O chihuahua pode ser um cão de serviço?

Feb 03,2022

Embora o amor pelos cães seja uma característica comum a todos os donos de cães, ainda há muitas diferenças em suas preferências com relação à raça, ao temperamento e às habilidades que o canino perfeito deve ter. Algumas pessoas gostam mais de raças enérgicas, enquanto outras preferem raças mais calmas, algumas gostam de cães de raças grandes, outras adoram cachorros pequenos, fáceis de carregar... etc. Escolher o cão "certo" pode ser uma tarefa muito desafiadora, especialmente se estivermos falando de cães de serviço. Qual é a raça mais adequada, qual é o peso e a altura que o cão deve ter para realizar determinadas tarefas, se ele se desprenderá muito, se latirá, se precisará de muito exercício e caminhada, se ele se adequará ao estilo de vida e à moradia do proprietário... Essas são algumas das perguntas essenciais que toda pessoa que deseja criar um cão de serviço precisa responder.

A raça, especialmente o peso e a altura máximos que os representantes da raça podem atingir, é um dos fatores mais importantes que os proprietários normalmente levam em conta antes de escolher um cão de serviço. Embora o termo "animal de serviço" ainda esteja associado a raças grandes, como os pastores alemães ou os Golden/Labrador Retrievers, cada vez mais pessoas com deficiências mentais optam por um cão de raça pequena. Muitos de vocês podem dizer: "As raças pequenas não precisam de tanto espaço, podem ser facilmente transportadas, seus representantes ainda podem ser treinados para várias tarefas, são carinhosos e adoráveis". Não podemos contestar isso!

Gostaríamos de dar uma olhada em uma raça que continua sendo uma das mais queridas entre muitos cidadãos dos EUA e prestar atenção às suas qualidades como animal de serviço: o chihuahua.

O que são animais de serviço

De acordo com a Lei dos Americanos Portadores de Deficiência (ADA), um animal de serviço é "um cão que foi treinado individualmente para trabalhar ou realizar tarefas para um indivíduo portador de deficiência. A(s) tarefa(s) realizada(s) pelo cão deve(m) estar diretamente relacionada(s) à deficiência da pessoa."

Duas questões podem surgir aqui:

1. Um cão de qualquer raça pode se tornar um cão de serviço?

2. Os chihuahuas podem ser treinados para realizar tarefas específicas?

Restrições de raças de animais de serviço

A ADA declara explicitamente que cães de todas as raças podem se tornar animais de serviço:

"Q22. Os animais de serviço podem ser de qualquer raça de cachorro?

A. Sim. A ADA não restringe os tipos de raças de cães que podem ser animais de serviço".

Além disso, a ADA proíbe qualquer discriminação contra animais de serviço com base em sua raça:

"Um animal de serviço não pode ser excluído com base em suposições ou estereótipos sobre a raça do animal ou sobre como o animal pode se comportar".

Considerando essas informações, podemos dizer com segurança que os representantes da raça Chihuahua podem se tornar animais de serviço.


Chihuahua - Uma breve visão geral da raça

Discutiremos as características mais comuns da raça, com base em fatores como nível de energia, predisposição a latir, queda de pelos, afeição ao dono e a outros membros da família e interação com crianças. O chihuahua é afetuoso e muito fiel ao dono. Entretanto, se você tiver filhos pequenos, deve ter muito cuidado quando eles estiverem interagindo com o cão. Como as crianças tendem a ser um pouco desajeitadas, elas podem facilmente machucar seu amigo de patas pequenas. Os chihuahuas, por outro lado, podem ser um pouco irritadiços com crianças muito pequenas, portanto, tenha isso em mente. Recomendamos que você ensine seu filho a ser gentil com o cão e sempre os supervisione quando estiverem próximos um do outro.

