As 10 melhores raças de cães de serviço psiquiátrico

Jul 11,2022

As pessoas que estão procurando um cão de assistência precisam fazer uma escolha criteriosa, com base em diferentes fatores. Dependendo da deficiência - física e/ou mental - com a qual o indivíduo lida e de suas necessidades específicas, será necessário um tipo adequado de cão de assistência. Raças maiores ou menores, raças mais ou menos enérgicas, raças que latem mais ou menos... etc., podem ser preferidas. Há algumas características de temperamento que todas as raças de cães de assistência, inclusive as raças de cães de assistência psiquiátrica, devem ter para serem um ótimo cão de assistência.

No artigo de hoje, informaremos a você quais são essas características pessoais e quais raças são consideradas as melhores raças de cães de serviço psiquiátrico.


Quais são as características pessoais que todo cão de serviço deve ter?

Inteligência

Um cão de serviço deve ser inteligente e capaz de entender rapidamente o tipo de comportamento que lhe é solicitado. Obviamente, isso não significa que todos os cães tenham o mesmo ritmo de aprendizado de tarefas e de aquisição de novas habilidades. Seu cão não será considerado "menos inteligente" se precisar de mais tempo para executar uma tarefa específica. Há muitos fatores que podem estar impedindo seu cão de realizar uma tarefa, como teimosia, tédio, busca de atenção e falta de disciplina. Você precisará saber quais são os limites do seu cão e conhecer o temperamento dele para poder agir de acordo.


Temperamento equilibrado

Os cães que ainda estão na fase de filhote tendem a ser mais indisciplinados e perturbadores. A maioria dos cães supera essa característica de seu caráter quando cresce. No entanto, alguns cães são mais propensos a se comportar de forma perturbadora mesmo depois de atingirem a fase adulta. Isso pode ser causado por herança genética ou por um ambiente de vida insalubre e instável durante a juventude. É extremamente importante que um cão de serviço seja calmo e equilibrado para atender adequadamente ao seu dono. Caso contrário, seu temperamento selvagem pode causar mais estresse e ansiedade no dono, em vez de proporcionar um efeito calmante. Um temperamento equilibrado é essencial para os cães de serviço na execução de tarefas físicas e mentais.


Treinabilidade

Bons cães de serviço devem ser capazes de adquirir novas habilidades e aprimorar as habilidades já aprendidas. Alguns cães podem exigir mais paciência e a aplicação de diferentes abordagens de treinamento. Outros são mais treináveis e têm a necessidade inata de agradar seus donos e realizar diferentes tarefas.


Atitudecarinhosa e amigável

Os cães de serviço perfeitos não devem ser apenas calmos e equilibrados, mas também devem adorar estar perto das pessoas. Eles precisam se dar bem com pessoas e animais. Você pode querer ficar calmo e confiante quando estiver em público e não se preocupar com o comportamento do seu cão de serviço com outros cães, gatos ou outros animais, bem como com os transeuntes.


Confiabilidade

Os cães de serviço não são animais de estimação, eles são considerados um tipo de equipamento médico, no qual seus tutores podem confiar sempre que necessário. Portanto, é de extrema importância que um bom cão de serviço seja confiável. A confiabilidade pode ser considerada uma característica resumida, que combina todas as virtudes listadas acima. Talvez seja a característica mais importante que um cão deve possuir para ser um bom cão de serviço.

Considerando as características pessoais listadas acima, gostaríamos de listar dez raças consideradas as melhores raças para cães de serviço psiquiátrico.




Melhores raças de cães de serviço psiquiátrico

Labrador / Golden Retriever

Vamos dar uma olhada nos dois representantes do grupo Retriever, pois eles têm muitas semelhanças.O Labrador Retriever e o Golden Retriever são raças inteligentes,naturalmente amigáveis, amorosas e com grande personalidade. Eles são perfeitos como cães de família, pois se dão bem com outros animais e crianças. Os Retrievers são afetuosos e desenvolvem um forte vínculo com seu dono. São cães altamente treináveis e adaptáveis. Todas essas características, juntamente com sua capacidade de recuperar objetos (como o próprio nome indica), os tornam cães de serviço psiquiátrico perfeitos. Eles são ótimos para proporcionar estimulação tátil e recuperar medicamentos ou qualquer tipo de objeto, conforme necessário. Como são bons com crianças, podem se tornar ótimos cães de companhia para crianças com autismo ou TDA.OsGolden/Labrador Retrievers não são considerados latidores e você poderá desfrutar de dias e noites calmos em casa. Entretanto,é provável que eles latam se não tiverem estímulo físico e interação social.

