cerca de 10 a 13 anos, e eles atingem a maturidade física total por volta dos 18 meses de idade.
Como a primeira coisa em que a maioria das pessoas pensa quando ouve "dálmata" são as pintas, começaremos com informações específicas sobre elas!
Embora as pintas possam aparecer na pelagem dos filhotes de dálmata assim que eles nascem, a maioria dos filhotes tem suas pintas visíveis durante os primeiros dez dias a partir da data de nascimento. O tamanho das pintas é de aproximadamente 1,3-2,5 polegadas / 3,2-6,4 cm. Elas aparecem em duas variações de cor: Preto e marrom-fígado.
Talvez você se interesse em saber que o preto é a cor dominante e o marrom-fígado é a cor recessiva. Em outras palavras, para que um filhote da raça tenha manchas Liver Brown, ambos os pais devem ter essa cor. Os caninos cujas manchas são Liver Brown sempre têm nariz marrom, enquanto aqueles cujas manchas são Black sempre têm nariz preto.
O "fundo" da pelagem dos cães é sempre branco. As variações de cores que também podem ser vistas na pelagem desses caninos, como White & Lemon, White Black & Tan, White & Orange e White, Liver & Tan, não são reconhecidas pelo American Kennel Club como cores padrão.
Além disso, há outras variações de cores, que são bastante raras, incluindo cães cuja pelagem é completamente branca ou cães cuja pelagem apresenta "manchas" de cores sólidas.
Com relação ao peso dos cães dessa raça, os representantes machos podem chegar a 33-71 lbs / 15-32 kg, enquanto as fêmeas podem chegar a 35-53 lbs / 16-24 kg.
A altura dos cães da raça dálmata é de aproximadamente 58-61 cm para os machos e 56-58 cm para as fêmeas.
Os cães da raça dálmata são de pelagem curta, mas ocasionalmente também podem nascer filhotes de pelagem longa. Embora não atendam aos critérios do padrão da raça, talvez você tenha curiosidade em saber que os dálmatas de pelagem longa perdem menos pelos do que os de pelagem curta.
Se estiver pensando em adquirir um cão dessa raça, lembre-se de que os filhotes de pelagem curta (o padrão da raça) têm uma queda intensa. A pelagem deles é fácil de escovar e pentear, mas se você não tolera ter o pelo de um cão em casa, talvez essa não seja a raça certa para você. Como alternativa, você pode optar por um representante de pelagem longa.
Temperamento
Os dálmatas são cães muito inteligentes e ativos, que se tornam muito leais à sua família humana. Como esses cães foram originalmente criados para proteger carruagens, eles persistiram em seus instintos de cães de guarda, portanto, você pode esperar que eles o alertem sobre intrusos.
Talvez ainda haja algumas dúvidas sobre o quanto os cães da raça dálmata são bons com crianças. Você deve saber que, com treinamento e socialização adequados, esses cães podem se tornar companheiros maravilhosos para as crianças! Além disso, sua natureza ativa e brincalhona contribuirá para a ótima interação desses cães com as crianças.
Os cães dessa raça são treináveis e podem aprender diferentes tarefas, tanto de obediência básica quanto de cães de serviço específicos.
Existem, é claro, certas raças cujo temperamento é considerado muito mais amigável e adequado para lares com crianças, como o Golden Retriever e o Labrador Retriever. Alguns dálmatas podem ser teimosos e um pouco difíceis de treinar, portanto, a liberação do potencial do seu filhote depende de quanto tempo, energia e esforço você pode dedicar ao treinamento.
Se você for um dono de primeira viagem, deve considerar cuidadosamente se tem tempo e disposição para se dedicar ao treinamento adequado.
Quando se trata de se dar bem com outros cães, somos um pouco indecisos. Se você treinar e socializar seu amigo de patas, então sim! Ele será capaz de se dar bem com outros cães. Se o seu canino não for socializado adequadamente, ele poderá mostrar uma tendência a ser agressivo com outros cães. Eles não são considerados latidores extremos, mas moderados que podem latir ocasionalmente.
