O Bichon Frisé como cão de serviço

Apr 03,2024

Quais são as primeiras coisas que vêm à sua mente quando você vê um cão da raça Bichon Frisé? Super bonito, fofo, excelente para abraçar, talvez um pouco exigente em termos de cuidados com a higiene?

Esses caninos são verdadeiros queridinhos com um temperamento amigável, preferidos por muitas pessoas que procuram um companheiro de estimação amoroso!

Entretanto, a grande reputação desses cães também fez com que muitas pessoas considerassem treiná-los como animais de serviço. Será que essas pessoas estão no caminho certo ou cometeram um erro ao optar por um cão da raça Bichon Frisé como cão de serviço? Vamos descobrir!

Histórico

Embora tenham sido os franceses que desenvolveram os cães dessa raça como cães de colo, como os conhecemos hoje em dia, esses caninos foram originalmente criados como cães de navegação na Espanha e nas Ilhas Canárias em particular. Acredita-se que os marinheiros os trouxeram para a Europa.

É provável que a palavra "bichon" em francês tenha se originado da palavra "bichon" em francês médio, que significa "cão pequeno". Também está relacionada à palavra "biche", que é usada para descrever uma cadela. A palavra francesa "frisé" significa "encaracolado". Em outras palavras, o nome da raça é usado para descrever seus representantes como cães pequenos e encaracolados.

É provável que a raça tenha derivado de raças de cães aquáticos, como o Poodle e o Water Spaniel ou o Barbet.

Aparência física e tempo de vida

Esses cãezinhos brancos encaracolados atingem de 5 a 9 kg de peso e 23 a 30 cm de altura. Suas cabeças arredondadas com olhos escuros redondos e caudas longas e encaracoladas fazem com que pareçam muito gentis e amigáveis.

A pelagem lisa e brilhante desses caninos é considerada hipoalergênica e macia ao toque. A raça está entre as que menos soltam pelos no mundo, o que a torna preferida por pessoas com alergia a pelos de cães.

Os cães da raça Bichon Frisé podem ser vistos nas seguintes variações de cores (as reconhecidas pelo American Kennel Club): Branco, Branco & Creme, Branco & Damasco e Branco & Buff. De acordo com o AKC, os cães que atendem ao padrão da raça não têm marcações em suas pelagens.

Esteja preparado para cuidar adequadamente da bela pelagem de seu cão, caso opte por um representante dessa raça, e leve-o para sessões regulares de tosa (pelo menos uma vez por mês). O banho também será necessário.

A vida útil média dos cães dessa raça é de 12 a 15 anos.

Temperamento

Gentil, brincalhão, afetuoso, alerta - esses cães são tão amorosos quanto parecem! Se você está procurando um cão pequeno e gentil, talvez queira adquirir um filhote dessa raça! Os caninos da raça Bichon Frisé são conhecidos por serem amigáveis com outros cães e crianças, portanto, se você tem uma casa grande, mas está sentindo falta de um companheiro peludo, talvez tenha encontrado o tipo certo de cão para você!

Os cães dessa raça são considerados altamente treináveis, portanto, você não deverá ter problemas para ensinar várias tarefas e truques ao seu filhote. Eles responderão muito bem ao treinamento baseado em reforço positivo, como petiscos, brinquedos e elogios.

Como esses caninos são derivados de cães aquáticos, é provável que gostem de nadar e mergulhar na água! Jogar buscar pode estar entre as brincadeiras favoritas deles, portanto, se você estiver procurando um cão para levar objetos para você, um cão dessa raça pode ter o potencial para o trabalho!

Esses caninos pequenos e fofos são muito ativos, portanto, se você tem filhos ou gosta de brincadeiras divertidas, pode ter encontrado a raça certa! No entanto, devido ao seu tamanho pequeno, esses caninos tendem a se cansar com relativa rapidez após uma explosão de energia.

Eles não tendem a latir muito (embora possam latir ocasionalmente, como acontece com a maioria dos cães), portanto, se você gosta de passar momentos calmos em casa ou talvez tenha vizinhos que não toleram ruídos altos, esses cães podem ser adequados ao seu estilo de vida.

Além disso, você não terá problemas para criar um canino dessa raça em um apartamento, pois eles são pequenos e não precisam de muito espaço. Não se esqueça de levar seu amigo de patas para passear regularmente, para que ele possa gastar sua energia e permanecer calmo.