Devido ao seu tamanho, os representantes dos Retrievers poderão ajudá-lo com o equilíbrio, se você estiver ficando tonto, por exemplo, depois de tomar medicamentos. Ambas as raças são bastante enérgicas, o que o ajudará a ser mais ativo e a se envolver em várias atividades ao longo do dia. O envolvimento em diferentes tipos de atividades o ajudará a melhorar suas interações sociais, o que, por sua vez, atenuará a sensação de isolamento e solidão. Por outro lado, se você tem um estilo de vida maispreguiçoso e não gosta de atividades que exijam altos níveis de atividade, talvez não se sinta muito confortável com um Labrador / Golden Retriever em casa. No entanto, é preciso lembrar que , com o treinamento adequado, você poderá direcionar a energia do seu amigo peludo para o caminho certo.



Poodle

Outra raça que foi criada para fins de "recuperação" é o Poodle.Essescachorrinhos fofos e bonitos são originários da França ou da Alemanha e foram criados para recuperar aves selvagens. Sua predisposição genética para recuperar objetos contribui para suas habilidades comocães de serviço. Os poodles existem em quatro tamanhos: Toy Poodle, Poodle Miniatura, Poodle Médio e Poodle Padrão, e você pode escolher o tamanho que melhor atenda às suas necessidades. Os representantes do tamanho maior podem realizar tarefas mais exigentes fisicamente, enquanto os de tamanho menor podem ser ótimos para pular em seu colo e realizar a terapia de pressão profunda dessa forma. Os poodles são conhecidos por sua inteligência e afeição por seus donos. Eles são amigáveis, altamente treináveis e se dão bem com adultos e crianças. Quando se trata de interação com outros cães, recomendamos que você treine seu amigo de patas adequadamente, pois ruídos muito altos e interações bruscas podem causar estresse neles. Essa raça é hipoalergênica, o que é considerado uma grande vantagem quando chega o momentode escolher uma raça de cão de serviço psiquiátrico. Devido às suas virtudes físicas e intelectuais, os Poodles são considerados uma das raças mais adequadas para cães de serviço psiquiátrico.



Pastor alemão

Os pastores alemães são cães incríveis, conhecidos por suas excelentes habilidades como cães de guarda, pois são leais, obedientes e altamente treináveis. Você pode ter certeza de que será alertado se um intruso tentar entrar em sua casa. Os pastores alemães são muito inteligentes e adoram agradar seus donos. Eles gostam de se envolver em diferentes tipos de trabalho e jogos, o que os torna cães de serviço perfeitos. Como estamos falando de cães de serviço psiquiátrico, em particular, talvez você queira saber que os representantes da raça são apegados e extremamente dedicados a seus donos .

Eles podem ser treinados para realizar tarefas físicas e mentais. Eles podem ser treinados para lhe dar a pata, cutucá-lo, colocar o queixo no seu colo, guiá-lo para um local seguro quando surgem episódios de ansiedade, abrir e fechar portas, pegar e trazer objetos que caíram para você... etc.São muitas as tarefas que essa raça inteligente é capaz de realizar. Os pastores alemães são cães brincalhões, que gostam de estímulos físicos e mentais diariamente e ficam felizes em participar de diferentes atividades com seu amado humano. Essa característica será muito útil se você tiver filhos, que poderão encontrar um amigo leal para brincar.



Havanês

Essas bolinhas fofas e adoráveis vão alegrar seu dia com certeza! Eles são carinhosos, extrovertidos e adoram abraçar. Essa é uma notícia maravilhosa, não é mesmo? As raças que adoram ser acariciadas são preferidas por pessoas que estão lidando com ansiedade e depressão, pois a estimulação tátil atenua os sintomas dessas condições. Embora os representantes dessa raça não sejam considerados tão inteligentes quanto as raças mencionadas acima, eles ainda são filhotes espertos que podem ser treinados para várias tarefas, ou seja, podem ser treinados para confortar o dono pulando em seu colo ou fornecendo qualquer tipo de estímulo tátil. Levar medicamentos é outra tarefa que esses cachorrinhos fofos também podem realizar quando treinados adequadamente.

