Não houve muitas estrelas peludas nas telas de cinema, já que o universo Marvel e os filmes de ação e aventura dominaram a última década. No entanto, queremos colocar os holofotes, mesmo que brevemente, nos atores de quatro patas que você pode ter perdido. Você descobrirá que nossos filmes recomendados com temática de cães podem partir seu coração e fazê-lo rir, às vezes, no período de um único filme.
OLD YELLER (1957)
Se você está se perguntando por que colocamos um filme tão antigo como o número um, é porque o filme realmente valoriza o vínculo entre um homem e seu cão. Não há vilões em ternos engraçados ou advogados gananciosos querendo despejar uma família e seu cão ou uma senhora maluca tentando tirar a vida de uma ninhada de cães. O filme Old Yeller é sobre uma família de cinco pessoas que vive no campo. A história começa com a partida do pai, Jim Coates, para trabalhar em uma trilha de gado em algum lugar do Texas. O pai deixa seu filho mais velho, Travis, cuidando do campo e da casa. Seu irmão mais novo, Arliss, e sua mãe, Katie, são deixados para cuidar da casa e dos campos adjacentes. A família começa a notar o sumiço de alimentos e logo encontra o culpado, que acaba sendo um cachorro de rua. Travis jura nunca gostar do cachorro, mas aos poucos vai se afeiçoando a ele e o filme acompanha o vínculo que eles desenvolvem.
Gostamos do filme principalmente pela sensação de calor e conforto que ele transmite. Não vamos estragar a história para você, mas o trailer do filme pode ser encontrado no YouTube e você pode assistir ao filme no Disney+, Amazon Prime e Roku. Se quiser ver as críticas, confira as excelentes críticas no RottenTomatoes.
LASSIE COME HOME (1945)
Esse é outro clássico atemporal que achamos que deve fazer parte de qualquer lista de filmes estrelados por cães incríveis. Embora o filme possa parecer muito distante no tempo, quisemos incluí-lo porque se concentra em uma família que teve de tomar uma decisão impossível - vender seu cachorro para que pudessem ter dinheiro e colocar comida na mesa. Você pode se perguntar: quem venderia seu cachorro dessa forma?
O filme se passa em uma Yorkshire, Inglaterra, na época da depressão, onde o Sr. e a Sra. Carraclough passam por tempos difíceis e são forçados a vender sua collie, Lassie, para o rico Duque de Rudling. O filho do Sr. e da Sra. Carraclough, Joe, fica deprimido com a perda de sua preciosa companheira. Lassie é enviada pelo duque para sua casa na Escócia, onde o cão é libertado pela avó do duque, que vê que o cão está muito triste e letárgico por ter perdido sua família. O filme acompanha Lassie em sua tentativa de voltar para casa, enfrentando muitos perigos, como caçadores de cães e uma violenta tempestade, mas também encontrando amor e um lar acolhedor duas vezes em sua jornada.
"Lassie Come Home" tem um remake de 2020, produzido na Alemanha, que pode se adequar melhor ao público moderno, mas acredito que o filme original deve ser o primeiro a ser assistido. O trailer da obra-prima de 1945 pode ser encontrado aqui. No momento em que este artigo foi escrito, a versão clássica só pode ser transmitida pela Vudu, Apple TV e Amazon Prime. As críticas a esse clássico podem ser encontradas no RottenTomatoes.
TOGO (2019)
"Togo" é a história verídica não contada de uma equipe de trenós puxados por cães que teve de entregar remédios a uma cidade remota chamada Nome, na tundra do Alasca. O filme se passa no inverno de 1925, quando a força, a coragem e a determinação de um homem, Leonhard Seppala, e seu principal cão de trenó, Togo, são testadas até o limite. O filme acompanha a vida de Togo sob os cuidados de Leonhard e culmina com sua jornada épica pelo Alasca para salvar vidas. A equipe de trenó percorreu a parte mais longa e árdua da The 1925 Serum Run até Nome. Eles enfrentaram tempestades de neve, avalanches e icebergs para que pudessem concluir sua missão.
Você pode estar familiarizado com o evento Serum Run se tiver assistido a outro clássico chamado "Balto", de 1995, que é um filme de animação seguido por dois filmes chamados "Balto: II Wolf Quest", de 2002, e "Balto III: Windows of Change", de 2004, que não chamaram tanta atenção quanto o primeiro. Essas histórias estão relacionadas, pois tanto Togo quanto Balto trabalharam para levar remédios a uma cidade remota. No entanto, Balto e seu treinador Gunnar Kaasan receberam a maior parte dos elogios pela corrida, já que fizeram a última etapa.