Os representantes da raça podem se dar bem com outros cães e animais de estimação, mas você deve socializá-los desde pequenos e apresentá-los adequadamente. Podem ocorrer problemas se o seu amigo de patas pequenas quiser ser o alfa e se comportar de forma um pouco mandona perto de um cão de uma raça maior. Entretanto, tudo depende do temperamento de ambos os cães. O chihuahua troca de pelo durante todo o ano, mas não se preocupe! Ele é considerado um cão de troca de pelos leve a moderada, portanto, essa característica pode não lhe causar muitos problemas. Esses cães pequenos podem ser bastante vocais e territoriais. Embora o latido não seja uma característica desejada em cães, ele pode ser muito benéfico para as pessoas que estão procurando um animal de serviço de alerta.

Os chihuahuas são muito enérgicos e você deve proporcionar a eles estímulos físicos e mentais suficientes. Para aqueles que apreciam as características dessa raça e gostariam de treinar seu representante como cão de serviço, temos boas notícias: esses cães são bastante treináveis! Além disso, eles são muito adaptáveis e adequados para viver em apartamentos.

Como treinar um chihuahua para se tornar um animal de serviço?

Se estiver confiante em suas habilidades de treinamento e estiver pronto para investir tempo e energia, você mesmo pode realizar o treinamento. Os cidadãos norte-americanos não são obrigados a treinar profissionalmente seus cães de serviço, pois a ADA afirma que:

"Pessoas com deficiência têm o direito de treinar o cão por conta própria e não são obrigadas a usar um programa profissional de treinamento de cães de serviço". Para obter mais informações sobre os regulamentos da ADA, clique aqui.

Se você decidir seguir esse caminho, deve estar preparado para ser consistente, paciente e disciplinado. Se achar que treinar um cão de serviço por conta própria é uma tarefa com a qual não conseguirá lidar sozinho, poderá sempre entrar em contato com um treinador profissional ou uma organização em sua área. É provável que você marque uma consulta primeiro, para que o treinador possa avaliar seu cão e aconselhar sobre quais devem ser as próximas etapas. Há diferentes programas que a maioria das organizações oferece, como cursos em grupo, sessões particulares presenciais ou on-line, programas de treinamento e embarque, bem como programas desenvolvidos para tratar de determinados problemas comportamentais. Você deve ter em mente que treinar um cão profissionalmente custará muito dinheiro e, com base no programa, talvez você não possa passar tanto tempo com seu amigo peludo. Inscrever-se em um curso on-line que forneça todo o material didático e o suporte necessários pode ser uma boa opção para aqueles que desejam participar ativamente do processo de treinamento, mas ainda podem contar com orientação e um plano de aprendizado estruturado.


Que tarefas o chihuahua é capaz de realizar?

Como os representantes da raça são de pequeno porte, eles não são capazes de realizar tarefas físicas. Nenhum de nós pode imaginar um chihuahua puxando uma cadeira de rodas ou sendo um cão de apoio ao equilíbrio. No entanto, há muitas tarefas que os cães de serviço podem ser treinados para realizar, relacionadas não apenas à saúde física de seu proprietário, mas também à sua saúde mental.

Treinar comandos básicos de obediência e dominá-los será uma boa base para o desenvolvimento futuro.

Obediência básica

Não há motivo para que esses fofinhos não consigam executar comandos básicos de obediência. Comandos como "senta", "fica", "solta" e "vem" formam a base de todo processo de treinamento.

Terapia de pressão profunda e estimulação tátil

Os chihuahuas podem se tornar ótimos cães de serviço psiquiátrico, pois algumas das tarefas essenciais desses cães são fornecer estimulação tátil e terapia de pressão profunda. Você pode treinar seu pequeno fofo para pular no seu colo e acalmá-lo quando ocorrerem episódios de ansiedade. Beijar, cutucar o nariz, dar a pata, lamber seu braço (alguns donos não gostam que seus cães os lambam no rosto) são habilidades que os cães de raças pequenas podem adquirir e desempenhar tão bem quanto os cães de raças grandes.

Tarefas de alerta

Além disso, esses pequenos companheiros podem ser treinados para alertar o dono sobre determinados sons ou objetos em seu caminho. As tarefas de alerta podem ser muito benéficas para as pessoas que lidam com níveis baixos/altos de açúcar no sangue, ataques de convulsão, epilepsia, problemas cardíacos, problemas de visão e audição... etc. Seu amigo de patas também pode alertá-lo para tomar seus medicamentos.

