- O que são animais de apoio emocional (ESAs)?
- Benefícios de ter um ESA
- Quais animais podem ser animais de apoio emocional?
- Por que você deve considerar transformar seu gato em um ESA
- É necessário registrar seu gato como um ESA?
- Como tornar seu gato uma ESA?
- Você pode morar em um apartamento alugado com seu gato como um ESA?
- Gatos de apoio emocional e gatos de terapia - os dois termos têm o mesmo significado?
- Gatos de apoio emocional e animais de serviço
- Você pode voar com seu gato como um ESA?
- Raças de gatos consideradas calmas e amigáveis
Existem diferentes tipos de animais de assistência - animais de serviço, animais de terapia e animais de apoio emocional. Quer eles executem tarefas específicas, diretamente relacionadas a uma determinada deficiência, quer ofereçam conforto e companhia, podemos dizer com certeza que a presença deles beneficia imensamente a vida de muitas pessoas em todo o mundo. Quando se fala em "animais de assistência", a maioria de vocês provavelmente pensa em cães. É normal pensar em cães, pois sabemos como eles são inteligentes, leais e amorosos. Já vimos cães guiando pessoas com deficiência visual, puxando uma cadeira de rodas ou realizando várias tarefas para elas. Em geral, o termo "animal de assistência" é tipicamente relacionado a cães na mente da maioria das pessoas.
Gostaríamos de chamar a atenção para outra espécie, que muitos de vocês provavelmente criam em casa e gostam de sua companhia: os gatos. Esses pequenos e fofos companheiros são os preferidos de muitas pessoas devido à sua aparência deslumbrante, ao carinho e à personalidade amigável, bem como à sua independência e força de vontade. Se essas lindas criaturas podem ser Animais de Apoio Emocional ou não, é uma pergunta que responderemos hoje.
O que são animais de apoio emocional (ESAs)?
Animais de apoio emocional são definidos como animais que ajudam seu proprietário a lidar com desafios decorrentes de uma doença emocional, mental ou física. Os ESAs proporcionam conforto e companhia a seus donos e atenuam os sintomas de sua condição de saúde. Pessoas que sofrem de ansiedade, depressão, estresse, TEPT ou que se sentem emocionalmente sobrecarregadas podem se beneficiar da presença de uma ESA. Além disso, as deficiências físicas podem ter um impacto negativo no estado emocional de uma pessoa, fazendo com que ela se sinta solitária e isolada e afetando sua autoestima.
Benefícios de ter um ESA
Acariciar o animal proporcionará à pessoa uma sensação de relaxamento e calma;
Cuidar do animal proporcionará uma sensação de propósito; além disso, contribuirá para a saúde física do indivíduo (sessões de brincadeiras, cuidados, alimentação, treinamento, exercícios);
A companhia de uma ESA fará com que a pessoa se sinta amada e reduzirá a sensação de solidão;
A presença de uma AEE ajudará a pessoa a lidar com a dor ou com uma experiência traumática;
De acordo com pesquisadores, algumas condições de saúde, como pressão alta e altas taxas de respiração, são afetadas positivamente pela presença de um SCE.
Quais animais podem ser animais de apoio emocional?
Qualquer animal domesticado, como cães, gatos, coelhos, pássaros, mini porcos, ratos, furões etc., pode ser um animal de apoio emocional. Como não há requisitos específicos em relação aos animais que podem se tornar ESAs, seria muito mais fácil transformar seu animal de estimação, um gato, em particular, em um ESA.