Seu temperamento amigável faz com que a interação com outros cães e crianças pareça muito tranquila e agradável. É claro que a socialização adequada em uma idade jovem ainda é recomendada. Os cães da raça Havanese são brincalhões e muito adaptáveis, portanto, você não precisa se preocupar se precisar se mudar para uma nova casa ou mudar o ambiente de alguma forma. Eles são moderadamente enérgicos, o que os torna perfeitos para pessoas que gostam de ser ativas, mas não gostam de gastar muita energia. Além disso, esses caninos são uma raça com pouca troca de pelos, o que é outra característica excelente que precisa ser considerada. Quem não gostaria de ter uma adorável bolinha de pelúcia com pouca pelagem, que adora ser acariciada e pode realizar diferentes tarefas?



Cavalier King Charles Spaniel

Essa raça real tem origem no Reino Unido, no século 18, quando foi criada para a caça. John Churchill, 1º Duque de Marlborough, notou que esses cães eram capazes de manter o ritmo de um cavalo trotando. Podemos dizer que os representantes da raça combinam a fofura de uma raça de brinquedo que adora carinho e as características atléticas dos representantes do Spaniel. Os Cavalier King Charles Spaniels são cães pequenos, gentis e lindos, que impressionam com sua pelagem sedosa e seus olhos grandes e amorosos. Eles são apegados a seus donos e se dão bem com outros cães e crianças. Esses caninos podem proporcionar conforto natural devido à sua personalidade amigável e adorável.

No entanto, eles também são treináveis e podem realizar diferentes truques de acordo com as necessidades de seus donos. Esses cães podem se adaptar a apartamentos pequenos e são bastante adaptáveis. Eles gostam tanto de ficar abraçados no sofá com a família quanto de longas caminhadas para investigar os arredores. Você pode se surpreender com a quantidade de energia escondida nesses pequenos corpos. Mas não se preocupe, esses cães não são hiperativos, eles têm energia moderada a alta. Eles não são conhecidos por latir excessivamente e podem latir ocasionalmente. Esses cães são doces, gentis e amigáveis - se você escolher um representante dessa raça, terá um ótimo candidato a cão de serviço psiquiátrico!



Schnauzer miniatura

Essa raça é originária da Alemanha, no século XIX, onde foi criada a partir do Schnauzer padrão para ser um bom cão de caça. Esses cães são obedientes, amorosos e ansiosos para agradar o dono. O pelo ao redor do focinho é sua característica distintiva, o que os faz parecer humanos. Esses caninos se dão bem com crianças e é comum vê-los brincando com elas para gastar seu excesso de energia. Por isso, eles podem se tornar ótimos cães de família. Eles também são amigáveis com outros cães, mas às vezes podem ser teimosos com cães do mesmo sexo. Os representantes da raça são conhecidos por suas boas habilidades como cães de guarda sem serem propensos à agressão e à mordida.

Devido ao seu temperamento amigável, obediência e capacidade de treinamento, esses caninos podem se tornar ótimos cães de serviço psiquiátrico. Eles poderão fornecer apoio emocional e realizar tarefas de mobilidade, como abrir/fechar portas, levar medicamentos, etc. Eles são enérgicos e gostam de correr e cavar. Seu tamanho pequeno os torna perfeitos para deitar embaixo do assento se você pretende viajar com eles na cabine de passageiros. Esses cães podem ter uma tendência a latir para estranhos, o que pode ser benéfico para você, se precisar de um cão de alerta e puder treiná-lo adequadamente.



Lhasa Apso

A raça é originária do Tibete, onde foi criada como cão de guarda. Embora seus representantes sejam latidores moderados, eles podem ser teimosos e ter um latido alto e profundo devido à sua predisposição genética. Você pode subestimar esses cães devido ao seu tamanho pequeno, mas ficará surpreso ao descobrir como eles podem se tornar excelentes cães de serviço. Eles podem fazer um trabalho incrível como cães de serviço psiquiátrico, pois podem ser treinados para realizar muitas tarefas quando expostos a reforços positivos, especialmente comida e elogios. Além disso, eles se apegam ao dono e podem usar suas boas habilidades de intuição para perceber qualquer mudança de comportamento. Dar a pata, cutucar, latir - você pode escolher o que funciona para você e treinar seu cãozinho para executar o comportamento desejado. O Lhasa Apso se dá bem com crianças, mas é recomendável que você o socialize com seu amigo peludo desde pequeno e o monitore durante a interação. Esses cachorrinhos fofos e bonitos são enérgicos, mas não são considerados hiperativos e são muito adaptáveis. Seu tamanho pequeno os torna perfeitos para o transporte e se você quiser levá-los na cabine de passageiros.



