Com uma linda aparência de lobo, pelo fofo, olhos bonitos e uma cauda espessa e fofa, muitos de nós nos apaixonamos imediatamente por cães como os caninos da raça Husky. Será que é o fato de esses cães terem uma aparência tão próxima de seus ancestrais que nos atrai tanto por eles... nunca saberemos.
Sabemos, porém, que o Husky Siberiano está entre as raças mais populares em todo o mundo e muitas pessoas gostam de tê-los como animais de estimação. Sua personalidade voltada para a matilha, o apego à família e a atitude brincalhona fazem dele a escolha preferida das pessoas que procuram um membro da família com patas.
Todas as características listadas acima são um pré-requisito para a construção de uma base sólida de treinamento. No entanto, para se tornar um bom animal de serviço, o cão também precisa ter outras qualidades importantes, sendo as mais essenciais a capacidade de treinamento, o comportamento calmo e a capacidade de priorizar tarefas e trabalhar em situações e ambientes complexos.
Dito isso, os cães da raça Husky são uma boa escolha quando se trata de animais de serviço ou talvez você precise mantê-los apenas como animais de estimação? Vamos esclarecer essa questão hoje!
História do Husky
As raízes do Husky podem ser rastreadas até as áreas polares, onde seus representantes eram usados principalmente como cães de trenó (a maioria de nós já assistiu a pelo menos um filme de cães em que um grupo de lindos Huskies puxa um trenó sobre a neve). O nome "Husky" é usado como um termo generalizado para descrever os cães do tipo do norte que são conhecidos por sua alta tolerância ao clima frio.
Os representantes do Husky que são usados em corridas atualmente e que mantiveram suas características árticas são conhecidos como Huskies do Alasca. Eles são diferentes dos Huskies Siberianos e dos Malamutes do Alasca, ambos reconhecidos pelo American Kennel Club. O Husky do Alasca, por outro lado, é um tipo de cruzamento.
Acredita-se que, devido à miscigenação, quase todos os cães estejam geneticamente relacionados ao lobo cinza; algumas raças do tipo ártico, como o Husky Siberiano, também estão relacionadas ao lobo Taimyr (agora uma espécie extinta), ao Spitz Finlandês e ao Shar Pei.
Aparência física e tempo de vida
Como já esclarecemos que Husky é um termo geral, continuaremos a usar "Husky" para nos referirmos ao Husky Siberiano em particular, já que o Husky do Alasca não é oficialmente reconhecido como uma raça.
A linda pelagem dupla desses cães pode aparecer nas seguintes variações de cor:
Preto, Preto e Branco, Preto Tan e Branco, Branco, Vermelho e Branco, Sable e Branco, Marrom e Branco, Cinza e Branco e Agouti e Branco.
Os cães da raça Husky Siberiano também podem ter marcações em duas variações: Saddle-Back e Piebald.
Os olhos desses lindos cães podem ser azuis, marrons ou ambos. Suas orelhas são em forma de triângulo e eretas e suas caudas são fofas e às vezes se enrolam.
Um fato que pode ser interessante para você é que as caudas desses cães não devem estar sempre enroladas, e sua posição varia de acordo com as emoções e a postura corporal do cão. De acordo com o American Kennel Club: "A cauda bem peluda em formato de escova de raposa é colocada logo abaixo do nível da linha superior e geralmente é levada sobre o dorso em uma graciosa curva em forma de foice quando o cão está em atenção. Quando levada para cima, a cauda não se enrola em nenhum dos lados do corpo, nem se encosta no dorso. Uma cauda longa é normal para o cão quando em repouso."
Os representantes machos da raça podem atingir até 53-60 cm / 21-24 polegadas de altura, enquanto as fêmeas geralmente atingem até 51-56 cm / 20-22 polegadas de altura.
O peso que os cães machos podem atingir é de cerca de 20-27 kg / 44-60 lbs, enquanto o peso das fêmeas é de cerca de 16-23 kg / 35-51 lbs.
A expectativa de vida média dos caninos da raça Husky Siberiano é de 12 a 15 anos.
Temperamento e personalidade
O Husky Siberiano é conhecido como uma raça de cães afetuosos, cujos representantes podem desenvolver um vínculo muito forte com os membros da família! Embora alguns cães dessa raça tenham a reputação de serem teimosos e menos ansiosos para agradar seus donos em comparação com cães de outras raças, outros cães da raça Husky Siberiano podem se tornar muito grudentos e buscar atenção.
Os Huskies são considerados amigáveis com outros cães e animais de estimação em geral, portanto, se você vive em uma casa com vários animais de estimação, é provável que seu Husky se dê bem com os outros animais (mesmo que sejam de espécies diferentes).
E quanto às crianças? Os representantes da raça são conhecidos por sua tolerância com crianças e seu potencial para se tornarem ótimos animais de estimação da família. Sua alegria e energia podem facilmente transformá-lo no melhor companheiro de uma criança! Se o seu filho ainda for um bebê, talvez seja necessário supervisionar as interações do cão com ele e nunca se esqueça de que a socialização adequada é sempre necessária.
Os cães da raça Husky geralmente têm altos níveis de energia, o que exige exercícios regulares e brincadeiras mentalmente estimulantes. Se você gosta de passear e prefere ter um estilo de vida ativo, um cão dessa raça pode ser uma boa opção para você!
Quando se trata de níveis de latidos, esses cães têm uma reputação e tanto... Eles são conhecidos por serem muito vocais. Em vez de latir, seu tipo favorito de vocalização parece ser o uivo. Eles costumam usá-la para expressar suas emoções.
