Aqueles que estão envolvidos no processo de treinamento de seus cães para se tornarem cães de serviço ou que apenas desejam que seus animais de estimação desenvolvam algumas habilidades úteis provavelmente usarão diferentes dispositivos de treinamento. As ferramentas de treinamento mais comuns são petiscos, brinquedos e clickers. Você já se perguntou como esses dispositivos funcionam e se há alguma diferença entre eles em um aspecto psicológico? Você já deve ter ouvido o termo "reforço", usado com frequência não apenas no processo de treinamento de cães, mas também na vida humana.
Como os dispositivos de treinamento são uma parte importante da obtenção de um determinado comportamento e/ou da correção de um comportamento atual, informaremos quais são os aspectos psicológicos do treinamento de cães, o que é "reforço", que tipos de reforço existem e, especialmente, o que significa o chamado "reforço condicionado".
Reforço - definição e tipos
O reforço é considerado "uma consequência aplicada que fortalecerá o comportamento futuro de um organismo sempre que esse comportamento for precedido por um estímulo antecedente específico. Esse efeito de fortalecimento pode ser medido como uma frequência mais alta do comportamento, maior duração, maior magnitude ou menor latência".
O reforço pode ser dividido em:
- reforço primário e secundário (condicionado);
- reforço positivo e negativo.
O reforço primário não precisa ser aprendido, pois ocorre naturalmente. Os exemplos mais comuns de reforço primário são as coisas que satisfazem nossas necessidades básicas. Em outras palavras, são as coisas que garantem nossa sobrevivência, como água e comida.
Os reforçadores secundários são estímulos ou eventos que se tornam reforçadores, pois estão associados aos reforçadores primários. Na segunda parte do artigo, daremos uma olhada mais de perto nos reforçadores secundários, também conhecidos como reforçadores condicionados.
Falamos de "reforço positivo" quando adicionamos estímulos a um determinado comportamento depois que ele ocorre, a fim de aumentar a chance de que esse comportamento ocorra novamente. Se um comportamento foi seguido por um resultado agradável, é provável que ele comece a se repetir com mais frequência.
O reforço negativo também é uma técnica usada com o objetivo de ensinar um determinado comportamento. Quando o indivíduo responde a um determinado estímulo, um objeto/evento desagradável é removido. Espera-se que o comportamento-alvo do indivíduo seja reforçado com o tempo, pois ele contará com a eliminação do objeto/evento desagradável.
Reforço condicionado
Conforme mencionado acima, o reforço secundário (condicionado) são estímulos que não estão diretamente relacionados às necessidades básicas. Entretanto, quando associados ao reforço primário, podem ser usados para aumentar um comportamento-alvo. Como estamos empenhados em oferecer cursos on-line para treinamento de cães de serviço (bem como treinamento de cães de terapia e de ESAs), falaremos sobre o reforço condicionado sob a perspectiva dos treinadores de cães. Você pode conferir o curso atualmente disponível em nosso site.
Um bom exemplo de reforço condicionado são os brinquedos, pois os cães não possuem uma necessidade básica inata de brincar com brinquedos, mas, uma vez associados a um reforçador primário, eles o ajudarão a desenvolver um comportamento desejado em seu amigo peludo.
Outro exemplo adequado de reforço secundário é o clicker. Os clickers são usados para marcar um determinado comportamento como o comportamento "certo" e geralmente são combinados com petiscos. Observe que, quando não é combinado com petiscos ou outro reforço primário, o clicker em si não tem o poder de uma ferramenta de treinamento e provavelmente não levará a um comportamento-alvo. Portanto, se você tentar realizar um treinamento baseado apenas em clickers, provavelmente não terá sucesso. É importante lembrar que marcar o comportamento adequado é importante, mas depois disso nossos amigos peludos esperam algo como recompensa. Alguns de vocês podem se perguntar por quanto tempo precisarão dar petiscos ao cão (reforço condicionado associado ao reforço primário) para obter determinado comportamento. Essa associação deve durar para sempre?
É claro que a resposta é "Não". Primeiro, pode não ser saudável para seu cão comer petiscos sempre que ele cumprir um comando, pois isso pode levar ao sobrepeso e à obesidade. Além disso, você não pode estar sempre preparado e levar uma sacola cheia de petiscos quando for sair e exigir determinado comportamento do seu cão. Podem ocorrer situações inesperadas e seu cão pode precisar cumprir um comando imediatamente. Se falarmos de cães de serviço, você já deve saber que esses cães precisam estar concentrados em seu condutor, ser obedientes e bem-comportados. É por isso que é ainda mais importante que eles sejam capazes de cumprir comandos, com base apenas no reforço condicionado.
Como fazer a transição do reforço primário para o secundário?
A transição do reforço primário para o condicionado deve ser feita gradualmente. Em outras palavras, você precisa diminuir a quantidade de petiscos que dá ao seu cão, passo a passo, e continuar usando apenas o reforço secundário. Recomendamos que você aplique o princípio da loteria. De acordo com esse princípio, você deve recompensar seu cão aleatoriamente depois que ele realizar uma tarefa. É claro que você não deve se esquecer de elogiá-lo com entusiasmo usando palavras-chave como "boa menina/ bom menino" e mostrar a ele por meio de sua linguagem corporal o quanto você está orgulhoso dele. Você precisa diminuir a quantidade de petiscos a cada poucas sessões até que seu amigo de patas comece a realizar as tarefas sem petiscos.
O que fazer se o seu cão parar de responder ao reforço secundário?
Quando você parar de dar petiscos ao seu cão, é provável que ele continue a executar os comandos dados por algum tempo e, eventualmente, pare de fazê-lo em algum momento. Como usamos o clicker para mostrar ao nosso amigo peludo que ele fez a coisa certa, ele também espera receber algo em troca.
Recomendamos que você implemente recompensas que não sejam alimentos, relacionadas a eventos/resultados agradáveis da vida que seu cão irá apreciar. Exemplos dessas "recompensas de vida" são brinquedos, passeios, carinho, abraços ou qualquer tipo de atenção de sua parte. Uma técnica simples é dar ao seu cãozinho o comando de ficar antes de levá-lo para passear ou dar o comando "senta" antes de dar a ele seu brinquedo favorito.
O reforço positivo é uma técnica de treinamento útil, pois desenvolve habilidades sociais e de obediência nos cães e ajuda os tutores a fortalecer o vínculo com seus amigos peludos.