É provável que muitas pessoas ridicularizem e se surpreendam com o fato de o gato andar na coleira. Pode parecer pouco natural que os gatos andem com uma coleira e qualquer tentativa de treiná-lo para isso provavelmente não trará resultados, não é mesmo? Consideramos o "treinamento com coleira para gatos" um tópico controverso e, portanto, interessante, que gostaríamos de discutir no artigo de hoje.
Por que treinar seu gato com a coleira?
Treinar seu gato com coleira traz benefícios para ambos. Os gatos são criaturas muito curiosas, consideradas ainda mais curiosas do que os cães. Essa característica pode colocá-los em muitos problemas se eles saírem sem supervisão. Quando treinado para andar na coleira, seu gatinho poderá explorar o mundo externo sob sua supervisão e permanecer seguro. Entretanto, satisfazer o desejo de explorar não é a única razão para o treinamento do gato com coleira.
Passear ao ar livre beneficiará a saúdefísica e mental de seu gato , especialmente para gatos adultos, pois diferentes condições de saúde podem ocorrer com o processo de envelhecimento. Se o seu gatinho for esterilizado, é extremamente importante que você cuide da saúde física dele e evite que ele ganhe muito peso. Você deve alimentá-lo com ração especialmente desenvolvida para gatos castrados, com baixo teor de gordura, e exercitar seu amigo de patas regularmente, para que ele se mantenha em forma.
O treinamento comcoleira fortalecerá o vínculo com seu gato. Você passará mais tempo com seu amigo de patas durante o processo de treinamento e ao ar livre durante uma caminhada. É provável que seu gatinho comece a confiar mais em você e desenvolva um vínculo ainda mais forte com você.
O que você deve considerar antes do treinamento
Você deve começar a treinar seu gato enquanto ele ainda é jovem. Quanto mais jovem for o gato, mais facilmente ele aprenderá a navegar pelo ambiente e a explorá-lo sem ter medo de pessoas ou objetos. Entretanto, isso não significa automaticamente que você não conseguirá treinar um gato adulto. Talvez você precise de mais tempo.
Você deve ser paciente e consistente. Se você decidir treinar seu gato com coleira, deve estar preparado para mostrar suas melhores habilidades e virtudes de treinamento. A paciência e a consistência devem se tornar parte da sua rotina de treinamento e você nunca deve perder o controle se as coisas não acontecerem tão rapidamente quanto você deseja.
Se você imagina que passear com o gato na coleira é o mesmo que passear com o cachorro, talvez seja melhor pensar novamente. Você não deve forçar o gato a seguir a direção que você escolheu. A melhor coisa que você pode fazer ao sair com seu gatinho é deixá-lo investigar os arredores ou simplesmente sentar e observar os objetos em movimento. É claro que você deve estar preparado para intervir se houver a possibilidade de ocorrerem situações potencialmente perigosas.
Nem todos os gatos se sentem à vontade para andar na coleira. Alguns gatos não se sentem à vontade ao ar livre, especialmente se passaram grande parte de suas vidas em um apartamento. Um ambiente desconhecido com vários sons, objetos e cheiros pode ser estressante para o seu gatinho. O fato de um gato gostar ou não de passar tempo fora de casa depende de sua personalidade e de seus hábitos. Além disso, alguns gatos não suportam que lhes coloquem uma coleira e um arreio, e pode levar muito tempo para que seu amigo de patas se acostume com eles .
Como conduzir o treinamento com a guia
Você já deve saber que a ideia principal de cada processo de treinamento é desenvolver uma atitude positiva em seu animal de estimação em relação a ele usando o reforço positivo. O treinamento com guia não é exceção e seu principal objetivo durante o processo de treinamento deve ser emparelhar a guia e o peitoral com estímulos positivos.
Apresente o arreio
A primeira etapa do processo de treinamento é a introdução adequada do peitoral. Você pode colocar o peitoral próximo à comida, aosbrinquedos favoritos do gato ou em um local da casa que ele goste. Você deve incentivar o interesse do gato pelo peitoral e recompensá-lo quando ele começar a cheirá-lo.Se o seu gatinho parecer não querer ir até o arnês, você pode pegá-lo e segurá-lo na mão até queele venha até você por conta própria. Quando seu amigo de patas perceber que você está segurando um novo item, com o qual ele não está familiarizado, é provável que ele venha até você para verificar do que se trata. Quando ele vier e começar a cheirar o objeto, dê-lhe petiscos imediatamente.
Alguns gatos ficam ansiosos quando ouvem novos sons e talvez seja necessário passar vários dias prendendo e soltando o arreio para que seu amigo felino possa se acostumar com o som.
Coloque o arnês em seu gato sem prender a guia nele
Depois que seu gato se familiarizar com o arnês, você pode tentar colocá-lo. Você deve dar pequenos passos e, no início, pode ser necessário deixá-lo no gatinho por no máximo um minuto. No momento em que colocar o arnês em seu amigo de patas, você deve dar a ele petiscos imediatamente. Depois de um minuto, você deve parar de dar petiscos. Recompense seu amigo felino somente quando o arnês estiver colocado.
Se o seu gatinho ainda estiver um pouco cético em relação ao arnês, você pode tentar colocá-lo logo antes da hora da alimentação. É provável que seu amigo de patas esteja concentrado na comida e não preste tanta atenção no peitoral. Repita essa etapa várias vezes para que ele se acostume com a sensação de usar o peitoral.É importante que você não prenda a guia ao peitoral nesse ponto do processo de treinamento. Além disso, você não deve prender o peitoral durante as primeiras repetições.