Se você pensa em adquirir um cão da raça Husky Siberiano, deve estar preparado para ter um companheiro barulhento em casa. É claro que isso não se aplica automaticamente a todos os representantes da raça, mas as chances de seu Husky ser barulhento são bem grandes.
Aspectos sociais
Os huskies são considerados cães muito abertos a todos os tipos de pessoas, sejam membros da família ou estranhos. Eles não costumammostrar sinais de agressividade, medo ou timidez quando estão perto de pessoas desconhecidas. Ao contrário, os cães dessa raça podem mostrar uma tendência a cumprimentar convidados ou pessoas desconhecidas que encontram.
O Husky Siberiano é uma raça considerada muito adaptável e capaz de aprender em diferentes ambientes e também de lidar com vários tipos de situações.
Se estiver procurando um cão de guarda, lembre-se de que os Huskies não são a melhor opção para esse tipo de trabalho. Eles não são naturalmente protetores, embora sua aparência possa causar medo em algumas pessoas. Eles são carinhosos e brincalhões e provavelmente não têm uma disposição agressiva.
Treinabilidade
Como discutiremos a possibilidade de treinar cães da raça Husky como animais de serviço, o nível de treinabilidade é um aspecto importante a ser considerado.
O nível de treinamento dos Huskies provavelmente é médio. Esses cães podem ter uma tendência a ser teimosos e independentes, o que pode tornar o processo de treinamento um pouco desafiador. Se você é um novo proprietário que precisa de um animal de serviço, considere cuidadosamente as vantagens e desvantagens de ter um Husky como cão de assistência.
Isso não significa que você não será capaz de treiná-lo, mas talvez precise ser muito disciplinado, extremamente paciente, consistente e preparado para possíveis desafios no caminho.
Além disso, os Huskies podem ter um forte impulso de presa, o que exigirá que você aborde esse comportamento se estiver determinado a treinar um cão dessa raça como animal de assistência.
A sensação de independência que esses cães têm provavelmente está relacionada ao propósito de seu desenvolvimento, ou seja, como cães de trenó, que não devem ter contato físico forte com o dono. Agilidade, físico forte e resistência são as qualidades que esses cães precisam ter para realizar seu trabalho como animais de assistência adequadamente.
Se você é proprietário de um Husky ou se está interessado nessa raça e deseja treinar seu representante, não desanime! Usando a abordagem correta com base nas necessidades e no temperamento do seu cão e sendo paciente, você poderá transformar um Husky em um excelente animal de serviço!
Tarefas de cães de serviço para as quais um Husky pode ser treinado
Listaremos vários tipos de tarefas de cães de serviço para as quais um cão da raça Husky pode ser treinado, se o nível de treinamento e o temperamento permitirem e se o proprietário estiver disposto a investir tempo e energia.
Tarefas de mobilidade
Devido ao seu físico forte e à capacidade de trabalhar como cães de trenó, os caninos dessa raça podem ser treinados para realizar tarefas fisicamente mais exigentes, que os cães de raças menores talvez não consigam realizar. Fornecer apoio ao equilíbrio durante caminhadas, ajudar o dono a subir ou descer escadas, puxar uma cadeira de rodas e Tarefas de alerta médico
Devido às suas características físicas, ou seja, um tipo de cabeça com focinho longo, os Huskies podem se tornar excelentes cardíaca
É claro que você precisa treiná-los para mostrar um comportamento específico como resposta aos episódios médicos e motivá-los a continuar exibindo esse comportamento.
Alerta a sons
Alarmes de incêndio, temporizadores, bater na porta, tocar a campainha... As pessoas com deficiência auditiva podem se beneficiar muito de um cão que realize tarefas de cão de serviço auditivo. Com o treinamento adequado, um Husky pode ser ensinado a alertar seu dono sobre sons específicos no ambiente.
Tarefas de guia
Huskies bem treinados podem oferecer grande apoio a pessoas que precisam de ajuda para navegar pelo ambiente. No entanto, é preciso ter certeza de que o Husky é capaz de manter o foco em você e de se controlar, incluindo o forte impulso de caça quando estiver ao ar livre. Caso contrário, seu cão pode não ser tão confiável quanto deve ser como animal de assistência.
Tarefas dos cães de apoio emocional e psiquiátrico
Quem se recusaria a fazer carinho em uma adorável bola de pelo fofo? Se o seu amigo de patas for apegado a você, talvez seja possível treiná-lo facilmente como seu animal de apoio emocional (ESA) ou cão de serviço psiquiátrico (PSD).
No primeiro caso, você precisará ensinar apenas obediência básica ao seu cão e se beneficiará da companhia e do conforto que ele proporciona.
Nosegundo caso, será necessário umPSD, para que seu amigo de patas aprenda a fazer um trabalho específico para ajudá-lo a lidar com ataques de pânico, episódios de ansiedade, depressão, transtorno bipolar, TEPT e outros tipos de doenças mentais. A terapia de pressão profunda e a estimulação tátil estão entre as tarefas comuns que os PSDs realizam.
Treinar um Husky como cão de serviço pode não ser tão fácil quanto seria com um cão de outra raça. Antes de embarcar nessa aventura, certifique-se de que seu cão tem o temperamento certo para a tarefa, que ele está em sintonia com você e que você tem o tempo e a energia necessários para conduzir o treinamento adequadamente. Lembre-se de ser carinhoso e compreensivo com as necessidades de seu cão e sempre respeite os limites e as limitações dele, pois todos nós os temos.