- Quando posso começar a treinar meu gato?
- Como treinar um gato para vir ao comando
- Como treinar um gato para apertar as mãos
- Como treinar um gato a sentar
- Como treinar um gato para andar na coleira
- Como ensinar um gato a ser gentil
- Como treinar um gato para usar o banheiro
- Dicas para aspirantes a treinadores de gatos em casa
Treinar um gato pode ser um desafio, mas pode ser muito gratificante. Os gatos não respondem muito bem a ações disciplinares como bater, borrifar água ou assustá-los. Os profissionais que cuidam de gatos afirmam que essas ações não desencorajam o comportamento indesejado da maioria dos gatos, mas o limitam a quando você não está em casa. É por isso que alguns gatos continuam a destruir os móveis de seus donos, mesmo que eles tenham se esforçado ao máximo para punir esse comportamento quando estão em casa. Em vez de fazer com que seu gato desconfie do tempo que passam juntos, tente recompensar o comportamento bom e adequado sempre que possível. O aspirante a adestrador de gatos em casa deve ter algumas ferramentas à sua disposição e investir bastante no seguinte:
1. Paciência (muita paciência);
2. Consistência;
3. Guloseimas (de preferência carne de alto valor);
Você precisará comprar um dispositivo clicker ou também pode digitar "pet clicker" ou "dog clicker" na loja de aplicativos. Há vários aplicativos que podem fazer um barulho de "clique" para você. Você também pode usar uma caneta comum com uma peça superior que faz clique - o importante é ter um ruído distinto que você possa produzir instantaneamente. O gato precisa obedecer a um comando específico, ouvir um clique e receber uma recompensa. Dessa forma, aumentaremos as chances de o treinamento ser bem-sucedido e de o gato entender por que é recompensado.
Mantenha as sessões de treinamento curtas, cada sessão não deve durar mais do que 10 a 15 minutos. Os gatos valorizam sua independência e não gostarão da invasão de sua agenda importante do dia. O aspirante a treinador de gatos deve ser paciente e consistente, não tente apressar o gato para que ele domine um comando ou uma habilidade específica. Não recomendamos punir um gato por mau comportamento. Em vez disso, use uma voz alta e sempre diga algo curto como "pare" - isso deve fazer com que o gato se concentre em você e desencoraje comportamentos indesejados. Não misture comandos de voz e use-os com um tom firme e nivelado.
Quando posso começar a treinar meu gato?
A melhor idade para começar é quando você tem um gatinho pequeno em casa. Você pode começar com dois ou três meses de idade. Gatinhos jovens devem ser manuseados com cuidado e cuidados desde cedo para que sejam socializados e acostumados ao toque humano. Observe atentamente o comportamento do seu gato durante as brincadeiras e quando você interagir espontaneamente com ele. Certifique-se de que o gato não se sinta ameaçado e não seja agressivo. Isso geralmente é comunicado por meio de olhos inclinados, orelhas arrebitadas, assobios, arqueamento das costas e pelos arrepiados.
Como treinar um gato para vir ao comando
Seu gato pode ser ensinado a vir ao comando com a abordagem correta. Isso pode ser útil se o gato pular da porta e se perder na vizinhança. Você precisa usar o nome do gato fora do horário de alimentação, esperar que ele venha até você, clicar e recompensar. Isso deve ser praticado por cerca de 2 a 3 semanas. Você deve manter distância entre você e o gato para poder testar a resposta do gato e trabalhar para melhorar a habilidade do gato de vir ao comando.
Como treinar um gato para apertar as mãos
Essa habilidade específica não é difícil de dominar, mas pode causar o maior impacto em você durante o treinamento. Tenha um petisco pronto em sua mão, aproxime-se do gato com calma e tente ficar no mesmo nível dele. Toque suavemente em uma das patas dianteiras do gato (a maioria dos gatos odeia quando o ser humano toca em suas patas sem motivo) e diga "shake" ou "hello"; quando o gato mover a pata, clique e dê a ele uma recompensa. Você precisará praticar isso por alguns dias até que seu gato consiga responder de forma confiável.
Como treinar um gato a sentar
Muitos profissionais que cuidam de gatos recomendam que você ensine seu gato a sentar. Isso ajudará a evitar comportamentos indesejados, como o gato correr quando você deixa comida para ele ou tentar entrar em uma caixa que você está tentando abrir. Afinal, os gatos adoram caixas novas. Quando o gato passar por você, vá até ele e diga com uma voz clara e firme "sit" (sente-se) e use a palma da mão aberta voltada para ele verticalmente. Quando o gato se sentar de frente para você, clique e dê a ele um petisco.