O filme sobre Togo e Leonhard pode ajudá-lo a entender os esforços e a luta envolvidos nessa conquista épica que passou despercebida pelo público em geral. Você pode encontrar resenhas no RottenTomatoes e pode assistir ao filme somente no Disney+. O trailer de "Togo" pode ser encontrado no YouTube.
MEGAN LEAVEY (2017)
O filme é baseado na vida de uma jovem cabo da Marinha - Megan Leavey - que cria um vínculo excepcionalmente forte com um cão do exército chamado Rex, que ela treina. Embora Rex seja considerado agressivo demais para o serviço militar, ele se torna um parceiro de confiança de Megan. Suas equipes removem milhares de bombas em sua missão no Iraque e tornam as estradas seguras para sua unidade, até que um dispositivo explosivo improvisado fere os dois. Uma grande parte do filme acompanha as tentativas de Megan de adotar Rex e trazê-lo de volta para os EUA.
A história de Megan e Rex é realmente inspiradora e nos ensina sobre o impacto transformador que nossos cães podem ter. Algumas pessoas podem pensar que os cães são apenas animais adequados para guardar propriedades e gado. No entanto, decidimos incluir o filme porque ele mostra Rex como um companheiro indispensável para uma pessoa que sacrificou seu corpo e sua vida para proteger outras pessoas. O filme explora temas da vida real com um drama sensível e edificante, cuja emoção honesta certamente atingirá o coração de muitos. Você pode assisti-lo no Vudu, Amazon Prime, Apple TV e Netflix. As críticas do filme podem ser encontradas no RottenTomatoes e você pode conferir o trailer no YouTube.
DOG (2022)
O filme é semelhante ao listado acima, no entanto, desta vez estamos acompanhando a história de dois ex-Rangers do Exército que são emparelhados contra sua vontade em uma viagem de carro. Briggs e Lulu (um Malinois belga) viajam pela costa do Pacífico para chegar a tempo ao funeral de um colega soldado. O filme é descrito como uma comédia de amigos em que somos levados a testemunhar as desventuras da dupla. Você certamente rirá a maior parte do tempo, mas ainda assim sentirá o impacto de como Briggs está tentando se recuperar da guerra e como é difícil abrir seu coração. O protagonista principal não quer ficar com Lulu imediatamente e, na verdade, está transportando o cão como parte de um acordo que fez com seu antigo capitão. Aos poucos, Brigs e Lulu criam um forte vínculo e se tornam parceiros de vida.
Não queremos falar muito, pois não queremos estragar a diversão para você. Você pode assistir ao filme no Vudu, Amazon Prime, Paramount+, Apple TV e Netflix. O trailer pode ser encontrado aqui e há ótimas críticas no RottenTomatoes.
HACHIKO: A DOG'S STORY (2009)
O filme é um drama americano e um remake do filme japonês Hachikō Monogatari, de Kaneto Shindo, de 1987. O filme original contava a história real de um cão Akita chamado Hachikō que viveu no Japão na década de 1920. Essa versão de 2009 começa com um garoto chamado Ronnie que está narrando para sua turma que seu herói é o cão Hachi, de seu avô Parker Wilson. A história narrada por Ronnie revela o amor eterno e a lealdade de Hachi, pelos quais os cães Akita são famosos. Hachi foi encontrado na estação de trem pelo avô de Ronnie, que cuidava do cão sempre que ele usava a estação de trem. Hachi foi aceito na casa de Parker e passou muitos anos lá, até um dia fiel em que Parker morreu de ataque cardíaco e nunca mais voltou para casa.
Talvez você já tenha ouvido a história do cão Akita que esperou por seu dono na estação de trem durante anos após a morte do dono. Esse filme pode revelar muito sobre a paciência, a dedicação e a perseverança que só os cães têm, e é por isso que decidimos incluí-lo em nossa lista. Se você gosta de críticas, confira o RottenTomatoes e o trailer aqui. Você pode encontrar "Hachi" na Netflix, Prime Video, Vudu e Apple TV.
RED DOG: TRUE BLUE (2016)
O filme conta a história de um garoto de 11 anos chamado Mick, que faz amizade com um cãozinho meio dingo chamado Blue. O menino e o cão crescem em uma fazenda de gado nos territórios da Austrália Ocidental. Eles são separados quando Mick é enviado para um colégio interno, mas logo volta para casa quando um incêndio na mata ameaça a fazenda. O filme é uma história atemporal de amadurecimento sobre um garoto e seu fiel cão. É possível sentir o vínculo que Mick e Blue criam e talvez você derrame algumas lágrimas graças à incrível cinematografia. A maior parte do filme foi filmada na região de Pilbara, na Austrália, que é famosa por sua paisagem vívida, com todos os tipos de tons de vermelho e marrom.