Tarefas de recuperação

Apesar de seu tamanho pequeno, os representantes do Chihuahua podem ser treinados para recuperar medicamentos ou outros objetos pequenos.

Todo representante de raça pode ser treinado como animal de serviço?

Nem todo representante do Chihuahua e nem todos os cães em geral podem ser treinados como animais de serviço. Há alguns requisitos essenciais que os futuros cães de serviço devem atender para serem adequados ao trabalho como cães de serviço. Eles devem ser calmos, equilibrados, amigáveis, fáceis de lidar, treináveis, inteligentes, adorar estar perto de pessoas, se dar bem com outros animais e desenvolver um vínculo forte com seu treinador. É provável que ocorram problemas comportamentais leves ocasionalmente. Entretanto, a presença de problemas comportamentais graves pode ser considerada um sinal de alerta. É claro que isso não significa que você (ou um adestrador profissional) nunca conseguirá resolver esses problemas, mas esse empreendimento pode exigir muito tempo e recursos.

Dicas sobre como treinar um chihuahua para tarefas de alerta

Se você decidiu treinar seu cãozinho em tarefas de alerta, deve começar com a identificação do gatilho ao qual deseja que ele responda. Além disso, você precisa pensar no comportamento que espera que seu cão execute como resposta a esse gatilho, ou seja, dar a pata, latir, cutucar o nariz, lamber... etc.

Como próxima etapa, você deve reforçar o gatilho. Em outras palavras, é preciso apresentar o gatilho ao cão, ou seja, você pode simular sintomas de ansiedade ou depressão, pode deixar o telefone ou o alarme de incêndio tocar ou dar ao cão uma amostra de sua saliva quando os níveis de açúcar no sangue estiverem muito altos ou muito baixos. Tudo depende do evento, de cuja ocorrência você deseja ser alertado. Assim que seu cão começar a prestar atenção ao gatilho, mesmo que seja por acidente no início do processo de treinamento, você deve clicar e dar a ele um petisco/brinquedo. Embora a comida seja usada como principal ferramenta de reforço positivo, alguns cães se sentem mais estimulados quando recebem brinquedos, portanto, você deve se lembrar disso. Como próxima etapa, acrescente uma ou mais palavras de estímulo à resposta do cão, ou seja, se quiser que ele lhe dê um beijo, diga "beijo" ou "dê um beijo". Lembre-se de elogiar e recompensar seu cão toda vez que ele cumprir a tarefa dada. Dessa forma, ele se sentirá incentivado a continuar realizando o comportamento desejado. Você pode diminuir gradualmente a quantidade de petiscos (reforço primário) que dá ao cão, até que ele aprenda a executar a tarefa mesmo quando você o motiva apenas com elogios/petiscos (reforço secundário). Alguns donos preferem incorporar sinais manuais aos comandos de voz para obter maior efeito.

Dicas sobre como treinar seu chihuahua para manipular objetos

Como primeiro passo, recomendamos que você treine seu amigo de patas pequenas com o clicker. É claro que você também precisa preparar um saco com as guloseimas favoritas dele. Como próximo passo, você pode apresentar ao seu cãozinho o item que você espera que ele manipule. Coloque o item perto do seu cão e monitore suas reações. Quando o cão começar a explorar o item, geralmente cheirando-o e colocando-o na boca, clique imediatamente e dê a ele um petisco. Divida o comportamento desejado em etapas fáceis e clique e recompense seu cãozinho sempre que ele executar algumas das etapas. Gradualmente, você pode aumentar o nível de exigência e recompensar seu amigo de patas somente quando ele realizar a tarefa quase perfeitamente. Dessa forma, você poderá moldar o comportamento desejado e mostrar ao seu cão o que exatamente você espera que ele faça.

Como você pode ver, cães de todas as raças podem ser treinados como animais de serviço.O fato de um cão poder ou não se tornar um ótimo cão de serviço depende de sua personalidade e características individuais, não de sua raça.