Por que você deve considerar transformar seu gato em um ESA
Embora os gatos sejam considerados animais teimosos que não respeitam nenhuma regra, eles são, na verdade, criaturas vivas que só querem que respeitemos sua privacidade e seu espaço pessoal. Com o treinamento adequado de obediência, eles podem aprender a se comportar adequadamente e a respeitar nossos limites também. A maioria dos gatos é muito carinhosa e adora receber atenção de seu dono. Acariciar e fazer carinho em um gatinho fofo é uma experiência maravilhosa, não é mesmo? Além disso, os gatos são muito mais fáceis de criar do que os cães - você não precisa levá-los para fazer xixi, não precisa dar banho neles com frequência, eles ocupam menos espaço (em comparação com as raças de cães grandes) e os gatos são mais propensos a se envolver em uma atividade e se divertir com ela, em comparação com os cães. É claro que ter um gato significa que você terá que seguir algumas regras também... Como mencionado acima, você precisará respeitar a privacidade e o espaço pessoal do seu gato; você terá que ser muito gentil com seu amigo que mia se não quiser que ele comece a evitá-lo e a perder a confiança em você; você deve estar preparado para comprar comida especial para o seu gato, pois alguns amigos felinos podem ser muito exigentes. Em geral, você terá de conhecer muito bem a personalidade do seu gato para garantir uma convivência pacífica e amorosa.
É necessário registrar seu gato como um ESA?
Nenhum registro obrigatório de animais de apoio emocional é exigido por lei. Na verdade, não existe um registro oficial para ESAs ou cães de serviço nos EUA. No entanto, você ainda precisa verificar as leis de sua cidade. Se a sua cidade exigir que todos os cães/gatos ou outras espécies sejam registrados ou licenciados, você deverá cumprir essas normas.
Como tornar seu gato uma ESA?
Em geral, você precisa fazer duas coisas:
1. Consultar um profissional de saúde mental relevante (terapeuta, psiquiatra) que possa emitir uma carta como prova de sua necessidade de uma ESA;
Você precisa ter uma ESA oficialmente prescrita para que o animal possa ser reconhecido como uma ESA.
2. Treine a obediência básica de seu gato;
Embora as ESAs não exijam treinamento específico, elas ainda precisam se comportar adequadamente e ser bem-educadas.
Você poderá levar seu gato como um ESA para espaços públicos?
Não, o acesso a locais públicos pode ser negado aos animais de apoio emocional. A política de "proibição de animais de estimação" do local se aplica aos ESAs. Recomendamos que você verifique as leis locais e como elas tratam os animais de apoio emocional. Além disso, talvez seja necessário dar uma olhada na política de animais de estimação do local que deseja visitar e ligar para os funcionários antes da visita.
Você pode morar em um apartamento alugado com seu gato como um ESA?
Os animais de apoio emocional são protegidos pela Fair Housing Act e devem receber "acomodações razoáveis".
De acordo com a Rede Nacional da ADA:
"Há várias proteções contra discriminação incluídas na FHA. Para pessoas com deficiência que desejam ter seus animais, a mais relevante é o dever das entidades cobertas de fornecer uma acomodação razoável, definida como "uma mudança, exceção ou ajuste a uma regra, política, prática ou serviço". Se um inquilino, ou candidato a inquilino, pedir permissão para ter um animal e o provedor tiver uma política de "proibição de animais de estimação", a FHA e a Seção 504 exigiriam que isso fosse considerado uma solicitação de acomodação razoável. A questão inicial é que tipo de animal o locatário está solicitando. A FHA permite tanto "animais de assistência" quanto "cães de serviço".
"Houve inúmeras reclamações, audiências administrativas e processos judiciais sobre a obrigação das entidades cobertas pela FHA de permitir que pessoas com deficiência vivam com seus animais de assistência. Parece não haver controvérsia de que qualquer que seja o "nome" do animal - por exemplo, animal de apoio emocional ou animal de serviço - todos devem ser considerados como uma acomodação razoável às regras ou políticas de um provedor de moradia."
Gatos de apoio emocional e gatos de terapia - os dois termos têm o mesmo significado?