Você pode encontrar o trailer do filme aqui e consultar as críticas no RottenTomatoes aqui. O filme pode ser transmitido pela Netflix e pela Amazon Prime. Vale a pena observar que esse filme tem um antecessor de 2011 chamado "Red Dog", que pode ser encontrado no Vudu, Amazon Prime e Apple TV.
ALPHA (2018)
O filme nos leva de volta no tempo e explora a conexão primordial entre um homem e seu cão. O filme não se apresenta como um drama histórico, mas é uma exploração emocional de como um lobo salva a vida de um jovem garoto e nos torna parte de sua aventura. Os curadores do IMDB forneceram uma ótima descrição que diz O filme é uma aventura épica ambientada na última Era do Gelo, Alpha é uma história fascinante e visualmente deslumbrante que mostra as origens do melhor amigo do homem.
Tanto o menino quanto o lobo são deixados para morrer por sua tribo/pacote e precisam ajudar um ao outro se quiserem sobreviver. O filme inteiro é uma história sobre perseverança, estabelecimento de um vínculo forte com o seu cão, confiança mútua e abandono do medo. Talvez você queira saber que os "lobos" do filme são uma mistura de lobos reais e híbridos de lobo e cão (uma raça de cão chamada de cão-lobo da Tchecoslováquia). Recomendamos esse filme porque ele pode nos ajudar a entender o que pode ser o vínculo entre um ser humano e seu cão e que você precisa abrir seu coração se quiser ter um parceiro confiável em sua vida.
Se estiver interessado em ler críticas, você pode ler as mais honestas no RottenTomatoes e pode dar uma olhada no trailer aqui. O filme pode ser transmitido na Netflix, Apple TV e Amazon Prime.
BENJI (2018)
O filme é um remake do popular filme homônimo de 1974. É um filme familiar sobre o amor entre um cachorro de rua chamado Benji e duas crianças que perderam o pai. Benji vive nas ruas e encontra comida e água onde quer que possa. Um dia, Benji conhece um garoto chamado Carter, que tenta lhe dar morangos, mas Benji tem medo e não sabe se Carter é perigoso. O cão segue Carter até sua casa e aparece na janela de seu quarto, onde Carter mora com sua irmã Frankie. A dupla recebe Benji em sua casa. O cão vive lá por um tempo até ser descoberto pela mãe, que se assusta com o latido de Benji e faz com que as crianças o devolvam às ruas.
Não queremos revelar muito sobre a história, mas podemos dizer que ela tem um final feliz, apesar do início bastante deprimente do filme. Decidimos incluir o filme aqui porque ele nos mostra como um cão de rua pode ter um impacto incrível na vida das crianças e que todo cão merece um lar e uma família amorosa. As críticas do filme estão disponíveis no RottenTomatoes e você pode encontrar o trailer aqui. O filme pode ser transmitido na Netflix, Apple TV e Amazon Prime.
O PROPÓSITO DE UM CÃO (2017)
Decidimos encerrar a lista com um título apropriado. O filme acompanha a vida de um cão dedicado a partir de sua perspectiva de primeiro cão. O filme é narrado por um cão, cuja voz é de Josh Gad. O filme abrange várias vidas que o cão tem com pessoas diferentes enquanto reencarna em diferentes formas e tamanhos. A jornada nos permite acompanhar a busca filosófica de significado e propósito de um cão em um mundo amplo e dinâmico. Os principais tópicos do filme são: por que a comida fica mais gostosa no lixo, qual é o objetivo dessa jornada na vida e como o bacon se encaixa em tudo isso.
A maioria dos críticos do RottenTomaotoes descreve o filme da seguinte forma: A Dog's Purpose oferece uma mistura incômoda de sentimentos açucarados e sofrimento canino que toca o coração do público amante dos animais com um abandono descarado. Um dos críticos do público (Dennis Shwartz) classificou o filme como - um drama manipulador para cães. Você pode ler mais críticas no RottenTomatoes e pode assistir ao trailer completo do filme aqui.
Seja qual for a sua experiência com o filme, gostamos particularmente da conclusão a que o cão chega no final, que é a seguinte Se eu conseguir fazer com que você o lamba e o ame, terei meu objetivo.