Os cães podem pegar gripe dos humanos?

Apr 03,2022

Tosse, febre, dor muscular, coriza - a influenza (gripe) sazonal pode ser caracterizada por todos esses sintomas. Ela afeta milhões de pessoas em todo o mundo e afeta ainda mais seriamente as pessoas com determinados problemas de saúde. Todos os anos, tomamos as medidas adequadas para nos proteger, ou seja, bebemos chás de ervas, tomamos vitaminas, reforços imunológicos, não vamos a lugares lotados... etc. Todos nós sabemos como é isso. Um aspecto importante que provavelmente ignoramos é o efeito que a gripe tem em nossos queridos amigos de patas.

O que é a gripe canina, se os cães podem pegar gripe de nós e que medidas devemos tomar para protegê-los - discutiremos esses tópicos no artigo de hoje.

O que é gripe canina

A gripe canina é uma doença respiratória em cães, causada pelo vírus influenza do tipo A, que é altamente contagioso. De acordo com os Centros de Prevenção de Doenças e Controle, existem dois vírus da gripe canina do tipo A: o vírus H3N8 e o vírus H3N2.

Quais são os sintomas da gripe canina?

Para ter certeza de que seu cão está com gripe, você deve monitorá-lo de perto. Há vários sintomas comuns que podem ajudá-lo a identificar a gripe:

- Febre;

- Espirros / secreção nasal;

- Olhos lacrimejantes;

- Fadiga / Letargia;

- Tosse (pode ser seca ou úmida);

- Problemas respiratórios;

- Perda de apetite.

A gripe canina pode ser leve ou grave e, ao contrário da gripe humana, não é sazonal. Você deve prestar atenção à linguagem corporal do seu cão e a qualquer desvio da aparência e dos hábitos padrão dele. Se não for tratada em tempo hábil, a gripe canina pode levar a complicações como pneumonia e problemas respiratórios.


Como a gripe canina se espalha

Semelhante à gripe humana, a gripe canina é transmitida pelo ar na forma de espirros, tosse ou latidos e, dessa forma, chega a um novo hospedeiro. Outras maneiras de o vírus se espalhar são por meio da interação com pessoas que tiveram contato com um cão infectado ou por meio de itens contaminados que fazem parte do ambiente do cão, como uma tigela de comida/água, equipamento de treinamento como uma coleira/trela ou a superfície da caixa/canil.

Talvez você deva reconsiderar a visita a parques, creches, instalações de treinamento e canis se achar que seu cão pode estar com gripe. Você deve sempre ter em mente que a gripe canina é altamente contagiosa e pode ser facilmente disseminada. Além disso, os cães são extremamente contagiosos mesmo antes de os sintomas começarem a aparecer.

Você pode transmitir a gripe ao seu cão?

De acordo com os Centros de Prevenção de Doenças e Controle, os vírus da gripe em cães são diferentes dos vírus da gripe em humanos, que se espalham sazonalmente. Como cães e humanos não compartilham os mesmos vírus da gripe, seria lógico dizer que você não pode infectar seu cão com uma gripe humana.

Entretanto, se você tiver entrado em contato com um cão infectado, seu cão pode ter sido infectado. Pode levar alguns dias até que seu cão comece a apresentar qualquer sintoma. De acordo com a cepa do vírus, seu cão pode ser contagioso por 10 ou até 26 dias após ter sido exposto ao vírus.

Há vários anos, os virologistas vêm pesquisando as chamadas "doenças zoonóticas" ou, em outras palavras, a capacidade dos vírus de saltar entre espécies, replicar-se e sobreviver entre novos hospedeiros. Para que esse evento ocorra, alguns fatores devem estar presentes, como características virais e fatores do ambiente. Foram registrados casos de doenças zoonóticas, como a gripe suína, o Ebola e o coronavírus.

De acordo com as informações publicadas pela Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos, em relação às "principais infecções naturais do subtipo A da influenza e eventos de rearranjo relatados em cães e gatos", cuja origem foi uma espécie humana, foram relatados em 2009:

Tipo de vírus: A(H1N1)pdm09

Primeiro isolamento (localização e ano): Itália, 2009

Distribuição geográfica relatada atualmente: EUA, China, México, Itália

Em outras palavras, os vírus da influenza tipo A que normalmente se espalham entre animais de uma espécie podem, sob certas circunstâncias, cruzar e ser transmitidos para outras espécies.

Como tratar a gripe canina

Em geral, o tratamento do vírus inclui cuidados de suporte que ajudam o sistema imunológico do cão e o mantêm hidratado. A ideia do tratamento de suporte é estimular o sistema imunológico e fazer com que o cão se sinta confortável para que seu sistema imunológico possa responder à infecção.

É importante observar que os vírus são diferentes das bactérias e, portanto, seu tratamento é diferente. Os antibióticos não tratam infecções causadas por vírus. Entretanto, se uma infecção secundária causada por bactérias também estiver presente, é provável que o veterinário de seu cão também prescreva um tratamento com antibióticos.

Prevenção da gripe canina

A maneira mais fácil de proteger seu cão de ser infectado é não visitar locais públicos onde cães infectados possam estar presentes. Se você suspeitar que pode ter entrado em contato com o vírus, lave as mãos e troque de roupa antes de acariciar ou abraçar seu cão.

Sim, existem vacinas nos EUA que podem proteger seu cão contra o H3N8 e o H3N2. Se quiser saber mais sobre as opções de vacina para seu cão, consulte seu veterinário.

Gripe em humanos e cães - semelhanças e diferenças

A gripe em cães e humanos é:

-altamente contagiosa;

-é transmitida pelo ar;

-caracterizada por sintomas semelhantes, como: tosse, letargia, febre, perda de apetite, sono irregular

As principais diferenças são que não há casos relatados de humanos que tenham sido infectados com gripe por cães. Embora os vírus da gripe canina sejam diferentes dos vírus da gripe humana, há mais de um caso relatado de cães infectados com gripe de humanos.

Se você suspeitar que seu cão pode ter contraído a gripe, evite visitar locais públicos e ficar perto de outros cães. Entre em contato com um veterinário o mais rápido possível, para que ele possa prescrever um tratamento adequado. Você deve sempre cuidar da saúde de seu amigo de patas.