Não, esses termos têm significados diferentes. Animais de terapia são animais treinados em obediência básica que passaram por uma avaliação para se qualificarem a visitar determinadas instalações (hospitais, asilos, escolas... etc.). Os animais de terapia proporcionam conforto aos residentes/pacientes da instituição e os ajudam a realizar a terapia com facilidade, reduzem o estresse e a ansiedade e melhoram sua mobilidade e habilidades sociais.
Os animais de apoio emocional podem ter o acesso negado a locais ou instalações públicas, pois eles devem proporcionar conforto e companhia ao seu dono. Como explicamos acima, os locadores devem fornecer a chamada acomodação razoável para os animais de apoio emocional, pois eles são protegidos pela Fair Housing Act.
Gatos de apoio emocional e animais de serviço
Já que você pode transformar seu gato em um ESA, isso significa que ele também pode se tornar um animal de serviço? Não, os animais de serviço podem ser apenas cães, treinados individualmente para realizar tarefas específicas, diretamente relacionadas à deficiência de uma pessoa. Alguns estados também reconhecem cavalos em miniatura como animais de serviço, como Arizona, Flórida, Iowa, Michigan, Mississippi, Nevada, Novo México, Tennessee e Wyoming. Você pode ler mais sobre as leis de cães de serviço por estado aqui. Além disso, os animais de apoio emocional e os gatos, em particular, não realizam tarefas específicas relacionadas à deficiência de uma pessoa e, portanto, não são considerados animais de serviço.
Você pode voar com seu gato como um ESA?
As companhias aéreas mudaram seus regulamentos no início de 2021 e não aceitam mais ESAs na cabine de passageiros. Você precisará verificar a política de animais de estimação da companhia aérea se quiser viajar com seu gato. Mais informações sobre os regulamentos atuais das companhias aéreas podem ser encontradas em nosso artigo "New 2021 Rules and Restriction for Flying with Service Dogs (and ESA)".
Raças de gatos consideradas calmas e amigáveis
Sejam de raça pura ou não, cães e gatos merecem nosso amor incondicional. Ao escolher seu amigo de patas, você deve levar em conta a personalidade e o temperamento individuais dele. No entanto, listaremos algumas raças de gatos que você pode considerar se quiser ter um gato de apoio emocional.
Maine Coon
Esta é a maior raça de gato doméstico. Muito fofos, carinhosos e inteligentes, esses gatos gigantes e lindos podem se tornar ótimos animais de apoio emocional. Eles são conhecidos por serem amigáveis e sociáveis. No entanto, você precisará investir algum tempo na manutenção da bela pelagem do seu gatinho.
Ragdoll
Essa raça é perfeita para você que tem deficiência mental ou se sente emocionalmente sobrecarregado. Essas bolas fofas são gentis, amorosas e amigáveis. Algumas pessoas os chamam de cachorrinhos, devido à sua personalidade canina. Além disso, eles são considerados bastante tolerantes com crianças.
American Shorthair
Se você está procurando um gatinho brincalhão, amigável e de temperamento equilibrado, essa raça pode ser uma boa opção para você. Devido ao pelo curto, você não precisará investir muito tempo para mantê-lo. Esses gatinhos gostam de explorar o ambiente e brincar, além de se aconchegar com você. Eles não são conhecidos como gatos que buscam atenção constantemente, mas apreciam o tempo que você passa com eles.
Gato persa
Gatinhos calmos, tranquilos e relaxados que farão com que você se sinta da mesma forma ao interagir com eles. Essas características fazem dos representantes da raça uma ótima escolha para quem está procurando um ESA. Esses gatinhos adoram ficar abraçados e nunca serão hiperativos. No entanto, você precisará investir algum tempo para manter a bela pelagem deles bem cuidada.
Scottish Fold
Esses gatinhos fofos e bonitos são afetuosos, têm temperamento equilibrado e personalidade amigável. Eles não são muito ativos, mas também não são gatos de colo típicos. Você pode esperar que eles sejam sociáveis e exploradores e se dêem bem com crianças e outros animais de estimação.