Como treinar um gato para andar na coleira
Os gatos são animais muito orgulhosos e individualistas e não toleram algo amarrado em seu pescoço, com poucas exceções. Recomendamos que você compre um arreio macio que tenha um gancho para a coleira nas costas em vez de na área do pescoço. Muitos profissionais que cuidam de gatos recomendam que você deixe a guia e o arreio próximos à área de alimentação ou ao local de descanso favorito do gato, para que ele se acostume com o cheiro e a visão da guia. Em seguida, posicione o arnês sobre o gato enquanto dá petiscos, mas certifique-se de não prendê-lo totalmente. Não mantenha o arnês no gato por mais de alguns minutos. Queremos apenas que o gato se acostume com a sensação do arnês em seu corpo. Você precisará repetir essa sessão de treinamento por alguns dias e, em seguida, colocar a coleira no arnês totalmente preso. Deixe o gato passear pela casa com o arnês e a coleira por cerca de 15 minutos todos os dias por um período de aproximadamente uma semana. Quando tiver certeza de que o gato não se importa com o arnês, você poderá levá-lo para passear na rua.
Como ensinar um gato a ser gentil
Esse método pode ser relativamente fácil de ensinar e você precisará de pasta de carne. Você precisará espalhar a pasta nos nós dos dedos de sua mão e apresentá-la ao gato. Quando o gato começar a lamber a pasta, fale com uma voz suave e use apenas uma palavra, como "gentilmente", enquanto o gato estiver lambendo. Você terá que fazer isso pelo menos 5 minutos por dia durante uma semana. Você pode testar o quanto seu gato aprendeu a ser gentil brincando com ele e, quando as coisas ficarem um pouco difíceis, use "gentilmente" (ou a palavra de sua escolha) para reduzir o tempo de brincadeira a algo controlável.
Como treinar um gato para usar o banheiro
Você já deve ter visto vídeos on-line dizendo que os gatos podem usar o banheiro como nós, e essa é uma habilidade que pode ser dominada se você estiver disposto a sacrificar muito tempo e acesso ao banheiro. Essa pode ser uma habilidade valiosa para pessoas que não desejam limpar caixas de areia o tempo todo. Você deve posicionar a caixa de areia do gato ao lado do vaso sanitário, bem no chão. Depois, gradualmente, aproxime-a cada vez mais da parte superior do assento. Você terá que usar um banquinho ou um escalador de vários níveis (uma árvore para gatos) para que o gato possa alcançar a caixa de areia. A próxima etapa é esperar que o gato se acostume com a altura e, em seguida, trocar a caixa de areia comum por uma que caiba dentro do vaso sanitário. Você terá que comprar uma caixa de areia com descarga e encontrará areia ao redor do vaso sanitário, mas já está quase pronto, portanto, mantenha o compromisso.
Agora, comece a remover a areia da caixa gradualmente para que seu gato se acostume a não usar a areia. Haverá um cheiro desagradável que você terá de suportar por um tempo, mas logo seu gato estará acostumado e você poderá remover totalmente a caixa de areia do banheiro. As pessoas que não gostam muito de limpar uma caixa de areia ou que adoram automatizar a casa podem procurar caixas de areia autolimpantes. Recomendamos que você verifique a Litter-Robot 3 e a Pluto Square Self-Cleaning Litter Box, que têm sido elogiadas on-line.
Dicas para aspirantes a treinadores de gatos em casa
Certifique-se de ajustar as porções de comida de seu gato durante o treinamento para que o animal não fique obeso. A obesidade em animais de estimação é um grave problema de saúde e exigirá muito tempo e dedicação para ser superada. Use alimentos secos e úmidos para manter a dieta do seu gato equilibrada e interessante. Lembre-se de consultar o veterinário para saber as porções dos alimentos e o que deve ser evitado. Recomenda-se uma visita ao veterinário duas vezes por ano para que você possa acompanhar a saúde do seu animal de estimação e tratar de possíveis problemas. Não deixe de vacinar seu gato, mesmo que ele viva principalmente dentro de casa. A vacinação é uma ferramenta importante para manter seu gato seguro e evitar infecções graves. É aconselhável usar proteção contra pulgas, dirofilariose e carrapatos, mesmo que seu gato não interaja muito com outros animais ou com o ambiente externo.