Prenda o peitoral
Quando o gatinho começar a se sentir confortável com o arnês, você pode tentar prendê-lo. Lembre-se de que você deve conseguir encaixar o arnês no corpo do animal. Lembre-se de que você deve conseguir colocar de um a dois dedos entre o arnês e o corpo do seu gatinho. Ele não deve estar nem muito apertado nem muito solto. Deixe o arnês por um ou dois minutos em seu gatinho, dê-lhe uma recompensa e , em seguida, retire-o. No dia seguinte, você pode tentar deixá-lo em seu amigo de patas por 2 a 3 minutos e, mais tarde, por 4 a 5 minutos. Aumente a duração gradualmente e sempre recompense seu gato enquanto ele estiver usando o arreio. Além disso, você pode fazer coisas de que seu gato goste enquanto estiver usando o arnês - você pode conversar com ele gentilmente, acariciá-lo, abraçá-lo... tudo o que encorajeseu gatinho e faça com que ele se sinta recompensado por usar o arnês.Lembre-se de que pode levar algumas semanas até que seu amigo felino aceite o arnês e consiga ficarcalmo enquanto o estiver usando.
Prenda a guia no peitoral e pratique caminhadas em ambientes fechados
Como próxima etapa, você deve tentar incluir a guia no processo de treinamento. Recomendamos uma das duas metodologias listadas abaixo para implementar a guia no processode treinamento .
1. você pode prender a guia ao arnês e deixá-la ser arrastada pelo seu gatinho enquanto caminha ;
2. Você pode prender a guia ao arnês e mantê-la solta.
A primeira abordagem pode fazer com que seu gatinho se sinta desconfortável e estressado com o objeto em movimento atrás dele, portanto, se esse for o caso, tente a segunda. Lembre-se de dar muitos petiscos ao seu gato durante o processo. Deixe seu gatinho andar por vários minutos com a coleira e, em seguida, tire o equipamento de treinamento. Nesse ponto do processo de treinamento, seu amigo de patas deve se adaptar à sensação de usar tanto o arreio quanto a coleira ao andaremambientes fechados.
Passeie suavemente com seu gatinho dentro de casa
Como próxima etapa, mantenha a guia na mão e tente aplicar uma leve pressão. Deixe seu gato dar alguns passos na direção que ele deseja e, em seguida, tente mudar a direção. Você pode fazer isso usando várias abordagens, com base no treinamento anterior do seu gato.
1. Coloque os petiscos favoritos do seu gatinho no chão e use seu dedo para apontá-los. Dessa forma, é provável que você determine a direção do gato;
2. Chame seu gato pelo nome. Quando ele vier até você (e mudar de direção), dê a ele uma recompensa (seus petiscos favoritos). A capacidade do gato de reconhecer o próprio nome e responder a ele pode ser muito benéfica em várias situações;
3. Você pode usar um clicker para marcar o comportamento desejado quando o gatinho o executa e recompensá-lo imediatamente. Quando seu gato vier até você e cumprir um comando, clique ou use qualquer som característico para marcar o comportamento e dê a ele uma recompensa.
Leve seu gatinho para fora com cuidado
Após várias repetições em ambientes internos, você pode tentar praticar o treinamento com coleira em ambientes externos. Lembre-se de que você deve passear com o gatinho perto de sua casa, próximo à porta de entrada. Como a nova experiência pode ser assustadora para seu amigo de patas, talvez ele precise saber que a zona segura (casa) está a apenas um pé de distância. Recomenda-se que você comece a praticar o treinamento com coleira em uma área tranquila perto de sua casa, como o quintal, e depois vá para um parque na vizinhança em um horário do dia em que não haja muita gente. Além disso, você deve escolher uma área onde não haja cães.
É importante esperar diferentes tipos de comportamento - seu gato pode gostar muito da experiência ou pode se assustar com um objeto ou som aleatório do lado de fora. Portanto, talvez seja necessário levar os brinquedos favoritos do seu gatinho ou um cobertor quentinho para envolvê-lo, caso seja necessário voltar para casa rapidamente. Como mencionamos acima, passear com um gato não é o mesmo que passear com um cachorro. Embora sua intervenção possa ser necessária em determinadas situações, em geral, basta deixar o gatinho aproveitar o processo de exploração. Lembre-se de ficar do lado de fora por apenas alguns minutos. Se o seu gato estiver se saindo bem, você pode começar a aumentar a duração gradualmente.
O que você deve considerar ao sair com seu gato
Você deve sempre supervisionar seu amiguinho. Os gatos são muito ágeis e podem se mover de um ponto a outro muito rapidamente. Você deve ser extremamente cuidadoso quando estiver acompanhado do seu gatinho em um ambiente novo. Não exponha seu gato a um ambiente com muitas distrações.
Não vá muito longe. Escolha uma determinada área próxima à sua casa e mantenha os passeios dentro dela. Se você não tiver um quintal, vá para uma área tranquila (sem cães).
Não force o gato a ir em uma determinada direção, a menos que isso seja necessário para sua própria segurança.
Não coloque muita pressão na coleira, mas certifique-se de que você possa reagir rapidamente quando necessário.
Não saia para passear se o gato começar a miar, choramingar ou se comportar de forma perturbadora. Dessa forma, ele aprenderá que você o levará para passear sempre que ele quiser. Recompensar um comportamento ruim apenas incentivará seu amigo felino a continuar a praticá-lo.
Não deixe seu gato sair sempre que ele quiser. Se o seu gato aprender que pode sair sempre que quiser com a coleira, é muito provável que ele tente fazer isso sem a coleira também.