Os gatos podem se tornar animais de serviço?

Feb 05,2022

Gatos versus cães - o debate entre os donos dessas duas espécies parece não ter fim tão cedo... É provável que a maioria de vocês já tenha ouvido pelo menos uma vez a seguinte declaração em defesa dos cães: "Os cães são inteligentes, podem ser treinados, são leais e nunca o trairão...". Os donos de gatos, por outro lado, provavelmente não suportarão uma derrota e estão prontos para defender o orgulho e a inteligência de seus amados amigos de patas. "Os gatos também podem ser treinados, embora não sejam considerados a espécie mais treinável, eles são carinhosos, fofos e oferecem grande apoio emocional" - uma declaração que muitos donos de gatos provavelmente dirão ocasionalmente.

Já que discutimos muitos tópicos relacionados a cães, e a cães de serviço em particular, e conseguimos convencê-lo de que eles são criaturas fantásticas, gostaríamos de dar atenção também aos gatos. Se você está se perguntando se os gatos podem ou não se tornaranimais de serviço, talvez queira continuar lendo.

O que são animais de serviço?

A Lei dos Americanos Portadores de Deficiência (ADA) define o termo "animal de serviço" como: "um cão que foi treinado individualmente para trabalhar ou realizar tarefas para um indivíduo com deficiência. A(s) tarefa(s) realizada(s) pelo cão deve(m) estar diretamente relacionada(s) à deficiência da pessoa." Como a definição indica, somente cães podem ser aceitos como animais de serviço nos EUA. Entretanto, como mencionamos anteriormente, alguns estados, como: Arizona, Flórida, Illinois, Iowa, Michigan, Montana, Nevada, Novo México, Ohio, Carolina do Sul, Tennessee (o Tennessee aceita cavalos policiais como animais de serviço), Washington e Wyoming também reconhecem cavalos miniatura como animais de serviço.

Os gatos podem se tornar animais de serviço?

De acordo com a definição de "animal de serviço" da ADA, os gatos não podem se tornar animais de serviço.

Entretanto, isso não significa que essas criaturas maravilhosas não possam ser animais de assistência!

Os gatos podem se tornar animais de apoio emocional?

Sim, eles podem! Os animais de apoio emocional (ESA) podem ser todos os tipos de espécies domesticadas, como cães, gatos, pássaros, coelhos, camundongos, ratos, ouriços, mini porcos, furões, etc., e podem ser de qualquer idade. Os ESAs são animais que proporcionam conforto e companhia aos seus proprietários, sem serem treinados individualmente para realizar tarefas específicas relacionadas à deficiência do proprietário. Entretanto, você deve se lembrar de que os ESAs devem se comportar adequadamente e ser obedientes em público. O treinador deve ser capaz de lidar com a ESA o tempo todo.

As ESAs não são mais aceitas na cabine de passageiros durante o voo, portanto, se você quiser viajar com o seu gatinho, precisa estar preparado para deixá-lo viajar na área de carga. Mais informações sobre as novas regulamentações das companhias aéreas com relação a viagens com animais de serviço, que entraram em vigor no início deste ano, podem ser encontradas em nosso artigo "New 2021 Rules and Restriction for Flying with Service Dogs (and ESA)". Além disso, os animais de apoio emocional não têm direito de acesso a instalações públicas. A permissão ou não de seu SCE em uma determinada instalação depende das leis locais e da política de animais de estimação da gerência.

Você pode solicitar uma acomodação razoável para seu gato como um ESA?

Embora as ESAs não tenham nenhum direito de acesso de acordo com a ADA, elas ainda são protegidas pela Fair Housing Act (FHA). Isso significa que você está qualificado para exigir a chamada "acomodação razoável". Para obter mais esclarecimentos, dê uma olhada nos dois parágrafos a seguir do site da ADA National Network, citados abaixo:

Emprego:

"As leis proíbem a discriminação no emprego por causa de uma deficiência. Os empregadores são obrigados a fornecer acomodações razoáveis. Permitir que um indivíduo com deficiência tenha um animal de serviço ou um animal de apoio emocional para acompanhá-lo ao trabalho pode ser considerado uma acomodação".

Alojamento:

"Animais de apoio emocional que não se qualificam como animais de serviço de acordo com a ADA podem, no entanto, se qualificar como acomodações razoáveis de acordo com a FHA.9 Nos casos em que uma pessoa com deficiência usa um animal de serviço ou um animal de apoio emocional, uma acomodação razoável pode incluir a dispensa de uma regra de proibição de animais de estimação ou um depósito para animais de estimação.10 Esse animal não é considerado um animal de estimação."

Em geral, podemos dizer que você definitivamente pode exigir que o seu locador ou empregador forneça acomodações razoáveis para o seu gato. No entanto, gostaríamos de observar que não existe um registro oficial de cães de serviço ou de animais de apoio emocional nos EUA e que esse registro, por si só, não confere a você e ao seu ESA nenhum direito. Para comprovar a legitimidade do seu animal de apoio emocional, seja ele um gato ou outra espécie, você deve apresentar uma carta emitida pelo seu psiquiatra/profissional de saúde mental que comprove a sua necessidade de um AEA.

Os gatos podem se tornar animais de terapia?

Por que não? Os Animais de Terapia (TAs), assim como os Animais de Apoio Emocional (ESAs), não são treinados para realizar tarefas específicas, diretamente relacionadas à deficiência do indivíduo. Portanto, ambos os termos estão relacionados a animais que não são considerados animais de serviço. Os animais de terapia, em sua maioria cães, são treinados para proporcionar conforto a pessoas em hospitais, escolas, asilos etc. Os animais de terapia ajudam essas pessoas a lidar mais facilmente com a terapia pela qual estão passando, a lidar com eventos traumáticos, a se recuperar de um acidente ou de uma experiência estressante, a recuperar a confiança, a melhorar suas habilidades de aprendizagem... etc. Não apenas cães, mas também gatos e outras espécies, como coelhos, cavalos e até lagartos, têm trabalhado como animais de terapia. Para ser aprovado para trabalhar como animal de terapia, seu animal de estimação pode precisar passar por uma avaliação detalhada e ser certificado por uma organização. Na maioria dos casos, os animais de terapia pertencem a voluntários que visitam um determinado tipo de instalação e não têm nenhum direito fora do local onde estão servindo.

Embora os regulamentos sobre cães de serviço nos EUA não reconheçam os gatos como animais de serviço, você ainda pode se beneficiar do apoio emocional que essas adoráveis criaturas oferecem. A maioria dos proprietários de gatos concorda que acariciar seu amigo que mia é uma experiência maravilhosa que os deixa mais calmos e felizes. Você pode desfrutar da companhia do seu gatinho como um animal de estimação ou transformá-lo em um animal de apoio.