A estimulação mental e física suficiente é essencial para o bem-estar do cão. Caso contrário, é de se esperar que ocorram problemas comportamentais que podem afetar negativamente a sua vida e a de sua família.
Aspectos sociais
Os dálmatas são considerados geralmente amigáveis quando se trata de interação com pessoas desconhecidas. Entretanto, eles também podem se tornar protetores de sua família e um pouco reservados se não forem suficientemente socializados.
Como mencionado acima, eles não são tão sociáveis quanto outras raças de cães, que geralmente ocupam os primeiros lugares em listas como "Os melhores cães para famílias" ou "Os melhores cães para crianças". Entretanto, isso não os torna inadequados; significa apenas que será necessário um pouco mais de trabalho para moldar seu comportamento adequadamente.
Além disso, nunca devemos nos esquecer de que cada cão é um indivíduo, portanto, sempre há exceções à regra. A adaptabilidade, a brincadeira e a lealdade estão entre as principais características da raça.
É possível treinar um dálmata como cão de serviço?
Se você não tiver nenhuma ou muito pouca experiência em treinamento, recomendamos que opte por um cão de outra raça.
No entanto, se encontrar um filhote da raça dálmata com o temperamento certo para o trabalho (calmo, orientado para as pessoas, amigável e nem muito tímido nem agressivo), talvez queira dar a ele uma chance de revelar seu potencial.
Esses cães têm as qualidades necessárias para se tornarem excelentes cães de serviço, pois são inteligentes, treináveis e sintonizados com suas famílias.
Sua possível teimosia pode causar alguns desafios no caminho, portanto, não se esqueça de ser consistente e muito paciente.
Tipos de tarefas que os dálmatas podem ser treinados para realizar
Tarefas de mobilidade/recuperação
Devido a seus altos níveis de energia e à necessidade de estímulo físico e mental, as tarefas de mobilidade podem ser mais adequadas para os cães dessa raça. Esses cães são os maiores representantes das raças de cães de médio porte, o que os torna uma boa opção para pessoas com problemas de mobilidade e equilíbrio. Entretanto, dependendo do peso e da altura do indivíduo, pode ser necessário um cão de uma raça maior.
Ajudar uma pessoa com problemas de equilíbrio, Tarefas de alerta (relacionadas ao ambiente)
Devido ao motivo do desenvolvimento da raça, esses cães são muito alertas e podem facilmente perceber sons característicos ou a presença de pessoas desconhecidas. Se precisar de um cão para alertá-lo sobre sons específicos, pessoas ou fatores diferentes no ambiente, você pode contar com a natureza observadora desses cães! O instinto de proteção deles também será útil para realizar essas tarefas. Embora os dálmatas não sejam tão comumente usados como cães de alerta médico quanto outras raças, como o Labrador/Golden Retriever ou o Poodle, esses caninos ainda podem ser treinados de forma eficaz para realizar essas tarefas. Sua inteligência, lealdade e capacidade de aprender os ajudarão a dominar os tipos de tarefas de alerta. O treinamento de um cão de alerta médico (ou seja, para Tarefas do cão de serviço psiquiátrico
Embora os dálmatas não estejam entre as raças de cães mais populares para serem treinados como As tarefas do cão de serviço psiquiátrico É por isso que, se você perceber que seu dálmata é teimoso e não está muito sintonizado com você, poderá encontrar algumas dificuldades no treinamento. Todos os cães são individuais e podem apresentar tendências diferentes. Você pode conhecer pessoas com dálmatas agressivos e pessoas com cães dessa raça calmos e amigáveis. Você deve tomar uma decisão informada ao adquirir um cão, especialmente se for treiná-lo como cão de serviço. Entretanto, certifique-se de avaliar o cão como um indivíduo para tomar uma decisão sábia.Tarefas de alerta médico