Exercitar-se por cerca de 30 a 40 minutos por dia é considerado suficiente para esses lindinhos. Entretanto, não espere que seu cão gaste energia correndo apenas em casa e nunca negligencie sua responsabilidade de levá-lo para passear diariamente.


Aspectos sociais

Os cães da raça Bichon Frisé não são uma ótima escolha se você estiver procurando por um cão de guarda, e seu tamanho pequeno não é a única razão para isso. Normalmente, esses cães são muito amigáveis com as pessoas, mesmo as desconhecidas.

Eles são adaptáveis a mudanças em seu ambiente, portanto, se você se muda com frequência, um cão dessa raça pode ser uma boa opção.

Como mencionado acima, esses cães são muito ativos, portanto, você precisará passar algum tempo brincando com eles e exercitando-os, para evitar que fiquem entediados e desenvolvam alguns problemas de comportamento por causa do tédio.

Os cães da raça Bichon Frisé podem se tornar bons animais de serviço?

Esses cães fofos podem se tornar animais de serviço incríveis, especialmente quando se trata de apoio emocional e tarefas de cães de serviço psiquiátrico!

Tarefas de cães de serviço psiquiátrico

Graças à sua natureza amigável e amorosa, bem como à sua capacidade de se sintonizar com seus donos, os cães da raça Bichon Frisé têm o potencial de se destacar em tarefas de apoio emocional! Com o reforço positivo, você pode treinar seu amigo de patas para alertá-lo sobre episódios de pânico ou ansiedade que se aproximam, cutucando-o com o nariz, dando-lhe a pata ou lambendo seu rosto (muitos treinadores preferem ensinar seus cães a lamber o braço ou a perna); oferecer terapia de pressão profunda; guiá-lo para um local seguro; controlar multidões... e outras tarefas comuns no treinamento de PSD que podem beneficiá-lo.

Como esses cães são pequenos, o envolvimento em tarefas de mobilidade provavelmente não é o ponto forte deles. Entretanto, recuperar itens pode ser uma tarefa que eles gostarão de fazer!

Tarefas de recuperação

É provável que seu amigo de patas g oste deTarefas de alerta médico

As raças de cães pequenos também podem se tornar tarefas de alerta médico, pois têm mais receptores olfativos em comparação com os cães de focinho curto.

Além disso, o Bichon Frisé é uma raça de cães muito gentil e carinhosa, cujos representantes gostam de ser acariciados por seus donos. Os cães que procuram contato físico e estão em sintonia com seus donos têm mais potencial para se tornarem bons cães de alerta do que os cães mais reservados.

Se estiver procurando um cão de serviço para alertá-lo sobre níveis baixos/altos de açúcar no sangue, Tarefas auditivas

Esses cães têm boa capacidade auditiva. Com o treinamento adequado, eles podem aprender a reconhecer diferentes tipos de sons e alertá-lo sobre eles. O tipo de comportamento de alerta que um cão pode ser treinado para apresentar varia de pessoa para pessoa.


Como treinar um cão da raça Bichon Frisé como cão de serviço?

Se você já leu alguns de nossos artigos, é provável que já esteja familiarizado com os tipos de treinamento.

Dependendo de sua localização, você pode ter permissão para treinar seu cão de estimação sozinho e/ou com a ajuda de programas de treinamento como o nosso. As regulamentações sobre cães de serviço em países como os EUA, o Reino Unido, algumas províncias canadenses, a Holanda, o México etc. são muito liberais e protegem as equipes de cães de serviço. Elas permitem que os proprietários de cães treinem seus cães de estimação como cães de serviço.

As leis em outros países são mais rígidas, e pode ser necessário o treinamento por meio de um membro da Assistance Dogs International (ADI). No entanto, as regulamentações em muitos países oferecem a oportunidade para que cães de serviço autotreinados sejam reconhecidos se passarem por uma avaliação em uma escola local credenciada. Recomendamos que você analise as leis de seu país e tome uma decisão informada.

O treinamento de cães de serviço é um processo que exige total comprometimento e dedicação. O treinamento adequado, seja por meio de uma organização reconhecida ou de um programa de treinamento, deve incluir tarefas básicas de obediência, tarefas específicas para cães de serviço e boas maneiras em público. Certifique-se de que seu amigo de patas tenha boas maneiras em público e realize de forma confiável as tarefas que você precisa que ele faça.

Tanto as raças de cães de pequeno quanto de grande porte podem se tornar bons cães de serviço quando devidamente treinados e amados!