Doberman Pinscher

O Doberman ou Doberman Pinscher é uma raça originária da Alemanha, no século 19, e é conhecida por sua inteligência e lealdade. Gostaríamos de observar que o Pinscher Miniatura não é um Doberman de tamanho menor e que as duas raças não estão relacionadas. Embora os Dobermans possam ter tido a reputação de serem agressivos, na verdade eles são amigáveis, amorosos e comprometidos coma família. Eles também são ótimos cães de guarda. Considerando as informações mencionadas acima, você deve ter entendido que os Doberman Pinschers são ótimos cães de proteção.

No entanto, eles são gentis e afetuosos com os membros da família e se dão bem com as crianças. Esses cães podem se tornar incríveis cães de serviço devido às suas virtudes. Além disso, eles precisam de estímulo mental e são altamente enérgicos e treináveis. Seu amigo de patas vai gostar de trabalhar nas tarefas que você lhe oferecer. Eles são cães brincalhões e apreciarão muito o tempo que você passa com eles jogando vários jogos. Devido à sua energia, você pode desfrutar de longas caminhadas que estimularão sua mobilidade e socialização. Esses cães são ótimos companheiros e respondem rapidamente. Depois de socializar seu amigo de patas desde cedo e treiná-lo adequadamente, você terá um amigo leal e um ótimo cão de serviço para toda a vida!



Border Collie

Esses lindos cães têm altos níveis de energia, capacidade de treinamento e inteligência! Se você escolher um representante dessa raça, poderá contar com um amigo leal e dedicado, que desenvolverá um forte vínculo com você! A raça foi criada para fins de pastoreio, e talvez seja necessário monitorar as interações entre seu amigo de patas e seu filho enquanto ele ainda é muito jovem, pois os instintos de pastoreio arraigados na raça podem se manifestar. No entanto, quando socializados e treinados adequadamente, esses cães se tornam cães de família perfeitos, pois proporcionam ótima companhia para as crianças, estão ansiosos para agradar seus donos e são dedicados à família. Sua natureza amigável e brincalhona faz com que sejam amados pela maioria das pessoas.

Os Border Collies podem ser ótimos em fornecer estímulo tátil, aterrá-lo se você estiver passando por episódios de ansiedade e ataques de pânico e guiá-lo para um local seguro. Além disso, os representantes da raça são propensos a latir, o que pode ser usado em seu benefício se você precisar de um cão de serviço de alerta. Muito adaptáveis, os Border Collies se acostumarão a diferentes tipos de arranjos de vida. No entanto, recomendamos que você crie seu amigo de patas em uma casa ou ofereça a ele passeios e estímulos mentais/físicos suficientes se você morar em um apartamento.



American Staffordshire Terrier

Também conhecidos como Staffies, esses cães são inteligentes, confiantes e companheiros de boa índole. Esses cães são altamente treináveis e podem se tornar excelentes cães de serviço. Entretanto, essa raça não é recomendada para pessoas com pouca experiência em criar cães. Os Staffies podem ser um pouco difíceis perto de outros cães e não devem ser deixados sem supervisão perto de outros cães. Socializar um Staffy desde pequeno é absolutamente obrigatório se você quiser que seu cão se dê bem com outros animais. Além disso, a raça é propensa a cavar e, se você tiver um belo jardim em casa, talvez seja melhor evitar comprar um Staffy.

Os cães dessa raça são famosos por sua lealdade, seus olhos encantadores e sua dedicação ao dono. Lembre-se de que o American Staffordshire Terrier adora correr, fazer exercícios de agilidade e passar tempo ao ar livre. Se você tem um apartamento pequeno, esse não é o cão certo para você. Os Staffies adoram brincar com as pessoas e isso é ótimo para mantê-los mentalmente afiados. Sua pelagem é de fácil manutenção e requer um banho 3 ou 4 vezes por mês. Você precisará ficar de olho nas unhas, pois elas podem ficar bastante longas e precisarão ser aparadas.